• Nenhum resultado encontrado

uma abordagem composicional 2012 x, 116 f Dissertação (Mestrado)

– Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2012.

RESUMO: Este trabalho é resultado de uma pesquisa orientada com ênfase em música brasileira, que teve por finalidade apresentar muitas das novidades intro- duzidas na música litúrgica, a partir do Concílio Vaticano II, investigar os seus desdobramentos e estabelecer relações com alguns dos diversos aspectos da lin- guagem musical do século XX. O texto foi estruturado em três partes: a primeira, uma contextualização histórica e uma revisão bibliográfica do tema; a segunda, o levantamento de algumas obras (missas) do repertório em questão e duas aná- lises ilustrativas; a terceira, uma composição musical inédita, abrangendo e sin- tetizando grande parte da pesquisa realizada, e o seu memorial, descrevendo os processos composicionais utilizados. Por um lado, o tema proposto foi abordado de maneira ampla e genérica, a fim de que o novo panorama litúrgico-musical do país fosse suficientemente apresentado, por outro, os aspectos estritamente mu- sicais, isto é, relativos à teoria e à composição musical, foram minuciosamente

enfatizados, evidenciando-se, assim, a vasta e permanente riqueza do referido gênero musical.

POCHAT, Alex. O falatório concertante de Salvador. 2012. x, 99 f. Dissertação

(Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2012.

RESUMO: Este trabalho tem como finalidade investigar estratégias que envolvem a utilização de material falado para elaborações composicionais, revisando a lite- ratura analítica e musical existente sobre o assunto, circundando o universo das técnicas de gravação e da manipulação sonora da fala, e ainda, tomando como ponto de partida uma imersão nas sonoridades complexas da tradicional Feira de São Joaquim (Salvador, Bahia), especialmente a riqueza musical de seus falares, busca produzir uma obra e memorial analítico-descritivo que sintetizem o percur- so delineado pela investigação.

MAIA, Reinaldo Cardoso. O desenvolvimento de processos compositivos utili-

zando o Pure Data na criação de interações. Salvador, BA, 2012. 80 f. Dissertação

(Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2012.

RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo sobre as aplicações do software Pure Data na composição e execução de música eletroacústica. Interações, um conjunto de três peças que exploram as relações entre computador, intérpretes e compositor numa obra musical. Estruturas que se renovem trazendo resultados diferentes a cada execução das peças foi um objetivo da pesquisa. Isso se reflete na forma de programação do software e na estética indeterminista, valorizando a improvisação dos intérpretes dentro de limites predeterminados.

2011

CERQUEIRA, Evandro Botti de. Para fazer uma canção: um estudo sobre a com-

posição de canções. Salvador, BA, 2011. 88 p. Dissertação (Mestrado) – Universi- dade Federal da Bahia, Escola de Música, 2011.

RESUMO: O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a canção popular, propondo uma sistematização para o seu processo composicional. Além de uma abordagem teórica, foi desenvolvido um guia composicional prático para ser utilizado por estudantes e cancionistas de todos os níveis de erudição. O texto divide-se em três partes. O primeiro capítulo trata de questões históricas, teóri- cas e estéticas acerca da canção, além de abordar os fenômenos de sua escuta e produção. O segundo capítulo é um guia prático sobre o processo composicional

da canção. Nele são abordados alguns de seus perfis separadamente, como: as- pectos rítmicos, melódico fraseológicos e formais. No seu terceiro e último capí- tulo foi desenvolvida além da análise das canções “Punk Bossa”, “Hiperlucidez” e “Eu não tenho me encontrado”, composta pelo autor desse texto, um memorial descritivo acerca de sua criação.

ABREU, Alberto José Simões de. Procedimentos composicionais de Walter Sme-

tak. Salvador, BA, 2011. 208 f.: Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da

Bahia, Escola de Música, 2011.

