• Nenhum resultado encontrado

TRANSPORTAR CRIANÇAS EM SEGURANÇA

ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES

23) TRANSPORTAR CRIANÇAS EM SEGURANÇA

PERIGO GRAVE: As cadeirinhas para crianças montadas no sentido oposto ao sentido de marcha não devem ser instaladas nos bancos anteriores na presença de air bag do passageiro activo. A activação do air bag, em caso de colisão, pode produzir lesões mortais na criança transportada, independentemente da gravidade da colisão.

É aconselhável, portanto, que as crianças sejam sempre transportadas sentadas na própria cadeirinha num dos bancos posteriores, uma vez que esta é a posição mais protegida em caso de colisão.

• Caso seja absolutamente necessário transportar uma criança

acomodada na cadeirinha instalada no sentido contrário ao do andamento, será absolutamente necessário desactivar o air bag

159

• Caso seja necessário transportar uma criança no banco anterior

do lado do passageiro, com uma cadeirinha montada no sentido contrário ao do andamento, os airbags do lado do passageiro frontal e lateral (Side bag) devem ser desactivados actuando no Menu principal do display, certificando-se da efectiva

desactivação através do acendimento da luz avisadora situada no tablier em posição central. Além disso, o banco do passageiro deve ser regulado para a posição mais recuada, para evitar eventuais contactos da cadeirinha de crianças com o tablier.

• Uma montagem incorrecta da cadeirinha pode tornar ineficaz o

sistema de protecção. De facto, em caso de acidente, a cadeirinha pode desapertar-se e a criança pode sofrer lesões mesmo mortais. Para a instalação de um sistema de protecção para recém-nascido ou para criança, seguir escrupulosamente as instruções fornecidas pelo Fabricante.

• Quando o sistema de protecção para crianças não é utilizado,

fixá-lo com o cinto de segurança ou com as ancoragens ISOFIX, ou removê-lo do veículo. Não deixá-lo solto no interior do habitáculo. Deste modo, evita-se que, em caso de travagem brusca ou de acidente, possa provocar lesões nos ocupantes.

• Depois de ter instalado uma cadeirinha para crianças, não

movimentar o banco: remover sempre a cadeirinha antes de efectuar qualquer tipo de regulação.

• Certificar-se sempre de que o troço de tiracolo do cinto de

segurança não passa por baixo dos braços ou por trás das costas da criança. Em caso de acidente, o cinto de segurança não será capaz de reter a criança, com o risco de provocar lesões mesmo mortais. A criança deve, portanto, usar sempre

correctamente o seu cinto de segurança.

• Não usar a mesma ancoragem inferior para instalar mais de um

sistema de protecção para crianças.

25) AIR BAG

• Não aplicar autocolantes ou outros objectos no volante, no

tablier na zona do airbag do lado do passageiro, no revestimento lateral do lado do tejadilho e nos bancos. Não colocar objectos no tablier no lado do passageiro (por exemplo, telemóveis) uma vez que poderiam interferir com a correcta abertura do airbag do passageiro e, por outro lado, causar lesões graves aos ocupantes do veículo.

• PERIGO GRAVE: Na presença de airbag do lado do passageiro

activo, NÃO instalar no banco anterior do passageiro cadeirinhas para crianças que se montam no sentido oposto ao andamento. Em caso de colisão, a activação do airbag pode produzir lesões mortais na criança transportada, independentemente da gravidade da colisão. É aconselhável, portanto, que as crianças sejam sempre transportadas sentadas na própria cadeirinha no banco posterior, uma vez que esta é a posição mais protegida em caso de colisão.

• As cadeirinhas para crianças montadas no sentido oposto ao

sentido de marcha NÃO devem ser instaladas nos bancos anteriores na presença de air bag do passageiro activo. A activação do air bag, em caso de colisão, pode produzir lesões mortais na criança transportada, independentemente da gravidade da colisão.

• Não apoiar a cabeça, os braços ou os cotovelos na porta, nos

vidros e na área do window bag para evitar possíveis lesões durante a fase de insuflação. Nunca colocar a cabeça, os braços e os cotovelos fora da janela.

• Se a luz avisadora ¬não se acender ao rodar a chave para a posição MAR ou permanecer acesa em andamento, é possível que exista uma anomalia nos sistemas de retenção; neste caso, os airbags ou os pré-tensores podem não ser activados em caso de acidente ou, mais raramente, serem acidentalmente

activados. Antes de prosseguir, contactar a Rede de Assistência Fiat para o imediato controlo do sistema.

(CONTINUAÇÃO)

PARA A SEGURANÇA DAS PESSOAS

ADVER

TÊNCIAS E PRECAUÇÕES

• Não cobrir o encosto dos bancos anteriores com

revestimentos ou coberturas na presença de side-bags.

• Não viajar com objectos ao colo, em frente ao tórax nem

com cachimbos ou lápis, etc. na boca.

Em caso de colisão com intervenção do airbag, poderão causar danos graves.

• Conduzir sempre com as mãos na coroa do volante, de

modo que, em caso de activação do airbag, este possa encher-se sem encontrar obstáculos. Não conduzir com o corpo debruçado para a frente, manter o encosto numa posição erecta, apoiando-se bem no encosto.

• Se o veículo tiver sido objecto de roubo ou tentativa de

roubo, se tiver sofrido actos de vandalismo, inundações ou alagamentos, mandar verificar o sistema de air bags na Rede de Assistência Fiat.

• Com a chave da ignição inserida na posição MAR, mesmo

com o motor desligado, os air bags podem ser activados também com o veículo parado, caso este sofra embate de outro veículo em andamento. Assim, mesmo com o veículo parado, as cadeirinhas para crianças que se montam no sentido oposto ao de andamento NÃO devem ser instaladas no banco anterior do passageiro na presença de airbag do passageiro activo.

A activação do airbag, em caso de colisão, pode produzir lesões mortais à criança transportada. Portanto, desactivar sempre o airbag do lado do passageiro quando no banco anterior do passageiro se instala uma cadeirinha para crianças montada no sentido oposto ao sentido de marcha.

Além disso, o banco anterior do passageiro deve ser regulado para a posição mais recuada, para evitar possíveis contactos da cadeirinha com o tablier. Reactivar imediatamente o airbag do passageiro assim que tiver desinstalado a própria

Por fim, recorda-se que se a chave for rodada para a posição de STOP, nenhum dispositivo de segurança (airbag ou pré-tensor) é activado em caso de colisão. A falta de activação de tais dispositivos, nestes casos, não pode ser considerada como sinal de avaria do sistema.

• Ao rodar a chave de arranque para a posição MAR, a luz

avisadora acende-se e pisca por alguns segundos, para lembrar que o air bag passageiro se activará em caso de colisão; em seguida, deve apagar-se.

• Não lavar os bancos com água ou vapor sob pressão

(à mão ou nas estações de lavagem automáticas para bancos).

• A intervenção do air bag frontal está prevista para colisões de

gravidade superior à dos pré-tensores. Para colisões incluídas no intervalo entre os dois limites de activação é, portanto, normal que só entrem em funcionamento os pré-tensores.

• Não prender objectos rígidos nos ganchos de pendurar roupas

e nas pegas de sustentação.

• O air bag não substitui os cintos de segurança, mas aumenta a

sua eficácia. Além disso, uma vez que os air bags frontais não são activados em caso de colisões frontais a baixa velocidade, colisões laterais, colisões posteriores ou capotamentos, nestes casos os ocupantes apenas são protegidos pelos cintos de segurança que devem estar sempre apertados.

Documentos relacionados