• Nenhum resultado encontrado

Biomphalaria straminea no Peru e sua suscetibilidade a cepas brasileiras de Schistosoma mansoni.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Biomphalaria straminea no Peru e sua suscetibilidade a cepas brasileiras de Schistosoma mansoni."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

C.A. Cuba Cuba*e L. R. Corrêa**

Em M a i o d e 1 9 7 3 , u m d o s a u t o r e s ( C . A . C . I c o l e t o u n a l o c a l i d a d e d e Im a c i t a , P r o v í n c i a d e B a g u a , D e p a r t a m e n t o d e A m a z o n a s, v á r i o s e sp é c i m e s d e Bi om phal ar i a

st r am inea ( D u n k e r , 1 8 4 8 ) , u m a e sp é c i e q u e , a t é e n t ã o , n ã o h a v i a si d o a ssi n a l a d a n o Pe r u .

D e sc e n d e n t e s d e st e s i n d i v í d u o s f o r a m su b m e t i d o s a p r o v a s d e su sc e t i b i l i d a d e à s c e p a s B H e S J d e Sch i st osom a m ansoni q u e , e m c o n d i ç õ e s n a t u r a i s, e v o l u e m e m

B. gl abrat a d e B e l o H o r i z o n t e e B. t enagophi l a d e Sã o J o sé d o s Ca m p o s, r e sp e ct i v a m e n t e .

O i t e n t a e sp é c i m e n s f o r a m e x p o st o s à c e p a B H d o s q u a i s e m 1 3 o u 1 6 , 2 % a i n f e c ç ã o e v o l u i u c a r a c t e r i st i c a m e n t e a t é a f o r m a ç ã o d e e sp o r o c i st o s se c u n d á r i o s se m h a v e r , c o n t u d o , e l i m i n a ç ã o d e c e r c á r i a s, m e sm o n o i n d i v í d u o q u e a p r e se n t o u u m a so b r e v i v ê n c i a d e 8 8 d i a s a p ó s a e x p o si ç ã o . N ã o se v e r i f i c o u c u r a e sp o n t â n e a n e st e l o t e .

En t r e a s 4 0 B. st r am inea e x p o st a s à c e p a S J 9 o u 2 2 , 5 % i n f e c t a r a m - se , se n d o q u e a p e n a s d u a s e l i m i n a r a m p o u c a s c e r c á r i a s a o s 5 7 e 7 7 d i a s a p ó s a e x p o si ç ã o , p o r d o i s d i a s c o n se c u t i v o s, t e n d o u m a m o r r i d o e u m a se c u r a d o e sp o n t a n e a m e n t e . A c u r a e sp o n t â n e a d o p a r a si t i sm o f o i n o t a d o e m m a i s d o i s i n d i v í d u o s, n o s q u a i s a i n f e c ç ã o f o i o b se r v a d a a t r a v é s d a c o n c h a .

C o r t e s h i st o l ó g i c o s se r i a d o s d e 9 c a r a m u j o s, e x p o st o s i n d i v i d u a l m e n t e a 5 0 m i r a c í d i o s d a c e p a B H e f i x a d o s e n t r e 6 e 1 2 0 h o r a s a p ó s a e x p o si ç ã o , m o st r a r a m e sp o r o c i st o s e m d e se n v o l v i m e n t o e e sp o r o c i st o s i n v a d i d o s p o r a m e b ó c i t o s, se m f o r m a ç ã o d e g r a n u l o m a s p o r p a r t e d o h o sp e d e i r o , f a t o a ssi n a l a d o e m c a r a m u j o s su sc e t í v e i s.

A p o p u l a ç ã o e st u d a d a c o m p o r t o u - se e x p e r i m e n t a l m e n t e d e m o d o se m e l h a n t e a o u t r a s p o p u l a ç õ e s d e B. st r am inea t e st a d a s e m l a b o r a t ó r i o , i st o é, c o m b a i x a su sc e t i b i l i d a d e , e m b o r a t a l c o m p o r t a m e n t o n ã o a f a st e a p o ssi b i l i d a d e d e l a v i r a m a n t e r o c i c l o d o p a r a si t a e m su a á r e a d e d i st r i b u i ç ã o .