RESUMO: A presente pesquisa pretende contribuir para um melhor entendimen- to do processo composicional de Walter Smetak. Este compositor tem como ele- mento basilar a improvisação. Nesta medida, como participante e colaborador ativo por quase uma década, além de ter estudado e compilado grande parte de sua obra escrita, o autor deste trabalho teve como fonte principal de investigação sua própria memória. Foram estudados também em média noventa por cento dos instrumentos de Smetak e serão apresentadas reflexões produzidas sobre suas peças, como também uma peça composta através de sua sistemática ha- bitual. Não pretendemos esgotar o assunto nesta dissertação e sim trazer a luz informações e reflexões novas e importantes como fonte de pesquisa da obra smetakiana. Palavras-chave: Walter Smetak. Composição musical. Improvisação musical. Instrumentos de Walter Smetak.

GARCIA, Rodrigo. Reconstruindo a passeata dos 50 mil: aplicação das funções da

música de cinema e da teoria pós-tonal na criação da trilha musical do documen- tário 1968 de Glauber Rocha. Salvador, BA, 2011. xv, 314 f.; Dissertação (Mestra- do) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2011.

RESUMO: Este é um estudo sobre processos composicionais e sua relação com referências à temática marítima, a partir de uma seleção de obras de Ernst Wid- mer: três composições para piano que possuem títulos ou outros elementos textuais referenciados ao oceano. O estudo testa a hipótese de que estratégias e processos composicionais possam estar vinculados aos princípios de continui- dade e coerência motívica e, simultaneamente, relacionados com a construção de referências musicais. A verificação é efetuada através da análise de contornos, da abordagem sugerida pela teoria pós-tonal e de procedimentos analíticos específi- cos a cada caso. As relações de estruturas musicais com intenções semântico-ex- pressivas são analisadas e deduzidas com base na literatura atinente ao assunto, comparando e definindo termos, estabelecendo conceitos essenciais à investi- gação e, finalmente, propondo interpretações. O estudo conclui com um relato

dos resultados analíticos obtidos, sugerindo uma categorização dos modos de referência utilizados pelo compositor nas peças analisadas. No final, o trabalho apresenta composições do autor resultantes de derivações e re-significações da temática estudada.

2010

SANTANA, Hermilo Pinheiro. 1980 - Aplicação da teoria pós-tonal do poema sin-

fônico na noite.  2010. 93 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da

Bahia, Escola de Música, 2010.

RESUMO: Essa dissertação é resultado de uma pesquisa orientada que teve como objetivo principal realizar uma composição musical e sua respectiva análi- se. A composição, denominada Na noite, compreende três partes e foi inspirada no poema homônimo de Antonio Brasileiro, autor nascido em Rui Barbosa, Ba- hia, em 1944. Trata-se de poeta que, em meados da década de 1960, estudou Per- cussão em curso livre desta Escola de Música, tocou na Orquestra Sinfônica da UFBA e teve poemas de sua autoria musicados por, entre outros, Ernst Widmer e Jamary Oliveira. A composição que se criou é um poema sinfônico estruturado pela Teoria Pós-tonal e sua partitura completa está inclusa. Neste trabalho, há uma contextualização teórica sobre o poema sinfônico, a análise do poema “Na noite” e os procedimentos composicionais da peça.

RIOS FILHO, Paulo. Hibridação cultural como horizonte metodológico para a

criação de música contemporânea.  2010. Xiii, 252 f. Dissertação (Mestrado) –

Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2010.

RESUMO: O presente trabalho é o resultado de um percurso de pesquisa em composição musical voltado ao estudo da hibridação cultural como um horizon- te metodológico para a criação de música contemporânea. Visando a investiga- ção dos processos criativos de promoção de diálogos interculturais em música, este percurso está dividido em três partes fundamentais: a primeira trata de uma considerável revisão da literatura produzida sobre o tema da hibridação e da teo- ria da composição; a segunda é a própria elaboração desse horizonte metodo- lógico; e a última envolve a composição de obras musicais. Os seus dois prin- cipais resultados, a proposta do Quadro Tipológico da Hibridação Cultural em Composição Musical e o memorial do processo composicional de quatro obras musicais, envolvem a identificação de estratégias e procedimentos de hibridação e representam um continuum entre avaliação analítica e prática do compor.

