• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento Implementação

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.4 VERIFICAÇÃO DOS REQUISITOS

Após especificação dos requisitos, passou-se para a etapa de verificação junto a especialistas com o propósito de averiguar se esses requisitos eram suficientes e pertinentes para atender aos objetivos de disseminação dentro do ciclo de produção de REAs proposto.

Esta etapa se concretizou durante o estágio de doutorado sanduiche realizado na Universidade de Aveiro – Portugal, o que possibilitou que a verificação acontecesse junto a especialistas brasileiros e portugueses, com o propósito de perceber possíveis variações em relação ao contexto de uso dos REAs. Para isso, constituiu-se uma pesquisa qualitativa na qual os respondentes foram selecionados convenientemente, de acordo com os interesses da pesquisa (FLICK, 2004; 2009).

Para a seleção dos especialistas, foram observados os seguintes critérios: Competência – seleção dos indivíduos (professores, pesquisadores e estudantes) que atuam ou atuaram na produção de conteúdo ou em pesquisas relacionadas à temática REAs; Localização – no caso dos brasileiros, 13 foram identificados por meio da consulta no

Portal Inovação ou no Portal Lattes, utilizando o termo “Recursos Educacionais Abertos”. Foram selecionados doutores que estavam vinculados a algum projeto de REAs ou que têm publicações sobre esta temática. Outros sete foram identificados na comunidade REA-Brasil, na qual frequentemente publicam e/ou ministram palestras, workshops ou cursos referentes a REAs. Quanto aos portugueses, seis foram identificados por meio de buscas em repositórios, e oito foram indicados pelo orientador do doutorado sanduíche, por serem doutores e docentes em universidades portuguesas envolvidos nas discussões sobre a temática educação aberta ou REAs.

Somando-se brasileiros e portugueses, identificou-se um conjunto de 34 possíveis respondentes, aos quais foram enviados e-mails com a carta-convite para a participação (APÊNDICE C e APÊNDICE D). Destes, 25 especialistas se dispuseram a participar. Encaminhou-se-lhes o instrumento de pesquisa por meio do link do formulário eletrônico39 (APÊNDICE E e APÊNDICE F), contendo as orientações e o instrumento de pesquisa (APÊNDICE G) para a análise da suficiência e pertinência ao ciclo de produção proposto, solicitando o envio das respostas em um prazo de até 15 dias.

Passado este período, aos que ainda não tinham respondido, foi enviada uma primeira mensagem lembrando a importância da participação deles nesta fase da pesquisa. Após uma semana do envio do primeiro lembrete, um segundo e-mail foi enviado informando que o questionário estaria disponível por mais sete dias. Após 35 dias, foi encerrada esta etapa da pesquisa e iniciou-se a análise das considerações de 16 respondentes.

O Quadro 16 apresenta o resumo das ações desenvolvidas durante a etapa de verificação.

Quadro 16 – Resumo das ações durante a etapa de verificação

Passos Descrição Brasileiros Portugueses Total 1 Identificação dos especialistas e envio do convite para a participação na investigação 20 14 34 2 Registro de convites recusados 1 - 1

39 Foi estruturado no sistema de aplicação de questionários on-line LimeSurvey da Universidade de Aveiro.

Registro de convites não respondidos

5 3 8

Registro de convites

aceitos 14 11 25

3 Envio do link para acesso às orientações e ao questionário

14 11 25

4 Registro de respostas

recebidas pelo sistema 10 5 15

Registro de respostas recebidas off-line40

- 1 1

Totalização das respostas 10 6 16

O Quadro 17 apresenta a identificação dos respondentes por nacionalidade e área de atuação.

