• Nenhum resultado encontrado

3.2 Instrumentos

3.2.2 MC-AVAL

O segundo mapa conceitual foi coletado durante a aula 10 (Figura 3.3). Este mapa conceitual era parte da avaliação formal da disciplina (caráter obrigatório). Eles deveriam elaborar um mapa conceitual de 9 conceitos, sendo que um dos conceitos deveria ser “aumento das ações locais” (conceito obrigatório). A estrutura do mapa conceitual era fixa e havia a pergunta focal pré-estabelecida pelo professor (Como o desenvolvimento científico-tecnológico se relaciona com as mudanças climáticas?). Os alunos tiveram 1h para elaborar o mapa conceitual e poderiam consultar o MC- PREP.

Figura 3.3 Instruções para elaboração do MC-AVAL. Na parte superior havia as instruções da

avaliação com foco especial à pergunta focal e a necessidade do uso do conceito obrigatório “aumento das ações locais”. Na parte inferior era apresentada a estrutura fixa do mapa conceitual, sendo os retângulos destinados aos conceitos e os círculos para indicar qual o material instrucional de origem daquele conceito.

A presença do conceito obrigatório se baseia na ideia dos conceitos portais (Meyer & Land, 2003). Segundo esses autores, existem dois tipos principais de conceitos: os conceitos-núcleo (core concepts) e os conceitos-portal (threshold concepts). Conceitos-núcleo seriam os conceitos básicos para se compreender um determinado conteúdo, enquanto que os conceitos-portais apresentam a possibilidade de transformação do conhecimento do aluno sobre aquele conteúdo. Essa transformação permite com que o aluno consiga acessar novos conceitos e por

isso ele atua como um “portal” para “deslocar” o aluno de um nível de conhecimento para outro. Os conceitos-portais apresentam a seguintes características:

1. São transformadores, ou seja, modificam como o aluno compreendia os conceitos anteriores ou como percebia a realidade;

2. Geralmente provoca alterações irreversíveis no processo de aprendizagem; 3. São integrativos, conseguem associar conceitos/conteúdos que antes

estavam desconectados;

4. Geralmente tornam compreensíveis uma nova área de conhecimento, pois com a transformação dos conceitos/forma de ver a realidade tornam acessíveis conceitos que não podiam ser compreendidos;

5. São potencialmente problemáticos, pois podem trazer um conflito para que o aluno passe a compreender aquele novo conceito, já que em geral faz com que o aluno modifique/abandone conhecimentos/formas de ver que possuía anteriormente.

A escolha do conceito obrigatório “aumento das ações locais” deve-se ao fato de ele ser um conceito-portal, pois permite uma compreensão mais profunda das mudanças climáticas pela relação entre seu aspecto local e global. Podia-se ter escolhido um conceito-núcleo como mudanças climáticas, aquecimento global ou até mesmo ciência e tecnologia, porém esses conceitos já são esperados na resposta (eles são mencionados na pergunta focal). Além disso, esses conceitos só teriam o efeito de estimular a recuperação de informações por parte dos alunos. A função de recuperação de informação é o uso mais frequente dos conceitos obrigatórios. Entretanto, a adição de um conceito-portal requer do aluno um entendimento profundo para que ele possa utilizá-lo de forma adequada além de requerer que o aluno reflita mais profundamente sobre como utilizá-lo, em vez de simplesmente reproduzir as relações estabelecidas nos materiais de estudo. O uso de conceitos- portais no momento de avaliação pode torná-la também em uma situação de aprendizagem. O conceito-portal torna-se importante nesse processo avaliativo, pois permite oferecer indícios da diferença de compreensão entre os estudantes que pode ser utilizado como um feedback a eles (Correia & Cicuto, 2014).

Além do conceito obrigatório, foi pedido na demanda a pergunta focal iniciada por “como” e havia a presença estrutura cíclica como base (Figura 3.3). Junto com a

quantificação do conceito obrigatório (aumento), esses elementos da demanda estimulam o desenvolvimento de proposições dinâmicas. As relações dinâmicas são necessárias na ciência, pois ela não deve se limitar a uma simples descrição dos fenômenos, mas deve também procurar relações de causa e consequência. No estudo realizado por Derbentseva, Safayeni e Cañas (2007) ficou evidente que uma tendência geral dos mapas conceituais é a descrição, porém a adição dos elementos citados anteriormente estimula o desenvolvimento de proposições dinâmicas.

Proposições estáticas são aquelas que conectam dois conceitos por meio de uma descrição, definição ou classificação. Já as proposições dinâmicas são aquelas que estabelecem uma correlação entre os dois conceitos e a alteração de um influencia no outro. Essa alteração pode ser provocada pela utilização de um quantificador. Proposições estáticas não sofrem alterações substanciais pela inserção de um quantificador. Por exemplo, a proposição “carro tem rodas” é estática, pois a substituição pelo conceito quantificado “o aumento do número de carros” não permite criar uma proposição totalmente coesa. Já a proposição “carro provoca acidentes” estabelecem uma correlação, pois quando utilizamos “o aumento do número de carros” podemos dizer que “o aumento do número de carros provoca mais acidentes”.

Podemos ver que as duas demandas são distintas (Tabela 3.2), sendo MC- AVAL mais restritiva. Ela impõe ao aluno uma maior necessidade de síntese, assim como o obriga desenvolver um pensamento mais dinâmico devido aos elementos discutidos anteriormente. Com demandas distintas, assume-se por hipótese que os mapas conceituais produzidos nessas condições apresentarão diferenças estruturais e semânticas.

Tabela 3.2 Condições de elaboração de MC-PREP e MC-AVAL. Vale a pena destacar como a

segunda condição é mais restritiva do que a primeira já que temos menos materiais de consulta, menos conceitos (maior síntese), a pergunta focal é declarada pelo professor e o tempo é bem menor.

MC-PREP MC-AVAL

Objetivo Material de estudo que pode ser

utilizado como consulta durante a avaliação

Mapa conceitual de caráter avaliativo formal Material utilizado na

elaboração Textos e vídeos estudados das aulas 6-10 MC-PREP

Número máximo de conceitos

(limitação de estrutura)

24 conceitos 9 conceitos, sendo 1 obrigatório e com uma configuração estrutural fixa Pergunta focal

(limitação de conteúdo) Definida pelo aluno Definida pelo professor

Tempo Limite Uma semana Uma hora