• Nenhum resultado encontrado

Absorção de nutrientes por duas cuitivares de girassol (Helianthus annuus L.), em condições de campo: III. Acúmulo de macronutrientes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Absorção de nutrientes por duas cuitivares de girassol (Helianthus annuus L.), em condições de campo: III. Acúmulo de macronutrientes."

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

ABSORÇÃO DE NUTRIENTES POR DUAS CUITIVARES DE GIRASSOL ( H e l i a n t h u s annuus L . ) , EM CONDIÇÕES DE CAMPO.

I I I . ACÚMULO DE MACRONUTRIENTES.*

G . J . SFREDO** J . R . SARRUGE*** H . P . HAAG***

RESUMO

Para se estudar o acúmulo de macronu¬ t r i e n t e s em função da idade das p l a n ¬ tas de g i r a s s o l , i n s t a l o u - s e um expe¬ r i m e n t o , em condições de campo, no Centro Nacional de P e s q u i s a de S o j a , em Londri na ( P R ) .

O s o l o u t i l i z a d o foi L a t o s s o l o Roxo e u t r ó f i c o e o delineamento e s t a t í s t i ¬ co foi o i n t e i r a m e n t e c a s u a1i z a d o com

* P a r t e da t e s e apresentada pelo p r i m e i r o a u t o r à E . S . A. " L u i z de Q u e i r o z " , U S P , P i r a c i c a b a ( S P ) . Entregue para p u b l i c a ç ã o em 2 8 / 1 2 / 8 3 .

* * Centro Nacional de P e s q u i s a de Soja/EMBRAPA. L o n d r i -na (PR) .

(2)

q u a t r o r e p e t i ç õ e s .

Foram a p l i c a d a s s e i s doses de aduba¬ ção N, P e K, das q u a i s se e s c o l h e -ram as doses 0- 0 - 0 e 9 0-45-45 kg/ha para a c u l t i v a r ' C o n t i s s o l ' e 0 - 0 - 0 e 45 - 4 5 - 4 5 kg/ha para a c u l t i v a r

' G u a y a c a n ' . A c o l e t a de amostras foi de 14 em 14 d i a s a p a r t i r da emergen¬ c i a das p l a n t a s .

Pode-se c o n c 1 u i r :

- o acúmulo máximo de n u t r i e n t e s o¬ c o r r e u próximo aos 8 7 d i a s e o ponto de i n f l e x ã o aos 55 d i a s após a emer¬ g ê n c i a ;

- as q u a n t i d a d e s t o t a i s de macronu¬ t r i e n t e s , a b s o r v i d a s p e l a s p l a n t a s , obedecem à s e g u i n t e ordem:

K > N > C a > M g > P > S ;

- a e x p o r t a ç ã o de m a c r o n u t r i e n t e s a¬ t r a v é s da c o l h e i t a de grãos segue a ordem:

N > K > P > Mg > Ca > S ;

- o acúmulo máximo em kg de macronu¬ t r i e n t e s para uma produção de 1.000 kg de grãos f o i :

K=141; N =94; Ca = 6 8 ; Mg = 23 ; P = 14; S = 5 .

- A e x p o r t a ç ã o em kg de m a c r o n u t r i e n ¬ tes para produção de 1.000 kg de grãos f o i :

(3)

INTRODUÇÃO

No B r a s i l , poucos são os t r a b a l h o s estudando a ef_i^ c i ê n c i a da a p l i c a ç ã o de f e r t i l i z a n t e s em g i r a s s o l , bem como sobre absorção e acúmulo de n u t r i e n t e s na p l a n t a .

S a b e - s e que o estudo do e s t a d o n u t r i c i o n a l , de qualquer p l a n t a é de suma importância na recomendação de f e r t i l i z a n t e s para obtenção de produções economicamente v i á v e i s .

