• Nenhum resultado encontrado

SEÇÃO 2 – PANORAMA HISTÓRICO

2.4 Cinema, televisão, e desenhos animados

2.4.5 Videogames

Os jogos possuem a característica básica de interação. O jogador torna vivo o personagem controlando-o. Sendo um personagem humano comum, a pessoa que interage se vê numa projeção de realidade num espaço-tempo. Todavia, se o personagem utilizado for uma criatura quimérica, isto lhe proporciona uma nova experiência estética. Nos jogos de seres quiméricos, não são abordadas as adaptações, mas sim as obras originadas desta mídia. Há jogos em que seres quiméricos estão presentes por recorrência ao tema mitológico do jogo. Porém, há casos nos quais as quimeras são os elementos principais, e não secundários.

O jogo The battle of Olympus (1988) é tematizado na mitologia grega. O personagem é um humano que tem a missão de encontrar e libertar a princesa, quando chegar até ela. Ele enfrenta desafios nos quais aparecem seres como sátiro, centauro, minotauro, sereia, esfinge, fada, lamia. A fada é a única quimera antropozoomórfica que auxilia o jogador (o qual se apresenta ao personagem como o “espírito da floresta”).

Sonic altered beast (lançado pela Sega em 1988) é um jogo que merece um destaque maior. Além de ser apresentado no contexto de mitologia grega, possui o toque primordial em que o personagem principal é um centurião, capaz de alterar sua forma física para uma quimera (aparentemente um lobisomem). A partir desse instante, enfrenta outras criaturas quiméricas ao longo do jogo, incluindo o chefão no final das fases. Na versão posterior do jogo, em 2005, amplia-se o leque de transformação do personagem para vários animais humanóides muito bem

diferenciados. As criaturas inimigas também são quimeras antropozoomórficas de semelhante conceito corporal.

A série de jogos de luta Mortal Kombat apresenta personagens quiméricos desde as primeiras versões. Jogo inspirado no filme O grande Dragão Branco (1988) de Newt Arnold, no qual protagonizou o ator Jean Claude van Damme. A respeito do jogo Mortal Kombat, chama-se a atenção para os personagens Reptile, Motauro, Kintaro e Nitara.

No primeiro lançamento de Mortal Kombat (pela Midway Games), em 1992, o Reptile era um personagem oculto, o que o impedia de ser escolhido em meio às 7 opções de lutadores. Na segunda versão do jogo (Mortal Kombat II), o Reptile já podia ser selecionado e era um homem com um traje predominante preto com partes verdes. Era um lutador antropomórfico apenas com conceito animal, que foi que interpretado por Keith Cooke no primeiro filme.67 Entretanto, a história do personagem

conta que Reptile possui a forma humana para esconder a sua verdadeira identidade: o último descendente de uma raça reptiliana.68 Nos lançamentos seguintes de Mortal

Kombat, ele começou a se revelar, assumindo cada vez mais uma forma antropozoomórfica, com partes corporais visivelmente reptilianas.

No jogo mais recente, Mortal Kombat X,69 o Reptile é uma quimera

antropozoomórfica de nível 2, com anatomia mista e com bastante consciência. Na verdade, sua consciência não sofre interferência, só o instinto animal foi ganho, à medida que se acrescentavam características reptilianas no corpo. O fato de sua postura no painel de seleção e durante o jogo ser animalesca não o torna menos consciente do que a primeira versão do personagem. Ele porta vestimentas características, o que o insere em um determinado grupo social, além de mostrarem a pertença a uma sociedade específica. Esse atributo antropológico o torna

67 O filme Mortal Kombat (1995) foi dirigido por Paul W. S. Anderson e produzido por Lawrence

Kasanoff/Threshold Entertainment.

68 No jogo Mortal Kombat X, a raça de Reptile é denominada Raptoriana. Isso sugere que os artistas podem ter se inspirado em formas de Maniraptores (representados pelo velociraptor na última linha vermelha da imagem “Cladograma dos vertebrados” e na ramificação final no “Cladograma dos saurísquios”).

