• Nenhum resultado encontrado

O USO TURÍSTICO DO ESPAÇO URBANO DE ARRAIAL DO CABO

2 A MULTITERRITORIALIDADE E O FENÔMENO DO TURISMO

4 O MUNICÍPIO DE ARRAIAL DO CABO, RJ

4.2 O USO TURÍSTICO DO ESPAÇO URBANO DE ARRAIAL DO CABO

Segundo dados obtidos junto à Secretaria de Turismo do município, suas principais atividades econômicas atualmente são a pesca, a atividade portuária e o turismo. A relevância do turismo para o município é nítida, vista pelo grande fluxo de visitantes que recebe em cada temporada e feriados prolongados. Ainda que o município não possua estatísticas básicas e um estudo aprofundado sobre o efeito multiplicador do turismo em sua cadeia produtiva, o aumento da quantidade de pessoas na cidade nessas datas é visivelmente percebido, fluxo que altera profundamente a paisagem do local.

O órgão informa que o primeiro semestre do ano é o período que Arraial do Cabo mais recebe visitantes, por causa dos feriados de Réveillon, Carnaval e Semana Santa, além do Festival da Lula, evento tradicional no município que, geralmente, ocorre no mês de abril. No segundo semestre o fluxo cai quase pela metade, devido basicamente ao período de temperaturas mais baixas. Essas informações são estimadas pela Secretaria Municipal de Turismo a partir da taxa de ocupação da hotelaria, pela média de controle de turistas oriundos de veículos de excursões e estimativas de eventos realizados no município.

Atualmente, Arraial do Cabo lida com duas questões muito recorrentes em destinos turísticos de sol e praia brasileiros: a sazonalidade e a superlotação em períodos de alta temporada. Este fato pode ser visto pela observação direta do município. Suas praias e ruas estreitas ficam superlotadas, sobretudo durante o dia, tendo em vista que a cidade recebe muitos excursionistas (visitantes que não pernoitam na localidade).

Essas pessoas e grupos organizados são, em sua maioria, advindos dos municípios vizinhos como Cabo Frio (10 km) e Armação de Búzios (29 km) (FERNANDES, 2013), que buscam basicamente os passeios náuticos e praias.

Esses fluxos também podem ser ilustrados pelo número de visitantes que acessam os piers para realização de passeios náuticos e barco táxis localizados na Praia dos Anjos (Marina dos Pescadores e Pier Flutuante – Figura 3).

Segundo o ICMBio, no ano de 201713 aproximadamente 760 mil pessoas

passaram por essas estruturas de acesso. Neste ano, os meses que contabilizaram os maiores números de visitantes foram os de janeiro e fevereiro, com 177 mil e 110 mil pessoas, respectivamente. Já os meses com menores frequências foram os de maio e agosto, com 20 mil e 19 mil visitantes, respectivamente. Esta imensa variação de aproximadamente 90% (relativa ao mês de janeiro especificamente) demostra claramente a sazonalidade do fluxo de turistas em Arraial do Cabo.

Curioso observar também que ao comparar o número total de frequentadores com o ano anterior (201614), cerca de 380 mil, percebemos que o fluxo mais que

dobrou. Esse comportamento fez Arraial do Cabo subir uma posição no ranking de visitações em unidades de conservação do ICMBio, de 5º para 4º.

13 Disponível em <http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9484-visitacao-nos-

parques-cresce-20-em-2017>

14 Disponível em <http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8711-cresce-numero-de-

Figura 3. Imagem de localização dos locais das saídas para turismo náutico

Fonte: Adaptado do Google Maps.

Podemos afirmar que um dos fatores mais representativos para a grande atratividade de Arraial do Cabo são suas características naturais, uma vez que suas temperaturas são estáveis, graças ao seu clima tropical litorâneo com muito vento. Mais especificamente as praias são os principais atrativos do destino, das quais podem ser destacadas: Praia Grande, Praia dos Anjos, Praia do Forno, Prainha, as Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia da Ilha do Farol, Praia Grande, Praia do Monte Alto, entre outras. Essa atratividade pode ser confirmada pela sua atual posição no ranking de praias do website TripAdvisor15. Dentre as cinco primeiras praias

escolhidas como “as melhores praias do Brasil”, Arraial do Cabo ocupa três posições: em segundo lugar está as Prainhas do Pontal do Atalaia, depois Praia do Farol e em quarto lugar Praia do Forno. Cabe destacar também que a praia que se encontra em primeiro lugar, Baía do Sancho em Fernando de Noronha, ocupa atualmente também o segundo lugar no ranking mundial, mostrando com isso a acirrada “competição” dessas localidades.

15 Disponível em <https://www.tripadvisor.com.br/TravelersChoice-Beaches-cTop-g294280>. Acesso

Arraial do Cabo possui atrativos culturais, como o Centro Cultural Manoel Camargo, Pontal do Atalaia, o Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), o Museu Regional Castorina Rodrigues Martins, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, as ruínas do Farol Velho, as ruínas do Telégrafo e o Obelisco a Américo Vespúcio, que formam o Centro Histórico da Cidade. Além dos atrativos naturais e culturais, a prefeitura realiza eventos sazonais que atrai um relevante fluxo de visitantes em período de baixa temporada. Eventos como o Festival da Lula, como já citado, Semana Santa dos Anjos (Semana Santa, no calendário cristão) e o Aniversário da Cidade (Emancipação) que amenizam os efeitos negativos da sazonalidade turística.

No entanto, segundo Fabiano (2011), o município não dispõe de infraestrutura turística que o posicione de forma competitiva no mercado. As políticas de turismo refletem a descontinuidade histórica dos projetos e programas que Arraial do Cabo sofre.

Por várias vezes, o município mudou seu perfil, seu slogan e sua marca, que foi de Princesinha do Atlântica a Capital do Mergulho. A política no município de um modo geral, gira em torno de disputas entre dois lados que se alternam no poder, que atreladas à falta de comprometimento dos governantes não há a continuidade das ações (FABIANO, 2011).

De um modo geral, pudemos perceber que Arraial do Cabo possui especificidades próprias considerando seus processos de configuração urbana e por ter o turismo como atividade econômica principal, considerando que houve um aumento exponencial de visitantes nas últimas três décadas, ampliando sua relevância no mercado turístico, tanto em âmbito regional quanto internacional.

5 OS TRABALHADORES DO TURISMO DE ARRAIAL DO CABO: OLHARES A