• Nenhum resultado encontrado

Há um patamar de ordem vertical que se estabelece no sistema tonal – com ênfase em acordes, mas tais ordens devem ser consideradas com a ocorrência de desdobramentos horizontais (lineares). Assim a verticalidade e a horizontalidade são pensadas numa conexão de vários centros tonais e possíveis inter-relações entre eles,

mas podendo ser valorizados quando o compositor decide pela verticalidade, ou horizontalidade, e ou as duas direções pensadas juntas. Há uma ordem de multiplicidade de materiais e sobreposições, mas as contradições sonoras que surgem ao ouvido que estão fincadas no sistema tonal, possibilita a criação do espaço para que tais processamentos se configurem em contraste, mas que criem a unidade sonora - o espaço para o percurso mediador do transtonalismo, que se propõe estar entre o tonal e o atonal. Assim, o compositor cria a partir do sistema tonal, o pano de fundo, nunca obrigado a andar segundo suas regras. Portanto, tal postura conceitual e poética oferece um contínuo revitalizar ao seu discurso musical.

__

Esse caráter de aproximação e desaproximação do tonal resulta em áreas e momentos de indefinição, ambigüidade, dubiedade que causados por procedimentos que subvertem a ordem esperada num tratamento dentro do sistema tonal.

4) Nos compassos 6 a 11 ocorre uma indefinição pela sobreposição de materiais que estão em modos diferentes, e cuja primeira indefinição inicia-se a partir do estabelecimento do modo Jônio que é de fato, o centro principal, mas o compositor transforma tal modo num Mixolídio de Mi, pela ocorrência do Ré bequadro numa armadura de quatro sustenidos; mas tal procedimento logo é desestabilizado; como se houvesse uma gradação de cores numa pintura, aparece o Sol bequadro e mais o Ré outra vez bequadro que, num centro de Mi, estabelece-se como um Eólio de Mi, logo em seguida no compasso 8 o retorno ao Mixolídio de Mi. Enquanto que no compasso 10 uma breve passagem pelo Eólio de Lá; daí novamente o retorno ao material inicial, e centro em Mi e com ressonâncias superiores. Observe-se este trecho:

Figura 15 - uma indefinição por sobreposição de materiais de diversos modos por mudanças de notas características, envolvendo expressividade intervalar.

5) Continuando uma outra demonstração de aspecto de expressividade intervalar, no c. 26 esta ocorre por enharmonia no 6 grau aumentado do acorde maior de Fá#. Conseqüentemente este Ré sustenido é enharmônico do Mi bemol, que é uma 7a. menor de Fá. Assim esse Ré sustenido torna-se uma ponte para o acorde seqüente de Si maior com 7a. maior – cujo Ré sustenido é componente natural de tal acorde. Mas, eis que com isso estabelece-se uma ambiguidade por enarmonia no acorde de Fá que tem sua 6a. aumentada como grau enharmônico de uma 7a. menor, notação mais ocorrente num acorde maior quando vinculado ao sistema tonal. Assim ocorre nesta figura abaixo:

Figura 16 - ambigüidade por enarmonia através de expressividade intervalar.

Este exemplo possui uma função modulatória, é brevemente transitória de ambigüidade por enarmonia além de estar servindo objetivos de indefinição, é um direcionamento da poética do compositor que vincula-se em direção ao “ecletismo total”, postura que amplia as relações do transtonalismo.

“O Poesilúdio nº1 é quase que uma releitura de um Ponteio de Guarnieri, de uma Paulistana de Santoro. É uma peça muito singela, mas que tem momentos transtonais - são dois ápices, dois “flashes”” (Almeida Prado, 2002; apud Moreira, 2004, p. 77).

Síntese Analítica:

1) inserção de elementos transtonais (acorde de Messiaen); 2) inserção de vários ambientes modais;

3) segmentos com lógicas funcionais harmônicas;

Poesilúdio n.º 2: motivo versus frase - “patchwork”

Literalmente um “patchwork”...