(4)

Segundo MACHADO ( 1 9 7 9 ) , a ordem de e x t r a ç ã o de nu t r i e n t e s para o g i r a s s o l f o i : N Ca K Mg P S , enquaji to a e x p o r t a ç ã o a t r a v é s das sementes foi N K P Mg Ca S . ROBINSON (1973) encontrou uma ordem d i f e r e n t e para a e x t r a ç ã o de n u t r i e n t e s : N K Ca Mg P S e para a e x -p o r t a ç ã o de N K P Mg S Ca.

E muito i m p o r t a n t e , a i n d a , c o n h e c e r - s e como se dã a a b s o r ç ã o de n u t r i e n t e s durante d i f e r e n t e s e s t á d i o s de d e s e n v o l v i m e n t o da p l a n t a e quando o c o r r e a maior exj^ gência da p l a n t a .

MACHADO ( 1 9 7 9 ) , v e r i f i c o u que a p l a n t a a t i n g i a um ponto de máximo acúmulo de m a t é r i a seca e de n u t r i e n t e s no f i n a l do c i c l o . GACHON (1972) v e r i f i c o u que o K e o Mg a t i n g i a m um acúmulo máximo aos 97 d i a s de idade e os demais m a c r o n u t r i e n t e s e a m a t é r i a seca no f i n a l do c i -c l o .

T r a b a l h o s com a p l i c a ç ã o de doses de adubo foram e f e t u a d o s por alguns pesquisadores no B r a s i l .

Rocha e t a l i i ( 1 9 6 9 ) , estudando o comportamento de q u a t r o c u l t i v a r e s de g i r a s s o l , com e sem adubo, encoji traram aumentos na produção e n t r e 25 e 61¾, em 16 e x p e r i men t o s .

MARCONDES (197*0, v e r i f i c o u que uma dose de 90 kg de P 2 0^/ha é s u f i c i e n t e para a obtenção de uma produção máxima, enquanto para c a l c á r i o não houve r e s p o s t a .

Outro t r a b a l h o f o i e f e t u a d o por SOUZA e t a l i i ( I 9 7 6 ) , onde não o b t i v e r a m r e s p o s t a s ás doses a p l i c a d a s . E l e s admitem que a não r e s p o s t a s e j a devido ao e f e i t o re s i d u a l de adubaçoes a n t e r i o r e s . I s t o confirma dados de ROCHA e t a l i i (1969) que afirmam s e r o g i r a s s o l uma p l a £ ta de boa q u a l i d a d e para a p r o v e i t a r o r e s í d u o de aduba-çoes a n t e r i o r e s . LANTMANN e t a l i i ( 1 9 8 1 ) , também v e r i f j _ caram e s t e e f e i t o r e s i d u a l , pois nao encontraram r e s p o s

(5)

Baseado nos a n t e c e d e n t e s encontrados i n s t a l o u - se um experimento com os s e g u i n t e s o b j e t i v o s :

- V e r i f i c a r o acúmulo de m a c r o n u t r i e n t e s em função da idade da p l a n t a e d e t e r m i n a r os pontos de máximo a c ú -mulo d e s t e s p a r â m e t r o s ;

- Determinar a quantidade de n u t r i e n t e s exportada a t r a v é s da c o l h e i t a de g r á o s .

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento f o i conduzido em condições de campo, em á r e a do Centro Nacional de P e s q u i s a de S o j a (CNPSoja) da EMBRAPA, no d i s t r i t o de W a r t a , m u n i c f p i o de L o n d r i n a , PR.

Durante o c i d l o da c u l t u r a , novembro de 1 9 8 1 a mar ço de I 9 8 2 , a p r e c i p i t a ç ã o f o i n o r m a l , f i c a n d o na média de 2k anos (QUEIROZ e FIGUEIREDO, 1 9 8 0 ). E s t a normal ida de s i g n i f i c a que houve umidade s u f i c i e n t e para o d e s e n -v o l -v i m e n t o das p l a n t a s durante todo seu c i c l o .