69 Este é o vigésimo jogo do Mortal Kombat. Mortal Kombat X foi produzido pela NetherRealm Studios e foi distribuído pela Warner Bros Home Entertainment. Seu lançamento foi em 14 de abril de 2015 (PlayStation 4, Xbox One e PC).

completamente diferente de um lobisomem na sua racionalidade. Reptile era racional desde o início e isso é assegurado na animação Mortal Kombat X de 2015.70

Nitara, Kintaro e Motaro são personagens que mantiveram uma linha em suas morfologias a cada lançamento do Mortal Kombat, diferente do Reptile, o qual sofre uma metamorfose no decorrer dos jogos. Motaro é uma versão de um centauro que surgiu no Mortal Kombat III (1995). Tem corpo de homem com um ungulado e uma cauda de metal. Isso o faz ser uma quimera de nível 3, porque une duas espécies de mamíferos e um elemento metal. Sendo assim, sua localização evolutiva se encontra na Era Geológica, correspondendo à formação da Terra, quando se diferenciavam os elementos minerais: um que ao passar das eras se transformou em metal, e o outro que proporcionou a vida na Terra.

Nitara é uma lutadora vampira presente no jogo Mortal Kombat: deadly alliance (2002). É uma mulher com asas de dragão (ou morcego). Trata-se de uma quimera de nível 2, com localização evolutiva no segundo ponto branco do Terciário, tendo a figura do morcego na primeira ramificação à esquerda e a do homem na terceira ramificação.

Figura 34 – Antropozoomórficos nos videogames: The battle of Olympus, Altered beast, Sarah Kerrigan e Smite.71

Kintaro se reduz a uma variação morfológica do personagem Goro. Kintaro é um subchefe no jogo Mortal Kombat IX (2011), sendo inspirado numa lenda japonesa de um personagem que foi criado entre animais. Kintaro tem 4 braços e traços felinos de um tigre. É visivelmente uma quimera de nível 2, com sua característica teratológica ampliada devido aos 4 braços. Sua localização no “Cladograma dos

70 Filme de Mortal Kombat X (2015). Disponível em: <https://tinyurl.com/y79zduux>. Acesso em: 23 fev. 2018.

71 Disponível em: <https://tinyurl.com/ycmvwb5q>, <https://tinyurl.com/y6wjn6d8>,

vertebrados” também se encontra no segundo ponto branco do Terciário, em que a linha dos carnívoros se deslocou para um lado e a dos primatas para o outro.

No universo Starcraft, existem raças sapientes, que foram construídas a partir de quimerismos de espécies. São naturalmente quimeras os chamados zergs, os quais evoluem pela assimilação da raça que invadiram. As pessoas infectadas podem ter uma grande variação morfológica. A personagem Sarah Kerrigan da série de livros e jogo Starcraft (da Blizzard Entertainment) possui a notoriedade de ser uma quimera. Assumiu a nova forma, após ter sido capturada por insectóides zergs. Ela é infestada por estes e sofre uma transformação, assumindo a forma híbrida humana/zerg. É uma personagem importante, que luta contra os humanos e se intitula Rainha das Lâminas.

O jogo Smite (desenvolvido pela Hi-Rez Studios e lançado em março de 2014) é um M.M.O72, como uma arena de diversas possibilidades de confronto com deuses e várias mitologias dos mais variados lugares da Terra (mitologia grega, maia, egípcia, indiana, entre outras).

Entre outros jogos com presença de seres antropozoomórficos, também existem Final

Fantasy (1987-2015); Warcraft: orcs & humans – o primeiro jogo online da Blizzard (1994),

que introduziu o mundo fantástico para World of Warcraft; Wrath of the Gods (1994); Age of

mythology (2002; 2003); God of war (2005-2015) e Golden axe.

No jogo Black Desert (também é um M.M.O.), há raças quiméricas de harpias, entre outras criaturas não humanas. Destaca-se a chefe Kandara, rainha harpia, nitidamente inspirada na harpia da mitologia grega e na águia brasileira (Harpia harpyja).

Além dos jogos de videogames, existem jogos em outros tipos de plataformas, que também possuem personagens antropozoomórficos, como o RPG, jogos de cartas e tabuleiro. Os personagens antropozoomórficos presentes nestes também podem ser facilmemente identificados por jogadores com o uso do processo de quimerização.

72 Jogos M.M.O. (Massive Multiplay Online) são jogos online cujo ambiente persiste independente de

usuários estar jogando ou não. Nestes jogos, muitos jogadores podem acessar o jogo simultaneamente, sair e retornar a hora em que quiserem.