• Nenhum resultado encontrado

Atuação do Núcleo UNESP-UNATI nas políticas públicas para a população idosa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Atuação do Núcleo UNESP-UNATI nas políticas públicas para a população idosa"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Atuação do Núcleo UNESP-UNATI nas políticas públicas para a população idosa, Marina Mungai Sartori; Camilla Lie Higa; José Luiz Riani Costa ISSN 2176-9761

Atuação do Núcleo UNESP-UNATI nas políticas públicas para a

população idosa

Marina Mungai Sartori; Camilla Lie Higa; José Luiz Riani Costa, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Câmpus Rio Claro, Instituto de Biociências - Educação Física, marinamsartori@gmail.com. Bolsista do Núcleo Local UNESP-UNATI.

Eixo 1: “Direitos, Responsabilidades e Expressões para o Exercício da Cidadania"

Resumo

Diante do aumento da população de idosos e da diminuição da taxa de natalidade, seriam esperadas melhores condições de educação e saúde às crianças, além de uma sociedade mais equilibrada, com maior atenção à sua população idosa, uma vez que tal cuidado passou a ser uma questão de política pública. Além disso, com o aumento da expectativa de vida, teoricamente, as pessoas teriam mais tempo para lazer e realização de outras atividades, mas como faltam investimentos na área da saúde, nem todos os idosos conseguem desenvolver um envelhecimento saudável. Portanto, o objetivo deste trabalho é descrever a atuação do Núcleo Local Unesp-Unati – Universidade Aberta à Terceira Idade, da Unesp - Câmpus de Rio Claro. Para tanto, levantou-se a discussão sobre a importância do papel da universidade, que engloba a formação de profissionais, a pesquisa e também o papel social nas comunidades. O Projeto Unati contribui efetivamente na formulação de políticas públicas para os idosos, por meio da participação no Conselho Municipal do Idoso e nas Conferências Municipais em que os interesses dos idosos estejam em discussão, mas também apoia os diversos Projetos de Extensão voltados a essa população, com destaque para os programas de exercícios físicos para diferentes grupos de idosos e a realização de atividades no cotidiano dos mesmos, colaborando para a formação dos estudantes envolvidos e apóia o desenvolvimento de pesquisas na área. Adicionalmente, o Núcleo organiza diversos eventos voltados à população idosa, em parcerias com os demais Projetos de Extensão que atuam na área.

Palavras Chave: Políticas Públicas, Terceira Idade, Núcleo UNESP-UNATI

Abstract

Increasing in elderly and decline in birth rate suggests an expected better education and health policies for children, as a more equality society, taking care of elderly population, since such care became a public issue. Moreover, with an increasing in life expectancy, theoretically, people may have more leisure time and time to spend with different activities, but the investment in health area is poor and just some few people can live a health aging process. Therefore, the aim of this work is to describe the performance of the UNATI project (campus Rio Claro). The discussion about the importance of university, including professional formation, researches and the social impact in the communities was performed. The UNATI project effective contributes not only with the formulation of new public policies for the elderly, by the participation in Elderly Counsels and Conferences where interests of older people are debated, but also encourages many Extension Projects focused in elderly, specially programs of physical exercises to different aging groups and daily activities performance, contributing to formation of students who are involved and support developing research in the area. Additionally, organize events directed to older people, joining with other Extension Projects that works in this area.

Keywords: Public Policies, Third Age, UNESP-UNATI Nucleus

Introdução

O século 20 foi uma época de profundas mudanças em que ocorreu um aumento de expectativa de vida, tendo um acréscimo de cerca de 30 anos. Com o acelerado processo de transição demográfica, um

(2)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Atuação do Núcleo UNESP-UNATI nas políticas públicas para a população idosa, Marina Mungai Sartori; Camilla Lie Higa; José Luiz Riani Costa – ISSN 2176-9761

para a queda do número de jovens e, em contrapartida, um aumento da população idosa (CAMARANO/VERAS; CALDAS, 2004).