0 s o l o da á r e a foi c l a s s i f i c a d o como L a t o s s o l o R o -xo e u t r ó f i c o , t e x t u r a a r g i l o s a , e vinha sendo u t i l i z a d o para o c u l t i v o de s o j a . A Tabela 2 mostra os r e s u l t a d o s da a n á l i s e química d e s t e s o l o .

(6)
(7)

Foram u t i l i z a d a s c i n c o doses de adubo: 0-0-0 ; 1 - 1 - 1 ; 2 - 1 - 1 ; 1 - 2 - 1 ; 2 - 2 - 1 ; 2-0-0 (N - P205 - K20 ) , onde 0 • z e r o , 1 = 45 e 2 = 90 k g / h a . A a p l i c a ç ã o do adubo f o i a l a n ç o a n t e s do p l a n t i o incorporado com grade p e s a -da. 0 n i t r o g ê n i o f o i a p l i c a d o 1/ 3 no p l a n t i o e 2 / 3 após 30 d i a s , em c o b e r t u r a .

P a r a o e s t u d o da a b s o r ç ã o de n u t r i e n t e s foram u s a -das duas c u l t i v a r e s de g i r a s s o l . Uma de c i c l o c u r t o , o h í b r i d o ' C o n t i s s o l ' e o u t r a de c i c l o médio, a v a r i e d a d e

' G u a y a c a n1.

U t i l i z o u - s e o delineamento e s t a t í s t i c o i n t e i r a m e n * t e c a s u a l i z a d o , com q u a t r o r e p e t i ç õ e s , sendo as p a r c e l a s de 13x30m com l i n h a s de 30m, espaçadas de 0,80m. As do-ses de adubo em cada c u l t i v a r corresponderam às p a r c e l a s . Para se e s t u d a r a a b s o r ç ã o de n u t r i e n t e s , uma dose de a dubo, com uma c u l t i v a r , corresponde a um experimento s e -p a r a d o . Neste c a s o , as c o l e t a s de amostras foram efetua_ das ao acaso dentro de cada dose de adubo, sendo cada a -mostra uma p a r c e l a .

A população de p l a n t a s f o i de 5 p l a n t a s por metro l i n e a r e q ü i v a l e n d o a 62.500 p l a n t a s / h a .

As amostras foram c o l e t a d a s de 14 em 14 d i a s , a paj^ t i r da emergência das p l a n t a s , a t é a c o l h e i t a de grãos . Após cada c o l e t a , as p l a n t a s foram separadas em f o l h a s , c a u l e s , r e c e p t ã c u l o e sementes, pesadas e l a v a d a s de a -cordo com as recomendações de SARRUGE e HAAG (197*0 e co

locadas para s e c a r em e s t u f a de c i r c u l a ç ã o forçada de a r a 7 0 - 7 5 ° C .

Depois de s e c o , o m a t e r i a l f o i pesado e moído em moinho W i l e y com p e n e i r a de 40 m a l h a s / p o l e g a d a . A análj_ se química dos t e c i d o s para N, P , K, C a , Mg e S , foram e f e t u a d a s conforme SARRUGE e HAAG (1974).

(8)

me-lhor e p i o r produção de m a t é r i a seca e / o u produção de g r ã o s .

Conforme SFREDO ( 1 9 8 4 ) , as doses e s c o l h i d a s foram 0-0-0 e 2-1-1 para a c u l t i v a r ' C o n t i s s o l ' , e , 0-0-0 e

1-1-1 para a c u l t i v a r ' G u a y a c a n1.

Na a n á l i s e de r e g r e s s ã o s e r ã o e s c o l h i d a s as equa-ções de maior grau s i g n i f i c a t i v o , tendo como l i m i t e o 3? g r a u .

