• Nenhum resultado encontrado

1.2. Usos do bordado em diferentes tipos de trajes

1.2.3. Traje Civil

1.2.3.4. Traje interior

Diz-se traje interior todo traje cuja função é ficar entre a pele e os trajes exteriores. Muitas vezes estes trajes não ficam visíveis, pois se encontram por baixo de outras camadas de tecido. Nesses casos o bordado parece ter principalmente a função de adornar. Em alguns momentos da história, esses adornos podem ter como objetivo demonstrar o luxo e riqueza de quem usa o traje.

O corset da Figura 19 é conhecido como Bon Ton. Ele data de 1876 e ganhou medalha de bronze na Centennial Exposition. O bordado rico que ostenta conta com folhas de carvalho e espigas de trigo em tons de dourado. Ainda que não fosse uma peça para ser exibida publicamente, o corset representava a prosperidade e riqueza da mulher – ou de seu marido – através dos bordados com tais motivos.

Figura 19 - Corset da Royal Worcester Corset Company (1876) adornado com bordados.

Fonte: Metropolitan Museum of Art 27

Há ainda um potencial muito forte em bordar trajes interiores. Por ficarem em contato direto com o corpo, esses trajes podem ter grande força mística. Muitas culturas tradicionais têm rituais ligados à fertilidade que envolvem bordar tecidos com elementos e imagens específicas: um símbolo de fertilidade bordado num traje interior, por exemplo, pode ser um modo de tentar garantir filhos para um casal. No Brasil, há uma tradição bastante popular de bordar nos forros de vestidos de noiva, nomes das amigas solteiras (Figura 20). Acredita-se que isso seria um modo de atrair um casamento para essas mulheres também. Não foram encontradas fontes exatas de como essa tradição teria surgido, mas ela parece ser principalmente brasileira.

Figura 20 – Nomes bordados aplicados na anágua de um vestido de noiva

Fonte: Elo7 28 1.2.3.5. Traje de folguedo

Tomando-se como base a ideia de que o bordado é uma das técnicas mais antigas para se adornar ou modificar – inclusive de maneira mágica – um traje, então parece lógico que os trajes de folguedo sejam fortemente ligados à técnica, que carrega, neste caso, uma carga simbólica muito forte. Por vezes, nas escolhas das cores e materiais, noutras pelos formatos e desenhos executados, esses trajes trazem mensagens sobre quem os usa e por qual motivo através de mensagens secretas nos bordados.

A exposição Alta Moda (2013) com fotografias de Mario Testino, se dedicou a mostrar trajes peruanos da região de Cuzco. A exposição, exibida no Museo Mario Testino (Lima, Peru), exibiu trajes que pertencem – e são conservados – pela Filigranas Peruanas, instituição que visa à conservação da arte e folclore da região. Esses trajes já não são mais usados no dia a dia, mas sim em situações especiais – como festividades e funerais – e em folguedos de datas específicas no ano29.

Os bordados típicos da região são conhecidos como maquinasqa, que são faixas bordadas na máquina de costura. Apesar de serem realizadas com o auxílio da máquina, os desenhos e a execução são feitos pelas mãos das bordadeiras. Não há uma programação eletrônica que coordene os movimentos ou desenhos. Essas faixas são aplicadas nos trajes em locais estratégicos para adorná-los. Elas podem também ser costuradas umas nas outras, dando forma a peças inteiras como saias e casacos. Há peças também em que os bordados são feitos diretamente sobre o tecido, mas também utilizando o auxílio da máquina de costura.

28 Disponível em: <https://www.elo7.com.br/coracoes-para-barra-do-vestido-de-noiva/dp/519A2C> Acesso em

11 Jan. 2018.

Na Figura 21 vê-se um exemplo de traje de folguedo do povo Paucartambo em honra à Virgem Del Carmen e ao Señor de Qoyllurit’i. Essa dança, representa os muleiros nômades de Collao, região ao sul da Cordilheira dos Andes. Esses muleiros viajavam com caravanas de lhamas realizando escambos – principalmente de alimentos. Essa dança é formada por cerca de trinta homens e uma personagem feminina (também interpretada por um homem), que representa uma pastora. Eles usam chapéus bordados à mão, com linhas e pedras, com a imagem da Virgem Del Carmen e do Señor de Qoyllurit’i ou com representações de paisagens e da fauna local. Os demais bordados são feitos com a técnica da maquinasqa. Eles carregam fios de lã nas mãos enquanto dançam e fazem gestos mimetizando o ato de tecer.

Figura 21 - Traje da dança Qhapaqqolla, distrito e província de Paucartambo, Cuzco, Peru, 2010. Fotografia de Mario Testino.

Fonte: Google Arts30. 1.2.3.6. Traje esportivo

O bordado no traje esportivo parece aparecer principalmente com a função de identificação. Nesse caso, o bordado pode ser tanto demonstrando qual a marca que produziu o traje, como indicando à qual time aquele traje pertence – no caso de trajes licenciados de times ou pertencentes a jogadores em competições. Esses bordados podem ser tanto realizados diretamente sobre o tecido quanto bordados separadamente e aplicados sobre a roupa. Alguns trajes esportivos de seleções também bordam estrelas sobre os escudos de acordo com o número de campeonatos ganhos por aquele time. Nesse caso, o bordado também é uma espécie de

30 Disponível em: < https://artsandculture.google.com/asset/mario-testino-alta-moda/hQFm0trr9P4z8w> Acesso

condecoração. Na Figura 22, vê-se um detalhe da Camisa Masculina do time Internacional, especial Outubro Rosa - 2017. O logo do patrocinador foi bordado diretamente sobre a camisa e o escudo do time foi aplicado.

Figura 22 – Camisa do Internacional (Outubro Rosa – 2017).

Fonte: Site do Internacional Sport Clube 31

Por vezes, também pode ser encontrado com função estética em esportes cujos trajes fazem parte da apresentação dos atletas, como nado sincronizado, patinação, ginástica olímpica, etc. Porém, possivelmente devido ao grande número de adornos em trajes que exigem muita mobilidade, é menos comum de se encontrar. Normalmente apenas alguns detalhes são bordados com pedrarias e os outros são colados no traje. Um exemplo é o traje que a patinadora artística Gabriela Papadakis usou na semifinal da patinação artística, modalidade Dança no Gelo, do Campeonato Europeu de Figure Skating (2018).

Figura 23 - Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron

Fonte: Boa Forma32

31Disponível em: <https://www.lojadointer.com.br/camisa-internacional-outubro-rosa-nike-masculina-

rosa+chumbo-D12-8754-675>. Acesso em 13 Dez. 2017.

32 Disponível em < https://boaforma.abril.com.br/estilo-de-vida/apresentacao-de-patinadores-ao-som-de-shape-