• Nenhum resultado encontrado

Capítulo V – Conclusão

Apêndice 3 Transcrição de uma entrevista

Entrevista 6

Entrevistado: AMD, aluna da turma B, do 9º ano, da Escola EB 2, 3 DJSB Entrevistador: Susana Paula Malva Branco

Tipo de Entrevista: Presencial Data: 21 de maio 2014

Local: Biblioteca Escolar

Duração: Cerca de 7 minutos e 30 segundos Registo: Áudio através de software Audacity

SB: Olá M. Não me enganei desta vez18… E6: Olá. Não…

SB: Podes apresentar-te brevemente?

E6: Sim, o meu nome é AMD. Tenho 15 anos. Sou da C…. e… acho que é isso.

SB: E estás no 9º ano.

E6: Exatamente. Estou no 9º ano.

SB: Estamos aqui para conversar um pouco sobre o Grupo fechado SMILE no Facebook, rentabilizado no âmbito da disciplina de Inglês. AM., és capaz de me apontar os motivos que te levam a participar no Grupo SMILE?

E6: Essencialmente, é por causa da avaliação.

SB: É obrigatório?

E6: Não, mas mostra que sou interessada, empenhada. A professora põe lá tarefas para nós fazermos e eu tento sempre realizar as tarefas que a professora põe. Penso

17

As restantes entrevistas encontram-se em CD que acompanha a dissertação. 18 A AMD é irmã gémea idêntica de outra aluna da turma.

125

também que, de alguma maneira, é para desenvolver a minha expressão. Eu a falar e a interagir com outras pessoas não sou tão boa. Acho que sou melhor, por exemplo, a escrever… textos e assim. Por isso, também desenvolve mais a minha expressão, falar com os outros em inglês e de expressar a minha opinião na hora… e essas coisas assim, interagir com outras pessoas.

SB: Já apontaste algumas finalidades. És capaz de apontar outras finalidades com que utilizas o Grupo? Já disseste que era para melhorar a tua escrita. Para que mais?

E6: Ahmm… para tirar algumas dúvidas, de vez em quando, quando surgem. Também utilizo para interagir com os colegas. Gosto… uma das minhas partes favoritas do Grupo SMILE é interagir com os outros colegas, em inglês. Ahmm… basicamente, como eu tinha dito, para melhorar essas minhas capacidades, para ver as propostas de tarefas e informações que a professora põe no Grupo SMILE, para estar sempre atualizada e para tentar fazer sempre tudo.

SB: Consegues apontar alguns aspetos positivos na utilização deste Grupo?

E6: Sim… acho que desenvolveu, de alguma maneira, a interação entre os colegas. Nós interagimos muito mais uns com os outros em inglês. Depois, isso nas aulas também se reflete. Como interagimos em casa, depois estamos muito mais à-vontade nas aulas. Pronto e já não temos tanta vergonha de pôr o dedo no ar e falar porque os colegas sabem como é que nós interagimos porque nós já o tínhamos feito no Grupo SMILE. Acho que é uma maneira de nós nos sentirmos mais à-vontade de fazê-lo. Pronto. Basicamente é isso, a interação. Também é importante nós nos sabermos exprimir e essas coisas em inglês. Acho que também é um dos muito bons motivos para participarmos no SMILE…

SB: Alguns aspetos negativos?

E6: Aspetos negativos, pois… Ahmm. Eu não vejo assim grandes aspetos negativos. Pelo menos da minha parte, até agora, foi tudo positivo. Não sei…

SB: Alguns fatores que podem levar alunos a não participarem tão ativamente?

E6: Se calhar alguns comentários que os colegas possam fazer…

126

E6: Que eu tenha visto até agora?! Acho que não. Há sempre aqueles que gozam na brincadeira, mas penso que depende de pessoa para pessoa, não é? Outras pessoas podem ressentir-se de alguns comentários, outras não. Não sei, depende a quem é dirigido esse comentário…

SB: Então os comentários podem ser inibidores?

E6: Podem!

SB: Mais algum fator que possa inibir os colegas? Sentes-te inibida com alguma coisa?

E6: Eu não! Às vezes estou naquela coisa se posto ou não posto. Não sei se está correto, se não está… se a minha escrita está boa, se não…

SB: O receio de falhar pode ser inibidor?

E6: Exatamente!

SB: O objetivo é melhorar o inglês, por isso…

E6: Exatamente.

SB: Se falharem… é por isso que devem praticar para ultrapassarem as vossas falhas. Na tua opinião, M., achas que este tipo de estratégia contribui para melhorar a tua aprendizagem?

E6: Sim, sem dúvida. Este ano senti que desenvolvi mais a minha expressão. O Grupo SMILE foi um fator que me ajudou. Eu dou o exemplo quando fizemos aqueles

cartoons. Eu até pus um. Achei interessante essa parte de nós comentarmos sobre a

utilização da Internet e das tecnologias. Depois refletiu-se no teste que eu a fazer o comentário, na composição, estava muito mais à-vontade porque já o tinha feito antes no Grupo SMILE.

SB: Para além da língua inglesa? Achas que desenvolveu em ti outras competências?

E6: Sim, se calhar tornei-me menos… daquelas pessoas que posto?, não posto?… posto?, não posto?… daquelas pessoas que estão muito indecisas em fazer as coisas. Ajudou-me a interagir mais com os meus colegas, esta turma era nova. Certos colegas eu não conhecia. Talvez o Grupo SMILE tenha sido uma maneira de interagir mais com os colegas que eu não conhecia bem. Noutras disciplinas, acho que também é bom.

127

Por exemplo, quando vamos ao Facebook há sempre aquela coisa de ir ver ao Grupo SMILE, ver o que há de novo e assim. De qualquer maneira estamos sempre interligados a essa disciplina. É uma maneira de… pronto… não esquecer alguns conteúdos, na minha opinião. Agora os miúdos estão sempre ligados ao Facebook e é uma maneira de… nós…

SB: Já que estás ligada, vais ver o que está a acontecer...

E6: Extamente. Fazemos o que gostamos e estamos a beneficiar com isso.

SB: Muito bem. Mais alguma coisa que queiras referir. Algum aspeto de que não tenhamos falado?

E6: Não, acho que…

SB: Alguma crítica? Alguma sugestão?

E6: Para continuar, sem dúvida. Ajudou-me. Até na publicação de trabalhos, interação com os colegas como já tinha dito. Creio que, se continuar, vai ajudar muitos mais.

SB: Está bem. Em termos de tecnologias, achas que te ajudou a desenvolver os teus conhecimentos?

E6: Sim, em trabalhos que fizemos noutros suportes. Com o Facebook já sabia trabalhar. Trabalhos propostos pela professora com outros…

SB: Ferramentas…

E6: Exatamente... que vamos postando no Facebook. Havia lá algumas que eu não fazia ideia que existiam. Ao utilizá-las, isso enriquece o nosso trabalho, a própria apresentação. Também é muito útil. Pronto.

128

Documentos relacionados