• Nenhum resultado encontrado

8. Medidas e Equipamentos de Proteção

8.2 Equipamento de Protecao Individual – EPI

8.2.8 Uso e comprovação dos EPI’s

Sabe-se que a empresa deve fornecer gratuitamente EPIs. Portanto deve-se pensar e executar uma boa forma de controle para registrar a entrega destes equipamentos aos trabalhadores. Uma forma de controlar esta entrega é através de um documento denominado “ficha de controle de EPI”. Esta ficha deve ser mantida sem rasuras, com todos os eventos datados – dia, mês e ano, sem possibilidade de espaços em branco e com cada entrega assinada pelo empregado.

É importante que exista a formalização quanto à necessidade da freqüência da entrega de EPI. Manter

uma ficha desta e nela registrar a entrega de um protetor auricular, por exemplo, para empregado que trabalhe em área ruidosa, está gerando uma evidência positiva. Sempre é bom lembrar que a entrega deve ser acompanhada de treinamento e orientação para o uso, guarda e conservação. Indispensável alertar as empresas que os EPIs devem ser fornecidos mediante anotação na ficha de controle, pois constitui-se única prova a ser produzida em juízo da entrega de tais equipamentos; todos os equipamentos têm de estar relacionados analiticamente na ficha de entrega de EPI's, mesmo aqueles cujo fornecimento seja constante, a exemplo de protetores auriculares descartáveis.

É importante ressaltar que o simples fornecimento dos equipamentos de proteção individual não garante a proteção da saúde do trabalhador e nem evita contaminações. Incorretamente utilizados, os EPI podem comprometer ainda mais a segurança do trabalhador.

Acreditamos que o desenvolvimento da percepção do risco aliado a um conjunto de informações e regras básicas de segurança são as ferramentas mais importantes para evitar a exposição e assegurar o sucesso das medidas individuais de proteção a saúde do trabalhador.

O uso correto dos EPI é um tema que vem evoluindo rapidamente e exige a reciclagem contínua dos profissionais que atuam na área de ciências agrárias através de treinamentos e do acesso a informações atualizadas. Bem informado, o profissional de ciências agrárias poderá adotar medidas cada vez mais econômicas e eficazes para proteger a saúde dos trabalhadores, além de evitar problemas trabalhistas.

TERMO DE RESPONSABILIDADE PELA GUARDA USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI MODELO 1

IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADO

Nome:______________________________________________________________________ Cargo:______________________________________________________________________ Seção:______________________________________________________________________ Recebi de _________________________________, a título de empréstimo, para meu uso exclusivo e obrigatório nas dependências da Empresa, conforme o determinado na NR-6 da Portaria 3.214/78, os equipamentos especificados neste termo de responsabilidade, comprometendo-se a mantê-los em perfeito estado de conservação, ficando ciente de que: 1. Recebi treinamento quanto à necessidade na utilização dos referidos EPI’s, a maneira correta de usá-los, guardá-los e higienizá-los, bem como da minha responsabilidade quanto a seu uso conforme determinado na NR-1 da Portaria 3.214/78.

2. Se o equipamento for danificado ou inutilizado por emprego inadequado, mau uso, negligência ou extravio, a empresa me fornecerá novo equipamento e cobrará o valor de um equipamento da mesma marca ou equivalente ao da praça (§ 1º do art. 462 da CLT).

3. Fico proibido de dar ou emprestar o equipamento que estiver sob minha responsabilidade, só podendo fazê-lo se receber ordem por escrito da pessoa autorizada para tal fim.

4. Em caso de dano, inutilização ou extravio do equipamento deverei comunicar imediatamente ao setor competente.

5. Terminando os serviços ou no caso de rescisão do contrato de trabalho, devolverei o equipamento completo e em perfeito estado de conservação, considerando-se o termo do uso do mesmo, ao setor competente.

6. Estando os equipamentos em minha posse, estarei sujeito a inspeções sem prévio aviso. 7. Fico ciente de que não utilizando o equipamento de proteção individual em serviço estarei sujeito às sanções disciplinares cabíveis que irão desde simples advertências até a dispensa por justa causa nos termos do art. 482 da CLT combinado com a NR-1 NR-6 da Portaria 3.214/78.

Mossoró/RN, ______ de ______________________ de __________________.

