• Nenhum resultado encontrado

Mapa 3: James e territórios na cidade de Belo Horizonte/MG

5.4. Vida social no CERSAM Leste: a lógica de funcionamento de um serviço aberto

Nesse tópico, por meio da observação, apresentamos um modelo descritivo do funcionamento do CERSAM Leste. Descrevemos as atividades e práticas que constituem esse serviço.

Às sete horas inicia-se um turno de trabalho no CERSAM. Neste horário chegam os plantonistas que abrirão a manhã de trabalho. Ao chegar ao serviço, os técnicos de plantão passam pela portaria e se dirigem aos técnicos de enfermagem responsáveis pelo turno da noite. Na sala de plantão, eles conversam sobre como foi a noite no CERSAM e discutem os casos dos pacientes que se encontram em hospitalidade noturna. Após essa roda de conversa, denominada passagem de plantão, os técnicos de enfermagem do turno da noite terminam sua jornada de trabalho e nova jornada de trabalho inicia-se para aqueles que chegam ao serviço.

Normalmente, o plantão do dia é composto por dois técnicos de nível superior e em alguns turnos um psiquiatra e seis técnicos de enfermagem. O próximo passo dos plantonistas é fazer o registro no caderno de intercorrências. Caderno que toda a equipe manipula e no qual as anotações norteiam as práticas diárias institucionais, lá encontram-se orientações como, por exemplo: é preciso administrar uma injeção de haldol decanoato em um paciente; o outro tem uma consulta agendada; é necessário levar medicamentos para os seguintes pacientes.

Aos poucos, os usuários inseridos em PD chegam no CERSAM, assim como, novos pacientes chegam ao serviço. Ao chegar os pacientes de permanência dia se dirigem ao refeitório para tomar café, depois ao posto de enfermagem para uso dos medicamentos. Os novos pacientes se dirigem à recepção e aguardam o acolhimento pelos trabalhadores de plantão.

Cabe aos plantonistas acolher as demandas externas e as demandas internas referentes aos pacientes incluídos em permanência dia e hospitalidade noturna. As demandas externas compreendem: acolhimento de pessoas que procuram o serviço por demanda espontânea; encaminhamentos de outras unidades de saúde; acolhimento de pessoas trazidas pela PM e pelo SAMU; e acolhimento a familiares que vieram visitar seus parentes. As demandas internas se referem aos atendimentos individuais; à mediação de algum conflito; à avaliação de cada paciente incluído em hospitalidade noturna; à organização dos pacientes que deverão ser levados e buscados no transporte, pacientes que circulam só; e contatos telefônicos necessários. Além dos plantonistas, no turno da manhã, existem outros profissionais (em média 3) que estão responsáveis pelo atendimento ambulatorial de pacientes e pela oferta de atividades coletivas e oficinas terapêuticas. Em algumas manhãs, há oferta de atividades externas como, por exemplo, a atividade nas praças de Santa Tereza desenvolvidas às terças-feiras e as assembleias de usuários desenvolvidas às quartas-feiras. No caso da equipe de enfermagem, os profissionais de nível técnico se dividem em alguns setores: posto de enfermagem (um funcionário é responsável pela administração da medicação, checagem da medicação e avaliação dos dados vitais); transporte (dois técnicos de enfermagem buscam e levam pacientes inseridos em PD em casa)19; rouparia (um técnico é responsável pela assistência dos pacientes no banho e na atividade de vestuário), farmácia (um trabalhador é responsável pela farmácia juntamente com a farmacêutica) e na permanência dia (um técnico é responsável por estar presente nos espaços da permanência dia para conversar com os

19

Os técnicos responsáveis pelo transporte dividem e organizam os pacientes por rotas e saem para buscá-los. Os pacientes que são buscados pelo transporte do serviço chegam ao CERSAM por volta das 9h. O paciente será inserido no transporte, quando ele possui autonomia limitada e dificuldade na circulação pela cidade.

usuários e mediar alguma situação, quando necessário). O plantão do turno da manhã iniciado às sete horas termina às treze horas, quando nova equipe de trabalhadores chega ao serviço e assume o plantão.

No horário de 13h às 13:30, os trabalhadores se reúnem no posto de enfermagem para nova passagem de plantão. Nesse momento, são discutidos os casos dos pacientes de pernoite, altas são programadas ou não. Além disso, os acolhimentos são discutidos assim como seus encaminhamentos; discutem-se as intercorrências da permanência dia e as pendências de tarefas para o turno da tarde.

O plantão do turno da tarde segue a mesma lógica de funcionamento do turno da manhã, o acolhimento das demandas internas e externas ao CERSAM. Além disso, cabe aos plantonistas procurarem vagas de pernoite em outros CERSAM’s no caso de excedente de indicações de HN. O CERSAM Leste possui seis leitos de hospitalidade noturna e no caso de indicação de um número superior, o paciente será transferido e deverá pernoitar em outro CERSAM da cidade. Cabe, então, ao plantonista os contatos telefônicos com outros serviços e os encaminhamentos. Além dos plantonistas, existem outros profissionais que assumem o ambulatório e a oferta de atividades como, por exemplo, o futebol e o cinema que acontecem às quartas-feiras à tarde e as atividade de livre expressão que acontecem nas segundas e sextas à tarde. O plantão da tarde encerra às 19h com a chegada dos técnicos de enfermagem que assumirão o plantão noturno. Os plantonistas discutem os casos com os três técnicos de enfermagem responsáveis pelo cuidado noturno e fazem contato telefônico com o Serviço de Urgência Psiquiatra20 e discutem os casos dos pacientes que irão pernoitar no CERSAM, além da discussão pelo telefone, encaminham-se as evoluções diárias do paciente e seus dados clínicos por e-mail.

O plantão noturno é constituído por três técnicos de enfermagem que são responsáveis pela administração das medicações noturnas e pelo assistência aos pacientes durante a noite. No caso de alguma intercorrência, agitação psicomotora, insônia, os profissionais entram em contato com equipe do SUP que avalia a necessidade de uma contenção, de uma medicação extra. Toda noite, todos os CERSAM’s recebem visita de um enfermeiro do SUP para supervisão e orientação do trabalho.

20