I N T R O D U Ç Ã O

B i o m p h a l a r i a st r a m i n e a , im port ant e hos­

pedeir o int er m edi ár io de Sc h i st o so m a m a n ­ s o n i no Nor d est e d o Brasil , apresent a vast a

d i st r i b ui ção geográf ica send o encont r ada na Venezuel a, Guianas, Par aguay e Brasil , al can­ çan d o p er t o de 2 0 ° l at it ude su l 1 Ai n d a no Brasi l sua presença é assinal ada em várias áreas da Bacia Am azô n i c a co m o em Man au s1, t e n d o si d o incr im i nada c om o vet or

de esqui st ossom ose em For dl andi a, Est ado d o Pará10, u m f oco at ual m ent e ext int o.

Em rel ação a seu pot enci al de vet or de S.

m a n so n i e vi san d o car act erizar o que f oi

d en om i n ad o c om o "q u al i d ad e de vet or ", Barbosa & Co e l h o 2; Coel ho & Bar b osa5, pesquisar am as relações hospedeiro-parasit a de B. st r a m i n e a a um a cepa pernam bucana

de S. m a n so n i . Post eriorm ent e, Barbosa &

Fi guei r ed o3 real izaram est udos sobre a suscet ib il id ade de diversas cepas de B. st r

a-* Pr o f e sso r d a Fa c u l d a d e d e Ci ê n c i as d a Saú d e . Un i v e r si d a d e d e Br asíl i a. Br asf l i a O. F. , Br asil . * Pr o f e sso r a d o In st i t u t o d e Bi o l o gi a. Un i v e r si d a d e d e Br asf l i a. Br asíl i a, D. F. , Br asi l .

(2)

196

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

Vol. X IN ? 6

m i n e a , col et adas em 5 Est ad os d o Nor dest e

brasil eiro, à um a cepa de S. m a n so n i ver i f i ­

cando, geral ment e, bai xas t axas de inf ecção experim ent al .

No present e t rabal ho são apresent ados os resul t ados d o est ud o da suscet ib il id ade ao S.

m a n so n i de B. st r a m i n e a procedent e d o

Peru, paCs onde at é agora essa espécie não t i nha si d o assinal ada.

M A T E R I A L E M ÉT O D O S

Nas exper iências f or am usadas duas cepas de Sc h i st o so m a m a n so n i a cepa BH, isol ada

em 1959 de um pacient e cr ôn i co de esquis- t ossom ose cont r af da em Be l o Hor izont e, MG. , e a cepa SJ, isol ada em 1 9 6 2 de

B i o m p h a l a r i a t e n a g o p h i l a nat ur al m ent e

inf ect ada, col et ada em Sã o José d os Cam pos, Est ad o de Sã o Paulo, am bas m ant id as regu­ l arm ent e em cam und ongos al b i nos n o Lab o ­ r at óri o de Par asi t ol ogi a d o In st i t u t o de Bi ol ogia, da Universid ade de Br asíl i a.

Car am uj os cri ados no l abor at ór i o ( 4, 5 - 9 m m de diâm et ro) descendent es de espé- cim ens col et ados na l ocal idade de Im acit a, Pr ovíncia de Bagua, Dep ar t am ent o de Am azonas, Peru, num a área d enom inada "sel va al t a", a 6 5 0 m. sobre o nível d o mar, f oram indi vid ual m ent e exp ost os a 10 mira- cíd i os de S. m a n so n i (Cepas BH e SJ). A

concent r ação dos m i r acíd i os era ef et uada pela t écnica de Chaia4 a part ir de f ezes de cam und ongos al b i nos inf ect ados c om as cepas est udadas. No est ereom icr oscópio, os m i r acídi os eram col et ados com a aj uda de pipet a Past eur de cal ibr e f i n o e cont ados, send o deposi t ados em pl aca de pet ri de 4 cm s de diâm et ro, c on t en d o água descl o- rada. Especi al cu i d ad o na escol ha d os m ira­ cíd i os f oi t om ada, p oi s som ent e os m ai s at ivos f or am empregados. Os car am uj os eram col ocados nas placas em cont act o com os m i r acídi os por um p er íod o de 6 hs. após o qual eram col ocad os em aq uár i os bal an­ ceados. Diar i am ent e observava-se os espéci- mens e no caso da m ort e de al gum del es procedia-se a dissecção e exam i nava-se a presença de f or m as l arvárias em desenvol ­ vi m ent o d o S. m a n so n i . Ent r e o 2 6 ? e 3 0 ?

dias após a e xp osi ção e d epoi s cada 4 8 hs. os car am uj os eram isol ados indi vid ual m ent e em pequenos vi d r os con t en d o água descl or ada e exp ost os a l uz de l âm padas el ét ricas de acordo com a t écnica padr onizada nest e l a­ bor at ór io.