Ciente:_____________________________________________________________________

 EPI RECEBIDO MOVIMENTO CA  DATA  FUNCIONÁRIO ASS. DO  EMPRESA ASS. DA

Entrega Devolução Entrega Devolução Entrega Devolução Entrega Devolução Entrega

CONTROLE DE FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI MODELO 2

IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADO

Nome:______________________________________________________________________ Cargo/ Função:_______________________________________________________________ Número identidade: ___________________________________________________________ Empresa: ___________________________________________________________________

• Declaro haver recebido os equipamentos abaixo relacionados, a título de empréstimo

de uso;

• Comprometo-me a utilizá-los apenas nos locais de trabalho da empresa;

• A não marcá-las com nome ou qualquer outra identificação indelével (permanente); • Responsabilizo-me por sua guarda e conservação;

• Em casos de danificação por uso inadequado, extravio, perda ou roubo dos EPI’s, a

empresa cobrará o valor das peças. (Este pagamento, por parte do empregado não caracteriza sua compra, pois continuam de propriedade da empresa).

• Comprometo-me a devolvê-las quando não tiver mais condições de uso e em caso de

desligamento, sob pena de não o fazendo ter descontado de meus haveres. Obs.: Um novo EPI será fornecido mediante a devolução da usada.

Mossoró/RN, ______ de ______________________ de __________________.

Ciente:_____________________________________________________________________

 EPI MOVIMENTO DATA  FUNCIONÁRIO ASS. DO  EMPRESA ASS. DA

Entrega Devolução Entrega Devolução Entrega Devolução Entrega Devolução Entrega Devolução Entrega Devolução Entrega Devolução

“JÓIAS RARAS”

FOTOS DE TRABALHADORES UTILIZANDO “EPIs”

 Atividade

1. Defina EPI e EPC relatando seus objetivos e finalidades.

2. Quais as principais dificuldades encontradas na utilização do EPI? 3. Cite três exemplos de EPI e EPC (de cada) relatando sua utilização.

4. Qual o objetivo da compra dos Equipamentos que possuem Certificado de Aprovação – C.A.?

5. Para tentar eliminar ou neutralizar os riscos ambientais qual o Equipamento que você tentaria aplicar primeiro EPI ou EPC? Justifique a sua resposta.

para garantir a segurança e a saúde dos seus trabalhadores. Com relação a essa situação,  julgue os itens a seguir.

___ Para evitar transtornos com a fiscalização, a empresa deve adquirir somente EPI com comunicado de aprovação (CA) do Ministério do Trabalho e Emprego.

___ Todo EPI deve ser considerado como item de estoque da empresa, já que, nos casos em que foi prevista sua necessidade, seu uso é obrigatório.

___ O empregador tem a obrigação de orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, a guarda e a conservação do EPI.

___ O fato de o empregador adquirir o EPI não o exime da responsabilidade de fazer cumprir a obrigatoriedade do seu uso, devendo utilizar normas administrativas, treinamento e supervisão.

___ No caso de equipamentos de proteção auditiva, o nível de atenuação deve ser o único critério para a escolha da proteção auditiva adequada.

___ A neutralização da insalubridade pela utilização de EPI pode determinar a cessação do pagamento do adicional respectivo.

7. Preencha as colunas, com base nas questões abaixo: 1) Significado da letra “E” em EPI.

2) O corrimão de uma escada é um exemplo de qual tipo de equipamento de proteção? 3) Responsável pela compra do EPI.

4) EPI que protege a cabeça contra a queda de objetos. 5) Uma das obrigações dos empregados em relação ao EPI. 6) O uso de EPI ______________ o risco.

7) Tipo de protetor auricular que cobre todo o pavilhão auditivo. 8) EPI utilizado para proteger o profissional de poeira em excesso. 9) Protegem mãos e dedos do calor.

10)Protege o pé de perfurações.

11)Desconhecê-lo é a principal causa de acidentes.

12)Distância aproximada, em centímetros, que o capacete deve ficar distante da cabeça, para protegê-la efetivamente.

07 04 01 02 05 09 11 10 06 08 03 12

8. São consideradas medidas coletivas de proteção a riscos ambientais:

a) exame médico admissional e periódico e protetores auriculares para os trabalhadores expostos ao ruído;         

b) troca do agente nocivo por outro inócuo ou menos nocivo e emprego de água na perfuração, corte e trituração de rochas;

c) medidas de higiene pessoal e protetores respiratórios;

d) diminuição das horas de exposição e educação dos operários sobre os riscos a que estão expostos;

e) uso de amortecedores, luvas e vacinação, precauções especiais para evitar o contágio com agentes biológicos.