As a n á l i s e s e s t a t í s t i c a s foram e f e t u a d a s no Depa£ tamento de Matemática da ESALQ.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ni t r o g ê n i o

Os r e s u l t a d o s da a n á l i s e de r e g r e s s ã o do acúmulo de n i t r o g ê n i o na p a r t e a é r e a da p l a n t a , com as r e s p e c t i -vas equações de r e g r e s s ã o e os pontos de máximo de infle_ xao, e s t ã o c o n t i d o s na F i g u r a 1 e Tabela

(9)
(10)
(11)

ANDRADE e t a l i i ( 1 9 7 5 ) , encontraram r e s u l t a d o s s e -melhantes com a c u l t u r a de m i l h o , enquanto GACHON (1972) e MACHADO ( 1 9 7 9 ) , t r a b a l h a n d o com g i r a s s o l , mostram que o acúmulo máximo c no f i n a l do c i c l o da c u l t u r a .

Quanto a quantidade acumulada, tanto no ponto de máximo quanto no ponto de i n f l e x ã o , n o t a - s e que nao há d i f e r e n ç a s acentuadas e n t r e as c u l t i v a r e s e mesmo com e sem adubação (Tabela 3 ) .

F ó s f o r o

Na F i g u r a 2 e Tabela 4 e s t ã o c o n t i d o s os r e s u l t a -dos da a n á l i s e de r e g r e s s ã o do acúmulo de f ó s f o r o na paj^ te aérea da p l a n t a , com as equações de r e g r e s s ã o e os pontos de máximo e de i n f l e x ã o deste acúmulo.

V e r i f i c a s e p e l a F i g u r a 2 que nos e s t á d i o s i n i -c i a i s há pequeno a-cúmulo de f ó s f o r o . A p a r t i r dos 42 d i a s o acúmulo se acentua com ponto de i n f l e x ã o médio aos 57 d i a s e ponto de máximo aos 91 d i a s . E s t e s r e s u l t a d o s mostram a tendência do acúmulo de f ó s f o r o a s e g u i r a cur va do acúmulo de m a t é r i a seca c u j o ponto de i n f l e x ã o foi aos 54 d i a s e de máximo aos 88 d i a s (SFREDO, 1984).

R e s u l t a d o s i d ê n t i c o s foram encontrados por ANDRADE e t a l i i (1975) que t r a b a l h a r a m com milho e CORDEIRO e t a l i i (1979a e 1980b) com s o j a . E n t r e t a n t o , GACHON (1972) e MACHADO (1979) com g i r a s s o l mostraram que o acúmulo má ximo, t a n t o de m a t é r i a seca como de f ó s f o r o no f i n a l do c i c l o da c u l t u r a .

(12)
(13)
(14)

P o t á s s i o

A F i g u r a 3 e a Tabela 5 mostram os r e s u l t a d o s da a n á l i s e de r e g r e s s ã o r e f e r e n t e s ao acúmulo de p o t á s s i o na p a r t e a é r e a da p l a n t a .

O b s e r v a - s e pela F i g u r a 3 e Tabela 5 que há um ponto de i n f l e x ã o aos 52 d i a s , a t i n g i n d o um máximo acúmu l o aos 85 d i a s , em média, acompanhando a c u r v a de acúmu-lo de m a t é r i a seca (SFREDO, 1984). Após o ponto de máxj_ mo, houve um decréscimo no acúmulo de p o t á s s i o a t é o f i -nal do c i c l o . E s t e s r e s u l t a d o s concordam com ANDRADE e t a l i i (1979) com s o j a . GACHON ( 1 9 7 2 ) , t r a b a l h a n d o com gj_ r a s s o l , mostra semelhantes no acúmulo de p o t á s s i o . J á , MACHADO ( 1 9 7 9 ) , também com g i r a s s o l , e n c o n t r o u acúmulo máximo no f i n a l do c i c l o .