MELO, Cleisson de Castro. A influência do jazz: a swing era na música orquestral

de concerto brasileira no período de 1935-1965. 2010. 200 f. Dissertação (Mestra- do) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2010.

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar a influência das Big Bands (Jazz Orquestra) na música brasileira de concerto para orquestra entre 1935 a 1965, período de existência das Big Bands antes do movimento de revitalização (Revival) destas. Através da análise dos traços rítmicos, harmônicos, instrumen- tais e principalmente orquestrais, com diferentes abordagens composicionais, no intento de demonstrar estratégias compositivo-orquestrais adotadas em obras sob esta influência. Pretende ainda compor uma obra baseada na influência das big bands em dialogo com a música erudita contemporânea, inserindo estes dois conteúdos em uma ambientação sinfônica pequena de modo a extrair o máximo de recursos e sonoridade de uma instrumentação menor, demonstrando assim a riqueza desta influência.

PIRES, Carlos Augusto Vasconcelos. Prolongando contornos: aplicação composi-

cional de operações com contornos. Salvador: [s.n.], 2010 xiii, 264 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2010.

RESUMO: O presente trabalho consiste na memória dos procedimentos e refe- rências utilizadas na composição da peça Prolongando Contornos, para septeto de cordas. Como principal referencial teórico foi trabalhada a Teoria de Contornos, abordada sob um ponto de vista cronológico, desde seus antecedentes na primei- ra metade do Século XX à sua situação atual, passando pelo estabelecimento da teoria na década de 1980 a partir dos trabalhos de Friedmann e Morris. A partir destas considerações, foi proposto o aprofundamento das relações entre Teoria de Contornos e Teoria Schenkeriana, resultando na proposta de uma sistemati- zação particular das operações com contornos e sua aplicação composicional, incidindo especialmente sobre os elementos da forma e da textura musicais. O material pré-composicional sobre o qual incidirão as operações propostas foi ob- tido a partir de análise acústica da poesia Terrific Threshold... Do poeta paraense Max Martins.

ROCHA, Jean Menezes da. Os sons e as cores: propostas de correlação em expe-

riências composicionais. 2010. xiv, 116 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2010.

RESUMO: Esse trabalho trata das relações entre cores e sons, e seu uso no pro- cesso composicional. São utilizados como referência a abordagem de Jorge An- tunes (1982), que relaciona sons e cores pelas suas frequências em proporção, e

propostas de diversos autores ligados à área da sonificação. No capítulo inicial, serão expostas noções preliminares de teoria da cor, utilizadas ao longo do tra- balho. O segundo capítulo traz um breve levantamento histórico/bibliográfico sobre as diversas abordagens à relação cor/som que tenham ocorrido até os dias atuais. O terceiro capítulo é dedicado à análise da peça Da cor e seus territórios, escrita para conjunto instrumental misto a partir da abordagem de Antunes. O quarto e último capítulo trata da criação do programa cromophon, ferramenta computacional usada na subsequente composição de  Uma Ária para Macke, peça analisada neste mesmo capítulo.

CARVALHO, Elienay Gomes. Rapsódia paraense para Big Band: uma reelabora-

ção de gêneros do Pará. 2010. 112 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Fe- deral da Bahia, Escola de Musical, 2010.

RESUMO: Este trabalho consiste em um memorial da obra Rapsódia Paraense, a qual foi concebida a partir de cinco gêneros musicais paraenses: carimbó, siriá, retumbão, samba de cacete e lundu marajoara; escolhidos como material pré- -composicional, sendo que cada qual foi empregado dentro da obra como tema central de cada seção com o objetivo de sintetizá-los em um só movimento, ca- racterístico do gênero rapsódia. A revisão da literatura pertinente aborda o signi- ficado e contextualização da rapsódia, reelaboração dentro de uma visão prática, os gêneros tradicionais paraenses, a Big Band, a Sam Band Pará e a análise mos- trando todos os procedimentos composicionais aplicados à obra.

2009

DIAS, Pedro Augusto Silva. Centricidade e forma em três movimentos para clari-

nete e orquestra. 2009. 261 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da

Bahia, Escola de Música, 2009.

