• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO IV TRABALHOS REALIZADOS

IV. 1.3.2 Trabalho de Gabinete

Finalizado o levantamento topográfico em campo, deu-se início ao trabalho em gabinete procedendo-se em primeiro lugar à transferência dos dados em formato txt da Estação Total, para o computador, para posteriormente serem importados para o Programa CARTOMAP 5.2. Após importar os pontos, obteve-se uma nuvem dos mesmos com indicação dos respetivos códigos, índices e cotas. (Figura 23).

Legenda: - Estações

Figura 23 - Pontos importados

Com a finalidade de se poder trabalhar corretamente no ambiente CARTOMAP e posteriormente em AutoCAD, teve de se atribuir a cada código atribuído em campo, uma denominação para a camada (Figura 24), criar uma entidade (Figura 25) que deverá ter a mesma denominação da camada e por último atribuir as características (Figura 26) dessa mesma entidade, que deverá ter igualmente a mesma designação.

Figura 25 - Edição de entidades

Figura 26 - Edição de características

Aquando a definição das características para cada entidade é que se atribuiu uma cor, espessura, tipo de linha, entre outras, a essa mesma entidade. Este procedimento repetiu-se tantas vezes quantas as necessárias, isto é, para cada código atribuído em campo.

Relativamente às linhas, também foi possível definir se as linhas se pretendiam ser suavizadas ou não (Figura 27).

Figura 27 - Edição de características de desenho

Após a realização do esboço do levantamento topográfico em gabinete utilizando as diversas ferramentas que o CARTOMAP dispõe, nomeadamente, desenhar linhas, arcos, circunferências, etc, procedeu-se ao cálculo das curvas de nível da seguinte forma:

Em primeiro lugar teve de se criar a Rede Irregular de Triângulos, da seguinte forma:

1) Edição de Modelo do Terreno (Figura 28), na qual é indicada a designação do tipo de MDT, tipo de modelo e nível de cota;

Figura 28 - Edição de modelo do terreno

2) Preenchidos os respetivos campos referidos anteriormente, procedeu-se ao cálculo da rede de triângulos indicando quais as camadas a incluir, linhas de rotura, zonas de inclusão e zonas de exclusão (Figura 29).

Feito o cálculo, foi criada uma rede de triângulos com base na altimetria referente a cada ponto observado em campo.

Na sua sequência e como sendo necessário para a apresentação final da planta topográfica, com base na rede de triângulos procedeu-se à apresentação das curvas de nível configurando as mesmas na janela apresentada na Figura 30.

Para esta configuração teve de se indicar qual o modelo digital do terreno a ter em conta, que neste caso foi o designado por “mdt” (editado anteriormente) e indicar todas as especificações que se pretendiam para a forma de apresentação das curvas de nível.

Figura 30 - Apresentação de curvas de nível

Como resultado final obteve-se a planta topográfica com todos os pormenores necessários e igualmente a visualização das curvas de nível para a representação do relevo do terreno (Figura 31).

Figura 31 - Planta topográfica final

Tendo-se concluído a planta topográfica do existente, deu-se início ao estudo da ampliação do cemitério começando-se por traçar alinhamentos retos, nomeadamente os que iriam formar os “talhões” e igualmente os alinhamentos destinados à elaboração dos perfis longitudinais (Figura 32).

Figura 32 - Esboço inicial do projeto

Relativamente aos alinhamentos retos destinados aos perfis longitudinais para determinação das pendentes para o projeto, teve-se em consideração pontos específicos (PK’s) (Figura 33), em que estes foram determinantes para apresentação em perfil

longitudinal da respetiva informação relativamente a cada ponto. A informação que se pretendia obter no perfil longitudinal para esta situação, era nomeadamente as coordenadas planimétricas, a respetiva cota do terreno e distâncias entre pontos conforme se pode visualizar na Figura 34.

Os pontos referidos anteriormente, foram selecionados de acordo com a plataforma que se pretendia definir para o projeto final.

Figura 33 - Pontos específicos para determinação da altimetria em projeto

Legenda:

Figura 34 – Visualização de um perfil longitudinal

Para a realização dos diversos perfis longitudinais necessários à consulta em fase de obra, os mesmos foram realizados em parte no CARTOMAP, sendo os procedimentos para a configuração dos mesmos apresentados nas Figuras 35 e 36. No entanto, no que concerne à rasante foi efetuada no AutoCAD.

