• Nenhum resultado encontrado

TRANSTORNO DA COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA

No documento Preparatório RESMULTI - NUTRIÇÃO (páginas 42-53)

É caracterizado pela ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de tempo delimitado (até duas horas), acompanhado da sensação de perda de controle sobre o quê ou o quanto se come.

Para caracterizar o diagnóstico, esses episódios devem ocorrer pelo menos dois dias por semana nos últimos seis meses, associados a algumas características de perda de controle e não acompanhados de comportamentos compensatórios extremos

TRANSTORNO DA COMPULSÃO ALIMENTAR

PERIÓDICA

Sintomas:

Ocorrem episódios de compulsão alimentar pelo menos 2 vezes por semana por mais de 6 meses

Além da sensação de perda de controle e da quantidade de alimento consumido a compulsão alimentar frequentemente também é acompanhada por sentimentos de angústia subjetiva, incluindo vergonha, nojo e/ou culpa.

TRANSTORNO DA COMPULSÃO ALIMENTAR

PERIÓDICA

Sintomas:

Possuem autoestima mais baixa, preocupam-se mais com o peso e a forma física do que outros indivíduos que também possuem sobrepeso mas não possuem o transtorno.

Pacientes com transtorno do pânico são mais vulneráveis a desenvolver TCAP como forma de aliviar sua ansiedade.

TRANSTORNO DA COMPULSÃO ALIMENTAR

PERIÓDICA

Diagnósticos diferenciais:

O TCAP diferencia-se da hipergafia (sofre de problemas traumáticos que enfrentou em algum momento da vida, como perda de uma pessoa querida ou até de bens materiais e acidentes).

Assim como outros transtornos alimentares, o TCAP geralmente começa na infância ou na adolescência por influência da família, de fatores hereditários, ambientais e sócio culturais.

(VUNESP - 2018) Nos transtornos alimentares, os padrões de alimentação estão bastante comprometidos e apresentam diferentes características dependendo do estágio em que os pacientes se encontram. Pode-se observar que

(A) na anorexia nervosa há uma restrição proteica e de gorduras, mas o valor calórico total da dieta geralmente está adequado.

(B) o percentual de proteínas da dieta dos bulímicos é adequado, mas sua utilização comprometida pela insuficiente ingestão calórica.

(C) a aversão ao consumo de gorduras é evidente na bulimia, especialmente nas fases compensatórias da doença.

(D) na bulimia, durante os episódios, há uma restrição severa de calorias e proteínas, enquanto que na anorexia há exagero no consumo de proteínas.

(IBFC - 2019) Distúrbios e transtornos alimentares são caracterizados por alterações na forma de se

alimentar, normalmente devido a uma preocupação excessiva com o peso e a aparência do corpo. Sobre características da bulimia, assinale a alternativa correta.

A) A pessoa vê seu corpo sempre com excesso de peso, mesmo estando em baixo peso ou desnutrida, rejeita qualquer tipo de comida

B) Episódios frequentes de comer exageradamente, mesmo quando não se tem fome. Perde o controle do que está comendo e a quantidade, os comportamentos compensatórios nesse caso são inexistentes

C) Possui preocupação exagerada com o que se come, levando a uma obsessão que foca em comer de forma certa, com alimentos saudáveis e extremo controle de calorias e qualidade dos alimentos

D) Episódios frequentes de compulsão alimentar, onde há ingestão de grande quantidade de alimentos, seguidos por comportamentos compensatórios como usar laxantes, diuréticos, forçar vômito, praticar atividade física excessivamente.

(FAEPESUL - 2016) Baseado nos conceitos relacionados aos transtornos alimentares leia os itens que seguem e após assinale o que se pede:

I. A anorexia é um distúrbio alimentar relacionado à insatisfação exagerada com o peso corporal. Achando-se sempre acima do ideal, a pessoa acometida procura obsessivamente por um suposto emagrecimento.

II. A sitofobia compreende em um medo irracional mórbido em se alimentar. Aparece nas síndromes delirantes, alucinatórias ou não. A pessoa acredita que o alimento esteja envenenado.

III. Bulimia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso rápido como induzir vômito (90% dos casos), uso de laxantes, abuso de cafeína.

IV. Pacientes com ortorexia inicia uma busca obsessiva para alimenta-se através de regras alimentares. Estes pacientes geralmente desenvolvem quadros de obesidade.

VI. Para ser estabelecido o diagnostico para os ataques de comer compulsivamente devem ocorrer pelo menos duas vezes por semana, por um período mínimo de seis meses, e obedecer alguns critérios como, episódios repetidos de bing eating, sendo comer muito mais lento que o normal, comer até sentir-se desconfortável fisicamente, ingerir grandes quantidades de comida, mesmo estando sem fome.

Os itens INCORRETOS estão apontados na alternativa: A.I e III.

B.IV e VI. C.II e V. D.I, III e IV. E.II, V e VI.

(FAFIPA - 2017) Hoje, em qualquer conversa urbana trivial, é comum a referência às taxas de colesterol ou

triglicerídeos, às novas dietas, aos novos exercícios físicos, às novas técnicas de relaxamento e alongamento muscular, aos ganhos ou perdas de ‘consciência corporal’. Mais do que isso, além de aprendermos a distinguir diferentes

estados posturais, diferentes ritmos respiratórios, diferentes estados de tensão ou relaxamento muscular, diferentes estados de flexibilidade ou rigidez articular, diferentes estados de circulação artériovenosa, etc., estamos nos

habilitando a relacionar estados emocionais a variações em taxas de hormônios, à carência de certo tipo de

alimento, ao excesso de consumo de outros (Costa, 2004, p. 214). São inúmeras as indagações a respeito dos efeitos da nossa relação com o corpo. Sobre os distúrbios ou transtornos alimentares, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas a seguir.

( ) Na anorexia, existe um medo intenso de ganhar peso, mesmo estando com o peso abaixo do normal. Nas

mulheres pós-menarca, é comum a amenorreia, isto é, a ausência de, pelo menos, três ciclos menstruais consecutivos. ( ) A anorexia pode ser do tipo restritivo, em que o indivíduo desenvolve um comportamento de comer

compulsivamente ou de purgação.

( ) A desnutrição pode levar à diminuição da capacidade imunológica dos pacientes com anorexia, aumentando as chances de infecção.

v

V F

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo a sequência CORRETA: A) V, F, V, V.

B) V, F, V, F. C) F, V, V, V. D) F, F, F, V.

(IFCE - 2016) Sobre os transtornos alimentares, é correto afirmar-se que

A) os transtornos alimentares são mais prevalentes em adultos do sexo masculino, de classe mais alta, e entre profissionais que trabalham com o corpo e a estética, como modelos, atletas e bailarinas.

B) a Bulimia Nervosa (BN) pode ser definida como episódios recorrentes de compulsão alimentar, com ingestão de comida maior que a maior parte das pessoas comeriam em um pequeno intervalo de tempo. C) o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) pode ser definido como episódios recorrentes de compulsão alimentar, com ingestão de comida maior que a maior parte das pessoas comeriam em um pequeno intervalo de tempo, seguido de comportamentos compensatórios inapropriados, como o uso de diuréticos e substâncias laxativas

D) a Anorexia Nervosa (AN) pode ser definida como episódios recorrentes de compulsão alimentar, com ingestão de comida maior que a maior parte das pessoas comeriam em um pequeno intervalo de tempo. E) o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) pode ser definido como episódios recorrentes de

Obrigada!

No documento Preparatório RESMULTI - NUTRIÇÃO (páginas 42-53)

Documentos relacionados