V e r i f i c a n d o - s e a quantidade acumulada de p o t á s s i o , n o t a - s e que a c u l t i v a r ' C o n t i s s o l ' acumula mais que a

' G u a y a c a n ' , i n d i c a n d o , p r o v a v e l m e n t e , maior e x i g ê n c i a d£ quela na absorção desse n u t r i e n t e (Tabela 5 ) •

Comparando-se e s t e s r e s u l t a d o s com os de o u t r o s p e s q u i s a d o r e s , o b s e r v a - s e que há grande d i f e r e n ç a , pois MACHADO (1979) encontrou um acúmulo máximo de 2.500 mg de K / p l a n t a (168 k g / h a ) e GACHON (1972) mostrou um acúmu

lo de 400 kg de K/ha. No e n t a n t o , pela Tabela 5 , v e r i f i c a - s e que houve, em média, um acumulo de 8.000 mg de K/ p l a n t a (500 k g / h a ) , quantidade e s t a que e s t a v a mais pró-xima da i d e a l , pois a produção de grãos neste t r a b a l h o foi maior que a encontrada p e l o s a u t o r e s c i t a d o s (SFREDO, 1984).

C á l c i o

(15)
(16)
(17)

14 28 42 54 70 84 98 Dias após a «mergância

(18)
(19)

Na F i g u r a 4 v e r i f i c a - s e que a p a r t i r dos 42 d i a s há um aumento acentuado no acúmulo de c á l c i o na p l a n t a , com um ponto de i n f l e x ã o aos 54 d i a s e ponto de máximo aos 85 d i a s após a emergência (Tabela 6 ) . Após o máximo acúmulo, há um decréscimo a t é o f i n a l do c i c l o devido , p r i n c i p a l m e n t e , ã queda das f o l h a s a p a r t i r da maturação f i s i o l ó g i c a , sendo o c á l c i o mais concentrado n e s t e s ó r -gãos da p l a n t a .

0 acúmulo máximo de c á l c i o f o i de 3 - 7 7 5 mg/planta (234 k g / h a ) , o que mostra a Tabela 6 , s u p e r i o r ao e n c o n -t r a d o por GACHON ( 1 9 7 2 ) que f o i de 220 kg/ha e por MACHA DO ( 1 9 7 9 ) que e n c o n t r o u 2 . 7 1 3 mg/planta ( 1 8 2 k g / h a ) , seri_ do a i n d a e s t e s dois ú l t i m o s , o b t i d o s no f i n a l do c i c l o .

Magnés i o

Os r e s u l t a d o s a n a l í t i c o s , r e f e r e n t e s ao acúmulo de magnésio na p a r t e a é r e a do g i r a s s o l e s t ã o c o n t i d o s na FJ_ güra 5 e Tabela 7

-P e l a F i g u r a 5 e Tabela 7 , v e r i f i c a - s e que a p a r t i r dos 42 d i a s , após a e m e r g ê n c i a , houve um aumento conside_ r á v e l na a b s o r ç ã o de magnésio, a t i n g i n d o o ponto de i n -f l e x ã o aos 54 d i a s e ponto de máximo acúmulo aos 87 d i a s , acompanhando d i r e t a m e n t e o acúmulo de m a t é r i a seca da p l a n t a mostrado por SFREDO ( 1 9 8 4 ) . A p a r t i r do máximo , houve um decréscimo no acúmulo de magnésio a t é o f i n a l do c i c l o . GACHON ( 1 9 7 2 ) e n c o n t r o u r e s u l t a d o s semelhantes com um acúmulo máximo aos 97 d i a s em g i r a s s o l . ANDRADE e t a l i i ( 1 9 7 5 ) v e r i f i c a r a m , no m i l h o , as mesmas

tendên-c i a s , atendên-cúmulo máximo na maturação f i s i o l ó g i tendên-c a e detendên-créstendên-c_i_ mo a t é o f i n a l do c i c l o .

Mo e n t a n t o , MACHADO ( 1 9 7 9 ) , em g i r a s s o l , v e r i f i c o u um acúmulo máximo no f i n a l do c i c l o , com quantidades acjj muladas em torno de 1 . 0 0 0 m g / p l a n t a , menor que as e n c o n

(20)
(21)
(22)

7-Enxofre

A F i g u r a 6 e Tabela 8 mostram os r e s u l t a d o s da a -n ã l i s e da r e g r e s s ã o do acúmulo de e-nxofre -na p a r t e aérea do gi r a s s o1 .

