• Nenhum resultado encontrado

Um artigo tem

No documento ARTIGODEOPINIÃO-Pontos-de-Vista (páginas 117-121)

Prepare os alunos para a leitura do artigo “Só há notícia se for muito ruim”. É importante que você ofereça-lhes algumas “pis- tas” do texto que irão ler para que tenham melhor condição de fazer a análise.

Inicie dizendo que a finalidade dessa leitura é descobrir as di- ferentes “vozes” presentes no texto. Explique-lhes o que são as “vozes” que deverão discernir.

Faça perguntas sobre o título do artigo. Chame a atenção para a oposição que se estabelece entre o nome da coluna “Boas Novas” e o título “Só há notícia se for muito ruim”. Pergunte também se pelo título dá para se ter ideia do assunto que será tratado.

Aponte o veículo do artigo: o site Observatório da Imprensa, “uma entidade civil, não governamental, não corporativa e não partidária que pretende acompanhar, com outras organiza- ções da sociedade civil, o desempenho da mídia brasileira” (www.observatoriodaimprensa.com.br/objetivos.asp).

pontos de vista

119

pontos de vista

118

pontos de vista

119

pontos de vista

118

Além do site, a entidade mantém programas de TV e de rádio com o mesmo nome. Pergunte aos alunos se já tinham conheci- mento desse veículo e avalie com eles o valor dessas informa- ções para quem vai ler o artigo.

Faça perguntas sobre o gênero. Como vocês já estão traba- lhando com artigo de opinião, é provável que os alunos anteci- pem que o texto trará uma questão polêmica e argumentos diversos. Com base no que discutiram sobre o título, pergunte qual pode ser a questão polêmica, se é possível formular boas hipóteses a respeito da tese do artigo.

Dê aos alunos algumas informações sobre o articulista, dis- cutindo com eles em que medida elas o qualificam.

Carlos Brickmann é jornalista e diretor do escritório Brickmann & Associados Comunicação, especializado em gerenciamento de crises. Desde 1963, quando se iniciou na profissão, passou por todos os grandes veículos de comunicação do país. Participou das reportagens que deram quatro prêmios Esso de Equipe ao Jornal da Tarde, de São Paulo. Tem reportagens assinadas nas edições espe-

ciais de primeira página da Folha de S. Paulo e do Jornal da Tarde.

Disponível em <www.domtotal.com/colunistas/coluna.php?artColId=8>.

Depois dessa preparação para a leitura, divida a classe em grupos e entregue uma Coletânea a cada um deles. Leia o artigo para os alunos ou ouça junto com eles a leitura pelo CD. Em seguida, pergunte-lhes quais as características do gênero e qual a questão polêmica.

pontos de vista

119

pontos de vista

118

pontos de vista

119

pontos de vista

118

Atividades

2ª - etapa

As vozes no artigo

Instigue os alunos com perguntas que os levem a perceber, no texto, as diferentes vozes. Escreva na lousa as questões abaixo e peça-lhes que, em pequenos grupos, releiam o texto, dis- cutam e localizem as respostas. Identificar os trechos que con- tenham elementos que ajudem a responder às perguntas é uma boa estratégia de aprendizagem.

a) Qual é a posição do articulista sobre a questão?

b) Para constituir seus argumentos, Brickmann recorre à voz de

Elio Gaspari. Pergunte aos alunos se conhecem esse jorna- lista e apresente alguns dados sobre ele, avaliando a impor- tância dele para o artigo.

Elio Gaspari é jornalista, publicou uma série de quatro livros sobre a ditadura

militar brasileira, dividida em duas partes: As Ilusões armadas e O sacerdote e o feiticeiro. Começou a carreira escrevendo para um semanário chamado Novos Rumos. Seus textos tiveram destaque em outros periódicos: o jornal Diário de São Paulo, a revista Veja e o Jornal do Brasil. Atualmente, é comentarista do

jornal Folha de S. Paulo e seus artigos são publicados também nos jornais O Globo, do Rio de Janeiro; e Correio do Povo, de Porto Alegre.

pontos de vista

121

pontos de vista

120

pontos de vista

121

pontos de vista

120

c) Toda a argumentação é construída com informações cujas

fontes ou são mencionadas ou estão subentendidas. Em todos esses casos há muitas vozes aliadas ao articulista. Peça aos alunos que identifiquem algumas delas.

d) Ao longo do artigo, o articulista se refere ora à imprensa de

circulação restrita, ora à grande imprensa. Em que trechos do texto cada uma delas aparece? Que papel (opositor/alia- do) Brickmann atribui a cada uma delas, em relação à sua posição pessoal?

e) Nos dois últimos parágrafos o autor do artigo se dirige ao

leitor por meio de perguntas e de propostas de ação concre- ta. Peça aos alunos que identifiquem as expressões que se referem ao leitor e a proposta que o articulista faz a ele. Para finalizar, um representante de cada grupo lerá para a classe as respostas elaboradas, cabendo a você promover, se possível, uma discussão coletiva a esse respeito.

Para ajudar no trabalho de sala de aula, o artigo desta oficina vem acompanhado de um comentário geral e de observações pontuais, distribuídas ao longo do texto.

pontos de vista

121

pontos de vista

120

pontos de vista

121

pontos de vista

120

Todo o artigo pode ser entendido como um desdobramento da voz de Gaspari, citada neste primeiro parágrafo.

Referência a gastos abusivos com cartões corporativos. Esses excessos, de interesse exclusivamente pessoal, foram alvo de muitas denúncias na grande imprensa.

No terceiro parágrafo, o articulista inicia uma série de referências a fatos positivos (vozes aliadas) sistematica- mente ignorados pela grande imprensa (voz adversária).

14444444

2

4

44444443

123

1442

443

14442

4443

Explorando a oposição entre boas e más notícias, o título antecipa a tese defendida pelo artigo.

144444424444443

Ao apresentar este dado, o articulista usa um argumento de autoridade: a credibilidade da voz de uma instituição “respeitadíssima”. No segundo parágrafo, o articulista retoma a voz de Gaspari, complementando-a e contrastando-a com a voz do “pessoal”.

1

2

3

4

Artigo de opinião

No documento ARTIGODEOPINIÃO-Pontos-de-Vista (páginas 117-121)