• Nenhum resultado encontrado

4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.3 Utramig

A Utramig atua há 46 anos com a missão de formar profissionais competentes para o mercado de trabalho e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, social e econômico da sociedade. Nesse âmbito, realiza qualificação

28

profissional, formação técnica, pós-graduação lato sensu e formação superior especial para professores. Sua visão é ser uma instituição de referência na educação profissional, obtendo o reconhecimento de excelência em todos os serviços prestados à sociedade. Além desses cursos, a Utramig desenvolve projetos na área de ciência e tecnologia em parceria com entidades públicas e privadas de Minas Gerais.

Além da sede em Belo Horizonte, a Utramig conta com mais duas unidades em Minas, uma em Nova Lima, e a outra em Vespasiano – ambas na região metropolitana de Belo Horizonte, onde são ministrados mais de quarenta cursos. Nessas três unidades, a Utramig conta com aproximadamente 300 funcionários, sendo que 57% estão alocados na área meio, com vínculo nas assessorias e Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças, e 43% na área finalística, diretamente vinculadas às Diretorias de Ensino e Pesquisa e Qualificação e Extensão29.

No ano de 2004, com a posse da então presidente Rosane Marques Crespo Costa, foi feita uma reestruturação da gestão da Utramig, de forma que a missão e a visão da fundação fossem disseminadas para o plano de ação, abrangendo todos os setores (administrativo, pedagógico e apoio em todas as unidades) de forma sistemática. O resultado desse trabalho foi a publicação, em 2007, do informativo “Gestão Estratégica Utramig – 2007/2013”.

Segundo consta no informativo, a implementação da gestão sistêmica nas unidades vem permitindo a inserção da Utramig em um ambiente gerencial arrojado, antes restrito às organizações privadas, com práticas que visam à modernização da gestão, o melhor desempenho e a integração das unidades. Ademais, para o ator estratégico AE8, o bom desempenho da Utramig é reflexo da capacidade técnica dos gestores, uma vez que a instituição incentiva a capacitação e o treinamento contínuo.

Isso, no entanto, não se confirmou durante as entrevistas, visto que a área gerencial da instituição mostrou não ter conhecimentos sólidos da área estratégica, além do fato de a área meio ainda ser muito desconexa da área finalística e das unidades.

29

Em relação ao Choque de Gestão e, em específico, sobre o Acordo de Resultados, foi consenso em todas as entrevistas que a pactuação de 2ª Etapa permitiu que as metas da instituição fossem coordenadas com as da secretaria e com o objetivo geral do governo, numa visão sistêmica. Outro benefício da pactuação de 2ª Etapa foi o envolvimento e a cooperação dos servidores e equipes no atingimento das metas. Segundo AE7, “pode ser que eles estejam pensando no Prêmio Produtividade, mas, mesmo assim, isso aumentou a colaboração. (...) Na época em que tinha só a primeira etapa, os servidores não eram tão atentos com esse instrumento. Isso mudou um pouco a cultura da organização”.

O modelo de atuação da Utramig estrutura-se por meio de parceria com as prefeituras municipais onde há unidades e com o Governo do Estado. Para que o valor das mensalidades seja atrativo para os alunos, o Governo Estadual assume 50% dos custos de cada aluno, as prefeituras arcam com 25% e os 25% restantes são a contrapartida do aprendiz. Com essa parceria, o valor da mensalidade, em Belo Horizonte, é de R$ 210,00, e R$ 105,00, nas unidades de Nova Lima e Vespasiano.

Quanto à arrecadação vinda das mensalidades, no contexto do Acordo de Resultados, há uma meta em que o percentual de participação da receita própria em relação às despesas operacionais da área meio tem que ser no mínimo 25%. Porém, de acordo com AE7, essa meta ainda não foi atingida, pois, segundo relatado, falta integração e dedicação das partes – áreas meio e finalística.

Em 2011, a Utramig totalizou 1700 alunos nas três unidades, com a perspectiva de dobrar esse número em 2012 com a implementação de duas novas unidades em Belo Horizonte: uma em parceria com a prefeitura, para ofertar cursos de formação de mão de obra especializada em siderurgia e, na segunda unidade, serão ofertados cursos à distância. O que se pretende com a criação de uma unidade específica para o ensino a distância é expandir a oferta dos cursos da Utramig para alunos dos demais municípios de Minas Gerais.

A atuação da Utramig já rendeu parcerias fora de Minas Gerais, inclusive internacionalmente. Em 2011, uma comissão da Austrália interessou-se pelos cursos ofertados pela Utramig e, assim, foi selada uma parceria na área de mineração e

segurança do trabalho. De acordo com o ator estratégico AE10, “a Utramig está vivendo um grande momento de crescimento das atividades e, com a visão do governador Anastasia, que já estava presente no governo do Aécio Neves, nós estamos atendendo os municípios que ainda não tem esses cursos técnicos e de qualificação”.

A partir da criação da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego – SETE, em 2011, a Utramig deixou de ser vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e passou a fazer parte da SETE, que tem por finalidade planejar, dirigir, executar, controlar e avaliar as ações setoriais a cargo do Estado, voltadas ao fomento das políticas públicas de trabalho e emprego.

Na opinião dos entrevistados, a vinculação com a Secretaria de Trabalho e Emprego faz todo o sentido, visto que a área de atuação da Utramig está diretamente ligada à formação e capacitação do cidadão, visando a seu aperfeiçoamento profissional. Em relação à adaptação e integração com a nova secretaria, o ator estratégico AE8 afirmou que: “aquele momento de transição já passou, a gente está se adaptando bem. Acho que, como atividade fim, foi muito importante essa nova vinculação, porque nós temos um viés histórico na formação do profissional para o primeiro emprego. Uma coisa veio a somar com a outra”.

No âmbito da dissertação, mesmo com a desvinculação da Utramig da Secretaria de Ciência e Tecnologia, optou-se por mantê-la no estudo, visto que até a conclusão da dissertação (Fev. 2012), o Acordo de Resultados 2012 com a nova supervisão ainda não havia sido assinado. Como a criação da SETE foi em janeiro de 2011, o Acordo de Resultados em vigência na Utramig é referente ao ano de 2010, sob a supervisão da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Documentos relacionados