• Nenhum resultado encontrado

Aspectos imunológicos da Leishmaniose Cutis Difusa.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Aspectos imunológicos da Leishmaniose Cutis Difusa."

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

ASPECTOS IM U N O LÓ G IC O S DA LE IS H M A N IO S E C U TIS D IF U S A *

Aloysio A rg o llo **e Vera Lúcia L. Reis**

U m c a s o d e L e is h m a n io s e C u t is D if u s a é e s t u d a d o q u a n t o a o s s e u s a s p e c to s

i m u n o ló g ic o s . A i m u n i d a d e c e l u l a r f o i in v e s t ig a d a c o m te s t e s in t r a d é r m ic o s ,

s e n s ib iliz a ç ã o a r t i f i c i a ! d o D N C B e d o s a g e m d e f a t o r d e in i b i ç ã o d o m a c r ó f a g o

( M I F ) . E m b o r a a lg u n s a n t íg e n o s in j e t a d o s t iv e s s e m d a d o r e a ç ã o p o s i t i v a , a

l e i s h m a n in a f o i n ã o r e a t o r a e v id e n c ia n d o u m a a n e r g ia e s p e c íf ic a . A s i m u n o g lo b u l

i-n a s G e M e s ta v a m e le v a d a s . 0 e i-n c o i-n t r o d e a i-n t ic o r p o s c ir c u la i-n t e s p o r a lg u i-n s

a u t o r e s a s s o c ia n d o a o f a t o d e q u e o c o m p l e m e n t o C 3 e r a b a i x o e m n o s s o p a c ie n t e ,

le v o u - n o s a c o n s id e r a r o c o n s u m o d e s t e q u e f i x a d o a c o m p le x o s A g - A c c ir c u la n t e s

p o d e r i a m e x p l i c a r o s s u r t o s d e f e b r e e a r t r a lg ia s .

P o r f i m s ã o c o n s id e r a d o s o s p o n t o s d e v is t a d e a u t o r e s d if e r e n t e s e m r e la ç ã o

a o f a t o d e q u e a L C D s e ria c a u s a d a p o r e s p é c ie d i f e r e n t e d e le i s h m â n ia , o u p o r

d e f e i t o i m u n o ló g ic o d o p a c i e n t e , d e s t a c a n d o - s e o t r a b a l h o d e C o n v i t3 e m f a v o r d e s ta ú t l i m a h ip ó t e s e .

IN T R O D U Ç Ã O

A L e is h m a n io s e C u tis D ifu s a p o d e ser c o n c e itu a d a c o m o u m a e n fe r m id a d e c u tâ n e a causada e n tr e nós p o r u m p r o t o z o á r io , a L . b r a s ilie n s is , h is to ló g ic a m e n te c a ra c te riz a d a p o r u m g r a n u lo m a m a c r o fá g ic o r ic o e m p a ra s ito s , re a ç ã o in tr a d é r m ic a c o m le is h m a ­ n in a (re a ç ã o d e M o n te n e g ro ) n e g a tiv a e a in d a p o r n ã o re s p o n d e r às d ro g a s c o m u m e n - te usadas pa ra tr a ta m e n t o da L e is h m a n io s e T e g u m e n ta r A m e ric a n a .

R a ra m e n te p re s e n c ia m o s o a ta q u e às m u - cosas, e m e s p e c ia l à m u c o s a na sa l.

A s lesões in ic ia is p o d e m ser de v a ria d o s a s p e c to s , m as fr e q ü e n te m e n te m a n c h a s , pá- p u la s , n ó d u lo s , ra ra m e n te u lc e ra ç õ e s . ’ A e v o lu ç ã o faz -s e g e ra lm e n te e m s u rto s , c a m i­ n h a n d o p a ra u m a g e n e ra liz a ç ã o da e n fe r m i­ da de , a e sp a ço s de te m p o v a riá v e is . N ó d u lo s e in filt r a ç õ e s n o ro s to d ã o aos p a c ie n te s o " a s p e c to le o n in o . "

N ã o te m s id o d e s c r ito o e n v o lv im e n to v is c e ra l. •

A d o e n ç a f o i d e s c rita na V e n e z u e la p o r C o n v it e m 1 9 4 8 3 e desde e n tã o , v ê m sendo d e s c rito s casos is o la d o s na A m é ric a L a tin a , E s ta d o s U n id o s e Á f r i c a 2 ,3 ,6 ' 8 ' 1 0 ' 1 2 ' 13 não a s s u m in d o n o e n ta n to o a s p e c to de e n d e m i- c id a d e da L e is h m a n io s e T e g u m e n ta r.

