• Nenhum resultado encontrado

Workshops dinamizados pelo núcleo de estágio

4. Projetos formativos realizados na escola

4.1 Projetos

4.1.9 Workshops dinamizados pelo núcleo de estágio

Fez parte integrante da prática de ensino supervisionada a conceção, desenvolvimento e dinamização de workshops por parte do núcleo de estágio visando como público-alvo os professores do AEMC. Neste sentido, e mediante as necessidades identificadas junto do corpo docente da escola cooperante, o núcleo de estágio decidiu realizar os workshops abordando os temas uma plataforma PLE e fichas Quebra-cabeças.

Para cada um dos workshops foi criado um cartaz alusivo ao tema. A sua divulgação foi feita na sala de professores (público-alvo das sessões). A opção de não publicar online os cartazes deveu-se ao facto de nem todos os professores utilizarem frequentemente as novas tecnologias (por receio, falta de formação, falta de tempo ou outro motivo) e, a sala de professores todos frequentam. Nos cartazes encontrava-se informação sobre data, hora e local da sessão, bem como os objetivos que se pretendiam alcançar na mesma. Junto ao cartaz também se encontrava uma folha para permitir as pré-incrições na sessão com o objetivo de facilitar a logística da mesma.

Workshop PLE

Esta iniciativa foi dinamizada, no início do terceiro período do ano letivo, pelo núcleo de estágio e teve por objetivo dar a conhecer aos professores do AEMC uma nova ferramenta na ajuda no desenvolvimento do seu trabalho enquanto professores. Uma plataforma PLE, tal como o próprio nome indica, é um sistema de aprendizagem pessoal e que tem a capacidade de conjugar diversas ferramentas. Os sistemas PLE ajudam os aprendizados a ter controlo e a gerir a sua própria aprendizagem. Tecnicamente, um sistema PLE representa a integração de inúmeras tecnologias da Web 2.0, designadamente, blogues, wikis, ligações a sítios web como Facebook.com, Twitter.com, etc..

Na sessão dedicada a este tema o PLE escolhido para exemplificar foi o Symbaloo7. O workshop tinha como objetivos:

§ Definir o conceito de PLE;

§ Apresentar caraterísticas de um PLE; § Ferramentas de desenvolvimento de PLE; § Apresentar o Symbaloo;

§ Efetuar registo no Symbaloo; § Como utilizar o Symbaloo;

§ Identificar recursos ou ferramentas utilizáveis no Symbaloo;~ § Utilização do Symbaloo.

Apesar de ser um sistema pessoal, um PLE também pode ser partilhado por quem se desejar, sendo um bom sistema onde é possível combinar a prendizagem formal com a aprendizagem informal. Por um lado, a aprendizagem formal existe quando o professor criar e partilha o PLE com os seus alunos; a aprendizagem informal existe quando os alunos partilham entre si os respetivos PLE.

Foi uma sessão muito bem recebida pelo público a que se destinava, sendo que a maioria dos participantes desconhecia o que era um PLE. Nesse sentido o núcleo de estágio sentiu cumprido o intuito de dar a conhecer novas ferramentas tecnológicas para utilizar na sala de aula ou fora dela, enquanto complemento.

7

Workshop Quebra-cabeças

Este foi outro workshop dinamizado pelo núcleo de estágio, no início do terceiro período do ano letivo. O objetivo desta sessão era dar a conhecer aos professores do AEMC ferramentas, gratuitas, disponíveis online e que permitissem ajudar os professores na construção de fichas de atividades diferentes no exercício da sua atividade profissional.

Partindo do princípio que uma sessão deste género pretende ser a reunião de um grupo de pessoas que partilham interesse em determinado assunto, no workshop Quebra-cabeças a partilha e interesse foram unânimes entre os participantes. Os professores que participaram na sessão lecionam em áreas tão diversas como Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol), Físico e Química, Ciências, TIC, Português e Ensino Especial.

Era praticamente unânime entre os professores, que participaram na sessão, que as salas equipadas com material informático para os alunos poderem praticar e desenvolver trabalhos/atividades com recurso a TIC são as salas de laboratório de informática. Estas salas de informática nem sempre estão disponíveis para os professores que lecionam outras disciplinas devido, por exemplo, a incompatibilidade de horários.

Se é importante para professor e alunos a utilização de TIC em sala de aula, por outro lado existe falta de espaços onde tal possa ocorrer em plenitude. A ocorrência normal será todas as salas da escola equipadas com um computador, o que não permite que os alunos possam utilizar a tecnologia no decurso das aulas. Desta perceção há necessidade do professor, na tentativa de encontrar uma solução, e recorrer ao uso de ferramentas tecnológicas para elaborar as fichas de trabalho para os alunos. Posteriormente as mesmas são levadas para a sala de aula em formato de papel, mas conseguindo o professor criar fichas diferentes das tradicionais de pergunta/resposta recorrendo a palavras cruzadas ou mesmo a “sopa de letras”.

O workshop Quebra-cabeças teve como objetivos: § Compreender a contextualização do workshop;

§ Apresentar a importância de levar quebra-cabeças para a sala de aula enquanto instrumento pedagógico;

§ Conhecer o tipo de quebra-cabeças que cada aplicação permite criar; § Experimentar as diferentes aplicações online apresentadas;

o Crossword Labs. o Ed Create. o Puzzle Fast.

o Discovery Education.

§ Criar um quebra-cabeças em cada aplicação.

O facto das aplicações sugeridas aos professores estarem na língua inglesa não constituiu um obstáculo para eles uma vez que todas elas têm um interface bastante simples e de fácil utilização.

De um modo geral, o retorno do workshop foi bastante positivo uma vez que o objetivo inicial de fornecer aos professores ferramentas que estes pudessem utilizar no seu quotidiano profissional foi alcançado e foi bem aceite por todos os participantes. Alguns dos professores manifestaram o desejo de experimentar este tipo de aboragem em próximas fichas de atividade que iam realizar. Não por desconhecimento da abordagem mas porque não conheciam ferramentas, tão simples e fáceis de usar, que lhes permitisse realizar esse tipo de fichas de atividade.

Documentos relacionados