• Nenhum resultado encontrado

Para minimizar os vieses da pesquisa, as buscas em todas as bases de dados foram feitas no mesmo dia, e a análise dos resultados foi feita por dois pesquisadores.

Esta revisão respeitou a lei 9610, que regula os direitos autorais, realizando as devidas citações e referências de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

4 RESULTADOS

A amostra desta revisão integrativa totalizou 17 artigos publicados, dos quais 15 foram localizados na base de dados Medline, sendo esta a com maior predominância de estudos selecionados, e dois na base LILACS. A distribuição dos artigos em relação ao ano de publicação é demonstrada na figura 2.

Figura 2 - Ano de publicação de artigos que integram a revisão integrativa da literatura.

Em relação ao espaço geográfico de realização, observou-se que os estudos foram desenvolvidos no Japão (n=3), Brasil (n=3), Holanda (n=2), Estados Unidos da América (n=2), Inglaterra (n=2), China (n=1), Nova Zelândia (n=1), e Hungria (n=1). Em dois artigos não foi possível verificar a procedência. Os idiomas de publicação foram o inglês (n= 15) e português (n=02).

Os estudos foram numerados de 1 a 17 em ordem da data de publicação mais antiga para mais recente. Os quadros de síntese (quadros 2 e 3) apresentam as informações extraídas dos 17 artigos selecionados.

O quadro 2 apresenta os artigos incluídos na revisão segundo a identificação do estudo, autores, ano de publicação, periódico e base de dados consultada.

0 1 2 3 4 5

2015 2016 2017 2018 2019 2020

Ano de publicação

Número de artigos por ano de publicação

Quadro 2 – Características dos estudos incluídos de acordo com título, autores, ano de publicação, país, periódico e base de dados.

N Identificação do estudo Autores Ano/ País Periódico Base 1 Inverse relationship between

body mass index and mortality in older nursing home residents: a meta-analysis of 19,538 elderly subjects. bacteria count and pneumonia onset in elderly nursing home weight-loss and pressure ulcers--more insight in risk assessment among nursing home residents

ANNERING, C. et al/

2016/ Journal of clinical nursing

MEDLINE

4 Quedas em Instituições para idosos: caracterização dos episódios de quedas e fatores de risco associados independent risk factor for adverse 30-day postoperative outcomes after common, nonemergent inpatient among nursing home residents: a retrospective cohort study.

9 Nursing home-acquired pneumonia, dysphagia and associated diseases in nursing home residents: A retrospective, prospective study of clinical features, epidemiology, and treatment outcomes

11 Risk factors of fecal colonization with extended-spectrum β-lactamase-producing

Enterobacteriaceae in special nursing homes in Japan.

YOKOYAMA,

Quadro 2 – Características dos estudos incluídos de acordo com título, autores, ano de publicação, país, periódico e base de dados (conclusão)

N Identificação do estudo Autores Ano/ País Periódico Base 12 Frailty as a Predictor of Nursing

Home Placement Among Community-Dwelling Older Acquisition of Clostridium difficile Ribotype 002 Among

14 Relationship between oral environment and development of pneumonia and acute viral respiratory infection in dependent older individuals.

15 Risk of aspiration in care home residents and associated factors.

institucionalizados com e sem declínio cognitivo: estudo de alguns fatores sedentary lifestyle among older people with the ability to walk, living in nursing homes

O quadro 3 apresenta informações dos artigos selecionados segundo seus objetivos, métodos, principais resultados e DOI.

Quadro 3 - Características dos artigos selecionados de acordo com os objetivos, métodos, principais resultados e identificador.

N Objetivo Método/ Amostra Resultados DOI

1 Avaliar se existe relação 20 estudos incluindo 19.538 residentes de risco para maior mortalidade (HR = 1,65 [IC 95% = aparecimento de pneumonia foi significativamente uma contagem de bactérias na saliva de 10 (8,5) unidades diferentes, Índice de Risco de Queda de Downton, a forma abreviada de Mini Avaliação Nutricional e a Escala de Norton Modificada estão associados a desfechos graves como quedas, perda de peso e úlceras por pressão em residentes em ILPI.

Estudo quantitativo longitudinal, através

das análises

descritivas e análises de regressão de Cox. indicando riscos aumentados.

Isso confirma a complexidade do estado geral de saúde dessa população. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os residentes categorizados em risco ou não quanto aos eventos. A atividade física aumentou as quedas, mas diminuiu as úlceras de pressão. Para a perda de peso, o declínio cognitivo e o estado geral de saúde foram os mais importantes.