O n o s s o tr a b a lh o baseia-se n o e s tu d o de u m caso re c e n te e na a n á lis e de e s tu d o s s e m e lh a n te s fe ito s p o r o u tr o s a u to re s . O c o m p o r ta m e n to im u n o ló g ic o d o nosso pa­ c ie n te es tá d e m o n s tra d o nos Q u a d ro s I, I I , I I I , IV .

Q U A D R O I: E s tu d o dos L in fó c ito s no Sangue P e rifé ric o

L in fó c ito s N o rm a l P aciente

T o ta is 1 8 0 0 -2 4 0 0 /m m 3 5 1 0

5 6 ± 6 % 32%

( 1 6 3 ,2 /m m '’ ) T ativo s (T a ) 21 ± 4 % 18%

9 1 ,8 /m m -*)

B 2 6 ± 6 % 15%

7 6 ,5 /m m 3 )

' T ra b a lh o re a liz a d o no S e rv iço de D e rm a to lo g ia da F a c u ld a d e d e M e d ic in a da U n iv e rsid a d e Fe deral d o R io de J a n e iro

* * Professor A ssisten te

(2)

134

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

Vol. XI - N? 3

Q U A D R O II : E studo da Im u n id a d e C elu lar:

T ric o f itina C andid ina H istoplasm ina P aracoccid io id in a PPD (2 u d )

Le p ro m in a (reação de M itsuda)

Leishm anina (reação de M o n te n e g ro )*

E streptoquin ase F ito h e m a g lu tin in a Sensib ilização a rtific ia l pelo D in itro c lo ro b e n z e n o Dosagem de M IF (A g leishm ania)

negativa negativa negativa p o sitiva (1 0 m m ) p o sitivo (1 5 m m )

p o sitivo (1 0 0 m m )

negativo negat ivo p o sitivo (5 m m )

negativo 1 ,0 0

* A n tíg e n o p rep arad o n o In s titu to O sw a ld o C ru z,

: com co ncentração a p ro x im a d a de 1 0 m ilhõ es de parasitos (p ro m a s tig o to s ) po r c m 3 . L e itu ra após 4 8 e 7 2 horas da a p lica ção de 0,1 cc po r via in tra d é rm ic a.

Q U A D R O I I I : E s tu d o da Im u n id a d e H u m o ra l

Im u n o g lo b u lin a s N o rm a l P acie nte

G 1 ,2 - 1 ,4g% 3 ,5 0 M 0 — 0,1 g% 0 ,1 2 5 A 0 ,2 - 0 ,4 g % 0 ,1 8 0

Q U A D R O I V : O u tra s A vg liaçõ es Im u n o ló g ic a s

D osagem d o C o m p le m e n to

C 3 (1 4 5 ± 2 5 m g% ) 6 0 mg%

Pesquisa de F a to r A n tin u c le a r neg. Pesquisa d e A n tíg e n o A u s trá lia neg.

(3)

r

Março-Abril, 1977

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

135

C O M E N T Á R IO S

1. Os testes in tr a d é r m ic o s m o s tra ra m p o s iti- vidade p ara o s a n tíg e n o s de P . b r a s ilie n s is , M . t u b e r c u lo s is e M . le p r a e , (F ig . 1) a lé m de uma re sp osta p o s itiv a a u m a n tíg e n o ine sp e- c ífic o , a f ito h e m a g lu t in in a , d e m o n s tra n d o relativa in te g rid a d e d o s is te m a de h ip e rs e n s i- b ilid a d e re ta rd a d a , e m b o ra tiv e s s e m o s en­ c o n tra d o a lte ra ç õ e s na c o n ta g e m d o s lin f ó - cito s T .