A princípio, à medida que reduz a população de crianças, esperava-se um aumento do investimento na educação e saúde proveniente dos governos, visando melhorias na qualidade de vida e sustentação mais equilibrada da sociedade. Para que isto ocorra, é necessário que as novas gerações proporcionem uma vida mais digna aos idosos, assim como é fundamental que haja reformas institucionais que assegurem uma melhor convivência para os idosos perante a comunidade em geral (WONG; CARVALHO, 2006).

No século atual, o crescimento da população idosa, juntamente com os avanços tecnológicos e das ciências, observa-se um aumento no número de centenários com possibilidade de se viver até os 120 anos (VERAS/VERAS; CALDAS, 2004).

A concepção da terceira idade veio como fruto do processo de socialização da gestão da velhice, em que durante um período foi considerada como uma questão de previdência individual, ou seja, âmbito privado e familiar, modificando-se para uma questão pública. O Estado e outras organizações privadas introduziram novas intervenções e orientações, que diante disso, deu surgimento a um novo termo mais unificado para a representação da velhice: pessoas idosas, no qual se configura a geografia social (DEBERT, 1997).

Com esta mudança, a visão diante a terceira idade modifica, não associando mais a pobreza, decadência ou doença, mas com um tempo privilegiado para realização de atividades livres de obrigações profissionais e familiares. Com o aumento da expectativa de vida, cada pessoa idosa tem o direito e tempo para o lazer e elaboração de novos valores. Em função da existência de grupos voltados aos aposentados objetivando melhorar a qualidade de vida, há a necessidade de que estes indivíduos consigam independência financeira e de saúde, dentre outros (BRANDÃO et al., 2011). No que diz respeito à saúde, está havendo um alto gasto financeiro por parte do governo brasileiro, em função do processo degenerativo na população idosa, devido às inúmeras limitações que sofrem perante o sistema de saúde pública do país, sendo indispensáveis mudanças políticas no setor saúde, para prevenir ou atenuar os fatores do envelhecimento (WONG; CARVALHO, 2006). No Câmpus de Rio Claro, o Projeto Unati foi precedido por uma intensa atuação junto à população idosa, com destaque para o Programa de Atividade Física para a Terceira Idade – PROFIT, desenvolvido desde 1989.

O foco deste texto é descrever a atuação do Núcleo Local Unesp-Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade), organizado pela Universidade Estadual

Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) no Câmpus de Rio Claro, que inclui a participação na organização de eventos (Palestras, Curso de Extensão, Conferências, entre outros) para a população idosa, com finalidade de promoção da saúde.

Objetivos

Analisar as ações do Núcleo Local Unesp-Unati de Rio Claro visando oferecer subsídios para a atuação de outras Universidades Abertas à Terceira Idade.

Material e Métodos

Para atingir o objetivo de realçar a atuação do Núcleo Local Unesp-Unati na formulação e implementação de políticas públicas e outras ações de interesse da população idosa, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa construída em duas etapas:

 Análise dos relatórios para PROEX e do capítulo do livro, que relata a experiência do Núcleo Local Unesp-Unati;

 Elaboração de proposta de atuação das Universidades Abertas à Terceira Idade.

Resultados e Discussão

O papel da universidade além de formar profissionais, é também contribuir para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico; enriquecer pesquisas científicas; prestar serviços à comunidade tanto para saúde quanto para a educação, entre outros (CALDERÓN, 2004). Levando isto em consideração, o Núcleo Local Unesp-Unati foi criado com objetivo de dar suporte à prestação de serviços, realização de pesquisas e formação para intervenção no sentido de melhorar a qualidade de vida do idoso.

Neste processo de envelhecimento, espera-se do projeto os seguintes objetivos:

- Oferecer incentivos e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas para idosos, bem como promover palestras, conferências, congressos, encontros e entre outros, voltados à saúde e a qualidade de vida;

(3)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Atuação do Núcleo UNESP-UNATI nas políticas públicas para a população idosa, Marina Mungai Sartori; Camilla Lie Higa; José Luiz Riani Costa – ISSN 2176-9761

e Programa de Atividade Física para Pacientes com Doença de Parkinson (PROPARKI);

- Colaborar para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação;

- Dar suporte às ações de pesquisas relacionadas com Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertações de mestrado, teses de doutorado e estudos independentes que tenham como tema o envelhecimento, por exemplo, iniciação científica. A quantidade de anos de existência do projeto retrata a viabilidade de tais objetivos, tendo sido aceito por completo pela comunidade e não ter sido um projeto imposto, assim como a sua alta clareza nas várias entrevistas e reportagens.

