• Nenhum resultado encontrado

RELACÕES COM INVESTIDORES Relações com investidores

Adotamos uma política de total transparência em nosso relacionamento com o mercado de capitais com o objetivo de possibilitar aos acionistas a correta valorização de seu investimento em ações da Companhia.

Para isto, utilizamos os seguintes meios:

Nossas páginas na internet no Brasil (ri.cemig.com.br) e no exterior (ir.cemig.com) estão disponibilizadas em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Reuniões com investidores no Brasil e no Exterior, road-shows ou reuniões individualizadas.

Participações em eventos, congressos e seminários voltados aos investidores.

Emissão de comunicados amplamente divulgados através da internet.

Teleconferências e videoconferências.

Arquivamento de comunicados, avisos aos acionistas e fatos relevantes nos órgãos reguladores dos mercados de capitais no Brasil (CVM) e no exterior (SEC).

Em 2005, participamos de 40 seminários e encontros com investidores, 07 congressos e conferências no Brasil e no exterior, 03 road shows no exterior além de um grande número de reuniões, conference-calls e videoconferências com analistas e investidores. De 12 a 14 de maio realizamos o 10º Encontro Anual da CEMIG com o Mercado de Capitais juntamente com a Apimec no edifício sede da CEMIG, incluindo uma visita técnica à Usina de Capim Branco – Uberlândia. GOVERNANÇA CORPORATIVA

Buscamos o desenvolvimento sustentável da Empresa por meio do equilíbrio entre os aspectos econômico-financeiros, ambientais e sociais, pois nosso foco é a criação de valor para o acionista no longo prazo.

Desde 2001, integramos o Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa, garantindo aos nossos acionistas melhores práticas de relacionamento. Nesse sentido, nossa empresa também está sujeita ao Manual de Companhias Listadas na NYSE (Bolsa de Nova Iorque). Nossas Demonstrações Financeiras são divulgadas segundo normas contábeis nacionais (BRGAAP) e internacionais (USGAAP).

Anualmente, realizamos encontro com analistas do mercado de capitais e investidores, para divulgarmos informações quanto à situação econômico-financeira, projetos e perspectivas, além de diversas reuniões com as associações regionais de analistas.

Em dezembro, nosso Estatuto foi modificado para incluirmos metas a serem seguidas pelos administradores, com o objetivo de garantir a sustentabilidade do Plano Diretor e da nova política de dividendos:

Endividamento consolidado da Companhia igual ou inferior a 2 (duas) vezes o LAJIDA; relação consolidada de endividamento medida por “dívida líquida / (dívida líquida + patrimônio líquido)”, limitada a 40%;

saldo consolidado dos recursos registrados em ativo circulante igual a, no máximo, 5% do LAJIDA;

o montante dos recursos destinados a investimentos de capital, por exercício social, limitado a, no máximo, 40% do LAJIDA; investir somente em projetos de distribuição, geração e transmissão que ofereçam taxas internas de retorno reais mínimas iguais ou superiores àquelas previstas no Plano Diretor, ressalvadas as obrigações legais;

manter as despesas da Cemig Distribuição S.A. e de qualquer controlada que exerça a atividade de distribuição de energia elétrica, em montantes não superiores aos montantes reconhecidos nos reajustes e revisões tarifárias;

manter as receitas da Cemig Distribuição S.A. e de qualquer controlada que exerça a atividade de distribuição de energia elétrica nos valores reconhecidos nos reajustes e revisões tarifárias;

Essas metas, mediante prévia aprovação do Conselho de Administração, poderão ser ultrapassadas por motivos conjunturais até os seguintes limites:

Endividamento consolidado da Companhia em valor igual ou inferior a 2,5 vezes o LAJIDA;

relação consolidada de endividamento medida por “dívida líquida / (dívida líquida + patrimônio

líquido)”, limitada a 50%;

saldo consolidado dos recursos registrados em ativo circulante igual a, no máximo, 10% do LAJIDA;

montante consolidado dos recursos destinados a investimentos de capital e à aquisição de quaisquer ativos, nos exercícios sociais de 2006 e 2007, limitado a, no máximo, 65% e 55% do LAJIDA, respectivamente.

Acordo de acionistas

O acordo de acionistas assinado entre o governo de Minas Gerais e a Southern Electric Brasil Ltda – SEB, em 1997, encontra-se anulado judicialmente. Os recursos impetrados pela SEB estão em tramitação na justiça federal.

Gerenciamento de Riscos

Buscamos balancear a necessidade de atingirmos nossos objetivos, com as oportunidades do mercado e os riscos associados. Esse balanceamento requer atividades de transferência, minimização e aceitação de riscos, sendo, portanto, imprescindíveis a construção, revisão e contínuo aprimoramento da matriz de riscos corporativos.

Nossa política de gestão cobre todos os riscos aos quais a Empresa está sujeita e busca avaliar os possíveis impactos dos mesmos sobre os resultados empresariais, utilizando-se de diversas técnicas e sistemas de avaliação. Buscamos empregar tecnologias modernas que se inscrevem entre as melhores práticas utilizadas por empresas de ponta e que estão inseridas em um contexto global.

Sarbannes Oxley - O plano da Cemig para a certificação;

O Conselho de Administração da CEMIG aprovou em 16/12/2005 a implantação do Projeto CEMIG- SOX. Este projeto objetiva a certificação do sistema de controles internos relacionados com a elaboração dos relatórios financeiros e com os procedimentos de divulgação das informações e fatos relevantes da Empresa, atendendo às exigências da SEC-Security and Exchange Commission, agência federal norte-america autorizada a emitir regulamentos e a fazer cumprir as determinações e providências emanadas do mercado de capitais norte-americano,

As atividades do Projeto se iniciaram em 09/01/2006, com a participação em tempo integral de 40 empregados da Empresa oriundos de diversas áreas. Além disso, contamos com o apoio de consultores contratados, pertencentes às empresas Deloitte Touche Tohmatsu e SAP do Brasil Ltda.

