• Nenhum resultado encontrado

4. A FEAST FOR CROWS

5.2 The winter is coming:

A série de livros A song of ice and fire

A Song of Ice and Fire é uma série literária que mistura política, aventura e fantasia, escrita por George R. R. Martin. O primeiro volume começou a ser escrito em 1991 e, somente cinco anos depois, em 1996, foi lançado originalmente. A história foi concebida, inicialmente, em forma de trilogia, mas já existem cinco livros publicados e, espera-se, por mais dois que deverão encerrar a saga75.

Dois dos grandes temores enfrentados pelos fãs são o estado de saúde e a idade avançada de Martin,que está com 66 anos. Atualmente, o autor abstém- se de fazer estimativas quanto a publicação do próximo volume e, sobre período de escrita do mesmo, já lançou outros três contos e algumas novelas com os resumos dos livros principais. Entretanto, anunciou aos produtores da série de TV os rumos que tomará nos capítulos seguintes, para que, mesmo se não estiver vivo, a série seja encerrada de acordo com suas ideias76.

Para acalmar os fãs, na sessão de novidades de seu portal na internet77, Martin deixou instruções específicas aos seus herdeiros para que nenhum outro autor termine a história, caso venha falecer antes da conclusão do sétimo volume. O escritor não excluiu ainda a hipótese de um oitavo livro, com histórias adicionais, embora, considerando o ritmo de escrita do mesmo, parece pouco provável que essa ideia venha a concretizar-se.

Os livros já foram traduzidos para vinte idiomas, tendo mais de 4,5 milhões de cópias impressas nos Estados Unidos e cerca de 25 milhões de exemplares vendidos mundialmente78. Todos os romances foram, em sua maioria, bem recebidos pela crítica literária e pelo público, sendo indicados a diversos prêmios de fantasia e ficção científica, como o Locus, o Nebula e o Hugo, segundo a Bantam Dell79, editora que os publica originalmente.

75 Disponível em: <http://www.georgerrmartin.com/>. Acesso em: 30 Set. 2014. 76 Disponível em: <http://www.georgerrmartin.com/>. Acesso em: 30 Set. 2014. 77 Disponível em: <http://www.georgerrmartin.com/news>. Acesso em: 30 Set. 2014. 78 Disponível em: < http://bantam-dell.atrandom.com/>. Acesso em: 30 Set. 2014. 79 Disponível em: < http://bantam-dell.atrandom.com/>. Acesso em: 30 Set. 2014.

147

Dentre as críticas, o jornal inglês The Sunday Times80 destacou o fato dos personagens não se enquadrarem em arquétipos maniqueístas, contando com heróis que são vilões e os vilões que são heróis. Já o jornal americano The Denver Post81 comparou a história a um jogo de xadrez, em que, cada movimento, além de ser complexo, tem consequências diretas na derrota ou no sucesso da partida.

Dentre as considerações negativas, foram citados os trechos envolvendo sexo e os temas de incesto, adultério, prostituição, estupro e pedofilia. Outros ainda acreditam tratar-se de uma obra machista e racista, devido a construção de alguns personagens82. Ainda assim, as críticas positivas foram mais numerosas, levando os livros a alcançarem bastante popularidade e elevados índices de vendas83.

Quanto ao conteúdo, o argumento principal dos livros é a luta pelo poder, em todas as instâncias. Ainda assim, três histórias principais dominam grande parte da narrativa: a guerra civil dinástica entre as várias famílias concorrentes pelo controle dos Sete Reinos; a crescente ameaça das criaturas sobrenaturais, conhecidas como os Outros, que habitam nas terras desconhecidas, além de uma grande muralha; e a ambição de uma jovem, exilada, filha do rei deposto – em outra guerra civil – prestes a retornar à capital reivindicando o trono.

A história de A song of ice and fire é complexa e de difícil explicação, visto que a quantidade de personagens, motivações e tramas são muito numerosas. Ainda assim, o primeiro livro da saga, Game of Thrones (MARTIN, 1996), é importante para o entendimento da narrativa.

