• Nenhum resultado encontrado

Síndrome de imunodeficiência adquirida: análise das complicações neurológicas em 44 casos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Síndrome de imunodeficiência adquirida: análise das complicações neurológicas em 44 casos."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA

A N Á L I S E D A S C O M P L I C A Ç Õ E S N E U R O L Ó G I C A S E M 44 C A S O S

MARZIA PUCCIONI * — ANA CRISTINA FAVORETO ** — CHARLES ANDRÉ * CARLOS A. PEIXOTO *** — SERGIO A. P. NOVIS ****

R E S U M O — D e 280 pacientes c o m a n t i c o r p o s a n t i - H I V , 44 a p r e s e n t a r a m m a n i f e s t a ç õ e s neuroló-g i c a s centrais. O q u a d r o n e u r o l ó neuroló-g i c o f o i a manifestação inicial d a A I D S e m 13,5% dos casos. D é f i c i t m o t o r , cefaléia, sinais m e n í n g e o s e a l t e r a ç õ e s d o c o m p o r t a m e n t o f o r a m as manifesta-ç õ e s m a i s freqüentes. A t o x o p l a s m o s e c e r e b r a l , as m e n i n g i t e s c r i p t o c ó c i c a e tuberculosa r e p r e s e n t a r a m 79,4% das c o m p l i c a ç õ e s o b s e r v a d a s . Os achados d o l i q ü i d o c e f a l o r r a q u i d i a n o nos pacientes c o m m e n i n g i t e e r a m e m g e r a l inespecíficos, e x c e t o p e l o i s o l a m e n t o do Cryptococcus neoformans n o e x a m e d i r e t o e / o u cultura. A t o m o g r a f i a c o m p u t a d o r i z a d a de crânio comu-¬ m e n t e r e v e l o u lesões hipodensas, g e r a l m e n t e múltiplas, s e m captação ou c o m captação a n e l a r de contraste, p r e d o m i n a n d o e m r e g i õ e s h e m i s f é r i c a s profundas. O t e m p o d e doença d o S N C foi i n f e r i o r a 6 meses e m 29 casos. O b s e r v o u - s e q u e 90,4% d o s pacientes e v o l u í r a m p a r a o ó b i t o e nenhum destes s o b r e v i v e u p o r m a i s d e 12 meses.

Acquired immunodeficiency syndrome: neurologic complications in 44 cases.

S U M M A R Y — W e studied t h e clinical r e c o r d s of 280 p a t i e n t s a d m i t t e d to o u r H o s p i t a l b e t w e e n 1985 a n d 1988, w i t h a p o s i t i v e E l i s a t e s t f o r H I V - r e l a t e d a n t i b o d i e s : 15.71% (44) of these patients e x h i b i t e d clinical a b n o r m a l i t i e s r e l a t e d t o disease of t h e C N S . I n 6 (13.6%) patients t h e n e u r o l o g i c a l c o m p l i c a t i o n w a s t h e f i r s t m a n i f e s t a t i o n o f H I V - i n f e c t i o n . P a t i e n t s w e r e m a i n l y m a l e h o m o s e x u a l s , in t h e 30-39 a g e r a n g e . F r e q u e n t chief complaints included hemiparesis, headache a n d b e h a v i o r disturbances. C e r e b r a l t o x o p l a s m o s i s w a s d i a g n o s e d in 18 instances. I t should b e c o n s i d e r e d the f i r s t d i a g n o s t i c p o s s i b i l i t y i n p a t i e n t s p r e s e n t i n g w i t h mass lesions. M e n i n g e a l i n f e c t i o n s w e r e p r e s e n t in 19 cases ( c r y p t o c o c c a l i n 13, t u b e r -culous in 4, H I V - r e l a t e d i n 2 ) . C S F f i n d i n g s i n these p a t i e n t s w e r e non specific, e x c e p t f o r d e m o n s t r a t i o n o f Cryptococcus neofarms on d i r e c t e x a m i n a t i o n of C S F o r culture studies.

C T scans f r e q u e n t l y d i s p l a y e d unique o r m u l t i p l e h y p o d e n s e lesions. T h e lesions e x h i b i t e d r i n g - e n h a n c e m e n t in 7 instances, a n d w e r e n o n - e n h a n c i n g i n 8 others. C o r t i c a l a n d subcortical a t r o p h y w i t h h y d r o c e p h a l u s e x - v a c u u m w e r e occasionaly found, a n d the C T scans w e r e n o r m a l in 8 instances. T i m e f r o m a p p e a r a n c e of the v a r i o u s n e u r o l o g i c a l complications t o death o r clinical resolution w a s a l m o s t a l w a y s s h o r t e r than 6 months. D e a t h w a s t h e m o s t frequent outcome, usually o c c u r r i n g w i t h i n 6 months. S u r v i v a l i n t h e m o s t o f these p a t i e n t s n e v e r reached t h e end of t h e first y e a r .