2. E v id e n c io u -s e u m a d e fic iê n c ia im u n o ló g i- ca c e lu la r s e le tiv a , d e m o n s tra d a p e lo te s te in tra d é r m ic o n e g a tiv o ao a n tíg e n o d e M o n te ­ negro, c o m o ta m b é m p e la p e s q u is a d o F a to r de In ib iç ã o d o M a c ró fa g o ( M IF ) q u e se m o s tro u n e g a tiv o p a ra a n tíg e n o de le is h m â - nia.

3. 0 s is te m a m a c r ó fa g o — lin f ó c it o B — p la s m ó c ito m o s tra -s e h ip e r tr o fia d o , p r in c i­ p a lm e n te e m re la ç ã o à Ig G . A Ig A m o s ­ trou -se n o r m a l e n q u a n to q u e n o s e s tu d o s de B ry c e s o n 2 era a ú n ic a im u n o g lo b o lin a c o m valores e le v a d o s , e e m a pe na s a lg u n s p a c ie n ­ tes.

4. A b a ix a d o s n ív e is s é ric o s da fra ç ã o C 3 do c o m p le m e n to sugere c o n s u m o , re la c io n a ­ do c o m u m a p ro v á v e l fo r m a ç ã o de c o m p le ­ xos A g - A c c irc u la n te s , re s p o n s á v e is ta lv e z , no p a c ie n te e s tu d a d o , p e lo s e p is ó d io s de fe b re e a rtra lg ia s .

D IS C U S S Ã O

A e x is tê n c ia de a n tic o r p o s c ir c u la n te s c o n tra a le is h m â n ia ( B it t e n c o u r t & G u im a ­ rães1, B ry c e s o n 2) fa la m e m fa v o r n ã o d e u m a energia c o m p le ta , c o m o se pensava n o passado, m as p a rc ia l, a o n ív e l da im u n id a d e c elula r.

A le is h m â n ia é u m p r o to z o á r io de e s tr u ­ tu ra c e lu la r c o m p le x a , h a v e n d o in ú m e ro s fa to re s a in te r v ir em m a io r o u m e n o r g ra u na c a p a c id a d e re a c ío n a l d o S is te m a L in fo r e t i- c u la r ao h o s p e d e ir o 4 . D e n tr e estes d e s ta c a m - se a pre se n ça de c á p s u la e fla g e lo s , a n a tu ­ reza d o s c o m p o n e n te s da p a re d e e da m e m b ra n a c e lu la r, a m o d u la ç ã o a n tig ê n ic a d u ra n te o c ic lo e v o lu tiv o d o p a ra s ito , a in te n s id a d e d o p a ra s itis m o e a c a p a c id a d e d e " e s c a p e " às e n z im a s lis o s o m a is d o s m a c ró - fa g o s - ; q .

E m b o ra u m a d e te rm in a ç ã o g e n é tic a deva ser c o n s id e ra d a na p a ra lis ia im u n o ló g ic a d o S is te m a T na L e is h m a n io s e C u tis D ifu s a , a e x e m p lo d a H a n se nía se V ir c h o w ia n a , o u tr o s m e c a n is m o s a d q u ir id o s , im u n o ló g ic o s , d ev e­ rã o p a r tic ip a r d o fe n ô m e n o .

À s e m e lh a n ç a d e sta fo r m a c lín ic a de L e is h m a n io s e c o m a H a nseníase V ir c h o ­ w ia n a fic a a g o ra m a is re fo rç a d a , c o m base n os a s p e c to s im u n o ló g ic o s h u m o ra is v is to q u e as d o e n ç a s já e ra m a p ro x im a d a s p o r suas c a ra c te rís tic a s c lín ic o - m o r fo ló g ic a s e de d e fic iê n c ia im u n o ló g ic a c e lu la r e s p e c ífic a . C o n tin u a n o e n ta n to sem e x p lic a ç ã o , o fa to d e q u e a o c o n tr á r io da H anseníase V ir c h o w ia n a , a L e is h m a n io s e C u tis D ifu s a f o i s o m e n te d e s c rita re c e n te m e n te , em c o n tr a p o s iç ã o à h is tó r ia secula r e m e sm o m ile n a r da L e is h m a n io s e T e g u m e n ta r, c o n ­ fo r m e a c e n tu a R a b e llo 1 ' . É m u ito p ro v á v e l n o e n ta n to , q u e a se m e lh a n ç a c lín ic a das d u as d o e n ç a s n ã o m o tiv a s s e n o passado a re a liz a ç ã o d e e xa m e s c o m p le m e n ta re s para u m d ia g n ó s tic o d e f in it iv o de H anseniase e a a u s ê n c ia de d ro g a s e fe tiv a s p a ra tr a ta m e n to d e s ta m o lé s tia d e te r m in a v a e rro n e a m e n te o in te r n a m e n to d a q u e le s p a c ie n te s e m le p ro - sários.