O m at erial dest in ad o a est udo hist ol ógi co era ob t i d o pel a m ort e d o s car am uj os inf ect a­ dos na água quent e ( 70° C) e ret irada do c o r p o p u x an d o e est icando as part es m ol es sobr e papel de f il t r o. Post eri orm ent e se f ixava em Bo u i n ( 12- 24 hs), send o ret i rado o excesso de áci do p ícr i co c om 3 passagens em ál cool h - b u t íl i c o e i n c l u íd os em paraf ina. Cort es seriados de 6 u da t ot al i dade do c or p o d o anim al f or am cor ados pel a Hema- t oxi l i na- eosina.

Desenhos em câm ara clara da genit ál ia de al guns exem pl ares f or am real izados. Com o cont r ol e para as diversas exper iências de inf ecção f or am ut i l i zad os B. g/ a b r a t a de Bel o

Hor izont e, MG.

R E SU L T A D O S

O est ud o das conchas e genit ália dos m ol uscos col et ados n o Peru m ost raram sími- l i t ude m or f ol ógi ca com B i o m p h a l a r i a st r a ­ m i n e a ( Du n k e r , 1858) (Fig. 1).

A T A B E L A I apresent a os resul t ados da ex p osi ção de 80 car am uj os à cepa BH de S.

m a n so n i , dos quai s 13 S. st r a m i n e a , t orna­

ram-se inf ect ados obt endo-se u m ín d i ce de inf ecção de 16, 2%. Tod avi a nenhum deles el im i nou cercárias, em bora houvesse invasão m aciça de esp or ocist os secundár ios nos ór gãos int er nos e a evol ução da inf ecção ter si d o acom p anhad a durant e 3 meses, apr oxi­ m adam ent e. Três espéci m ens com 46, 55 e 88 dias após e xp osi ção apresent aram espor o­ ci st os secundár ios f inos, sem c on t u d o haver evol ução para cercárias.

A obser vação d os cort es hist ol ógi cos re­ vel ou que a massa cef al opedal e o mant o f or am as áreas c om m ai or núm er o de espor o­ cist os. O exam e d o aspect o d os espor ocist os revel ou f or m as apar ent em ent e ínt egras (inal­ t eradas), c om num er osas cél ul as germinat ivas em m ul t i p l i cação e presença de massa neural, sem reação t i ssul ar d o hospedeir o, j unt o a f or m as em dest r uição (alt eradas), invadidas por am ebòci t os e c om discret a reação cel ul ar. Nos esp or ocist os que apresent aram al t erações degenerat ivas não f oi verif icada a presença de granul om as. De 86 espor oci st os obser vados nos cort es hi st ol ógi cos seriados de 9 car am uj os inf ect ados, 73 , 2 % se apre­ sent ar am apar ent em ent e ínt egros.

Um índ i ce de inf ecção de 22, 5% f oi obser vado ent re os 4 0 B. st r a m i n e a expost os

(3)

ov

Biompha la r ia st r a minea

de B a g u a , Pe r u

si st e m a ge n i t al

(4)

198

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

Vol. XIN? 6

T A B E L A 1 h t SU l T A L O S DA EX PO SIÇ Ã O DE 8 0 B I O M P H A L A R I A S T R A M I N E A DE B A G U A , A M A Z O N A S, P E R U , A CEPA BH Df S C H I S T O S O M A M A N S O N I ( 1 0 M I RA Cf D I O S PO R C A RA M U J O ) .

