• Nenhum resultado encontrado

3 PROJETO: RELEITURA

3.7 Validação com Público-Alvo

Depois de realizados os protótipos dos desenhos, foram feitas enquetes na plataforma do Instagram, uma rede social de fotos e vídeos que é muito utilizada profissionalmente por tatuadores, que utilizam como portfólio de seu trabalho, e por permitir a criação de stories.

Os stories são uma nova forma de interação proposta pelo Instagram que permite aos usuários criarem vídeos curtos e fotos, que desaparecem depois de 24 horas depois de sua publicação.

Vários vídeos do processo de criação e dos rascunhos já estavam sendo compartilhados no Instagram via stories, entretanto nessa parte do processo foram criadas colagens com a imagem da obra original de Gil Elvgren e, ao lado, a releitura proposta pela autora deste trabalho com a questão: “Vocês tatuariam essa releitura?”

Vale lembrar que apesar do presente trabalho ser voltado mais para o público feminino e existir um público alvo específico para esta pesquisa, a enquete foi feita com todos os seguidores, por não existir a opção de limitar para um determinado público alvo. Portanto, notou-se que a maioria das pessoas que votaram “não” eram homens, apesar de as Pin-Ups inicialmente terem sido produzidas para eles – como garotas calendário, na Segunda Guerra mundial – e essa releitura trazer uma versão e uma possiblidade que agrade mais às mulheres. Entretanto é curioso o fato dos homens não aceitarem algumas alternativas, essa problematização será realizada com mais detalhes ao longo do capítulo.

Primeiro ressalta-se o fato de que houve uma boa aceitação de modo geral. Nas imagens seguintes cada situação específica será explanada e por fim, haverá uma problematização sobre por quê alguns tipos e algumas figuras de Pin-Up foram mais aceitas do que outras e o que isso significa de acordo com o público em questão.

A estrutura do capítulo segue uma ordem: da imagem mais bem aceita até a menos aceita, para que seja possível detectar um padrão de preferência do público, traçando hipóteses sobre o tradicionalismo deste, avesso à mudanças radicais nas forma como a figura feminina geralmente é reproduzida.

Figura 64 — Validação com público-alvo “Perfection”

Fonte: Autoria Própria

A primeira enquete refere-se à releitura da obra intitulada “Perfection”, e que contou com os melhores resultados da pesquisa: 84% das pessoas que responderam a enquete dizem que “sim”, tatuariam a releitura produzida; enquanto 16% das pessoas não tatuariam.

Pode-se dizer que são resultados significativos, pois esta enquete foi visualizada por 3032 pessoas, com 764 votos para “sim” e 147 votos para “não”.

Esta releitura foi muito pouco modificada da obra original – todas as releituras foram pouco modificadas, para se manterem como releituras e não configurarem uma obra original ou que não remetessem à pintura original das Pin-Ups. Entretanto, em específico, esta releitura foi uma das que menos foi alterada: apenas o cabelo, os traços do rosto, de forma sutil, e a suavização de curvas no corpo. Apesar disso foi a que mais contou com aceitação do público alvo. Vislumbra-se então, que o público para quem foi aplicado as enquetes – homens e mulheres, seguidores do

Instagram – ainda possuem caráter conservador em relação verem mudanças do padrão estético vigente. Ou seja, preferem tatuar uma figura feminina que seja mais próxima da Pin-Up original do que uma releitura que desnaturalize muitos padrões, como veremos nas figuras seguintes.

Figura 65 - Validação com Público Alvo “Vision of Beauty”

Fonte: Autoria Própria

A releitura de “Vision of Beauty” obteve resultados também positivos. 82% das pessoas que responderam esta enquete dizem que “sim”, tatuariam a releitura produzida desta obra e 18% não tatuariam.

Esta pesquisa também contou com resultados significativos pois foi visualizada por 2943 pessoas, e das que votaram, teve-se 700 votos para sim e 156 votos para não.

Essa imagem foi a segunda com maior aceitação do público. Também sofreu poucas alterações – apesar das características conservadoras nas mudanças destas

releituras, foi uma releitura pouco alterada. Apenas adicionou-se folhagens, uma flor ao fundo e aumentou-se o formato do corpo. Não obstante, obteve resultados positivos.