A Síndrome de Imunodeficiência A d q u i r i d a ( A I D S ) j á constitui a primeira grande pandemia da segunda metade do século X X . Primeiramente foi descrita em 1981 pelo Center for Disease Control ( C D C ) americano. Caracteriza-se pelo estado de imunodeficiência celular resultante da infecção pelo vírus da imunodeficiência hu-mana ( H I V ) , na qual se observa redução importante no número de linfócitos C D4

H o s p i t a l U n i v e r s i t á r i o C l e m e n t i n o F r a g a F i l h o d a U n i v e r s i d a d e F e d e r a l d o R i o d e J a n e i r o ( H U C F F - U F R J ) , S e r v i ç o d e N e u r o l o g i a e S e r v i ç o d e D o e n ç a s I n f e c c i o s a s e P a r a s i t á r i a s : * N e u r o l o g i s t a d o H U C F F - U F R J ; ** E x - R e s i d e n t e d o I N D C - U F R J ; ***" I n f e c t o l o g i s t a d o H U C F F - U F R J ; **** P r o f e s s o r T i t u l a r e Chefe d o S e r v i ç o d e N e u r o l o g i a d o H U C F F - U F R J . E s t e a r t i g o constitui p a r t e d o t r a b a l h o l a u r e a d o pela A c a d e m i a N a c i o n a l d e M e d i c i n a : P r ê m i o A n t o n i o Austregésilo-1988.

(2)

circulantes 6,14,16. A s manifestações neurológicas no curso da infecção pelo H I V podem ser decorrentes da ação do p r ó p r i o vírus, que apresenta propriedades neurotrópicas independente da imunodeficiência, da r e a ç ã o imune do hospedeiro à presença do vírus, de infecções oportunistas ou, ainda, do surgimento de processos neoplásicos 3,8.

O objetivo deste estudo é analisar a incidência de complicações neurológicas em pacientes soro-positivos para H I V , estudando de maneira detalhada seus aspectos clínicos, e p i d e m i o l ó g i c o s e tomográficos. A partir deste estudo pode-se avaliar a g r a v i d a d e do aparecimento do quadro neurológico no curso da A I D S .

M A T E R I A L B M É T O D O S

F o r a m r e v i s a d o s 280 p r o n t u á r i o s d e pacientes s o r o - p o s i t i v o s p a r a o H I V , i n t e r n a d o s n o H U C F F - U F R J , no p e r í o d o c o m p r e e n d i d o e n t r e j a n e i r o d e 1985 a j a n e i r o d e 1988. D e n t r e eles, 44 a p r e s e n t a v a m c o m p l i c a ç õ e s n e u r o l ó g i c a s centrais. F o i e l a b o r a d o p r o t o c o l o p a r a estudo r e t r o s p e c t i v o desses casos, sendo analisados os s e g u i n t e s a s p e c t o s : idade, sexo, g r u p o de risco, m o r t a l i d a d e , t e m p o m é d i o d e doença no sistema n e r v o s o central ( S N C ) , classificação s e g u n d o o C D C na época d o a p a r e c i m e n t o d o q u a d r o n e u r o l ó g i c o , sinais e sintomas, alterações do l i q ü i d o c e f a l o r r a q u i d i a n o ( L C R ) e c o r r e l a ç ã o c l í n i c o - t o m o g r á f i c a . E s t e s dados f o r a m a r q u i v a d o s e m m i c r o c o m p u t a d o r c o m p a t í v e l a I B M X T e analisados e s t a t i s t i c a m e n t e p o r p r o g r a m a s p r e v i a m e n t e e s t a b e l e c i d o s .

R E S U L T A D O S

A incidência d e c o m p l i c a ç õ e s n e u r o l ó g i c a s f o i 15,71% (44 c a s o s ) d e n t r e 280 p a c i e n t e * s o r o p o s i t i v o s p a r a H I V ( F i g . 1 ) . M u i t o s pacientes a p r e s e n t a v a m q u a d r o s n e u r o l ó g i c o s t r a n s i -t ó r i o s p o r d i s -t ú r b i o s m e -t a b ó l i c o s d e c o r r e n -t e s d e doenças sis-têmicas, como insuficiência renal, hepática o u pulmonar, e v o l u i n d o r a p i d a m e n t e p a r a o ó b i t o . E s t e s casos n ã o f o r a m incluídos no p r e s e n t e estudo.