A característica do projeto conta com a participação de docentes, servidores técnico-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação. Diante da situação do processo de envelhecimento, a Universidade busca contribuir para a mudança desse quadro da realidade através do incentivo à prática de atividade física, de forma interligada o ensino e a pesquisa. É neste ponto em que o Núcleo atua para articular e caminhar junto para atender a comunidade, integrando com outros órgãos governamentais.

Esclarecida a função do Núcleo Local Unesp-Unati diante dos serviços prestados para comunidade, oferecendo projetos que estimulam a prática de atividade física e o apoio dado para as pesquisas aos graduandos e pós-graduandos, as contribuições realizadas pelo Núcleo em relação às políticas públicas são as seguintes:

 Participação no Conselho Municipal do Idoso (CMI), tendo como Titular o Coordenador do Núcleo e como suplente uma idosa, integrante do projeto de extensão PROFIT e que representa os idosos junto ao Núcleo. Em 2015, o Coordenador do Núcleo foi eleito Presidente do CMI;

 Participação nas atividades do “Dia Mundial de

Conscientização da Violência contra a Pessoa

Idosa: Rio Claro Rompendo o silêncio” incluindo

o lançamento da 1ª Edição do Boletim

Informativo da Terceira Idade de Rio Claro –

Viver Melhor; Passeata no Jardim Público com distribuição de folheto, com as tipologias das diversas formas de violência contra a pessoa idosa e informações sobre como e onde denunciar, Promoção e Prevenção da Saúde da Pessoa Idosa e divulgação sobre a Violência e Denúncias, Exposição dos trabalhos das atividades intergeracionais desenvolvidas nos Projetos “Presença Esperança”, Tribuna Livre da Câmara Municipal de Rio Claro para abordar o Tema: "Envelhecimento e Violência", etc.;

 Colaboração na eleição dos representantes da

Terceira Idade (sociedade civil) no Conselho Municipal de Política Cultural de Rio Claro (CONCULT);

 Participação em diversos eventos relacionados

ao tema como o Encontro Temático promovido

pelo CEAPAM “Envelhecimento da População -

O Idoso na Cidade”, onde foi relatada a

experiência “Rio Claro: uma cidade que se prepara para acolher a pessoa idosa,

abordando temas como o lugar da pessoa idosa na cidade e como garantir uma cidade mais acessível;

 Realização de Pré-Conferências de Saúde, Assistência Social e Direitos da Mulher na Unesp, com o objetivo de conferir os serviços oferecidos à população nestas áreas, bem como refletir sobre as necessidades e elaborar propostas;

 Indicação de Delegados para as Conferências

Municipais de Saúde, Assistência Social e Direitos da Mulher.

As discussões abordaram ações voltadas à população idosa, incluindo as atividades que podem envolver os aposentados e as pessoas que estão se preparando para a aposentadoria. Estas atividades são abertas a todos os interessados, incluindo os moradores dos bairros vizinhos e os participantes dos Projetos de Extensão, bem como alunos, professores e servidores técnico-administrativos da Unesp, além da comunidade em geral.

O Núcleo Local também apoia o Projeto de Extensão Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA)Unesp- Câmpus de Rio Claro, que oferece cinema público idoso com debate sobre os filmes. Esta experiência serviu de base para a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo - AFPESP na implantação de Programa Nova Etapa, voltado à preparação para aposentadoria de servidores públicos e órgãos públicos.

Conclusões

(4)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Atuação do Núcleo UNESP-UNATI nas políticas públicas para a população idosa, Marina Mungai Sartori; Camilla Lie Higa; José Luiz Riani Costa – ISSN 2176-9761

Anualmente, o Núcleo Local Unesp-Unat de Rio Claro organiza em parcerias com os demais Projetos de Extensão voltados à população idosa no Câmpus, os seguintes eventos:

 Jornada de Estudo sobre Cinesioterapia na Doença de Alzheimer, voltado aos profissionais de saúde e estudantes da área.