DOI 10.1111/jocn.13154

Continua

Quadro 3 - Características dos artigos selecionados de acordo com os objetivos, métodos, principais resultados e identificador (continuação).

N Objetivo Método/ Amostra Resultados DOI

4 Determinar a prevalência de quedas, caracterizar a queda quanto ao local, horário, lesões resultantes, vigilância do idoso, atividade que estava a ser executada no momento da queda e relacionar a ocorrência de queda com o risco de queda, diagnósticos médicos, número de medicamentos que o idoso faz uso, tipo de medicamento, ao longo de seis meses

A prevalência de quedas foi de 37,5%, estas ocorrem residentes de asilos foram comparados com os resultados em idosos não residentes em ILPI, por meio de análise de regressão logística.

A condição do lar de idosos foi considerada um fator de risco

independente para

complicações sépticas em todos os procedimentos, para necessidade de transfusão de sangue após amputação da perna, para pneumonia e acidente vascular cerebral / acidente vascular cerebral após tromboendarterectomia e para mortalidade após colectomia parcial com anastomose primária

DOI

10.1016/j.amjsurg.2016.02.020.

6 Determinar a incidência e os fatores de risco relacionados a quedas recorrentes em idosos

Fadiga foi encontrada fator de risco (p = 0.001; RR = 2.9) e

Quadro 3 - Características dos artigos selecionados de acordo com os objetivos, métodos, principais resultados e identificador (continuação).

N Objetivo Método/ Amostra Resultados DOI

7 Determinar se a incontinência urinária e a incontinência em ILPI foi significativa para incontinência urinária (SHR = preditores de quedas geriátricas anualizadas ao longo de um período de 5 anos, bem como avaliar o uso de medicamentos por analisados durante os primeiros 12 meses de residência.

Os caidores eram mais velhos (média de anos ± DP; 84,0 ± 7,0) do que os não caidores (80,1 ± 9,3, p <0,01). A idade

≥80 anos foi um fator de risco significativo para quedas (p

<0,001). A polifarmácia (uso de quatro ou mais medicamentos crônicos) foi um fator de risco significativo para quedas (p <0,01). Tomar pantoprazol, vinpocetina ou trimetazidina foi um fator de risco significativo para quedas.

DOI 10.1007/s11096-017-0426-6

9 Investigar possíveis associações entre pneumonia adquirida em ILPI e disfagia em residentes de asilos e pesquisar um perfil de risco médico para pneumonia adquirida em ILPI. significativa de pneumonia adquirida em ILPI foi encontrada em residentes com disfagia (p = 0,046).

Residentes com disfagia apresentaram estatisticamente

Quadro 3 - Características dos artigos selecionados de acordo com os objetivos, métodos, principais resultados e identificador (continuação).

N Objetivo Método/ Amostra Resultados DOI

10 Estudar características clínicas, epidemiologia e resultados de surtos de definitiva, provável ou possível, dos quais três tinham escabiose em crosta. s. A demência foi o único fator de risco para um diagnóstico de escabiose que identificamos (odds ratio 2 · 37 [IC 95% 1 · espectro estendido (ESBL-E) de idosos residentes em ILPI no Japão.

Análise de fezes descartadas em fralda de 100 residentes com espectro estendido foram isoladas de 53 de 100 residentes da ILPI. Fatores de risco de colonização entre os residentes individuais não foram encontrados. Os residentes que vivem em instalações do tipo unidade que não usam luvas para trocar fraldas tendem a apresentar alta taxa de colonização de ESBL-E do que outras 2 instalações que usam luvas.

DOI 10.1002/jgf2.161

12 Revisar sistematicamente a literatura e conduzir uma 5,58, intervalo de confiança de 95% [IC] = 2,94-10,60, P colonização por Clostridium difficile entre residentes de lares de idosos. residentes (7,3%) adquiriram toxigênico. difficile nas casas de repouso. A presença de sonda nasogástrica foi um fator de risco independente (odds ratio ajustada, 8,59;

Quadro 3 - Características dos artigos selecionados de acordo com os objetivos, métodos, principais resultados e identificador (conclusão).

N Objetivo Método/ Amostra Resultados DOI

14 Identificar fatores de risco com várias condições intraorais como possíveis preditores envolvidos no início de pneumonia e infecção respiratória viral aguda (AVRI) em idosos e a presença de disfagia foram fatores de risco significativos para o aparecimento de pneumonia. A presença de boca seca e halitose foram fatores de risco significativos para AVRI.

DOI 10.1111/ggi.12286

15 Rastrear o risco de aspiração em residentes de lares de idosos na Holanda e avaliar os fatores de risco potenciais de aspiração.