E m relação à d i s t r i b u i ç ã o etária h o u v e p r e d o m i n â n c i a d o g r u p o e n t r e 30 e 39 anos, c o m 16 casos (36,6%) ( F i g . 2 ) . O principal g r u p o de risco f o i o d e homossexuais, com 25 casos (56,82%) e 7 pacientes n e g a v a m p e r t e n c e r a q u a l q u e r d o s g r u p o s conhecidos ( F i g . 2 ) . F o r a m r e g i s t r a d o s 41 casos no s e x o masculino e apenas t r ê s n o s e x o f e m i n i n o . E m duas destas pacientes, a infecção e r a d e c o r r e n t e de transfusão sanguínea, enquanto a outra p a c i e n t e era p a r c e i r a sexual de h e t e r o s s e x u a l i n f e c t a d o .

(3)
(4)

E m relação ao L C R constatou-se que n e m t o d o s os pacientes com m e n i n g i t e a p r e s e n t a v a m pleocitose, m e s m o nos casos em q u e o a g e n t e f o i i s o l a d o ( T a b e l a 3 ) . N o q u e concerne à t o m o g r a f i a c o m p u t a d o r i z a d a d e crânio ( T C ) , os achados e m 28 pacientes f o r a m classificados em 4 grupos, s e g u n d o os p a d r õ e s d e captação de contraste o b s e r v a d o s . Os 8 casos (27,59%) com T C inicial normal, f o r a m incluídos no G r u p o I . A s i m a g e n s o b s e r v a d a s nos 18 casos d o G r u p o I I eram de lesões hipodensas, p r e d o m i n a n d o no s u b g r u p o H A o p a d r ã o de r e f o r ç o ( e n h a n c e m e n t ) anelar, em lesões g e r a l m e n t e únicas, após a d m i n i s t r a ç ã o de contraste i o d a d o ; no s u b g r u p o I I B não havia r e f o r ç o p e l o contraste, c o m p r e d o m í n i o d e múltiplas lesões. O Grupo I I I a b r a n g e r i a pacientes c o m lesões hiperdensas, p o r é m não se r e g i s t r o u q u a l q u e r caso. A t r o f i a c e r e b r a l e / o u d i l a t a ç ã o v e n t r i c u l a r f o r a m incluídos n o Grupo I V ( T a b e l a 4 ) . A s análises da c o r r e l a ç ã o c l í n i c o t o m o g r á f i c a dos 28 pacientes estudados e a e v o l u ç ã o t o m o g r á -fica de 8 destes são m o s t r a d a s nas tabelas 5 e 6.

Complicações n e u r o l ó g i c a s Nv

%

T o x o p l a s m o s e c e r e b r a l 18 40,91 M e n i n g i t e criptocócica 13 29,55

Outras encefalopatías 5 11,36

M e n i n g i t e tuberculosa 4 9,09

M e n i n g i t e asséptica 2 4,55

C o m p l e x o d e m ê n c i a A I D S 2 4,55 L e u c o e n c e f . mult. p r o g r e s s . 1 2,27

Tabela 1 — Complicações neurológicas em i¡k pacientes com AIDS.

Sinais e sintomas No

%

D é f i c i t m o t o r 20 45,45

Cefaléia 19 43,18

Confusão m e n t a l 12 27,27

Sinais m e n í n g e o s 11 25,00

A l t e r a ç ã o n í v e l consciência 7 15,91

D i s t ú r b i o visual 6 13,64

C o n v u l s ã o 4 9,09

D i s t ú r b i o do c o m p o r t a m e n t o 4 9,09 D i s t ú r b i o da c o g n i ç ã o 4 9,09 D i s t ú r b i o da m e m ó r i a 3 6,82

A p a t i a 2 4,55

D i s t ú r b i o da c o o r d e n a ç ã o 2 4,55

Tabela 2 — Sinais e sintomas neurológicos em kk pacientes com AIDS.

