• Nenhum resultado encontrado

Registro da pressão intracraniana.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Registro da pressão intracraniana."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

REGISTRO DA PRESSÃO INTRACRANIANA

PAULO ANDRADE DE MELLO * CARLOS TELLES * *

MÁRCIO PALLIS HORTA * *

Desde os trabalhos de Lundberg1

que, em 1960, relatou o registro da pressão intraventricular em pacientes com traumatismos cranioencefálicos, a atenção de numerosos pesquisadores tem sido voltada para o assunto. É an-tiga a aspiração dos neurocirurgiões por métodos que ofereçam, com segurança, a idéia da pressão nos diferentes compartimentos intracranianos. Tais métodos, quando estabelecidos na rotina médica, oferecerão parâmetros importantes para orientar o tratamento clínico ou mesmo determinar o momento indicado para investigações especializadas no tratamento cirúrgico. Os trabalhos de Lundberg, além de levantar o problema e criar uma metodologia própria, estimularam os autores a procurar novos métodos que pudessem guardar íntima relação com o primeiro ao mesmo tempo que evitassem os inconvenientes de puncionar o cérebro.

Nesta linha de trabalho sucederam-se comunicações que parecem ter criado as condições ideais para a primeira troca de impressões em escala

inter-nacional como ocorreu no Simpósio de Hannover, em julho de 1972 2

. Com a apresentação de 60 trabalhos todos acompanhados de discussão ativa o Sim-pósio reuniu os principais interessados no registro da pressão intracraniana.

As seguintes recomendações emergiram do Simpósio de Hannover e, por certo, deverão nortear as pesquisas sobre pressão intracraniana nos próximos anos: 1) o registro da pressão intracraniana é possivelmente o meio mais seguro para orientar o tratamento de pacientes vítimas de variadas condições neurológicas nas quais a pressão intracraniana tende a aumentar; 2) a meto-dologia para registro da pressão intracraniana inclui registros no comparti-mento liquórico, ventricular e extra ventricular (subdural e epidural); 3) o método de registro intraventricular até o momento é o mais eficiente. Foi considerada, porém, pela maioria dos autores, a necessidade de aperfeiçoar mé-todos mais simples e com menores riscos de complicações. Neste sentido deve ser realçada a contribuição trazida pelos participantes do Simpósio que abor-daram de forma ampla as diferentes formas de registro da pressão bem como a sua correlação com diversos fatores.

(2)

M A T E R I A L E M É T O D O S

N a U n i d a d e de N e u r o c i r u r g i a do iv H o s p i t a l Distrital de B r a s í l i a , iniciamos uma série de experiências, visando ao desenvolvimento de técnicas de registro da pressão i n t r a c r a n i a n a .

U s a n d o a técnica de b a l ã o e x t r a d u r a l , a s s i n a l a d a por B r o c k e c o l .3

, u m a série de 11 gatos foi submetida a narcose com barbitúricos, com medida sistemática d a pres-são i n t r a c r a n i a n a até a embolização m a c i ç a dos principais vasos cerebrais. C a d a a n i m a l foi contido no a p a r e l h o tipo H o r s l e y - C l a r k do D e p a r t a m e n t o de N e u r o f i s i o l o g i a da U n B ( F i g . 1) e p a r a o registro da pressão utilizou-se um, t r a n s d u t o r de pressão H P 1280 C a d a p t a d o a u m conjunto de a m p l i f i c a d o r e inscritor térmico de dois canais. A experiência foi m o n i t o r a d a mediante u m osciloscópio de dois canais a d a p t a d o ao a p a -relho, sendo a pressão r e g i s t r a d a até a m o r t e do a n i m a l ( F i g . 2 ) .

A m e s m a técnica de registro foi u t i l i z a d a em u m a série de 3 pacientes com t r a u m a t i s m o cranioencefálico g r a v e e sinais de descerebracão. Os pacientes f o r a m p r e v i a m e n t e submetidos à a n g i o g r a f i a carotidea que não revelou presença de h e m a -toma e x t r a d u r a l ou s u b d u r a l .