D I A S A P Ó S E X P O SI Ç Ã O

C A R A M U J O S

E X A M I N A D O S R E S U L T A D O S * * 3 2 0 i 2 M O RT O S N EG A T I V O S

2 t t E S NO O T , 6 0 , C R , P N , C P 2 2 - 2 8 5 M O RT O S N EG A T I V O S

*

2 9 1 E S NA G D, PP , M C. 0 REST O A U T O L I SA O O 3 0 - 3 3 2 M O RT O S N EG A T IV O S

*

3 4 1 E S NO O T , GO, GA, PP , CR 3 5 i M O RT O N EG A T IV O 3 6 1 E S O T , G D, CR, MC 3 7 - 4 1 2 M O RT O S N EG A T I V O S

4 2 - 4 3 2 1 CO M E S NA C R, PN , I N ; 1 CO M E S N O O T , G O , G N , C R , T R , P P , M C •

4 6 ! E S NO O T , G D , P P 4 7 E S W O T , G D , C R , P N 4 8 5 0 8 M O RT O S N EG A T I V O S

51 ' E S NO O T , G D , E T , IN , M C , P P , P N

5 2 5 4 4 M O RT O S N EG A T I V O S 1 E S A N T EN A . P É. CO L A R M A N T O . C « OV. « 0 M C . PA RED E ESTÕMAQC *

5 5 E S NO O T , P P , M C » r R , C P 5 6 8 4 2 i D I SSE C A D O S N EG A T I V O S

8 5 ' E S NO O T , G A , PP , G R, C M

8 8 1

A

E S NA GD ; 0 R E ST O A U T O L I SA D O 9 0 9 6 3 D I SSEC A D O S N EG A T I V O S

.

« K SP O R O C 'ST O S SE C U N D Á R I O S D EL G A D O S

* Í N D I C E DE I N F E C Ç Ã O i 6 , 2 %

CM C O L A R 0 0 M A N T O , CP M A SSA C E F A F A L O P E O A L , CR C R I ST A R E T A L , E S E SP O R O C I ST O SEC U N D Á R I O , ET EST Ô M A G O , B A GLÂ N DU LA

(5)

SJ DE ( 10 MI RA CÍ DI O S POR CA RA M U J O )

DI A S A P O S

E X P O SI Ç Ã O

C A R A M U J O S

EXA M IN A D O S R E S U L T A D O S *

15 - 3 2 6 MORT OS A U T O U SA D O S N EG A T I V O S

3 5 - 4 4 7 D I SSECA D O S N EGAT I VOS

5 4 1 EL I M I N O U CERCA RI A ( N - 1 ) * *

5 7 2 PO SI T I V O S. E S O B SERV A D O S A T R A V É S DA CON CH A ( N Í ! 3 , 4 ) * *

7 0 6 D I SSECA D O S N EG A T I V O S

7 3 I PO SI T I V O ES O BSERV A DOS A T RA V ÉS DA CO N CH A ( N 2 5 ) * *

7 5 4 D I SSECA D O S N EG A T I V O S

7 7 1 EL I MI N O U C ER C Á R I A S ( N 2 2 ) * *

7 8 1 PO SI T I V O , E S O B SERV A D O S A T R A V ÉS DA CONCH A ( N 2 6 ) * *

81 1 ES NO OT, GD, ET . G A , PP, CR, M C, CP

8 4 2 1 C O M E S NO O T . G D, ET , CR, P P , M C , C P ; 1 C O M E S NO OT, GD, ET , GN, T R , PP, CP

8 6 8 DI SSECA DO S N EGAT I V OS

* ÍN D IC E OE IN FEC Ç Ã O 2 2 , 5 % I N D I C E E L I M I N A Ç Ã O C E R C Á R I A S 5 %

C M C O L A R 0 0 M A N T O , C P M A S S A C E F A L O P E D A L , C R C R I S T A R E T A E S E S P O R O C I S T O S E C U N D Á R I O , E T E S T Ô M A G O , G A G L Â N D U L A D O A L B Ú M E N , G D

G L Â N D U L A N I D A M E N T A L , M C M Ú SC U L O C O L U M E L A R , O T O V O T E S T E , P P P A R E D E P U L M O N A R , T R T U B O R E N A L

i

m

b

ro

-D

e

ze

m

b

ro

,

1

9

7

7

R

ev

.

S

o

c

.

Br

as

.

M

ed

.

T

ro

p

(6)

T A B E L A m - ELIMINAÇÃO DE CERCÁ RIA S E EVOUJÇÃO DA INFECÇÃO EM B I OM P H A L A R I A ST R A M I N E A ( PERU ) IN F ET A D A S COM A CEPA

SJ DE SC H I ST O SO M A M A N SO N I .

