• Nenhum resultado encontrado

Visão Geral do Mercado e Fornecedores de Solução

CAPÍTULO 6 SOLUÇÕES DE MERCADO

6.1 Visão Geral do Mercado e Fornecedores de Solução

Como acontece com as tecnologias novas, ainda com muitos desafios, os analistas das industrias estão acompanhando de perto e fazendo previsões de quão rápida esta a tecnologia de Telefonia IP se implantará totalmente no mercado corporativo. É claro que a tendência atual da aplicação desta solução é dependente de vários fatores que são os maiores desafios para os fabricantes. Contudo, com a redução de custos que a solução oferece, com o aprimoramento da produtividade da informação proporcionada ao staff de sistemas, e com a força absoluta das corporações envolvidas por esta tecnologia, não existe dúvida que a Telefonia IP, será muito em breve o padrão de fato em tecnologia de telecomunicações. Para os fabricantes da tecnologia, existem ainda vários desafios a serem sanados, desafios estes que não são apenas da área de tecnologia, mas também da área de mercado, atingido pelas pessoas de decisão das empresas, onde os investimentos são discutidos e aprovados.

Entre os desafios tecnológicos que pesam mais nas decisões do grupo técnico por uma solução, estão na garantia da qualidade de serviço, na escalabilidade, na necessidade e na possibilidade de aquisição de novas tecnologias para o gerenciamento da solução. Já para a área de mercado, pode-se citar os investimentos significantes e existentes nas redes de telefonia por comutação de circuitos, aplicações que podem ser implantadas sobre a prória rede por comutação de circuito e os altos custos da solução de telefonia sobre uma rede de pacotes em relação apenas a solução de dados (CAPTARIS, 2003).

Quanto aos fabricantes da solução de Telefonia IP, lideram o mercado de sistemas de Telefonia médios e grandes, as Empresas Cisco System Inc. e a Santa Clara, Calif.-based 3Com Corp, onde a arquitetura Cisco AVVID oferece uma solução modular, com gateways conectados aos roteadores, CallManager e o software Unit Voice Mail executando em servidores Windows separados. Já a 3Com com seu sistema NBX , faz um pacote de toda solução, com a solução de Voice- mail, gerenciamento de chamadas e interfaces de gateway, em um chassis único, rodando o VxWorks, um sistema de operação em tempo real, baseado na plataforma Unix.

Segundo opininião de analistas, ambos os sistemas trabalham ótimamente em plataformas construídas sob a tecnologia de seus fabricantes, tais como roteadores e switches. Entretanto, alguns usuários tem reportado dificuldades em fazer com que conexões analógicas trabalhem apropriadamente e citam ainda, a carência de experiência por parte dos fabricantes e seus parceiros, em lidar com este tipo de problema. Outra reclamação esta no atraso com que ambos os fabricantes tem em disponibilizar recursos de processamento de chamadas com os PBX ( Private Branch Exchange) tradicionais. Alguns analistas chegam a citar que a Cisco não esta nem perto do que a Nortel ou a Avaya podem oferecer. Segundo eles, a maioria de seus clientes, não estão usando estes recursos de maneira alguma, e acrescentam: “Liste todos os recursos que você precisa, as solicitações por assunto e faça ter certeza de que o produto pode suportá-los sem

customização”( MITCHELL ,2002A).

Dos líderes na solução de voz, pode-se também citar a Nortel Networks Ltd., Avaya Inc. e Siemens Enterprise Network USA. Todas as três, oferecem sistemas hibridos, e alguns fabricantes adotaram como solução para suas próprias empresas.

É o caso da Avaya que anunciou ter migrado todos os recursos de seu sistema Definity PBX`s para o sistema de Telefonia IP ECLIPS, também comercializado por eles, afirmando que o sistema ECLIPS pode interoperar com o sistema legado Definity normalmente (MITCHELL,2002A).