A l t e r a ç õ e s L C R No

%

P l e o c i t o s e ( m o n o ) 12 70,59 H i p e r p r o t e i n o r r a q u i a 7 41,18 H i p o g l i c o r r a q u i a 1 5,88 E x a m e d i r e t o p o s i t i v o criptococo 8 47,06 Cultura p o s i t i v a c r i p t o c o c o 8 47,06

N o r m a l 5 29,41

(5)

Classificação da t o m o g r a f i a c o m p u t a d o r i z a d a de crânio N ? %

Simples Com c o n t r a s t e

Grupo I N o r m a l N o r m a l 8

Grupo I I H i p o d e n s a A — com r e f o r ç o 7 B — sem r e f o r ç o 11 G r u p o I I I H i p e r d e n s a H i p e r d e n s a 0 Grupo I V A t r o f i a cerebral e A t r o f i a c e r e b r a l e

dilatação v e n t r i c u l a r d i l a t a ç ã o v e n t r i c u l a r 2

Tabela k — Aspectos tomo gráficos observados.

G r u p o I G r u p o H A G r u p o I I B Grupo I V

T o x o p l a s m o s e c e r e b r a l 1 ( 3,45%) 7 (24,14%) 8 ( 27,59%) — C o m p l e x o d e m ê n c i a A I D S — — — 2 (20,68%)

M e n i n g i t e t u b e r c u l o s a 2 ( 6,90%) — — — M e n i n g i t e c r i p t o c ó c i c a 4 (13,79%) — 2 ( 6,90%.) — M e n i n g i t e asséptica 1 ( 3,45%) •— —• — L e u c o e n c . m u l t . p r o g r e s s . — — 1 ( 3,45%) —

Tabela 5 — Correlação clíndco-tomo gráfica em 28 pacientes com AIDS.

D i a g n ó s t i c o n e u r o l ó g i c o T C inicial T C c o n t r o l e E v o l u ç ã o

1. T o x o p l a s m o s e I I A I V m e l h o r a clínica 2. T o x o p l a s m o s e I I A I m e l h o r a clínica 3. T o x o p l a s m o s e I I A I I A ó b i t o

4. T o x o p l a s m o s e I I A I I B m e l h o r a in. ó b i t o 5. L e u c o e n c . multif. p r o g r e s s . I I I B ó b i t o

6. C o m p l e x o demência A I D S I I V ó b i t o

7. M e n i n g i t e criptocócica I I m e l h o r a in. óbito 8. M e n i n g i t e t u b e r c u l o s a I I I A ó b i t o

Tabela 6 — Evolução tomográfica de 8 pacientes com AIDS.

C O M E N T Á R I O S

Em nosso estudo apenas 15,8% dos pacientes soro-positivos para H I V apre-sentavam complicações neurológicas e estas constituíram a manifestação inicial em

13,5% dos casos. U m estudo retrospectivo da Universidade da Califórnia mostrou que 3 9 % dos pacientes com A I D S ou A R C apresentavam sintomas referentes ao S N e, em pelo menos 10% de todos os casos analisados, estes eram a forma de

apresen-tação inicial da d o e n ç a8

. A menor incidência registrada em nosso hospital se justifica, pois muitos casos com quadros neurológicos transitórios por distúrbios metabólicos não foram incluídos na casuística. P o r outro lado, os pacientes analisados já encon-travam-se internados no momento da avaliação, de maneira que não se pode detectar precocemente as alterações neurológicas.

(6)

pois esta afecção atinge a população num período de maior produtividade

sócio--econômico-cultural. O principal grupo de risco foi o de homossexuais e bissexuais

masculinos ( 6 8 , 1 8 % ) , lembrando que em nosso meio a maior fonte de transmissão

da doença se dá pelo contato sexual. A taxa de mortalidade foi de 70,45% e 93,55%

destes pacientes tiveram sobrevida inferior a 6 meses, indicando a gravidade do

apare-cimento do quadro neurológico.

A toxoplasmose cerebral predominou entre as complicações neurológicas

obser-vadas, divergindo das publicações americanas em que o C D A constitui o diagnóstico

mais frequente. T a l v e z esta discrepância se justifique, pois a toxoplasmose cerebral

ocorre pela reativação de infecção endógena adquirida no passado. Em nosso meio,

a maior incidência de toxoplasmose do S N C reflete provavelmente a maior

preva-lência da infecção prévia pelo parasita. A partir de estudo americano, com base na

prevalência dos títulos séricos de imunoglobulinas para toxoplasmose inicialmente

ele-vadas, em população soro-positiva para H I V , pode-se prever que o risco de

desen-volver esta complicação chegava a atingir até 3 0 % dos indivíduos estudados u >

1 3

.