203 idosos residentes em ILPI foram avaliados na primeira semana após a admissão.

Em 43 (21,2%) residentes, os fonoaudiólogos avaliaram o risco de aspiração. Após análise de regressão logística multivariada, o modelo de predição final para risco de aspiração mostrou a doença de Parkinson como um fator significativo (odds ratio = 5,11; intervalo de confiança de 95% [1,49, 17,52]) comportamentos dos idosos com e sem declínio cognitivo na gestão do risco de queda e

Os idosos com declínio caíram menos que os que não tem declínio cognitivo. O maior percentual de idosos com declínio que caem consomem benzodiazepinas (65,9%), o mesmo não se verificando com os idosos sem declínio (32,2%). Verificamos que 81,4% dos idosos sem declínio e 43,9% dos idosos com declínio que caem apresentam perfomance no Timed Up and Go Test superior a 12 segundos tendo as diferenças significado estatístico em ambos os grupos de idosos.

DOI

10.1590/1980-57642018dn13-010014.

17 Descrever o tipo e a duração das atividades sentadas e examinar os fatores associados ao sedentarismo, em idosos residentes em uma ILPI.

Houveram 159 participantes

(64,1%) no total institucionalização e ao uso de auxílio para caminhar.

DOI 10.1556/650.2020.31765

Fonte: Januario, 2020.

A seguir, é apresentada uma síntese dos principais resultados dos estudos selecionados.

Veronese e colaboradores (2015) avaliaram a relação entre índice de massa corporal (IMC) e mortalidade em idosos residentes em ILPI. Os resultados mostraram que o baixo peso foi fator de risco para maior mortalidade por infecções, enquanto o sobrepeso e a obesidade foram fatores de proteção.

Ao avaliar o risco de pneumonia em um grupo de 691 idosos residentes em ILPI, Kikutani e colegas (2015) estabeleceram associação do evento com a redução das atividades da vida diária, disfunção de deglutição e desnutrição.

Lannering, e colegas (2016) realizaram um estudo com o objetivo de descrever como os itens das escalas de Índice de Risco de Queda de Downton podem estar associados a queda; . Assim como a forma abreviada de Mini Avaliação Nutricional, associado a perda de peso e os itens da Escala de Norton Modificada relacionados a lesão por pressão. Os resultados revelaram que a atividade física aumentou as quedas, mas reduziu as lesões por pressão. Em relação a perda de peso, o declínio cognitivo e o estado geral de saúde foram os mais importantes.

Um estudo longitudinal prospectivo que determinou prevalência, e características das quedas em idosos residentes em ILPI concluiu que a prevalência de quedas foi maior para idosos com risco na escala Morse (p=0,034) e o uso de sedativos (p=0,007) (BAIXINHO e DIXE; 2016).

Ao investigar o risco de eventos adversos pós-cirúrgicos em idosos residentes em ILPI, Caldararo e colaboradores (2016) concluíram que residir em ILPI foi um fator de risco independente para complicações sépticas em todos os procedimentos invasivos.

Um estudo que avaliou a incidência e fatores de risco relacionados a quedas recorrentes em idosos institucionalizados verificou que a incidência de quedas recorrentes foi de 26%, e a fadiga se destacou como fator de risco para quedas. O uso de betabloqueadores, por outro lado, foi um fator de proteção (FERREIRA, L. M. de B. M., 2019).

O estudo conduzido por Chluter e colegas (2017) avaliou se a incontinência intestinal e a incontinência urinária se constituíam em fatores de risco para internação em ILPI, e concluíram que apenas a incontinência urinária foi associada à internação instituições de longa permanência para idosos.

Borr e equipe (2017) analisaram os fatores de risco de queda em idosos em ILPI, concluindo que a idade maior que 80 anos, polifarmácia e uso de pantoprazol, vinpocetina ou trimetazidina, foram fatores de risco significativos.

A investigação entre associação de pneumonia adquirida e disfagia em idosos institucionalizados, conduzida por Hollaar e colegas (2017), verificou que os residentes com disfagia apresentaram mais doenças respiratórias em comparação aos idosos sem disfagia.

Um estudo sobre as características para surtos de escabiose em um estudo observacional prospectivo conduzido por Cassel e equipe (2018) verificou que 61% dos residentes apresentaram escabiose e a demência foi indicada como fator de risco para o desenvolvimento do evento.

Ao investigarem os fatores de risco de colonização fecal por Enterobactérias produtoras de β-lactamase de espectro estendido (ESBL-E) em casas de repouso, Yokoyama e colaboradores (2018) identificaram que o mau uso de luvas e a utilização de carrinho de troca de fraldas representaram fatores de risco para colonização.

