• Nenhum resultado encontrado

2020 viagem no espaço»

No documento cprofe Fq.pdf (páginas 42-47)

TAREFA

O desafio proposto é o seguinte: Corre o ano de 2020 e a Agência Espacial Europeia (ESA) convidou-te a ti e à tua equipa para integrarem o seu próxi- mo projeto e para viajar pelo espaço.

Este projeto inclui uma viagem pelo espaço a bordo de uma nave espacial, onde terás como missão a recolha de informações e imagens, de modo a res- ponderes às questões colocadas ini- cialmente.

Serás um astronauta à descoberta de novos mundos.

Informações e sugestões metodológicas de exploração daWebQuest «2020 viagem no espaço»

• Conteúdo curricular: constituição do sistema solar, movimentos de rotação e translação, peso de um corpo. • Tempo: duas aulas de 45 minutos e/ou trabalho em casa.

• Materiais: computadores com ligação à internet (um por cada grupo, preferencialmente), livros didáticos. • Objetivos:

– Pretende-se, essencialmente, que os alunos adquiram conhecimentos sobre o sistema solar, analisando, interpretando e avaliando a informação recolhida.

– Reconhecer que a Terra é um planeta que, entre muitos outros, faz parte de um sistema solar em evolução. – Reconhecer a importância do estudo de outros corpos planetários para o melhor conhecimento do nosso

planeta e vice-versa.

– Indicar as principais características dos asteroides, cometas e meteoroides.

– Enunciar as consequências do movimento de rotação da Terra e explicar a sucessão dos dias e das noites. – Enunciar as consequências do movimento de translação da Terra e relacionar a sucessão das estações do

ano com o movimento de translação e a inclinação do eixo da Terra. – Reconhecer que o peso é uma força gravítica.

– Enunciar os fatores de que depende o peso de um corpo.

– Reconhecer que o peso de um corpo diminui com o aumento da distância do corpo ao centro da Terra. – Calcular o peso de um corpo à superfície de outro planeta.

– Reconhecer que os astronautas não estão a flutuar no espaço e que sobre os eles atua uma força gravítica. – Utilizar as TIC como ferramentas de apoio ao desenvolvimento de certas tarefas.

– Desenvolver competências no trabalho de grupo.

– Resolver problemas, tomar decisões e participar em debates/discussões temáticas.

Nota: podemos não atingir necessariamente todos estes objetivos, tudo dependerá do perfil dos pesquisadores.

• Sugestões metodológicas de exploração:

O professor que queira realizar a WebQuest – «2020 viagem no espaço» na sua aula pode utilizar as sugestões propostas. Mas esta proposta deve ser adaptada à experiência do professor de acordo com as suas competências em diversos domínios: utilização do computador e seus periféricos; utilização da internet, das suas funcionalida- des e das ferramentas de comunicação; coordenação do trabalho de grupo, desde a seleção dos elementos até à motivação da cooperação e coordenação na apresentação dos trabalhos finais.

Para que este conhecimento possa ser partilhado por um grupo mais amplo, poderá decorrer uma sessão de apresentação dos trabalhos que poderá ser estendida a toda a comunidade.

Aula Atividades

1 (45 min)

– Constituição dos grupos de trabalho.

– O professor explica o que é uma WebQuest e quais são os objetivos do trabalho. – Os grupos escolhem as tarefas a desempenhar.

– Os alunos navegam na WebQuest .

– Os alunos pesquisam informação nos sítios previamente selecionados (e em livros). – O professor ajuda os grupos a ultrapassar dificuldades.

– Os alunos deverão preparar a apresentação em PowerPoint . 2

(45 min)

– Os grupos apresentam os seus trabalhos perante o professor e os colegas da turma. – O professor e os colegas deverão manifestar a sua opinião sobre o trabalho realizado.

WebQuest 

– Capítulo 2

«A química no rasto do crime!»

TAREFA

O desafio proposto é o seguinte: Os investigadores da polícia precisam de descobrir quem escreveu a nota de resgate deixada ao professor Silva. Certamente que um dos alunos que fez o teste de mate- mática foi o mesmo que escreveu a nota de resgate e levou o Rufinho.

É necessário planificar os testes a reali- zar e as técnicas a usar para ajudar a polícia a desvendar este crime.

Podemos contar com a tua ajuda?

Informações e sugestões metodológicas de exploração da WebQuest «A química no rasto

do crime!»

• Conteúdo curricular: método de separação dos corantes numa mistura – cromatografia (proposta de extensão curricular).

• Tempo: duas aulas de 45 minutos e/ou trabalho em casa.

• Materiais: computadores com ligação à internet (um por cada grupo, preferencialmente), livros didáticos, caderno e caneta.

• Objetivos:

– Pesquisar informação sobre a cromatografia e a importância da sua utilização no quotidiano. – Utilizar as TIC como ferramentas de apoio ao desenvolvimento de tarefas.

– Desenvolver competências no trabalho de grupo.

– Resolver problemas, tomar decisões e participar em debates/discussões temáticas.