Enquanto a F i g u r a 6 e a Tabela 8 mostram um ponto máximo aos 85 d i a s com um acúmulo de 262 mg de S / p l a n t a com produção de m a t é r i a seca de 340 g / p l a n t a (SFREDO ,

(23)
(24)

Acúmulo de m a c r o n u t r i e n t e s

A Tabela 9 mostra as e s t i m a t i v a s dos pontos de má ximo e de i n f l e x ã o do acúmulo de m a c r o n u t r i e n t e s , na mé-dia duas c u l t i v a r e s de g i r a s s o l com e sem adubação.

V e r i f i c a - s e que o i n t e r v a l o do ponto de i n f l e x ã o ao de ponto de máximo e s t á e n t r e 51 d i a s e 91 d i a s , indi cando um per Todo de 40 d i a s em que a p l a n t a deve e s t a r bem s u p r i d a com todos os m a c r o n u t r i e n t e s .

(25)

Exportação de macronutri e n t e s

As quantidades de n u t r i e n t e s acumuladas e e x p o r t a -das p e l o s grãos para uma produção de 1 . 0 0 0 kg de grãos e s t ã o nas t a b e l a s 10 e 1 1 . Os c á l c u l o s foram e f e t u a d o s para uma população de 62.500 p l a n t a s / h a com produções dec

4.47O kg/ha para a c u l t i v a r C o n t i s s o l 0 - 0 - 0 2 . 9 0 8 kg/ha para a c u l t i v a r C o n t i s s o l 2 - 1 - 1 3 . 9 4 5 kg/ha para a c u l t i v a r Guayacan 0 - 0 - 0 2.92O kg/ha para a c u l t i v a r Guayacan 1 - 1 - 1 .

V e r i f i c a s e que o p o t á s s i o é o n u t r i e n t e mais a b -s o r v i d o (média de 106 k g/ 1 . 0 0 0 kg de g r ã o s ) , seguidos do N, ( 7 3 k g ) .

A ordem de e x t r a ç ã o p e l a p l a n t a toda foi a segui n -t e : K &g-t; N &g-t; Ca &g-t; Mg &g-t; P &g-t; S .

0 t e r c e i r o lugar na e x p o r t a ç ã o se deve ã maior per centagem de e x p o r t a ç ã o em r e l a ç ã o ao t o t a l a b s o r v i d o

( 3 7 , 9 ¾ ) , p o i s na quantidade t o t a l a b s o r v i d o ocupa o 5 ?

1u g a r .

Notase p e l a Tabela 10 que o p o t á s s i o foi a b s o r v i -do em grandes quantidades ( l 4 l kg de K / h a ) , sen-do quatro vezes maior que a encontrada por ROBINSON ( 1 9 7 3 ) (29 kg de K/ha) e MACHADO ( 1 9 7 9 ) (43 kg de K / h a ) . Provavelmente, o maior acúmulo neste t r a b a l h o tenha s i d o b e n é f i c o para se o b t e r maiores produções que as o b t i d a s por e s t e s p e s -q u i s a d o r e s .

A ordem de e x t r a ç ã o de n u t r i e n t e s é semelhante ã encontrada por SEMIHNENKO e t a l i i ( i 9 6 0 ) e ROLL I E R (1 9 7 2 ) c i t a d o s por VRANCEANU ( 1 9 7 7 ) . ROBINSON ( 1 9 7 3 ) , MACHADO

(26)
(27)

CONCLUSÕES

O acúmulo máximo de n u t r i e n t e s o c o r r e u em média , próximo aos 87 d i a s e o ponto de i n f l e x ã o próximo aos 55 d i a s .