Gotaro e colegas (2018) conduziram um estudo para investigar a relação entre a fragilidade do idoso e a internação em instituições de longa permanência, e concluíram que a fragilidade e a pré-fragilidade foram preditores significativos de institucionalização de idosos.

Lukk e equipe (2018) realizaram um estudo para determinar a incidência de fatores de risco associados à colonização por Clostridium difficile entre idosos residentes em ILPI. Um total de 441 residentes foram acompanhados; a bactéria foi encontrada em 30 residentes no momento da internação e nove adquiriram na instituição. A sonda nasogástrica foi fator de risco independente para colonização por Clostridium difficile

Um estudo de coorte prospectivo foi realizado para identificar fatores de risco envolvidos no desfecho de pneumonia e infecção respiratória viral aguda. Os resultados indicaram que 74 participantes (4,1%) desenvolveram pneumonia e 28 participantes (1,6%) infecção respiratória viral aguda. O mau estado nutricional e a presença de disfagia foram fatores de risco significativos para o aparecimento de pneumonia. A presença de boca seca e halitose foram fatores de risco significativos para infecção respiratória viral aguda (TASHIRO, H., 2019).

Ao rastrear o risco de aspiração e avaliar os fatores de risco potenciais para o evento em 203 idosos residentes de lares de idosos, Van der Maarel-Wierink e colegas (2019) identificaram 43 idosos com risco de aspiração; a doença de Parkinson foi um fator de risco significativo para aspiração.

Um estudo correlacional foi realizado com 204 idosos institucionalizados, com e sem declínio cognitivo (50% em cada grupo), para determinar a prevalência de quedas. Idosos que não tinham declínio cognitivo caíram mais. Os autores concluíram que as práticas e comportamentos de segurança são melhores nos idosos com declínio cognitivo; a maioria dos

idosos com declínio cognitivo que sofreu queda usava medicamentos benzodiazepínicos (BAIXINHO et al., 2019).

Ao examinarem os fatores associados ao sedentarismo em pessoas que vivem em lares de idosos, Simon e equipe (2020) identificaram que, dentre os 248 participantes do estudo,, 159 foram caracterizados pelo sedentarismo. Na amostra o sedentarismo esteve associado ao tabagismo, ao número de doenças crônicas relacionadas à idade, ao tempo de institucionalização e ao uso de auxílio para caminhar.

5 DISCUSSÃO

Após análise minuciosa dos resultados, emergiram diversos fatores de risco e respostas humanas de saúde e doença entre os idosos institucionalizados. A partir deste levantamento foi possível estabelecer uma correlação com os diagnósticos de enfermagem relacionados na classificação da NANDA internacional, através das características definidoras e fatores relacionados para os diagnósticos reais, e dos fatores de risco para diagnósticos potenciais.

O presente estudo identificou oito diagnósticos de enfermagem que podem estar presentes em idosos residentes em instituições de longa permanência, a partir dos estudos levantados. São eles: Risco de queda, Nutrição desequilibrada, Integridade da pele prejudicada, Risco de infecção, Incontinência urinária funcional, Síndrome do Idoso frágil, Risco de aspiração, e Estilo de vida sedentário. Um quadro com os diagnósticos de enfermagem identificados no presente estudo e a correlação com os artigos levantados é apresentado no Apêndice 1.

É importante ressaltar que nesta amostra, além dos fatores de risco, foram encontrados população de risco e condições associadas. Estas duas categorias de indicadores de diagnóstico de enfermagem foram incluídas na edição 2018-2020 do NANDA-I e se constituem em dados úteis na elaboração de um diagnóstico, mesmo que não sejam passíveis de intervenções de enfermagem independentes (HERDMAN e KAMITSURU, 2018).

População de risco é definido pelo NANDA-I como grupos de pessoas que partilham alguma característica que faz cada membro ser suscetível a determinada resposta humana. As condições associadas são os diagnósticos médicos, lesões, procedimentos, dispositivos médicos ou agentes farmacêuticos (Ibid., 2018).

Apesar de serem itens que não são tratáveis de modo independente pelos enfermeiros, a inclusão dos seus dados é útil para a precisão do diagnóstico do paciente, mas o foco de intervenções do enfermeiro deve se voltar aos fatores de risco e fatores relacionados (HERDMAN e KAMITSURU, 2018).

A seguir, é apresentada a discussão dos diagnósticos identificados e a correlação dos achados dos autores com a taxonomia NANDA-I.

Documentos relacionados