RESUMO: Este trabalho procura fornecer uma visão geral sobre centricidade – termo usado para designar estratégias de priorização de classes de notas que escapam tanto às técnicas de análise tonal tradicional como às técnicas de aná- lise ligadas ao serialismo – ilustrando diversos conceitos, processos, mecanis- mos e materiais ligados a esse fenômeno, e envolvendo autores estilisticamente tão diversos quanto Richard Strauss, Bartók, Stravinsky, Schoenberg, Hindemith e Thomas Adès. À luz dessa investigação, examinamos analiticamente a nossa obra para clarinete solista e orquestra.

BERTISSOLO, Guilherme. Po(i)ética em movimento:  a análise Laban de movi-

mento como propulsora de realidades composicionais. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado)– Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2009.

RESUMO: Esta dissertação propõe um relato a partir da investigação sobre as diversas possibilidades de relação dialógica entre a composição musical (e al- guns de seus sistemas) e o movimento dançado (a partir de noções abordadas pelo Sistema Laban/Bartenieff ), que culminou na criação da obra interdisciplinar Noite, buscando um olhar no contexto de um novo paradigma.

2008

SAMPAIO, Marcos da Silva.  Em torno da romã:  aplicações de operações com

contornos na composição.  2008. 79 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2008.

RESUMO: Contornos podem ser entendidos como perfis ou formatos de objetos. Em Música contornos podem representar um parâmetro em função de outro, como altura em função do tempo ou densidade em função da amplitude. Contor- nos são importantes porque, assim como conjuntos de notas e motivos, podem ajudar a dar coerência a uma obra musical. Teorias de contornos têm sido utiliza- das em áreas como Percepção e Análise Musical, no entanto o uso sistemático de contornos para geração de material composicional de assunto ainda carente de literatura. Neste trabalho apresento a obra musical Em torno da romã e sua aná- lise. Esta obra, para quinteto de sopros, foi composta com base em combinações de operações de contornos associadas a parâmetros como altura, andamento, densidade, e textura. Para este trabalho fiz uma revisão de literatura de teorias de contornos, um mapeamento de contornos para elementos musicais, com- pus estudos para experimentação de possibilidades com contornos, desenvolvi o Goiaba, um software para auxiliar no processamento de contornos para compo- sição, e por fim compus a obra Em torno da romã. Este trabalho ajuda a elevar o estado de arte de teorias de contornos através de experimentos de operações de contornos na criação musical, e contribui com novas ferramentas para a área de Composição. Concluo que contornos podem ser usados de forma sistemática na composição musical, mas que ainda é necessário um maior aprofundamento no assunto. Dessa forma este aprofundamento e a continuidade no desenvolvimen- to do Goiaba são possíveis atividades futuras decorrentes deste trabalho.

SOUZA, Sérgio Luiz Deslandes de. Os ipês:  uma história romântica de Curiti-

ba. 2008. 88 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2008.

RESUMO: Este é o memorial de composição do Balé Os Ipês: uma história ro- mântica de Curitiba, criado a partir de uma crônica do jornalista Luiz Ricardo Weber. Este trabalho pretende demonstrar a composição de uma peça musical a partir de um roteiro cênico, elaborado para ser coreografada, composta de sete quadros distintos e entrelaçada, e que faça referência ao fato histórico, utilizando processos composicionais do séc. XX na composição das peças.

ESPINHEIRA, Alexandre Mascarenhas. T1patacuntum: suíte sinfônica de gêneros

baianos com a utilização da teoria pós-tonal na geração de material compositi- vo. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado)– Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2008.

RESUMO: Esse trabalho é resultado de uma pesquisa orientada que teve como objetivo a realização de uma composição musical e um memorial sobre ela. A composição, denominada T1patacuntum, tem cinco movimentos, cada qual baseado num gênero de música “popular” baiano que tem como característica musical marcante a percussão e utiliza a Teoria Pós-tonal para controlar o parâ- metro altura e gerar o material compositivo. No memorial constam uma breve contextualização da obra, referente aos gêneros utilizados em cada movimento, um pequeno glossário ilustrado dos instrumentos étnicos usados, uma resenha da terceira edição do Introduction to Post-Tonal Theory de Joseph N. Straus, uma análise dos procedimentos compositivos da peça e a sua partitura completa.