 Encontro de cuidadores e familiares de idosos com Doença de Alzheimer, voltado à população em geral.

Semana do Idoso da Unesp, em articulação com a Semana Municipal do Idoso de Rio Claro, incluindo o Ciclo de Palestras sobre gerontologia e o fórum de Envelhecimento Ativo de Rio Claro, além de extenso programa de atividades.

Agradecimentos

Agradeço ao Núcleo Local Unesp-Unati pela bolsa de estudos e auxílio financeiro, no qual possibilitou a dedicação à minha formação na graduação. Aos professores e estudantes pós-graduandos pelo apoio e pela contribuição para o amadurecimento da minha formação acadêmica.

____________________

COSTA, J. L. R., COSTA, A. M. M. R., GOBBI, S. UNESP-UNATI e as Políticas Públicas Voltadas à População Idosa In: UNATI - Espaço aberto ao ensino e à criatividade.1 ed.São Paulo : Cultura Acadêmica, 2012, v.1, p. 25-42.

DEBERT, G. G. A Invenção da Terceira Idade e a Rearticulação de Formas de Consumo e Demandas Políticas. Revista Brasileira de

Ciências Sociais, SÃO PAULO, v. 12, n.34, p. 39-56, 1997. Disponível

em:<http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_34/rbcs34_0 3.htm>. Acesso em: 16/07/2015

BRANDÃO, Alexandre Reynaud et al. Atividade física e o idoso. Revista Digital, Buenos Aires, n. 163, dez. 2011. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd163/atividade-fisica-e-o-idoso.htm>. Acesso em: 17 jul. 2015.

VERAS, Renato Peixoto; CALDAS, Célia Pereira. Promovendo a saúde e a cidadania do idoso: o movimento das universidades da terceira idade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 2, n. 9, p.423-432,

abr. 2004. Disponível em:

<http://www.scielosp.org/pdf/csc/v9n2/20396.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2015.

WONG, L. L. R.; CARVALHO, J. A.. O rápido processo de envelhecimento populacional do Brasil: sérios desafios para as políticas públicas. R. Bras. Est. Pop., São Paulo, v. 23, n. 1, p.5-26, jun. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v23n1/v23n1a02>. Acesso em: 17 jun. 2015.

CALDERÓN, A. I. Repensando o papel da Universidade. RAE (Impresso), São Paulo, v. 44, p. 104-108, 2004. Disponível em: <

http://www.scielo.br/pdf/rae/v44n2/v44n2a09>. Acesso em: 17 jun.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho visa analisar políticas públicas para a população LGBTI no Brasil, a trajetória dessas ações e programas, identificando o programa o Brasil

a) Da condição de Egresso de Escola Pública - desde que comprove ter cursado integralmente o Ensino Fundamental em escola pública brasileira, em cursos regulares ou no

O j úri , do concurso, que é composto por arquitetos, profissionais em uma ampla gama de campos e diretores de algumas escolas do mundo da arquitetura, acima de tudo, está

3 Licenciada em Geografia pela Universidade de Coimbra; Mestre em Ordenamento do território e planeamento ambiental pela Universidade Nova de Lisboa; doutoranda

Tampa de inspeção Areia grossa Brita Entulho Câmara central (pneus) Impermeabilização Terra/solo Tubulação perfurada para extravasamento Entrada de esgoto Altura 1,20 m Altura

Define níveis mínimos de qualidade térmica para a envolvente dos edifícios; A não conformidade com os níveis mínimos de qualidade definidos inviabiliza o licenciamento do

Semana de Formação DAELN Gilson Yukio Sato 6... Nossa linha de produção Especificação Perfil do Egresso Matéria Prima Processo Mercado Candidatos

A sonegação fiscal, que também pode ser entendida como evasão fiscal e que resulta no não pagamento ou redução de tributos, não é meio lícito para que o contribuinte