• Nenhum resultado encontrado

2 ONDE VIVEM AS ATRIZES – FRONTEIRAS ENTRE VIDA PESSOAL E

2.2 ELSE MARIE LAUKVIK – O DESEJO DE VIVER COMO ATRIZ

2.2.2 Treinamento

A incerteza do trabalho criativo também é recorrente na concepção de treinamento de Else Marie, principalmente no que tange à resistência e à disciplina, que são vistas pela atriz como maneiras de se estar preparado para determinado processo criativo.

I don’t believe that there is one single way to train. An actor can’t follow a recipe, each person is unique and has particular creative possibilities. For me, training is often a question of being in the best possible physical shape, so that the work I then do is not sabotaged by tiredness or stiffness and lack or flexibility. I need endurance but I must also protect my body, flatter it and not threaten it.36 (1993, pgs 93/94)

O treinamento é uma parte importante do trabalho para Else Marie, mas só até o momento em que o treinamento está a serviço da criação artística. Diferentemente da trajetória de Iben Rasmussen, sobre a qual falarei mais tarde, é visível que para Else Marie o treinar está subordinado à criação para a cena. Por isso são os momentos de distância do treinamento cotidiano que evidenciam sua necessidade. A volta dos anos sabáticos37, onde o corpo descansa e volta às potencialidades cotidianas, característica pela dificuldade em voltar a um ritmo físico anterior e, evidentemente, as mudanças que operam no corpo durante os anos não tiram de Else Marie a certeza da necessidade deste momento,

El training es básico para el actor. Lo He experimentado por mí misma cuando dos veces he tomado sabáticos, en los cuales no he hecho ningún entrenamiento, y regresso, y tengo que empezar en cero. Ahí te das cuenta que hás perdido tu training. Es como el                                                                                                                          

36 Eu não acredito que há um único caminho para treinar. Um ator não pode seguir uma receita, cada pessoa é única e

tem possibilidades criativas particulares. Para mim, a formação é muitas vezes uma questão de estar na melhor forma física possivel, de modo que o trabalho não é sabotado pelo cansaço ou rigidez ou falta de flexibilidade. Eu preciso de resistência, mas eu também devo proteger o meu corpo, lisonjear-lo e não ameaçá-lo. (tradução nossa).

37 Anos sabáticos são entendidos como momentos em que o aor se retira por determinado período do grupo. Não fica

claro se os momentos em que os atores viajam para se especializar em determinadas técnicas (com um impulso pessoal), são considerados sabáticos. Porém é claro que são referência aos momentos que os atores e o diretor se afastam do grupo por um longo período, em alguns casos anos.

músico que no ejecuta su violín, que pierde destreza, aunque siempre es interesante recomenzar el entrenamiento y sentir, incluso si uno no esta bien técnicamente, porque el training es algo más que ser bueno en la técnica, es uma experiência con el instrumento en outro nivel, en las posibilidades técnicas, pero también es algo más. Es como un pozo, le dice a uno que está lleno de potencialidades, que profundice en su material, cave su material. Son todas las posibilidades escondidas, los secretos. Es un punto creativo, un acto creativo. Si uno no se lanza esas posibilidades.38 (LAUKVIK, 1998 p 30)

Este treinamento deve ser tomado como uma experiência pessoal, evidentemente que parte disto é encontrar suas dificuldades e potencialidades no corpo e trabalhá-lhas igualmente. Sua sequência de exercícios trabalha principalmente a relação entre corpo e espaço, de maneira que o espaço é interferido pelo corpo no mesmo momento em que se deixa influênciar pelas dimensões espaciais. Isso se materizaliza em elementos tais como as caminhadas, ou a exploração de diferentes saltos, ou no trabalho com os braços na tentativa de “furar o espaço” dando diferentes qualidades às imagens que envolvem o corpo: uma nuvem de fumaça, uma gelatina, água, etc, estes exercícios repletos de imagens são essenciais para que o trabalho não se torne maçante,

It has been difficult for me to do only pure training with energy exercises, with energy and impulses. I get bored doing the same exercises over and over again. Once I have mastered a movement and have to keep on repeating it, I feel imprisoned. It’s only when music is used as part of this kind of training that it feels natural for me to limit myself to physical expression. For many years, I have been tempted to use the training to enter a kind of “borderland” where improvisation and imagination have free rein.39 (LAUKVIK, 1993 p 92)

Os exercícios de Else Marie são em sua maioria simples em sua estrutura, de fácil compreensão lógica, mas na sua execução repetitiva se transformam, pois focados em partes específicas do corpo e combinados à deslocamentos pelo espaço se tornam cansativos. Tais                                                                                                                          

38 O treinamento é fundamental para o ator. Experimentei isso sozinha quando eu tirei férias duas vezes, em que eu

não fiz qualquer treinamento, ao regressar, tive que começar do zero. Você percebe que perdeu seu treinamento. É como o músico que executa seu violino, e perde a habilidade, mas sempre é interessante reiniciar o treinamento e sentir, mesmo que não está bom tecnicamente, porque o treinamento é mais do que ser bom em arte, é uma experiência com o outro nível de instrumentos, as possibilidades técnicas, mas também algo mais. É como um poço, Ele diz que está cheio de possibilidades, que se aprofunde em seu material, cavar o seu material. Eles são todas as possibilidades escondidas, os segredos. É um ponto criativo, um ato criativo. Se você se lança a essas possibilidades. (tradução nossa).

39

Tem sido difícil para mim fazer apenas um treinamento puro com exercícios de energia, com energia e impulsos. Eu fico entediada fazendo os mesmos exercícios e outra vez. Uma vez que eu tenha dominado um movimento e tenho que continuar a repeti-lo, sinto-me presa. É só quando a música é utilizada como parte deste tipo de formação que sinto natural para mim limitar-me à expressão física. Por muitos anos tenho sido tentada a usar o treinamento para entrar numa espécie de "fronteira", onde o improviso e a imaginação têm as rédeas. (tradução nossa).

exercícios têm sua eficácia na tonificação muscular junto ao trabalho psico-físico centrado na utilização de imagens que colocam em relação o espaço e o corpo. São principalmente centrados no trabalho das articulações, como a pesquisa de diferentes caminhadas e a segmentação do corpo nas articulações, buscando movê-las em diferente direções e com diferentes intensidades.

Estes exercícios são misturas de referências orientais e descobertas da própria Else Marie. No entanto é evidente que as invenções metodológicas da atriz estão nos procedimentos de criação. O interessante é que Else Marie trata o treinamento muito menos como uma tentativa de adquirir um corpo atlético, ou como forma de buscar virtuosismos. Seus treinamentos estão focados na disponibilidade corporal.

Else Marie está pouco relacionada à tradição do treinamento no Odin Teatret, se comparada à importância que é atribuida a Iben Rasmussen nesse sentido. As criações desta são muito mais referenciadas em materiais produzidos a partir da tradição de treinamento no grupo, e seus personagens são importantes marcos na história do grupo. Inclusive está o pitoresco fato de que uma de suas criações, uma figura sobre pernas de pau, com longos cabelos negros, unhas que acabam em flores vermelhas e uma máscara branca, ilustra o folder turístico de Holstebro.