Os trabalhos das equipes do Projeto compreendem, na primeira fase, o levantamento, a documentação

e avaliação dos riscos e do ambiente de controle dos "processos críticos" e das "contas contábeis relevantes", além da implantação do MIC- Management of Internal Controls, uma ferramenta disponibilizada pela SAP para armazenamento e gerenciamento dos controles internos. Na seqüência, todos os controles serão testados pela Auditoria Interna para verificar sua eficácia e posteriormente pela Auditoria Independente visando nossa certificação até 31 de dezembro de 2006.

PRINCÍPIOS ÉTICOS E CONDUTA PROFISSIONAL

Nossa empresa possui uma Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional, que foi distribuída a todos empregados e está disponível na nossa página da internet (http://ri.cemig.com.br/Governança

Corporativa/Princípios Éticos). Seus principais objetivos são:

- orientar e disciplinar a atuação de empregados, gerentes, administradores (membros do Conselho de Administração e Diretores) e membros do Conselho Fiscal da Cemig;

- servir de referência para a verificação de conformidade em relação ao cumprimento deste Código;

- orientar o Comitê de Ética da Cemig na avaliação e deliberação sobre possíveis descumprimentos e em relação à necessidade de revisões desse Código.

Aplica-se, também, a contratados e prestadores de serviços naqueles casos em que seja definida essa obrigação em contrato.

Como parte da estratégia de implantação e divulgação da Declaração e do Código, foram realizados, em 2005, diversos workshops, com palestras e apresentação teatral sobre o tema, abrangendo empregados de todas as áreas da empresa. O material produzido nos workshops foi distribuído a todos os gerentes da Empresa para multiplicação do assunto em suas áreas de atuação.

Também nosso processo de seleção e contratação de empregados passou a incorporar uma palestra sobre a Declaração e o Código, ao final da qual os novos empregados assinam o compromisso de adesão aos princípios e normas de conduta estabelecidos.

Comissão de Ética

Foi constituída em 12 de agosto de 2004 e é composta por 3 membros titulares e 3 suplentes, sendo responsável pelo gerenciamento do Código de Conduta Profissional (interpretação, divulgação, aplicação e atualização).

A Comissão recebe e apura todas as denúncias de violação dos princípios éticos e normas de conduta, desde que apresentadas por documento escrito e assinado pelo interessado, por exigência da legislação estadual, podendo ainda ser contatada através de e-mail, no endereço: comissaodeetica@cemig.com.br .

Em 2005, não foram recebidas denúncias sobre violação dos princípios éticos e normas de conduta.

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO AOS ACIONISTAS A CEMIG, através do Estatuto Social, assume a partir de 2005, o compromisso de distribuir dividendo mínimo correspondente a 50% do lucro líquido apurado no exercício anterior. Além disto, serão distribuídos dividendos extraordinários a cada dois anos ou em menor periodicidade, se a disponibilidade de caixa permitir.

Os dividendos são pagos em duas parcelas iguais: a primeira até 30 de junho e a segunda até 30 de dezembro do ano subseqüente ao exercício a que se referem.

As ações preferenciais gozam de preferência na hipótese de reembolso de ações e têm um dividendo mínimo anual igual ao maior dos seguintes valores:

10% calculados sobre seu valor nominal e 3% do valor do patrimônio líquido por ação. Uma vez satisfeitas estas condições mínimas, as ações ordinárias e preferenciais concorrem em igualdade de condições aos dividendos.

Nos exercícios em que a CEMIG tiver lucros insuficientes para pagar dividendos, o Estado de Minas Gerais assegurará às ações de propriedade de particulares, emitidas até o dia 4 de agosto de 2004, um dividendo mínimo de 6% ao ano calculado sobre seu valor nominal.

A rentabilidade crescente da Companhia e a política de dividendos trouxeram um ganho substancial para os acionistas, conforme ilustrado nos gráficos a seguir. Até 31 de dezembro de 2005, foram provisionados R$2.070 milhões a serem pagos em 2006 sendo, R$1.097 milhões correspondentes a destinação de 54,7% do lucro líquido do exercício, R$897 milhões correspondentes a dividendos extraordinários e R$77 milhões correspondentes a dividendos complementares do exercício de 2004. Em 2005 foi pago um montante de R$692 milhões referente ao lucro apurado em 2004.

PROPOSTA DE DESTINAÇÃO DO LUCRO

O Conselho de Administração irá propor à Assembléia Geral Ordinária - AGO a realizar-se em abril de 2006 que, ao lucro líquido do exercício, no montante de R$2.003 milhões, seja dada a seguinte destinação:

- R$1.097 milhões (54,7% do lucro líquido) para pagamento de dividendos, sendo o montante de R$635 milhões na forma de juros sobre o capital próprio e R$462 milhões na forma de dividendos complementares. - R$100 milhões (5% do lucro líquido) para a constituição de Reserva Legal.

- R$806 milhões serão mantidos no Patrimônio Líquido, sendo R$383 milhões em Reserva de Retenção de Lucros com o objetivo de financiar aplicações em investimentos aprovados pelo Conselho de Administração e R$423 milhões alocados em Reserva Estatutária para pagamento de dividendos extraordinários no futuro.

215

220

320

692

2.070

2001

2002

2003

2004

2005

Dividendos Anuais

(milhões de Reais)