Figura 66 — Validação com Público Alvo “Shell Game”

Fonte: Autoria Própria

Na releitura de “Shell game” teve-se um bom nível de aceitação pelo público geral que visualizou a enquete, sendo 3120 visualizações no total. Destas visualizações, 648 pessoas votaram para “sim” e 237 pessoas votaram para “não”, significando 73% para sim e 27% para não. Conclui-se uma aceitação pela maioria dos participantes da enquete.

Os resultados se mostram positivos como todos os outros, e a releitura contou com um caráter conservador em relação às mudanças. Alterou-se o cabelo e suavizou-se as curvas do corpo.

Figura 67 - Validação com público alvo de “Golden Beauty”

Fonte: Autoria Própria

Na releitura de “Golden Beauty” teve-se um bom nível de aceitação pelo público geral que visualizou a enquete, sendo 3359 visualizações no total. Destas visualizações, 595 pessoas votaram para “sim” e 290 pessoas votaram para “não”, significando 67% para sim e 33% para não. Conclui-se uma aceitação pela maioria dos participantes da enquete.

As mudanças foram conservadoras para preservar o caráter de releitura e pudessem remeter à obra original. Não foi tão bem aceita – em relação à "Perfection", por exemplo – entretanto foi a primeira a ser escolhida por uma mulher para ser tatuada.

Figura 68 - Validação com público alvo “Charmaine”

Fonte: Autoria Própria

A releitura de “Charmaine” foi a que contou com a menor porcentagem de aceitação. Das 3202 pessoas que visualizaram, teve-se 511 votos para “sim”, que ficou com a porcentagem de 62% e 312 votos para “não”, que ficou com a porcentagem de 38%.

Algumas das sugestões e respostas que as pessoas me mandaram por direct message - ou seja, em uma caixa de diálogo particular entre a pessoa que comunica e o dono da enquete ou do storie - envolveram o cabelo, muitas pessoas não se identificaram ou não tatuariam a personagem da releitura com este cabelo, mas gostaram do resto da composição, e algumas pessoas acharam “explícita demais”, principalmente a parte dos seios à mostra.

A problematização e a hipótese que pode-se traçar tendo como base estes resultados, bem como as sugestões feitas por usuários e alterações feitas no desenho de releitura, é de que o público do Instagram – que não é o mesmo que o

público alvo, pela impossibilidade de selecionar que apenas algumas pessoas visualizem ou participem da enquete – possui um caráter mais conservador em relação às escolhas do que gostaria de tatuar – perpetuar na pele.

Os usuários que consideraram esta imagem “explícita demais” poderiam considerar qualquer uma da mesma forma, pois todas as modelos posam nuas. Exceto a releitura de Shell game, todas as Pin-Ups das releituras têm seus seios à mostra.

Além disso, obteve-se algumas respostas de usuários que tatuariam o referido desenho, porém com alterações no cabelo. Este cabelo possui um corte masculinizado e “agressivo”, e não foi muito bem aceito pelo público.

Fonte: Autoria Própria

A releitura de “Cee bee” foi tirada do ar pela política de privacidade do Instagram porque “ela não cumpre as Community Guidelines em nudez ou pornografia”, portanto, não se têm resultados desta enquete.

Fonte: Autoria Própria

Este quadro mostra um cenário geral de feedback de algumas das pessoas que responderam as enquetes e quiseram mandar algum comentário sobre.

3.8 Produto

O produto final consiste em uma pasta catálogo preta tamanho A3 com as 6 ilustrações produzidas presentes porém digitalizadas e impressas em formato A3 para melhor visualização - na parte da frente. No verso de cada folha, têm-se um layout que mostra a comparação entre a obra original e a releitura feita, com uma tabela e um texto de justificativa para cada personagem desenhada. Para que assim, a cliente que visualizar o trabalho, possa entender que se trata de um projeto de releituras ao se contextualizar no verso de cada folha – . Os desenhos originais serão anexados juntos de cada desenho impresso.

Figura 71 — Pasta de portifólio

Fonte: Autoria Própria

As fontes utilizadas nas tabelas que constam no verso de cada desenho presentes na pasta e também nas tabelas presentes neste trabalho foram: League Gothic para os títulos e Glacial Indifference para os subtítulos e textos. A cor utilizada no cabeçalho das tabelas é #eb5549. A seguir, uma tatuagem que já foi realizada:

Figura 72 - Tatuagem da releitura aplicada na pele

Documentos relacionados