Algumas publicações mostraram que cerca de metade dos pacientes com C D A

apresentavam inicialmente distúrbios discretos da cognição, que eram muitas vezes

atribuídos a doenças sistêmicas ou psiquiátricas. Nesta fase, os testes

neuropsico-lógicos podiam identificar distúrbios motores finos e intelectuais não encontrados no

exame do estado mental ou neurológico de rotina. Além disso, já foi observada a

presença de atrofia cortical, evidenciada pela T C e / o u ressonância nuclear magnética,

precedendo a instalação do quadro clínico, sugerindo que o processo patológico que

causa demência requer algum tempo para ter expressão clínica 3,8,9n. Parece p r o

-vável, portanto, que a utilização rotineira dos testes psicológicos especializados e o

recurso precoce a métodos neurorradiológicos sofisticados poderiam elevar grandemente

o número de casos de C D A reconhecidos em nosso meio.

O diagnóstico de toxoplasmose cerebral deve-se basear na correlação

clínico-tomográfica e na resposta ao esquema terapêutico com sulfadiazina e pirimetamina H>13.

Quando após três semanas ocorre falha da terapia em induzir melhora clínica e / o u

tomográfica, a biópsia cerebral é então recomendada. Esta deve ser realizada na

tentativa de se fazer diagnóstico diferencial com outras lesões cerebrais focais, c o m o :

linfomas primários do S N C , sarcoma de Kaposi, granulomas por fungos ou

micobac-térias e abscessos por Candida albicans. A biópsia deve ser sempre indicada com

muita cautela, pelo potencial de morbidade em pacientes imunodeprimidos e pelos

inúmeros resultados falso-negativos para toxoplasmose e erros diagnósticos, como já

demonstrado em várias publicações 12,15,17-19.

Como as provas sorológicas comumente realizadas foram em geral negativas,

mesmo em vigência de infecção e como a maioria dos achados de L C R foram

inespecíficos, a T C foi o método de diagnóstico não invasivo mais útil. Os achados t o m o

-gráficos possivelmente refletiram a interação entre a resposta imune do hospedeiro,

o agente infectante e os vários graus de dano à barreira hêmato-encefálica, pois

a imagem determinada pelo mesmo organismo apresentou diferentes padrões. Em

alguns estudos tem sido demonstrado que um dos aspectos de interação agente

infec-cioso-hospedeiro é o padrão de captação anelar do contraste, o qual não representa

necessariamente a cápsula de um abcesso. Indica ele apenas que a infecção é

locali-zada e que alguns pacientes imunocomprometidos conseguem mobilizar suas defesas,

impedindo a p r o p a g a ç ã o do processo infeccioso. Portanto, nos indivíduos com A I D S ,

a resposta imune inadequada reflete-se no padrão tomográfico alterado 1.2,5,7.

R E F E R Ê N C I A S

1. B r u n B , B o e s e n F , G e r s t o f t J, N i e l s e n J O , P r e s t h o l m J — C e r e b r a l c o m p u t e d t o m o g r a p h y in m e n w i t h a c q u i r e d i m m u n o d e f i c i e n c y s y n d r o m e . A c t a R a d i o l D i a g n 27 : 385, 1986. 2. B u r s z t y n E M , L e e B C P , Bauman J — C T of a c q u i r e d i m m u n o d e f i c i e n c y s y n d r o m e . A m

J N e u r o r a d i o l 5 : 711, 1984.

3. Carne C A , A d l e M W — N e u r o l o g i c a l m a n i f e s t a t i o n s of human i m m u n o d e f i c i e n c y v i r u s infection. B r M e d J 293 : 462, 1986.

(7)

5. E n s m a n n D R , Z a w a d k i B M , B r i t t R H — C T of central nervous s y s t e m infections in i m m u n o c o m p r o m i s e d p a t i e n t s . A m J R a d i o l 135 : 263, 1980.

6. G a l l o R C — T h e A I D S v i r u s . Scientific A m 256 : 38, 1987.

7. K e l l y M W , Z a w a d z k i B M — A c q u i r e d i m m u n o d e f i c i e n c y s y n d r o m e : n e u r o r a d i o l o g y f i n d i n g s . R a d i o l o g y 149 : 485, 1983.