As q u a n t i d a d e s t o t a i s de macronutri e n t e s , a b s o r v i -das p e l a s p l a n t a s , obedecem ã s e g u i n t e ordem:

K > N > C a > M g > P > S

A e x p o r t a ç ã o de m a c r o n u t r i e n t e s a t r a v é s da c o l h e i ta de grãos segue a ordem:

N > K > P > M g > C a > S

0 acúmulo máximo, em kg de m a c r o n u t r i e n t e s para uma produção de 1.000 kg de grãos f o i :

K = \k] ; N = 9* 4 ; Ca = 6 8 ; Mg = 2 3 ; P = 1 e S = 5.

A e x p o r t a ç ã o em kg de m a c r o n u t r i e n t e s para uma pro dução de 1.000 kg de grãos foi :

M = 3 1 , 5 ; K = 9 , 5 ; P = 5 , 3 ; Mg = 3 , 0 ; Ca = 2 , 3 e S = 1,0.

SUMMARY

ABSORPTION OF NUTRIENTS BY TWO CULTIVARS OF SUNFLOWER PLANTS (H e l i a n t h u s annus L . ) UNDER FIELD

CONDITIONS. I I I . ACUMULATI ON OF THE MACRONUTRIENTS In o r d e r to study the acumulation of the macronu¬ t r i e n t s at the Centro Nacional de Pesquisa de S o j a , L o n -d r i n a , P R , B r a z i l .

(28)

The f o l l o w i n g doses of f e r t i l i z e r s were use :0-0-0; 1 - 1 - 1 ; 2 - 1 - 1 ; 2- 2 - 1 ; 2-0-0 ( N P K ) ; being 0 = 0 kg/ha ; 1 = 45 k g / h a ; 2 = 9 0 kg/ha ( N , P2O5, K2O ) . For the c u l -t i v a r ' C o n -t i s s o l ' -the doses 0-0-0 and 90-45-45 kg/ha were choose and 0 - 0 - 0 ; 45-45-45 kg/ha a t i n t e r v a l s of 14

days a f t e r the emergence of p l a n t s . The a u t h o r s c o n c l u d e d :

The maximum acumulation os n u t r i e n t s o c c u r near the 87 days a f t e r the emergence.

The Maximum r a t e of a c u m u l a t i o n occur a t the 55 days a f t e r the emergence.

The t o t a l amount of n u t r i e n t s c o n t e n t in the p l a n t s obey the f o l l o w i n g o r d e r : K > N > Ca > Mg > P > S.

The maximum a c u m u l a t i o n of the m a c r o n u t r i e n t s f o r a p r o d u c t i o n of 1,000 kg os seeds was K = 141 k g ; N = 94 k g ; Cu = 68 k g ; Mg = 23 k g ; P = 14 kg and S = 5 k g .

The e x p o r t a t i o n of the m a c r o n u t r i e n t s c o r r e s p o n -dent to a p r o d u c t i o n of 1,000 kg of seeds w e r e : N = 31.5 k g ; K = 9.5 k g ; P = 5.3 k g ; Mg = 3.0 k g ; Ca = 2 . 3 kg and S = 1.0 k g .

LITERATURA CITADA

(29)

CORDEIRO, D . S . ; SFREDO, G . J . ; BORKERT, C . M . ; SARRUGE, J . R . ; PALHANO, J . B . e CAMPO, R . J . 1 9 7 9 - Calagem, adu¬ bação e n u t r i ç ã o m i n e r a l . I n : E c o l o g i a , Manejo e Adu¬ bação de S o j a . Londrina ( P R ) , CNPSoja-EMBRAPA. 91 p.

( C i r c u l a r T é c n i c o nº 2 ) .

GACHON, L. 1 9 7 2 . La c i n e t i q u e de 1 ' a b s o r p t i o n des e l e -ments n u t r i t i f s majeurs chez l e T o u r n e s o l . Ann. Agron. C l e r m o n t F e r r a n d . 2 3 ( 5 ) : 5 47- 5 6 6 .