A lg u n s a u to re s a d m itir a m q u e a LC D seria d e v id a a esp écies d ife re n te s de L eis hm â- n ia s 7 . C o n v it & c o ls 3 . e m a rg u m e n ta ç õ e s a no sso ve r d e fin itiv a s , re la ta d a s a se g u ir p õ e m f im às d ú v id a s p o r v e n tu ra e x is te n te s :

A in o c u la ç ã o a c id e n ta l de u m de seus assiste n te s de la b o r a tó r io , c o m le is h m a n ia s o riu n d a s d e u m caso d e L C D , to r n o u -o le is h m a n in o p o s itiv o .

- A L C D o c o r r e c o m o casos iso la d o s, em reg iõ es o n d e a L e is h m a n io s e T e g u m e n ta r A m e ric a n a é e n d ê m ic a , e não em g ru p o s de casos.

— A in o c u la ç ã o d e m a te ria l de L C D em v o lu n tá r io s , d e s e n v o lv e u g ra n u lo m a tu b e r- c u ló id e e m to d o s .

A G R A D E C IM E N T O S

(4)

136

Rev. Soc. Bras. Med. Trop.

Vol. XI - N? 3

S U M M A R Y

A c a s e o f C u t is D i f f u s e L e is h m a n ia s is is s t u d ie d in r e s p e c t t o it s im m u n o

lo g ic a l a s p e c ts . C e l l m e d i a t e d i m m u n i t y w a s in v e s t i g a t e d w i t h a b a t t e r y o f n in e

i n t r a d e r m a l a n t ig e n s , u s in g d is p o s a b le 1 .0 m l t u b e r c u li n s y rin g e s , w i t h 2 5 g u a g e

o e d le s . A ls o , a r t i f i c i a l s e n s ib il iz a t io n t o t h e D N C B a n d d o s a g e o f t h e M a c r o p h a g e

In h i b i t i n g F a c t o r ( M I F ) w e r e c a r r ie d o u t . S o m e o f t h e i n t r a d e r m a l te s ts w e r e

p o s it iv e a n d t h e le i s h m a n in e r e a c t i o n w a s n e g a t i v e s h o w in g s p e c if ic a n e r g y .

T h e G a n d M i m m u n o g lo b u li n e s w e r e e le v a t e d . S in c e c ir c u l a t i n g a n t ib o d ie s

h a v e b e e n d e s c r ib e d in t h e l i t e r a t u r a a n d o u r p a t i e n t h a d t p e C 3 c o m p l e m e n t a t a

l o w le v e i w e p o n d e r a b o u t it s c o n s u m p t i o n f i x e d t o A g - A c c o m p le x e s , w h ic h c o u l d

e x p la i n t h e e p is o d e s o f f e v e r a n d a r t h r a lg ia s .

F i r t a ll y , t h e v ie w p o i n t s o f d i f f e r e n t a u t h o r s a r e c o n s id e r e d i n r e l a t i o n t o t h e

f a c t t h a t C D L w o u l d b e c a u s e d b y a d i f f e r e n t s p e c ie s o f le is h u m a n ia , o r b y

im m u n o l o g i c a l d e f e c t o f t h e h o s t . C o n v it 's r e a t o n s u n d o u b t e d l y f a v o r s t h is la s t

h y p o t h e s is .

R E F E R Ê N C IA S B IB L IO G R Á F IC A S 1. B IT T E N C O U R T , A . & G U IM A R Ã E S , N .