8. M c A r t h u r CJ — N e u r o l o g i c m a n i f e s t a t i o n s of A I D S . M e d i c i n e 66:407, 1987.

9. N a v i a B A , C h o E S , P e t i t o C K , P r i c e R W — T h e A I D S d e m e n t i a c o m p l e x : I I . N e u r o -p a t h o l o g y . A n n N e u r o l 19 : 525, 1986.

10. N a v i a B A , J o r d a n B D , P r i c e R W — T h e A I D S d e m e n t i a c o m p l e x : I . Clinical features. A n n N e u r o l 19 : 517, 1986.

11. N a v i a B A , P e t i t o C K , G o l d J W M , Cho E S , J o r d a n B D , P r i c e R W — C e r e b r a l t o x o -plasmosis c o m p l i c a t i n g the a c q u i r e d i m m u n e d e f i c i e n c y s y n d r o m e : clinical and neuropa-¬ t h o l o g i c a l f i n d i n g s in 27 patients. A n n N e u r o l 19 : 224, 1986.

12. P i t c h e n i k A E , F i s c h l M A , W a l l s K W — E v a l u a t i o n of c e r e b r a l mass lesions in acquired i m m u n o d e f i c i e n c y s y n d r o m e . N E n g l J M e d 308 : 1055, 1983.

13. P u c c i o n i M , F a v o r e t o A C , P e i x o t o C A M , G o m e s V R , N o v i s S P — O f t a l m o p l e g i a p o r t o x o p l a s m o s e em pacientes c o m A I D S : r e l a t o d e caso e r e v i s ã o da l i t e r a t u r a . R e v B r a s N e u r o l 24 : 21, 1988.

14. S e l i g m a n n M , P i n c h i n g A J , R o s e n F S , F a h e y J L , K h a i t o v R M , K l a t z m a n n D , K o e n i g S, Luo N , N g u J, R i e t h m ü l l e r G, S p i r a F J — I m m u n o l o g y of human i m m u n o d e f i c i e n c y v i r u s i n f e c t i o n and a c q u i r e d i m m u n o d e f i c i e n c y s y n d r o m e . A n n I n t e r n M e d 107 : 234, 1987. 15. S n o w R B , L a v y n e M H — I n t r a c r a n i a l s p a c e o c c u p y i n g lesions in a c q u i r e d i m m u n o d e

-f i c i e n c y s y n d r o m e p a t i e n t s . N e u r o s u r g e r y 16 : 148, 1985.

16. V e r g a r a T R C , C a r v a l h o J J F , O l i v e i r a C A B , G o n ç a l v e s A J R — M a n i f e s t a ç õ e s n e u r o l ó g i c a s da s í n d r o m e d e i m u n o d e f i c i ê n c i a a d q u i r i d a . A r q B r a s M e d 60 : 173, 1986.

17. W h e l a n M A , H i l a i S K — C o m p u t e d t o m o g r a p h y : a g u i d e in t h e d i a g n o s i s and f o l l o w - u p of b r a i n abscess. R a d i o l o g y 135 : 663, 1980.

17. W h e l a n M A , K r i c h e f f L, H a n d l e r M , H o V , C r y s t a l K , Gopinathan G, L a u b e n s t e i n L — A c q u i r e d i m m u n o d e f i c i e n c y s y n d r o m e : c e r e b r a l c o m p u t e r t o m o g r a p h i c manifestations. R a d i o l o g y 149 : 477, 1983.

Referências

Documentos relacionados

Neste trabalho, estudamos a estratégia de Stackelberg para a equação da onda, con- siderando um equilíbrio de Nash multi-objetivo (não necessariamente cooperativa) para

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Desta forma, nosso estudo foi pioneiro em avaliar o papel a via de sinalização BDNF/TrkB/Akt em lesões benignas e malignas odontogênicas epiteliais.. Nossos

A proposta da tese surge ainda das necessidades de reflexão sobre o trabalho com música no dia a dia da escola de educação infantil e, com isso, de questões

Este precondicionador, assim como o de Jacobi, explora estrutura EBE e mostrou maior eficiência paralela para os resultados de Binley & Murphy, (1993), os quais

Assuntos para o presente estudo foram compostos por 30 pacientes, 10 do sexo masculino e 20 do sexo feminino, que se submeteram a cirurgia ortognática no

TABELA 10 – Média dos dados de porcentagem de plântulas anormais obtidas no teste de germinação com sementes obtidas em diferentes densidades de semeadura, classificadas pelo peso

The present work aims at evaluating the thermo-oxida- tive stability of methyl and ethyl soybean biodiesels as a function of oxygen exposition time, aging test temperature,