CA RA M U J O N - * *

PERÍODO DE EL IM IN A Ç Ã O * * *

N2 T OT AL DE C ERC Á RIA S

D I A S A P O S

EX P O SI Ç Ã O O B SER V A Ç Õ ES * * * * *

1 2 9 119 SACRIFICADO: CURA ESPO N T Â N EA

2 2 10 7 9 MORREU COM INFECÇÃO MACIÇA. E S NO OT, G D , 6 A , C R , PP

3 - — 65 MORREU E S NO OT , G D, E T , P P , C R , CP

4 — — 106 SACRIFICADO: CU RA ESP O N T Â N EA

5 — — 8 4 MORTO A CIDEN T A L MEN T E. E S NO OT, GD, E T , P P , P N , C R , C M , C P

6 — — 9 0 SACRIFICADO: CU RA ESPO N T Â N EA

* * VEJ A A T A BEL A C

« * » CONT ADOS EM OIAS A L T ERN A D O S

» « * » CM CO L A R DO MANT O, CP M A SSA CEFA L O PEDA L , CR CRIST A RET AL, E S ESPO RO CIST O SECU N D Á RIO , E T ESTÔMAGO, G A G L Â N D U L A DO A L B Ú M E N , GO G L Â N DU L A DIG EST IVA , OT O V O T EST E, PP PAREDE PU LMONAR, PN PN EU M Ó ST O M A

R

ev

.

S

o

c

.

B

m

.

M

ed

.

T

ro

p

.

V

o

l.

X

IN

?

(7)

Ap e n as d oi s dest es úl t i m os el i m i nar am cer­ cár ias ( 5 % d o t ot al d os car am uj os exp ost os). A l i beração de cer cár ias ( T A B E L A III) f oi acom p anhad a nos d ois car am uj os (1, 2) send o que am b os só el i m i nar am 9 e 10 cercárias respect ivam ent e dur ant e d oi s dias, após o que o n ? 1 d ei xou de el i m i nar e dissecado aos 119 dias, após exposição, não apresent ou sinal de inf ecção, d em onst r and o cur a da inf ecção. O n ? 2 m or r eu n o t erceir o dia m ost r an d o int ensa inf ecção p or espor o­ ci st os secundári os, d o ovot est e e gl ândul a digest iva. Os car am uj os n ? 4 e 6, cuj a i n­ f ecção f oi com pr cw ada aos 57 e 7 8 dias após a e xp osi ção pel a obser vação de espor ocist os at ravés da concha, não apresent aram m ai s sinal de f or m as l arvárias q u an d o dissecados aos 106 e 9 0 dias, respect ivam ent e. Dessa f or m a os espéci m ens f or am consi der ad os cur ad os espont aneam ent e da inf ecção.

D I SC U SSÃ O

Em b or a n o Peru não t enha si d o veri f icada a presença de Sc hi st o so m a m a n so n i e esquis-

t ossom ose, m ol uscos vet ores d o parasit a est ão d i st r i b u íd os em cert as áreas d o t erri ­ t ó r i o per uano. Paraense & col s. 9 assinal aram a espécie B i o m p h a l a r i a t e n a g o p h i l a n o vale

in t er andi no de Condebam ba, Dep ar t am ent o de Caj amarca, a qual se m ost r ou al t am ent e sucet ível à inf ecção experi m ent al p or um a cepa brasil eira de S. m a n so n i .

Nest e t rabal ho, com un i cam os pel a pri ­ m eira vez a presença de B. st r a m i n e a , no

Peru, o u t r o im port ant e vet or de esqui st os- som ose n o nor dest e brasil eiro, na l ocal idade de Im acit a, Pr ovínci a de Bagua, Depar t a­ m ent o de Am azonas, am pl i ando, dest a f orm a, o conheci m ent o da d i st r i b ui ção geo­ gráf ica dessa espéci e1 1.