9. São consideradas medidas de proteção Individual:

a) cintos de segurança tipo pára-quedista com talabarte e treinamento;

b) mudança de processos manuais por mecânicos e uso de botas de segurança;

c) dispositivos ou produtos, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de riscos;

d) medidas de higiene pessoal e ventilação;

e) aquelas utilizadas para atender situações de emergência e silnalização. 10. Em relação ao EPI, não podemos afirmar:

a) a escolha requer conhecimento dos riscos ambientais: biológicos, físicos, químicos e/ou biológicos, aos quais o trabalhador estará exposto;

b) e competência do MTE fiscalizar a sua qualidade;

c) e obrigação do empregado comunicar ao M T E qualquer irregularidade observada no seu equipamento;

d) e obrigação do empregador adquirir o tipo adequado ao risco da atividade e tornar obrigatório o seu uso;

e) o EPI, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do CA.

11. Quanto aos EPC´s e EPI´s, podemos afirmar: a) são considerados epc´s: luvas, botas e capacetes; b) é considerado epi o aterramento elétrico;

c) cabe ao empregado responsabilizar-se pela manutenção periódica;

d) são os instrumentos que tem por finalidade evitar ou amenizar riscos de acidentes; e) cabe ao empregador cumprir as determinações quanto ao uso do epi.

12. Segundo a NR 06, em relação ao EPI, é responsabilidade do MTE: a) fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI; b) recolher amostras de EP I e enviar ao empregador;

c) adquirir o EPI adequado ao risco da atividade; d) responsabilizar-se por sua guarda e conservação;

e) orientar e treinar o trabalhador quanto a seu uso , guarda e conservação. 13. Qual é a responsabilidade do empregador quanto ao uso dos EPI’s? 14. Qual é a responsabilidade do trabalhador quanto ao uso dos EPI’s? 15. Quem é responsável pela recomendação do uso do EPI?

TIPO DE PROTEÇÃO FINALIDADE EQUIPAMENTO INDICADO PROTEÇÃO PARA A FACE

PROTEÇÃO AUDITIVA

PROTEÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES

1. ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 13860/1997. Glossário de termos relacionados com a segurança contra incêndio. Rio de Janeiro: 1997.

2. ALEXANDRE Itiu Seito et al. A Segurança Contra Incêndio. São Paulo: Projeto

Editora, 2008. 496 p.

3. ARAÚJO, Giovanni Morais. Legislação de Segurança e Saúde Ocupacional.  Rio de Janeiro: GVC, 2008. 2 ed.

4. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14280: Cadastro de acidente do.

5. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Extintor de incêndio classe A - Ensaio de fogo em engradado de madeira.  NBR 9443:02. Rio de Janeiro: 2002.

6. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Sistema de Iluminação de Emergência – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR-10898:1999. Rio de Janeiro: 2002.

7. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Extintor de incêndio classe B - Ensaio de fogo em líquido inflamável. NBR 9444:02. Rio de Janeiro: 2002.

8. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Extintores de incêndio com carga de pó. NBR 10721:04. Rio de Janeiro: 2004.

9. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Extintores de incêndio com carga d’água. NBR 11715:03. Rio de Janeiro: 2003.

10. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Extintores de incêndio com carga de dióxido de carbono (gás carbônico). NBR 11716:04. Rio de Janeiro. 2004.

11. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Extintores de incêndio com carga para espuma mecânica. NBR 11751:03. Rio de Janeiro: 2003.

12. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Sistemas de proteção por extintores de incêndio. NBR 12693:93. Rio de Janeiro: 1993.

13. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio. NBR 12962:98. Rio de Janeiro: 1998.

14. BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991 . Dispõe sobre os planos de benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Brasília, 1991. Disponível em: <http://www3.dataprev.gov.br/SISLEX/paginas/42/1991/8213.htm>. Acesso em: 18 ago. 2009.

15. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 2 ed.

16. COSTA, Anjelo; MARIZ, Francisco. Segurança do trabalho: defenda essa causa. Natal: ETFRN. 1989.

17. FURSTENAU, Eugênio Erny. Segurança do Trabalho. Rio de Janeiro: ABPA, 1985. 18. GIOVANNI MORAES de. Normas regulamentadoras comentadas. Rio de Janeiro.

6° edição. Ed GVC, 2007.

19. GONÇALVES, Edwar Abreu. Manual de segurança e saúde no Trabalho.  São Paulo: LTR, 2000.

20. HP - Hewlett-Packard Company. Guia de Segurança e Conforto. Setembro de 2002.

Documentos relacionados