Parte 1:

c. 1-6: conjunto de compassos contendo 7 motivos (indo do motivo a ao motivo g), contendo um conjunto de procedimentos e técnicas composicionais (nos fazendo lembrar a existência de uma estratégia (um plano composicional – como que “sketches” prontas – para então realizar os “patchworks”).

motivo a: c. 1-2 material harmônico versus material serial;

motivo b: material em propostas intervalares harmônicas de 7a. dim, 5a. j; 6a. M e 6a. m distadas por uma terceira voz que se relaciona numa lógica de 2as. M e m (9as. M e m);

motivo c: motivo harmônico-melódico com saltos descendentes com diminuição intervalar entre a primeira e segunda voz. Sendo que entre a segunda e terceira voz a mesma relação do motivo anterior – predominância de 2as. M e m (com exceção a segunda estrutura do motivo tendo uma relação de 7a. M);

motivo d: contraste de graus conjuntos (na forma do segundo tetracorde de um lócrio em si (C) versus saltos melódicos que caracterizam uma harmonia (arpejo);

motivo e: contraste entre ornamento (trinado) versus intervalo harmônico;

motivo f: um material harpejado de uma estrutura harmônica em fá versus um material de ordem intervalar melódica de saltos numa outra seqüência mas que está num ambiente de Fá#( Fá versus Fá#);

motivo g: invertendo a proposta do motivo e – passando para a voz inferior o que estava na voz superior e assim vice-versa. Os intervalos harmônicos são também são colocados em ordem inversa (as terças viram sextas; as quartas viram quintas; e numa outra ótica as segundas viram terças; tendo ocorrência de quintas na escrita soando como sextas menores [aspecto de ambiguidade]).

Parte 2:

c. 7-11: inicia uma tema que contém uma melodia no modo Frígio em Lá que ao mesmo tempo tem contrastando um acompanhamento em modo Mixolídio em Sol utilizando acordes formados a partir de sobreposições de quartas, sendo as duas vozes internas numa disposição intervalar de segundas.

c. 15-23: material melódico em sendo acompanhado por uma linha de repetição de intervalos de terças que representam a essência mínima de uma estrutura harmônica, aqui não tanto como uma idéia intervalar, mas como uma idéia de estrutura homofônica-harmônica – modo Eólio versus menor melódico. Com uma finalização no compasso 23-24 com reminiscências de materiais utilizados na introdução desse Poesilúdio.

Parte 3: Coda

c. 31-42: um breve resumo repetindo na disposição de uma coda para relembrar alguns materiais significativos expostos nas partes 1 e 2. E terma com uma

cadência dominante menor/tônica disfarçada num acorde final diminuto (Si diminuto) que aparecendo na forma de primeira inversão.

Aspectos de “Expressividade Intervalar”

Neste Poesilúdio há uma idéia crítica quanto à aplicação de questões da forma. A discussão aqui se dá no âmbito da compreensão do que é motivo versus frase, são esses modelos formais colocados e desenvolvidos de forma que se comparem, e se disponibilizem de maneira recondicionada na composição.

1) Na parte 1 – as possibilidades dos motivos comporem uma grande ‘patchwork de 7 motivos’ de módulos de matérias musicais e disposições composicionais (motivo a, motivo b, motivo c, motivo d, motivo e, motivo f e motivo g). Enquanto contrastando essa proposta de “patchwork” da parte 1, na parte 2 um jeito convencional de apresentar as duas frases (frase 1 : 7- 14 [6 compassos] – incluindo os compassos das pausas escritas; frase 2: 15- 23 [9 compassos]; a regularidade par de uma frase se depara com o ímpar numérico de compassos estabelece outra frase (ambas as frases com temas melódicos). Os modos e os materiais são apresentados de forma que se sobrepõe entre si (modo Frígio de lá versus Mixolídio de sol). Pode-se verificar o diagrama a seguir:

Parte 2: B

7

4

4 frase a

sobreposições de quartas no acompanhamento frígio em lá

Bsus4(b5,7) [trecho em sol mixolídio] harm. Quartal

9

extensão

1 silêncio 4

sobreposições de quartas no no acompanhamento Frígio em lá Gsus4(7) Fsus(#4,7) Gm7(#8_9) 13 4 4 extensão’ 1 silêncio 4 texturas de terças no acompanhamento (c. 15-23) 4 4 frase b

extensão do procedimento anterior parte 1 da frase parte 2

frígio em lá menor melódico

Fm(7+,9_#8) Bbm Bbm F7/A 17 2 4 3 4 4 4 parte 3 da frase b

eólio menor melódico menor melódico

Gm7 Gb7+ F(omit5) Ebm Ebm Db

21 ponte/transição A#m(b5) 5 F#/A# C(omit3) F#/A# motivo a’ material da frase b 4 material da frase b Cm Bm Am (omit5) Am (omit5)

Diagrama 2 - seqüências e sobreposições de motivos, frases, partes de frases, diversos ambientes