Est u d os experi m ent ai s c om cepas de B. st r a m i n e a e S. m a n so n i de diversas pr oce­

dênci as t êm evid enciado ín d i ces de inf ecção não super i or es a 5%, d em onst r and o a bai xa suscet ib il id ade dessa espécie ao t rema- t ó d e o2, 3, 7

A cepa de B. st r a m i n e a t est ada n o pre­

sent e t r ab al ho apresent ou ín d i ce de inf ecção c o m el i m i nação de cercárias de 5%, q u an d o exp ost a à cepa SJ de S. m a n so n i ; est e d ad o é

com par ável aos rel at ados pel os aut ores ant e­ r i or m ent e cit ados. Qu an d o t est ados com a cepa BH não houve el i m i nação de cercárias. N o ent ant o, para se est udar a suscet ibil idade de u m m ol u sc o vet or, obser vações sobre a

inf ecção e evol ução das f orm as int ra- m ol u sco devem ser realizadas.

O com p or t am ent o da evol ução da in­ f ecção nos diversos órgãos int er nos dos car am uj os exp ost os ao parasit a m ost rou dif e­ renças i m port ant es ent re as cepas BH e SJ. A cepa BH evol ui u at é espor ocist os secun­ dários, in vad i nd o ovot est e e gl ândul a diges­ t iva, apr esent ando p er íod os de inf ecção t ão l ongos com o 51 e 8 8 dias, com índice de 16 , 2 % d os car am uj os expost os, porém sem el i m i nação de cercárias. A cepa SJ invadiu os órgãos int er nos de vár ios espécimens, com ­ p l e t and o sua evol ução, c om el i m inação de cercárias em d oi s exem pl ares cuj os p er íodos pré-pat ent es de inf ecção f or am de 54 e 77 dias, respect ivament e.

Est a aparent e cont r ad i ção ent re índice de inf ecção ( 1 6 , 2 % e 22, 5%) e f ndice de el imi­ nação de cercárias ( 5 % e 0, 0%), se deve ao f at o de ser consi der ad o inf ect ados t odos os car am üj os que apresent aram f orm as evol u­ t ivas de S. m a n so n i , após sua exposição à

m i r acíd i os d o t rem at ódeo. O com por t a­ m ent o da inf ecção em B. st r a m i n e a , e out ras

espécies de p l anor b ídeos vet ores de esquis- t o sso m o se , 't ê m sid o m ui t o bem est udados p or Bar b osa & Co e l h o 2 ; Paraense & Corr êa8 ; Paraense & col s. 9 ; Corrêa & Paraense6 , em seus est udos c om out r os m odel os experi­ ment ais.

É verdade que d o p on t o de vist a epide- m i ol ógico, a t axa de inf ecção com el im i­ nação de cercárias é a caract eríst ica mais relevant e em inf ecções exper im ent ai s de pl anor bídeos. Ent r et ant o, em est udos sobre suscet ib il id ade devem ser est abel ecidas as car act eríst i cas de evol ução das f orm as lar­ várias int ra-m ol usco. A m or t al idade e a cura espont ânea observadas são, evident ement e, c o n se q ü ê n c i a s d a r e l ação parasit a- h osp ed e i r a

Em rel ação ao exam e de B. st r a m i n e a

sacr i f icados durant e as prim ei ras horas após inf ecção houve u m m ai or por cent ual de esp or ocist os ínt egr os ( 73, 2%) , não sendo evi denciado u m aum ent o de f or m as larvárias dest r uíd as à m edida que a inf ecção se t ornava m ai s ant iga. Est e f at o é discordant e das obser vações realizadas p or Coel ho & Bar b osa5 em suas experi ências com B. st r a m i n e a de Pernam buco. Esp or oci st os inva­

(8)

202

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

Vol. X IN ? 6

f or m as l arvárias evol uem e m i gr am at é o ovot est e e gl ândul a digest iva, m as f al ham n o m om e n t o de dif erenciar-se em cercárias e as vezes regridem at é o desaparecim ent o t ot al sem deixar sinai s de rest os parasit ários. Esse f a t o f oi obser vado c o m a cepa SJ ( T A B E L A S II e III) e f oi r ep or t ado ant eri or­ ment e p or Coe l h o & Bar b osa5.

A av al i aç i o d o possível papel epide- m i ol ògi c o de B. st r a m i n e a na regi ão am azô­

nica per uana, n So pode ser det erm inada nest e t rabal ho, p or ém as obser vações reali­ zadas con t r i b u e m para o con h e ci m en t o de seu com p or t am e n t o f ace à inf ecção p or S. m a n so n i .