• Sugestões metodológicas de exploração:

O professor que queira utilizar a WebQuest «A química no rasto do crime!» pode utilizar as sugestões propos- tas na página seguinte.

Esta proposta deve ser adaptada à experiência do professor de acordo com as suas competências em diversos domínios: utilização do computador e seus periféricos; utilização da internet, das suas funcionalidades e das fer- ramentas de comunicação; e coordenação do trabalho de grupo, desde a seleção dos elementos até à motivação da cooperação e coordenação na apresentação dos trabalhos finais.

Aula Atividades

1 (45 min)

– Constituição dos grupos de trabalho de alunos.

– O professor explica o que é uma WebQuest e o quais são os objetivos do trabalho. – Os alunos navegam na WebQuest .

– Cada grupo seleciona uma das personagens propostas. – Os alunos pesquisam informação na internet (e em livros). – O professor ajuda os grupos a ultrapassarem dificuldades.

– Os alunos desempenham as tarefas inerentes à personagem que escolheram e avançam para a resolução do problema.

2 (45 min)

– Os grupos de alunos apresentam as suas conclusões perante o tribunal e desvendam o sequestrador do cão. – O professor e os restantes colegas determinarão se as provas apresentadas são suficientemente fortes para

provar que o seu suspeito seja o sequestrador.

Informações e sugestões metodológicas de exploração da WebQuest «Sensibilizando

para a energia limpa!»

• Conteúdo curricular: fontes de energia renováveis. • Tempo: duas aulas de 45 minutos e/ou trabalho em casa.

• Materiais: computadores com ligação à internet (um por cada grupo, preferencialmente), livros didáticos, cartolinas, folhas A4, papel autocolante, t-shirts , cola, marcadores, tesouras.

«Sensibilizando para a energia limpa!»

TAREFA

O desafio proposto é o seguinte: Repensar a situação em que o mundo se encontra, sem petróleo, gás natural e carvão, e tentar encontrar alternativas energéticas que possam satisfazer as necessidades da nossa sociedade atual. Encontradas essas alternativas, em con-  junto como o teu grupo de trabalho, deve- rás preparar uma campanha defendendo o uso de energias limpas e renováveis.

O mundo necessita da tua contribuição! Pode-se contar contigo?

– Repensar a situação em que o mundo se encontra, face às fontes de energia não renováveis, e tentar encon- trar alternativas energéticas que possam satisfazer as necessidades da nossa sociedade atual.

– Preparar uma campanha, utilizando diferentes formas de divulgação, sensibilizando para o uso de energias reversíveis e limpas.

– Utilizar as TIC como ferramentas de apoio ao desenvolvimento de tarefas. – Desenvolver competências no trabalho de grupo.

– Resolver problemas, tomar decisões e participar em debates/discussões temáticas.

• Sugestões metodológicas de exploração:

O professor que queira realizar a WebQuest «Sensibilizando para a energia limpa!» na sua aula pode utilizar as sugestões propostas a seguir. Mas esta proposta deve ser adaptada à experiência do professor de acordo com as suas competências em diversos domínios: utilização do computador e seus periféricos; utilização da internet, das suas funcionalidades e das ferramentas de comunicação; coordenação do trabalho de grupo, desde a seleção dos elementos até à motivação da cooperação e coordenação na apresentação dos trabalhos finais.

Para que essa divulgação possa ser mais eficiente e não fique confinada ao espaço da sala de aula, poderá ser estendida a toda a comunidade educativa. A divulgação da informação recolhida e do conhecimento adquirido poderá ser feita pelos diferentes grupos no Dia do Ambiente (5 de junho), envolvendo os restantes alunos da escola e sensibilizando-os para a importância de utilizar fontes de energia renováveis.

Esta divulgação poderá assumir a forma de um concurso, de um peddy-paper ou de uma mini-maratona com questões cujas respostas podem ser encontradas nos cartazes elaborados, nos folhetos distribuídos, nos autocolan- tes e nas mensagens que poderiam ser divulgadas através da rádio escolar (se existir), ou de outro meio alternativo.

Aula Atividades

1 (45 min)

– Constituição dos grupos de trabalho de alunos.

– O professor explica o que é uma WebQuest e o quais são os objetivos do trabalho. – Os alunos navegam na WebQuest .

– Cada grupo seleciona uma das personagens propostas. – Os alunos pesquisam informação na internet (e em livros). – O professor ajuda os grupos a ultrapassarem dificuldades.

– Cada grupo deverá escolher qual a fonte de energia renovável sobre a qual pretende desenvolver o seu trabalho. – Os alunos desempenham as tarefas inerentes à personagem que escolheram e avançam para a resolução do

problema.

2 (45 min)

– Os alunos deverão ultimar a apresentação dos materiais que desenvolveram. – Os grupos apresentam os seus trabalhos perante o professor e os colegas da turma.

– O professor e os colegas deverão manifestar a sua opinião sobre os argumentos, usados pelo grupo, para sen- sibilizar as pessoas para o uso da fonte de energia renovável por eles escolhida, e se as formas usadas para a sua divulgação foram devidamente exploradas.

No documento cprofe Fq.pdf (páginas 42-47)

Documentos relacionados