Outra questão polemica esta em que arquitetura adotar, a do IETF ou do ITU? Na tecnologia que utiliza o padrão do IETF para estabelecimento de conexões, o SIP ou a Recomendação do ITUT, o H.323? Alguns observadores das industrias vislumbram que o protocolo SIP será o susbstituto do H.323(HOCHMUTH,2003) , que é extremamente usado em telefones IP e IP PBX’s, nas solucões adotadas nas corporações. Outra infuência de peso já para a arquitetura do ITU é que o Cisco CallManager, que faz parte da solução de Telefonia IP da Cisco AVVID, não possue o protocolo SIP nativo. Divulga-se que o protocolo SIP esta nos planos estratégicos dos fabricantes para 2003, cita-se como exemplo a Alcatel, Polycom, Avaya .

Uma novidade neste mercado para o próximo ano é a fusão da tecnologia Wireless com a Telefonia IP. A Cisco, lider na tecnologia wireless e VoIP, divulgou que este casamento é lógico e inevitável, uma vez que o desenvolvimento da tecnologia de Telefonia IP esta acontecendo em paralelo com a de wireless LAN sendo que o conceito de mobilidade passará também a ser um requisito importante na decisão por uma solução(HOCHMUTH,2003).

De qualquer modo, uma enorme gama de opiniões através de artigos, discussões, foruns, entrevistas, declarações, etc., é disponibilizada e as vezes contraditórias. Qual o melhor produto, qual é o mais eficiente, qual trará melhor ROI para a corporação, qual disponibilizará os recursos de que se precisa, qual fabricante dará o melhor suporte, qual fornece o software de gerenciamento mais

adequado? Todas estas questões existem e são respondidas de forma eficiente por todos os fabricantes. Contudo, independentemente de que solução se adotar, é fato que em 2003, pode-se esperar uma expansão pesada nas plataformas de servidores e suporte a protocolos.

Segundo pesquisas do Synergy Research Group, a venda de equipamentos em 2002 atingiu $1.4 bilhões de dolares e que o mercado espera atingir $5.2 bilhões de dolares em 2006 (HOCHMUTH,2003).

De acordo com pesquisas divulgadas pelo Gartner Dataquest em Outubro de 2002, onde cita-se que 20% da companhias dos Estados Unidos e Canada usam Telefonia IP, complementa prevendo que o mercado para os próximos 18 meses é de que 50% planejam implantar a solução.

Um outro mercado do qual as empresas não poderão fugir, e que não só envolve a solução de Telefonia IP, mas a de networking como um todo, é o dos fabricantes de tecnologia para gerenciamento de redes e de suas aplicações implantadas. Os fornecedores para o mercado de gerenciamento de redes nos Estados Unidos esperam crescer dos $7.9 bilhões em 2000 para $31.4 bilhões em 2006 (CISCO, About, 2003).

De qualquer modo, independente de qual solução se tomará, todas as pesquisas apontam para um crescimento acentuado da adoção da solução de voz nas empresas e Call Centers. Todas as estatísticas mostram que o mercado é promissor e que espera-se bilhões de dolares em investimento. Um resumo destas estatísticas pode ser encontrado no site CommWeb.com (COMMWEB.COM, 2002) Todos os fabricantes defendem suas soluções como as melhores, contudo o mercado não esconde que hoje, a solução mais sólida para a Telefonia IP, que é abrangida pela solução de convergência de voz, video e dados, é a solução Cisco

AVVID. Os mais diversos artigos que divulgam novidades e a situação da solução no mercado, não deixam dúvida de que os fabricantes da solução de Telefonia IP, tomam como base o padrão de qualidade Cisco. Além de que a tecnologia Cisco por si só, não tem deixado dúvidas de sua liderança no mercado.

Sendo a rede estudada construida sobre tecnologia Cisco, e já tendo implantada uma solução de VoIP através de gateways de voz Cisco, tendo suporte direto de parceiro Cisco, com profissionais certificados, decidiu-se apenas pela descrição da solução Cisco AVVID pois apresenta-se até o momento como solução mais adequada para o projeto que deseja-se implantar. A descríção da rede estudada e apresenta no próximo capítulo deste trabalho.

6.2 A arquitetura Cisco AVVID ( Architecture for Voice, Video and Integrated