S U M M A R Y

I n M a y 1 9 7 3 o n e o f t h e A u t h o r s ( C . A . C . ) c o l l e c t e d sp e c i m e n s o f Bi o m p h a­

laria st r am inea ( D u n k e r 1 8 4 8 ) a t i m a c i t a , B a g u a Pr o v i n c e , A m a z o n a s, Pe m . T h i s sp e c i e s h a s n o t b e e n d e sc r i b e d b e f o r e i n Pe r u .

P r o g e n y f r o m t h e se sp e c i m e n s t e st e d f o r su sc e p t í b i l i t y t o t h e B H a n d S J st r a i n s o f Sc h i st osom a m ansoni w h i c h u n d e r n a t u r a l c o n d i t i o n s d e v e l o p i n B.

glabrat a o f B e l o H o r i z o n t e a n d B. t enagophi l a o f Sã o J o sé d o s C a m p o s, r e sp e c t i v e l y .

E i g h t y sp e c i m e n s w e r e e x p o se d t o t h e B H st r a i n o f w h i c h 1 3 o r 1 6 . 2 % d e v e t o p e d i n f e c t i o n w i t h se c o n d a r y sp o r o c y st s. H o w e v e r n o e l i m i n a t i o n o f c e r c a r i a e w a s o b se r v e d e v e n i n a sp e c i m e n w h i c h l i v e d 8 8 d a y s a f t e r e x p o su r e . N o sp o n t a n e o u s c u r e w a s f o u n d i n t h i s b a t c h .

O f 4 0 B. st r am i nea e x p o se d t o st r a i n SJ , 9 o r 2 2 . 5 % b e c a m e i n f e c t e d b u t o n l y t w o e l i m i n a t e d a f e w c e r c a r i a e o n t w o c o n se c u t i v e d a y s a t 5 7 a n d 7 7 d a y s a f t e r e x p o su r e . O n e d i e d a n d o n e u n d e r w e n t sp o n t a n e o u s c u r e . I n t w o o t h e r i n f e c t e d sn a i l s i n w h i c h i n f e c t i o n w a s v i si b l e t h r o u g h t h e sh e l l sp o n t a n e o u s c u r e w a s n o t e d . Se r i a l h i st o l o g i c a l se c t i o n s o f 9 sn a i l s w e r e m a d e a f t e r i n d i v i d u a l e x p o su r e t o 5 0 m i r a c i d i a o f t h e B H st r a i n a n d f i x e d 6 - 1 2 0 h o u r s a f t e r e x p o su r e . T h e se sh o w e d sp o r o c y st s i n d e v e l o p m e n t a n d i n v a d e d b y a m e b o c y t e s w i t h o u t f o r m i n g g r a n u t o m a s i n t h e h o st t i ssu e s, d e m o n st r a t i n g t h e sn a i l s w e r e su sc e p t i b l e .

T h e p o p u l a t i o n st u d i e d b e h a v e d e x p e r i m e n t a l / y i n a m a n n e r si m i l a r t o o t h e r p o p u l a t i o n s o f B. st r am inea t e st e d i n t h e l a b o r a t o r y i n t h a t a l o w su sc e p t í b i l i t y w a s d e m o n st r a t ed. H o w e v e r t h i s d o e s n o t e x c l u d e t h e p o ssi b i l i t y t h a t t h i s sp e c i e s c o u l d m a i n t a i n t h e p a r a si t i c c y c l e i n i t s a r e a o f d i st r i b u t i o n .

R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S

1. B A RB O SA , F. S. A not e on B i o m p h a l a r i a st r a m i n e a (Dunker , 1848) f r om Manaus

St at e of Am azonas, Brazil . Re v . So c . Br a s. M e d . T r o p . 2: 77-78, 1968.

2. B A RB O SA , F. S. & CO EL H O , M. C. - Qual i dades de vet or d os hospedeir os de

Sc h i st o so m a m a n so n i n o nor dest e d o

Brasil I. Suscet ib il id ad e de A . g l a b r a t u s e T. c e n t i m e t r a l i s à inf ecção p or S. m a n ­ so n i . Pu b l . A v . In st . A g g e u M a g a l h ã e s.

3: 55-62, 1954.

