• Nenhum resultado encontrado

UNICAMP Pública SP MÚSICA Bacharelado Graduação Presencial 12 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIRIO Pública RJ MÚSICA Bacharelado Graduação Presencial

Optei por excluir três cursos dentre os doze apresentados acima como sendo de Bacharelado em Música Popular, porque darei especial atenção àqueles que são cursos que formam músicos populares e não professores ou instrumentistas em geral. Esta escolha baseia-se na temática deste estudo que está focada não só nos estudantes de cursos de música popular, mas naqueles inseridos no mercado de trabalho da música popular, que diferem da profissão do professor de música ou dos instrumentistas em geral formados em bacharelados de instrumentos.

Os cursos do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) e do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) constam entre os cursos superiores em Música Popular no levantamento do MEC/INEP, porém, diferente dos outros dez cursos, têm foco na formação do professor de música e se declaram cursos de licenciatura. Na página da internet do curso da Unicesumar, consta a seguinte descrição:

Com foco voltado à Música Popular Brasileira, o curso de Licenciatura em Música da Unicesumar proporciona formação ampla, ao seu aluno, baseada nas competências musicais, pedagógicas e sociopolíticas, permitindo a sua inserção num processo continuado de formação profissional. O profissional habilitado no curso de Licenciatura em Música, será um músico/educador, conhecedor, em linhas gerais, do pensamento musical nas áreas de educação, performance, estruturação, musicologia e criação musical; possuidor de consciência crítica, política e social; atuando como um

agente transformador da sociedade nas ações culturais e musicais inerentes ao seu mercado de trabalho e ao mundo contemporâneo50.

Na descrição da formação oferecida pelo curso do CEUNSP é possível identificar alguns conteúdos comuns aos cursos de música e de música popular. Apesar disso, não há no site nenhum indicativo de que a formação seja em música popular e o texto de apresentação indica as possibilidades profissionais que o aluno poderá alcançar, além da docência, ao concluir este curso de licenciatura:

Você passou muitos anos estudando um instrumento musical, como piano, violão, violino, clarinete, guitarra, ou outro, mas não tinha certeza de que poderia viver da música, pois as opções mais evidentes são entrar para uma banda ou para uma orquestra sinfônica, ser um instrumentista muito famoso e de preferência bem-sucedido ou dar aulas. Este é o momento de fazer o curso superior de Música: você até pode continuar com o projeto de tocar em uma banda ou ter um grupo musical, mas vai se aprofundar em várias áreas ligadas à sua paixão e verá aspectos sobre os quais nunca havia pensado antes. Por exemplo, você pode descobrir um novo talento para a regência, arranjos, composição e trilha sonora e curtir saber organizar corais, bandas, conjuntos instrumentais, pois será formado para isso51.

Analisando a apresentação do curso do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário, pude observar que o mesmo apresenta oito habilitações em música e menciona a música popular na habilitação Bacharelado em Instrumentos da seguinte maneira:

O curso de Bacharelado em Instrumentos encontra-se estruturado em sete semestres letivos e visa a direcionar o aluno em seu aprimoramento técnico-instrumental e paralelamente ampliar seu conhecimento para permitir-lhe atingir um nível satisfatório, em sua performance individual ou como solista de orquestras e bandas, música de câmera, música clássica e música popular. Observamos que o curso de Cordas Dedilhadas foi criado no CBMUNICBE com o objetivo de englobar, em um só curso, instrumentos típicos

50

Disponível em: <https://www.unicesumar.edu.br/presencial/cursos-graduacao/musica/>. Acesso em: 12 nov. 2017.

51

Disponível em: <http://www.ceunsp.edu.br/graduacao/curso/m-sica-licenciatura>. Acesso em: 12 nov. 2017.

que contribuíram, ou contribuem, para o que chamamos intimamente de Música Popular Brasileira, tanto no contexto rural como no urbano, berço do nascimento e fonte de desenvolvimento da diversidade musical popular. (http://unicbe.com.br/1.0/instrumentos grifos meus).

A questão das licenciaturas em música assumirem um papel de acolhimento de outras ênfases da música não abarcadas pela universidade foi tratada no trabalho de Travassos (1999) sobre os perfis culturais dos estudantes de música do Instituto Villa-Lobos. Ali, um possível futuro para os cursos de Música Popular no Brasil era discutido e foi respondido quase que premonitoriamente por uma das alunas participantes da sua pesquisa sobre o perfil dos ingressos no Instituto Vila Lobos que dizia crer que os futuros cursos de música popular reteriam grande parte dos estudantes que naquela época encaminhavam-se para as licenciaturas por ser o curso mais próximo do que o aluno encontrava, dado a um repertório não canônico como são os repertórios estudados nos bacharelados em instrumentos.

Os cursos de Bacharelado em Música Popular no Brasil 2.2.2.

Os cursos superiores em Música Popular no Brasil foram gestados e fundamentados primordialmente a partir de 1980, como mencionado, com o surgimento dos cursos de pós-graduação em música. O primeiro Bacharelado em Música Popular do Brasil foi criado em 1989 na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nove anos depois, a UNIRIO implementou o segundo curso do país. A partir de 2003, outras universidades federais e estaduais passaram a oferecer também o Ensino Superior da Música Popular na ordem cronológica como é apresentada no Quadro 6:

Quadro 6 – Cronologia do surgimento dos Bacharelado em Música Popular no Brasil

Universidade Sigla Ano inicial

1 Universidade Federal de Campinas UNICAMP 1989