• Nenhum resultado encontrado

Trabalhos de inspeção e manutenção no redutor

No documento Redutores industriais série MC.. 07/ / BP (páginas 80-83)

7 Inspeção e manutenção

7.3 Trabalhos de inspeção e manutenção no redutor

Verificar o nível de óleo

1. Desenergize o motor e previna a sua ligação involuntária!

Aguarde que o redutor esfrie - perigo de queimaduras!

2. Em redutores com vareta de nível do óleo:

• Solte e retire a vareta de nível do óleo. Limpe a vareta de nível do óleo e volte a introduzi-la no redutor (não aperte com firmeza!).

• Volte a retirar a vareta de nível do óleo e controle o nível de óleo; corrija-o se necessário: o nível de óleo correto é entre a marca (nível de óleo máximo) e a extremidade final da vareta de nível do óleo (nível de óleo mínimo).

3. Em redutores com visor de óleo (opção): o nível de óleo correto (= centro do visor de óleo) deve ser controlado visualmente.

Verificar o óleo 1. Desenergize o motor e previna a sua ligação involuntária!

Aguarde que o redutor esfrie - perigo de queimaduras!

2. Retire um pouco de óleo pelo dreno. 3. Verifique as características do óleo.

– Viscosidade.

– Se o óleo apresentar alto grau de impurezas, é recomendável substituir o óleo mesmo fora dos intervalos de manutenção especificados no capítulo "Intervalos de inspeção e manutenção".

Substituir o óleo Ao efetuar a substituição do óleo, limpe a carcaça do redutor inteira, eliminando resí- duos de óleo e matéria abrasiva. Utilize o mesmo tipo de óleo utilizado para a operação do redutor.

1. Desenergize o motor e previna a sua ligação involuntária!

Aguarde que o redutor esfrie - perigo de queimaduras! Em redutores com tanque de expansão de óleo, primeiro aguarde que o redutor esfrie até à tem- peratura ambiente, pois ainda pode haver óleo no tanque de expansão de óleo, que sairia pelo orifício de abastecimento de óleo!

Nota: o redutor ainda deve estar morno, pois se o redutor estiver frio, a dre- nagem do óleo será mais difícil devido à maior viscosidade do óleo.

2. Coloque um recipiente debaixo do dreno.

3. Remova o bujão de abastecimento de óleo, o bujão de respiro e o dreno de óleo. Em redutores com tanque de expansão de óleo de aço, retire adicionalmente o bujão de respiro do tanque de expansão de óleo. Para drenar o óleo completamente, sopre ar através do respiro para dentro do tanque de expansão de óleo. Assim, a mem- brana de borracha abaixa-se e provoca a drenagem do óleo ainda restante. Ao abaixar-se, a membrana compensa a pressão e facilita o abastecimento de óleo. 4. Retire o óleo completamente.

5. Monte o dreno de óleo.

• Nunca misture lubrificantes sintéticos entre si ou com lubrificantes minerais! • A posição do bujão de nível, do dreno de óleo, da válvula de respiro e do visor

de óleo depende da forma construtiva e deve ser consultada no capítulo "Formas construtivas".

MIN MIN MAX MAX

7

Trabalhos de inspeção e manutenção no redutor

6. Para abastecer de óleo, utilize um filtro de enchimento (fineza máx. do filtro 25 µm). Abasteça com óleo novo do mesmo tipo através do bujão de abastecimento de óleo (caso contrário, consulte o serviço de apoio a clientes).

– Abasteça com a quantidade de óleo especificada na placa de identificação (→capítulo "Placa de identificação"). A quantidade de óleo especificada na placa de identificação do redutor é um valor recomendado. As marcas na vareta de

nível do óleo são decisivas para definir a quantidade de óleo correta.

– Com a vareta de nível do óleo, verifique se o nível de óleo está correto.

7. Monte o bujão de abastecimento de óleo. Em redutores com tanque de expansão de óleo de aço, monte adicionalmente o bujão de respiro do tanque de expansão de óleo. 8. Monte o o bujão de respiro.

9. Limpe o filtro de óleo; se necessário, substitua o elemento filtrante (em caso de uso de um sistema de refrigeração por óleo/ar ou óleo/água externo).

Limpeza do aque- cedor de óleo

Em caso de sedimentação de óleo no aquecedor de óleo, desmonte o aquecedor de óleo para a limpeza.

Desmontagem do aquecedor de óleo

• Desmonte o aquecedor de óleo (1) e a vedação do redutor. • Desmonte a base da caixa de terminais.

MIN MIN MAX MAX

Ao retirar a tampa do redutor, aplique nova camada de vedante na superfície de vedação. Caso contrário, a vedação do redutor não será completa! Neste caso, é fundamental consultar a SEW-EURODRIVE!

Certifique-se de que desligou a resistência do aquecedor antes de purgar o óleo. A resistência do aquecedor aquecida pode causar explosão devido à vaporização do óleo.

50530AXX

Fig. 66: Aquecimento do óleo nos redutores industriais MC.. [1] Aquecedor de óleo [2] Sensor de temperatura [3] Termostato [1] [2] [3]

7

Trabalhos de inspeção e manutenção no redutor

Montagem do aquecedor de óleo

• Monte o aquecedor de óleo (1) e a vedação do redutor. A serpentina de aquecimento deve estar sempre imersa em líquido.

• Monte a base da caixa de terminais com um anel de fixação na vareta de aqueci- mento.

• Certifique-se de que a vedação está assentada corretamente entre a caixa de termi- nais e a extremidade superior da serpentina de aquecimento.

• Introduza o sensor de temperatura (2) na banheira de óleo do redutor. Verifique no termostato (3) se a temperatura corresponde à temperatura de ligação desejada.

Abastecimento de graxa

É possível utilizar as graxas de consistência NLGI2 para a lubrificação das tampas de proteção contra pó relubrificáveis ou vedações tipo labirinto ("Taconite"), montadas opcionalmente no eixo de entrada e de saída (→ capítulo "Lubrificantes", "Graxas"). A posição dos pontos de relubrificação encontram-se definidas na folha de dimensões específicas da encomenda. Aplique aprox. 30 g de graxa por niple de lubrificação, inde- pendentemente da posição dos pontos de relubrificação e do tamanho do redutor.

Em caso de redutores industriais MC..V.. da versão "DryWell", lembre-se que o rola- mento inferior no lado da saída deve ser relubrificado regularmente. A quantidade e o intervalo de relubrificação encontram-se definidos na folha de dimensões específicas da encomenda.

8

Falhas no redutor

8

Falhas operacionais

No documento Redutores industriais série MC.. 07/ / BP (páginas 80-83)

Documentos relacionados