LANTMAN, A . F . ; PALHANO, J . B . ; CAMPO, R . J . e SFREDO, G . J . 1 9 8 1 . E f e i t o de doses N, P e K na c u l t u r a do g i r a s -s o l . CNPSoja-EMBRAPA. Londrina ( P R ) . Não p u b l i c a d o . MACHADO, P : R : 1 9 7 9 . Absorção de n u t r i e n t e s por duas

c u l t i v a r e s de g i r a s s o l (Helianthus annuus L . ) em f u n -ção da idade e aduba-ção em condições de campo. ESALQ. P i r a c i c a b a ( S P ) , 8 3 p . ( D i s s e r t a ç ã o de M e s t r a d o ) .

MARCONDES, D . A . S . 1974 E f e i t o de doses c r e s c e n t e s de f ó s f o r o e c a l c á r i o na c u l t u r a do g i r a s s o l (H e l i a n t h u s annuus L . ) . ESALQ, P i r a c i c a b a ( S P ) , 40p. ( D i s s e r t a ç ã o de M e s t r a d o ) .

QUEIROZ, E . F . d e e FIGUEIREDO, R. 1 9 8 0 . P r e c i p i t a ç ã o men¬ s a l em L o n d r i n a , no período de 1 9 5 8 - 1 9 7 9 - 29p. EMBRA¬ P A / C N P S o j a . Londrina ( P R ) . S é r i e M i s c e l â n e a , 3

ROBINSON, R . G . 1 9 7 3 . Elemental composition and r e s p o n -se of s u n f l o w e r and c o r n . A g r o n . J . 6 5 : 318-320.

ROCHA, J . L . V . ; CANECCHIO FILHO, V . ; TELA, R . d e , S 0 R D I , G . CRUZ, L . S . P . e F R E I R E , E . S . 1969. Competição e n t r e q u a t r o v a r i e d a d e s de g i r a s s o l na a u s ê n c i a e na presen¬ ça de adubação e na presença de adubação mineral com NPK. B r a g a n t i a , Campinas 2 8( 1 2 ) : 1 5 5- 1 7 3 .

(30)

SFREDO, G . J . 1984. Absorção de n u t r i e n t e s por duas cul¬ t i v a r e s de g i r a s s o l (H e l i a n t h u s annuus L . ) em c o n d i -ções de campo. ESALQ, P i r a c i c a b a ( S P ) 99p. (Tese de Doutoramento).

SOUZA, E . A . ; KURAMOTO, N. e FERREIRA, M . E . 1976. Adubação NPK do g i r a s s o l em L a t o s s o l o Vermelho e s c u r o , f a -se a r e n o s a . I n : Anais do Congresso B r a s i l e i r o de Ciên¬ c i a do S o l o , XV, S o c . B r a s . C i . do S o l o , Campinas(SPT 181-183.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com os dados do Departamento do Trabalho, entraram mais 287 mil pessoas para o mercado de trabalho no mês de Junho, revelando assim a maior aceleração da criação de

* A cor de texto verde indica que a variação, no período em análise, foi positiva, enquanto que a cor vermelha indica um movimento contrário.. ** Inclui as Bolsas de

Às 6.00 h, já tinha a bagagem em cima da bicicleta e estava pronto para partir, no entanto, ainda estaria mais de uma hora e meia à espera que o empregado da pensão fervesse a

A receita deve conter alguns requisitos, nomeadamente a respetiva numeração, a identificação do médico prescritor, o local da prescrição, os dados do utente (nome, número

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

Tese (doutorado)- Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação. l.Equacões diferenciais parciais. Dirichlet, Problemas

Por outro lado, esta investigação concorre para a construção de uma linha de cuidados para a pessoa dependente e o familiar cuidador e para o planeamento de práticas educativas

Deste ponto se direcionam alguns caminhos seguidos pelo pesquisador, que podem ser concebidos como objetivos específicos geradores das amarras necessárias para a sustentação