Martin usa as primeiras páginas, do volume um, para contar a vida de Eddard Stark84, Lorde de Winterfell e Guardião do Norte, pai de seis filhos, um deles, bastardo. Sua vida aparenta ser bastante tranquila e feliz, até que o Rei

80 Disponível em: <http://sundaytimes.lk/110710/Magazine/sundaytimesmirror_02.html>.

Acesso em: 30 Set. 2014.

81 Disponível em: <http://www.denverpost.com/news/ci_25436177/game-thrones-advanced-

screen-draws-throng-fans-downtown?source=infinite>. Acesso em: 30 Set. 2014.

82 Disponível em: <http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/luis-antonio-giron/>. Acesso em: 30

Set. 2014.

83 Disponível em: < http://bantam-dell.atrandom.com/>. Acesso em: 30 Set. 2014. 84 Ele também é chamado de Ned nos livros.

148

Robert Baratheon, seu amigo e soberano, – visto que lutaram juntos na guerra civil que derrubou o antigo Rei – e a Família Real resolvem visitá-lo.

A aparente cortesia causa um grande mal-estar, pelas constantes brigas entre os filhos de Ned e Robert. Ainda assim, o principal desconforto é gerado quando o caçula Stark, inadvertidamente, flagra a Rainha mantendo relações incestuosas com seu irmão, o Guarda do Rei. Ao perceberem que eram assistidos, Jaime Lannister, empurra o jovem garoto pela janela, o que não causa sua morte, mas o deixa em coma por várias semanas, e o impede de contar qualquer coisa.

A visita do Rei, até então despretensiosa, logo desvela seu real objetivo, ao oferecer a Eddard Stark, o segundo posto mais alto do Reino, a Mão do Rei, visto que o último ocupante do cargo havia morrido diante de circunstâncias misteriosas. Mesmo diante de um filho com risco de morte, Ned aceita o cargo e dirige-se à capital.

Em uma investigação sobre a morte suspeita do último ocupante da Mão do Rei, Ned descobre que o primogênito do Rei Robert Baratheon é, na verdade, fruto da relação incestuosa entre a Rainha e seu irmão. Ao tentar avisar ao Rei, que se encontra em seu leito de morte – pois sofre um acidente ao caçar javalis – Ned é e preso e, posteriormente, decapitado, gerando uma rebelião do Norte, sob o comando de Robb Stark, seu filho primogênito. Além disso, o irmão mais velho e o mais novo da casa Baratheon também formam exércitos para lutar pelo Trono de Ferro.

A quarta pessoa a buscar um exército para reclamar o Trono é Daenerys Targaryan, filha do soberano deposto – e assassinado por Robert e Nedd na última Guerra civil –, exilada em um lugar misterioso. Ao casar-se com um nômade, a princesa litigante ganha de presente três ovos de dragões – até então extintos – que durante um ritual envolvendo fogo, dão origem a três filhotes, peças fundamentais para a montagem de um exército, bem como, para exigir seu lugar ao Trono.

Todo esse enredo ainda é permeado por uma série de outros personagens que, mesmo não buscando o Trono, em seus próprios jogos de poder, acabam por mostrar sua relevância à trama. Ademais, os elementos

149

fantásticos e a ambientação medieval aliam-se à imprevisibilidade da obra, no momento em que as motivações e o caráter dos personagens são sempre dúbios. Vale ressaltar que nenhum personagem está a salvo. No primeiro livro, ao matar o protagonista – e as mortes seguem nos demais volumes – Martin aproxima seu texto dos leitores, ao mostrar que, assim como na vida real, ninguém é imortal.

Os livros de As Crônicas de Gelo e Fogo, nome em português dado à saga, foram adaptados para um grande número de formatos, como jogos de videogame, histórias em quadrinhos, bonecos em miniatura e uma série de TV intitulada Game of Thrones, produzida pelo HBO. A atração televisiva trouxe aos livros, um maior número de leitores e lhe proporcionou maior notoriedade, fazendo com que os quatro primeiros volumes da saga surgissem entre os dez primeiros colocados na lista de mais vendidos do jornal norte-americano The New York Times85, em 2009.

Documentos relacionados