Quadro 17 – Identificação dos respondentes

Respondente Nacionalidade Área de atuação R1 Portuguesa Pesquisador

R2 Portuguesa Professor universitário R3 Brasileira Professor universitário R4 Brasileira Professor universitário R5 Brasileira REA – Brasil

R6 Brasileira Professor universitário R7 Brasileira Professor universitário R8 Portuguesa Pesquisador

R9 Brasileira Pesquisador

R10 Brasileira Professor universitário R11 Portuguesa Professor universitário R12 Brasileira REA – Brasil

R13 Brasileira REA – Brasil R14 Portuguesa Pesquisador

R15 Portuguesa Professor universitário R16 Brasileira Professor universitário

No questionário, os participantes foram convidados a registrar as suas respostas assinalando: “Concordo”, “Concordo parcialmente” ou “Discordo”. Para os dois últimos casos, eles poderiam descrever o motivo da sua discordância parcial ou total.

40 Um dos respondentes apresentou dificuldades em acessar o formulário eletrônico; em vista disso, foi disponibilizado, para ele, um arquivo DOC contendo o questionário.

Inicialmente, as respostas apresentadas pelos especialistas foram analisadas quantitativamente, a fim de identificar um panorama geral sobre a suficiência das questões ao ciclo de produção proposto. E, em seguida houve a análise qualitativa, na qual o primeiro passo foi agrupar as considerações apresentadas pelos participantes da pesquisa, por requisito (APÊNDICE H), de modo a identificar os padrões de resposta e as semelhanças das opiniões, passando para a análise e a justificativa quanto à concordância ou não, por meio de narrativa, ocasionando a melhoria, a adequação, a retirada ou a inclusão de requisitos, conforme as ponderações feitas. Assim, foi possível obter a primeira versão do

framework.

3.5 REFINAMENTO DOS REQUISITOS

Após a verificação, os requisitos passaram pela etapa de refinamento com o objetivo de garantir o nível de clareza e coerência quanto à compreensão do texto das questões e dos objetivos, bem como da relação entre a questão e objetivo, a fim de ampliar o uso do

framework no meio educacional.

Para esta etapa, que também ocorreu durante o estágio de doutorado sanduíche, foram novamente identificados respondentes brasileiros e portugueses de modo a se obter diferentes olhares sobre a interpretação dos requisitos. Para isso, constituiu-se uma nova pesquisa qualitativa para a qual os respondentes foram selecionados por conveniência, de acordo com os interesses da pesquisa (FLICK, 2004; 2009).

Estes respondentes não deveriam estar vinculados à temática REAs, de modo a reduzir pré-conceitos sobre o texto, e deveriam atuar em universidades de Santa Catarina e na Universidade de Aveiro. No caso dos brasileiros, optou-se por buscar professores que atuam na área de linguística ou revisão de textos de modo a identificarem possíveis incoerências e/ou questões gramaticais. Já em relação aos portugueses, foram indicados pelo orientador do doutorado sanduíche três possíveis participantes, que pudessem auxiliar também no nível de clareza dos requisitos.

Foram enviados convites por e-mail (APÊNDICE I e J) para os seis selecionados, entre os quais dois brasileiros e dois portugueses aceitaram participar. Obtido o aceite, foi-lhes enviado o arquivo contendo as explicações gerais e o instrumento de pesquisa (APÊNDICE L). Foi-lhes concedido um prazo de 30 dias para a análise e elaboração das considerações textuais.

O Quadro 18 apresenta a identificação dos respondentes quanto à nacionalidade e titulação.

Quadro 18 – Identificação dos quatro respondentes

Respondente Nacionalidade Titulação

RA Brasileira Mestre

RB Brasileira Mestre

RC Portuguesa Doutor

RD Portuguesa Doutor

De posse das considerações fornecidas (APÊNDICE M) pelos respondentes, realizou-se a análise qualitativa de modo a identificar os padrões de resposta, as semelhanças de opinião e as sugestões quanto à clareza e coerência, passando para a análise e a justificativa quanto à concordância ou não das considerações por meio de narrativa. Com o refinamento dos requisitos foi possível propor a segunda versão do

framework.

3.6 AVALIAÇÃO DO FRAMEWORK POR MEIO DE UMA