2007

LEONI, Dennis Paz. Concerto para violoncelo e orquestra: um processo relacio-

nado aos de criação, proferição e recepção. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2007.

RESUMO: O presente trabalho é um relato do processo que nos levou à com- posição do “Concerto para Violoncelo e Orquestra”. Para tanto, desenvolvemos uma metodologia composicional que relaciona os atos de criação, proferição e recepção. Nossa estratégia baseia-se no conceito de drama para a construção de um discurso musical no qual fiquem explícitos os conflitos existentes no universo cultural do indivíduo criado. Como ponto de partida tomamos o “Concerto para

NAZARIO, Luciano da Costa. Concerto-suíte gaúcho para violão e orquestra.

2007. 114 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2007.

RESUMO: Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa orientada realizada em duas etapas: a primeira, a composição intitulada “Concerto-suíte Gaúcho para Violão e Orquestra” envolvendo ritmos e danças regionais do Rio Grande do Sul; a segunda, um memorial sobre a composição, no qual consta uma revisão biblio- gráfica e uma pesquisa pertinente à música gaúcha, finalizando com uma análise minuciosa da composição.  Na análise, procurou-se demonstrar as estratégias composicionais e suas relações com a estética gaúcha.  Gráficos reducionais ba- seados em Schenker são usados para demonstrar as “relações tonais” inseridas no contexto não tonal da obra, assim como elementos analíticos baseados na teoria pós-tonal de Allan Forte. 

2006

THIESEN, Roberto. Ambiência marítima e a música de Ernest Widmer: análise

de três peças para piano. 2006. 166 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2006.

RESUMO: Este é um estudo sobre processos composicionais e sua relação com referências à temática marítima, a partir de uma seleção de obras de Ernst Wid- mer: três composições para piano que possuem títulos ou outros elementos textuais referenciados ao oceano. O estudo testa a hipótese de que estratégias e processos composicionais possam estar vinculados aos princípios de continui- dade e coerência motívica e, simultaneamente, relacionados com a construção de referências musicais. A verificação é efetuada através da análise de contornos, da abordagem sugerida pela teoria pós-tonal e de procedimentos analíticos específi- cos a cada caso. As relações de estruturas musicais com intenções semântico-ex- pressivas são analisadas e deduzidas com base na literatura atinente ao assunto, comparando e definindo termos, estabelecendo conceitos essenciais à investi- gação e, finalmente, propondo interpretações. O estudo conclui com um relato dos resultados analíticos obtidos, sugerindo uma categorização dos modos de referência utilizados pelo compositor nas peças analisadas. No final, o trabalho apresenta composições do autor resultantes de derivações e re-significações da temática estudada.

SEIXAS, Luís Cláudio Pires. Oxalufã: um estudo a partir da relação entre mito e

música / memória de uma composição musical programática. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2006. 

RESUMO: Esta dissertação buscou produzir uma composição musical progra- mática, tomando por roteiro ou programa a história mítica que trata da visita de Oxalufã a Xangô e o registro do seu processo de elaboração, num memorial. Estruturalmente, a peça final, “Oxalufã”, para conjunto misto, articula Sogetto Cavato, referências numéricas e o conceito de potencial dissonante que trata de uma matriz original de construção e geração de dados, especialmente desenvol- vida para satisfazer necessidades impostas pelo programa, no que se refere às progressões harmônicas.

2004

BATISTA, Josinaldo Gomes. A música com proposição teatral do Grupo de Com-

positores da Bahia: percurso histórico e identidades no carnaval de Salvador. Sal-

vador, BA, 2004. x, 207 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Ba- hia, Escola de Música, 2004.

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar, através da inter-relação músico teatral, as ferramentas e estratégias composicionais em obras com pro- posição teatral do Grupo de Compositores da Bahia. Por meio de nosso discurso tentaremos desvelar a existência de alguns pressupostos básicos importantes na relação existente entre música e teatro no contexto compositivo das obras averiguadas.

Documentos relacionados