3. B A RB O SA , F. S. & F I G U EI R ED O , T. - Su scep t íb i l i t y of t he snail int erm ediat e host s of Sch i st osom i asi s f r om nort heas- t ern Brazi l t o t he inf ect ion w it h Sc h i st o ­

so m a m a n so n i . Re v . In st . M e d . T r o p . Sã o P a u l o 1 2 (3) : 196- 206, 1970.

4. CH A I A, G. — Técni ca para concent r ação de m i racídi os. Re v . Br a si l . M a t ar . D o e n .

T r o p . 5: 355-357, 1956.

5. CO EL H O , M. V. & B A RB O SA , F. S. - Qual i dades de vet or d os hospedeir os de

Sc h i st o so m a m a n so n i n o nor dest e do

Brasil . III. Du r ação da inf est ação e el imi­ nação de cercári as em T r o p i c o r b i s ce n t i ­ m e t r a l i s. Pu b . A v . In st . A g g e u M a ga l h ã e s. 5 :21-29, 1956.

(9)

Sc hi st o so m a m a n so n i . Re v . In st . M e d . T r o p . Sã o Pa u l o . 1 3 (6): 387-390, 1971.

7. G ER K EN , S. E. , A RA Ú J O , M. de P. & F R EI T A S, J. R. de — Suscet i b i l i d ad e da

B i o m p h a l a r i a st r a m i n e a da r egi ão de

Lagoa Sant a ( MG) ao Sc h i st o so m a m a n so n i . Re v . In st . M e d . T r o p . Sã o Pa u l o . 1 7 \388- 343, 1975.

8. P A RA EN SE, W. L. & C O RRÉA , L. R. - Su sc ep t i b i l i t y o f A u st r a l o r b i s t e n a go -p h i l u s t o inf ect i on w it h Sc h i st o so m a m a n so n i . Re v . In st . M e d . t r o p . Sã o Pa u l o . 5 :23-29, 1963.

9. P A RA EN SE, W. L. , IB A N EZ , N. H. & M I R A N D A , C. H. - A u st r a l o r b i s t e n

a-g o p h i l u s in Pe r u , a n d i t s suscept ibil i t y t o Sc h i st o so m a m a n so n i . A m . J. T r o p . M e d . & H y g . / 5: 534-540, 1964.

10. P A R D A L , P. O. , V I A N N A , C.M., SA N T O S, M. F. & SO U Z A , I. M. - Desa­ t i vação de f o c o de esqui st ossom ose no Val e d o Tapaj ós, no Est ado d o Pará.

Re su m o . X I I C o n g r e sso So c . Br a si l . M e d . T r o p . I C o n g r e sso So c . B r a si l Pa r asi t . .

Belém, Pará, 1976.

1 1 . W H O . PA N A M E R I C A N H EA L T H O RG A N I Z A T I O N . A Gu i d e f or t he 'I d e n ­

t i f i cat i on of t he snail int erm ediat e host s of schist osom iasis in t he Américas.

Referências

Documentos relacionados

As narrat ivas populares européias que deram origem ao que hoj e cham am os de contos infant is não apresent avam t ant a riqueza sim bólica quant o os contos de fadas, e som ent e

Compatibility between Schistosoma mansoni and Biomphalaria straminea when exposed to the para- site on the first four months of age was assessed for five parasitological

Em um artigo publicado em 2009 na revista International Trasations in Operational Reserch , sob o título “A decision support methodology for increasing public investment efficiency

Excess adipose tissue (AT) accrual is a well-established factor for cancer incidence. Notably, RCC is among the cancers for which this effect is more evident. However, RCC

campos com as informações do participante, caso seja um servidor do município o usuário seleciona qual empresa (PMU, DMAE, FUTEL, etc.) o par- ticipante faz parte, sendo da própria

Os au t or es dos est udos de invest igação apresent ados ( 4- 6) procuraram r eflet ir sobr e os conhecim ent os na ár ea da decisão clínica, focando, peculiarm ent e, a sua

Os 16 agricultores da Associação dos Produtores Rurais de Campo Lim- po efetuaram, durante o ano de 2004, duas colheitas de 4,5 toneladas, uma em outubro e outra em novembro, com

Womack e Jones (2003) definem VSM, mapeamento da cadeia de valor, como o processo de observação direta dos fluxos de informação e de materiais, resumindo-os visualmente e