Para a configuração do perfil longitudinal, inicialmente teve de se traçar sobre a planta topográfica o traçado pretendido para a representação do perfil longitudinal do terreno. Para o traçado criou-se outra camada (layer), atribui-se uma designação ao traçado, uma entidade e as suas características. Neste caso foi atribuída a designação de “perfis_long”. Na sua sequência procedeu-se à configuração do perfil longitudinal “Dados do perfil”, nomeadamente sobre a distribuição longitudinal que se pretendia apresentar no mesmo (Figura 35).

Figura 35- Configuração do perfil longitudinal tipo

Após a realização deste procedimento para edição de perfis longitudinais, seguiu-se a seleção dos dados disponíveis que se pretendia que o perfil longitudinal apresentasse (Figura 36), isto relativamente ao seu conteúdo.

Para a realização da rasante sobre os perfis longitudinais exportados do CARTOMAP para o AutoCAD, houve a necessidade de se traçarem outros perfis longitudinais, quantos os necessários, para apoio à elaboração da rasante nos perfis longitudinais finais.

Um perfil longitudinal que foi essencial para o apoio na elaboração da rasante, foi o traçado lateral relativamente à área a intervencionar, conforme indicado a linha amarela na

Figura 37. Ora isto, porque as cotas de saída da rasante tiveram origem no passeio interior

do cemitério que não teve qualquer alteração. Com o conhecimento dessas cotas, deu-se início à composição da rasante sobre os perfis longitudinais finais, para obtenção das cotas de projeto e futura implantação em obra.

Figura 37 - Visualização de traçado para perfil longitudinal

Como a finalidade desta parte do trabalho era obter as cotas das rasantes nos respetivos pontos específicos em cada perfil longitudinal, desenharam-se as rasantes com início sobre o passeio existente no interior do cemitério “linha amarela” da Figura 37, tendo-se na sua sequência definido uma boa inclinação (1 %) para a drenagem das águas pluviais. Assim, sabendo-se as cotas iniciais (passeio existente), a respetiva distância entre pontos no perfil longitudinal e o valor para a inclinação pretendida, calcularam-se as cotas dos restantes

pontos (Figura 38), obtendo-se os perfis longitudinais finais de projeto (Peça Desenhada

n.º 6, do Anexo 1).

Nota: Rasante desenhada a linha contínua de cor vermelha.

Figura 38 - Perfil longitudinal com a respetiva rasante

É de salientar que relativamente a cada ponto específico, aquando o traçado dos perfis longitudinais no CARTOMAP, obtiveram-se automaticamente as suas respetivas coordenadas.

Como referido anteriormente, após a realização da planta topográfica e os traçados dos perfis longitudinais necessários à elaboração do projeto no CARTOMAP, exportou-se o ficheiro para o AutoCAD em formato dxf (Figura 39), para a edição gráfica relativamente à atribuição de tramas para o pavimento e melhoramento dos pormenores, isto tanto em

desenhar os alçados existentes, alçados a demolir e alçados a construir (Peças Desenhadas

n.os 7 a 9, do Anexo 1). Todo este projeto teve como base a planta topográfica, que após os

melhoramentos gráficos realizados no AutoCAD, obteve-se a planta topográfica final com indicação da altimetria através das curvas de nível, todas as infraestruturas existentes no terreno e todos os pormenores necessários à representação da situação existente do local (Peça Desenhada n.º 2, do Anexo 1).

Figura 39 - Exportação do ficheiro do CARTOMAP para AutoCAD

Tendo o projeto concluído relativamente às peças desenhadas, medições efetuadas, nomeadamente, áreas, volumes e metros lineares, isto para a elaboração do mapa de quantidades, calculada a estimativa orçamental ou preço base para contratação, caderno de encargos elaborado de acordo com o projeto, complementou-se toda a parte de trabalho de gabinete com a plotagem das respetivas peças desenhadas para serem anexadas ao restante processo e dar-se início às obras após adjudicação.

Documentos relacionados