— Im u n o p í tologia da leishmaniose tegu­ m e n ta r d ifu sa. M e d i c i n a C u t â n e a , 2 (4 ) 3 9 5 - 4 0 2 , 1968.

2. B R Y C E S O N , A .D .M . - D iffuse Cuta-neous Leishmaniasis in Ethiopia. Im m u-nologic Studies. T r a n s . R o y . S o c . T r o p . M e d . H y g . , 6 4 (3 ) :380-393, 1 9 7 0 .

3. C O N V I T . J ., P IN A R D I, M .E . & R O N D O N , A .J. — D iffu se Cutaneous Leishmaniasis: A Disease D u e to an Im m unolgoical D effect o f th e Host.

T ra n s . R o y . S o c . T r o p . M e d . H y g . ,

6 6 (4 ) :603 -6 1 0 , 1972.

4. G A R C IA , B.S. — A ntigenic Com ponents o f L Tropica. J . P h i l l i p p i n e M e d . A s s .,

9 :

6 4 7 -6 5 2 , 1 965.

5. L IM A , A .O . - Fisologia e físiopatologia do sistema linfo reticular. R . S o c . B ra s . M e d . T r o p . , 7 :1 1 3 -1 5 2 , 1 973.

6. M A R T IN E Z , J .L . — Presence o f Genera-liz e d C u ta n e o u s Leishmaniasis in M exico. R e v t a . In v e s t . S a lu d P u b l .,

2 6 :1 0 7 -1 1 8 . 1968.

7. M E D IN A , R. & R O M E R O , J. - Estúdio

sobre Ia Leishmaniasis Tegqm entaria en V e n e z u e l a . D e r m . V e n e z o l a n a ,

1(

1 )3 0 - 8 6 , 1 957.

8. N E W M A N , B .A . — Dissem inated Cuta­ neous Leishmaniasis (T ro p ica). A r c h . D e r m a t , 5 6 :1 0 5 -1 0 6 , 1968.

9. N O S S A L , G J . V . & P R E D A , C .L . -Antigens L ym pho id Cells and the Im m u ne Response. N ew Y o rk , Academ ic Press, 15 0 p., 1 971.

10. P R A D E B A R R IE N T O S , A . - U m caso a-típ ic o de Leishmaniose Cutâneo Mucosa.

M e m . In s t . O s w . C r u z , 4 6 ( 2 ) : 4 1 5 -418,

1948.

11. R A B E L L O , F .E . — Leishmaniasis Cutis D iffusa. A n . B ra s . D e r m a t , 4 5 :1 4 7 -1 5 2 ,

1970.

12. S IL V A , D . — Leishmaniose Anérgica Hansenóide. D e r m . Ib e r o L a t i n o A m e r i ­ c a n a ,4 :4 9 3 -5 0 6 , 1 972.

Referências

Documentos relacionados

Para análise dos dados dos girassol, foi utilizado um DBC com cinco tratamentos (BRS 122 consorciado com três cultivares de capim, mais cultivares BRS 122 e Hélio 358 solteiros)

Objetiva- se, principalmente, identificar os sentidos assumidos pela educação profissional, a partir da reforma dos anos 90, e os desafios a serem enfrentados na retomada

ISAIAS DA SILVA SANTANA e KARINE JUSTO DE JESUS, sendo o pretendente: nacionali- dade brasileira, divorciado, segurança, nascido em Barreiros - PE, aos 08/07/1964, residente em

• não conecte as travas A da barra de brinquedos nas alças na parte superior do colchão;.. • não conecte elos no berço, cercado ou academia

Os resultados da evapotranspiração real – ET (mm dia -1 ) obtidos pelo algoritmo SEBAL utilizando imagens dos produtos MODIS foram validados com o método de

Acurácia da ressonância magnética na detecção de roturas e de instabilidade na porção intra-articular do tendão da cabeça longa do bíceps braquial em pacientes submetidos a

- conectores tipo cunha derivação “alumínio” (PTD-00.001 SEÇÃO 4-8): deverão suportar a condição de serviço sem escorregamento do condutor ou ruptura do

Teste: o paciente é solicitado a estender os dedos, enquanto mantém o tornozelo em ângulo reto Palpação: região anterior da perna Resistência: é aplicada no dorso das