N o primeiro paciente tentamos, sem sucesso, a técnica de f i x a ç ã o do b a l ã o com cimento de dentista. N a s primeiras horas h o u v e v a z a m e n t o que prejudicou a obser-v a ç ã o . Desenobser-volobser-vemos então u m a n o obser-v a técnica de f i x a ç ã o usando botões de polieti-leno fixados à t á b u a e x t e r n a por meio de p a r a f u s o s ( F i g . 3 ) .

Caso 3 — Paciente v i t i m a de atropelamento, em 28-3-1973 foi internada no P.S. do lv H D B inconsciente, sem r e a g i r a q u a l q u e r estímulo. Foi a d m i t i d a n a U n i d a d e de T e r a p i a Intensiva e, 12 horas após, passou a a p r e s e n t a r rigidez de descerebracão, inicialmente à esquerda e ulteriormente b i l a t e r a l . Desde a admissão h a v i a anisocoria com midriase fixa à direita. A a n g i o g r a f i a carotidea h a v i a excluído a presença de h e m a t o m a . A paciente permaneceu em coma, com sinais de descerebracão até o óbito, ocorrido em 15-4-1973 ( F i g . 4 ) .

(3)

U m a série de 11 pacientes com t r a u m a t i s m o cranioencefálico e sinais de descere-b r a ç ã o foi sudescere-bmetida à t r e p a n a c ã o e x p l o r a d o r a , seguida de inserção de u m a c á n u l a intraventricular.

O método é de fácil execução e os resultados bastante seguros p a r a orientar q u a n -to ao momen-to a d e q u a d o p a r a introdução de medidas destinadas a c o m b a t e r a hi-pertensão ( F i g . 5 ) .

C O M E N T Á R I O S

(4)

é importante assinalar que obtivemos resultados idênticos àqueles registrados pela maioria dos autores que tratam do assunto.

(5)

Com a integração do método na rotina de observação de pacientes graves, considerações poderão ser feitas, no futuro, sobre a ação de drogas no controle da pressão intracraniana.

R E S U M O

Os autores apresentam uma revisão sobre a metodologia de registro da pres-são intracraniana e suas aplicações no homem. Considerações pres-são feitas sobre o registro experimental em animais submetidos à embolização cerebral aguda. São apresentados os resultados da pressão extradural e intraventricular em pacientes com manifestações de lesões do tronco cerebral.

S U M M A R Y

Continuous recording of intracranial pressure

A revision of the methodology for recording intracranial pressure and its use in man is made. Experience is presented with animal embolism followed by recording the extradural pressure. Preliminary report is made about the extradural and intraventricular pressure in patients with signs of involvement of the brain stem.

R E F E R Ê N C I A S

1 . L U N D B E R G , N . — C o n t i n u o u s r e c o r d i n g a n d c o n t r o l o f v e n t r i c u l a r f l u i d p r e s -sure in n e u r o s u r g i c a l p r a c t i c e . A c t a P s y c h i a t S c a n d ( S u p p l . 1 4 9 ) 36:1-193, 1960.

2 . B R O C K , M . & D I E T Z , H . — I n t r a c r a n i a l P r e s s u r e . S p r i n g e r V e r l a g . B e r l i n ¬ H e i d e l b e r g - N e w Y o r k , 1972.

3 . B R O C K , M ; B E C K , J. & M A R K A K I S , E. — I n t r a c r a n i a l p r e s s u r e g r a d i e n t s a s -s o c i a t e d w i t h e x p e r i m e n t a l c e r e b r a l e m b o l i -s m . S t r o k e 3:123, 1972.

Referências

Documentos relacionados

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Assim, com o intuito de melhorar o desempenho e a aplicabilidade em relação às abordagens já existentes, este trabalho propõe um SRI baseado em Algoritmos