• Nenhum resultado encontrado

Análise dos precedentes judiciais a partir do projeto de novo Código de Processo Civil Brasileiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Análise dos precedentes judiciais a partir do projeto de novo Código de Processo Civil Brasileiro"

Copied!
152
0
0

Texto

(1)

NAIARA SOUZA GROSSI

ANÁLISE DOS PRECEDENTES JUDICIAIS A PARTIR DO PROJETO DE NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

(2)

NAIARA SOUZA GROSSI

ANÁLISE DOS PRECEDENTES JUDICIAIS A PARTIR DO PROJETO DE NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual

Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, como

requisito para obtenção do título de Mestre em Direito. Área de concentração: Sistemas normativos e fundamentos da cidadania.

Orientador: Prof. Dr. Roberto Brocanelli Corona

(3)

Grossi, Naiara Souza

A Análise dos precedentes judiciais a partir do projeto de no- vo Código de Processo Civil brasileiro / Naiara Souza Grossi. – Franca : [s.n.], 2014

150 f.

Dissertação (Mestrado em Direito). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

Orientador: Roberto Brocanelli Corona

(4)

NAIARA SOUZA GROSSI

ANÁLISE DOS PRECEDENTES JUDICIAIS A PARTIR DO PROJETO DE NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL BRASILEIRO

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de

Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”,

como requisito para obtenção do título de Mestre em Direito. Área de concentração: Sistemas normativos e fundamentos da cidadania.

BANCA EXAMINADORA

Presidente: _________________________________________________________________ Prof. Roberto Brocanelli Corona

1º Examinador: ____________________________________________________________

2º Examinador: _____________________________________________________________

(5)

À Edna Molinari (in memorian), minha primeira professora.

“Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar Vamos todos numa linda passarela De uma aquarela que um dia enfim Descolorirá”

(6)

AGRADECIMENTOS

Os momentos finais de conclusão de um trabalho intelectual acabam deixando a impressão de que a ciência, inevitavelmente, é um fazer solitário, tal qual um náufrago isolado em uma ilha absorto em suas dúvidas, inquietações, questionamentos, aflições, medos. No campo das ciências humanas, a convivência intensa entre o autor e o seu texto, que materializa determinado esforço de pesquisa e de reflexão em cima de conceitos, aparece, ao final, como um autêntico ato científico. Ou, pelo menos, para não pecar pelo exagero, como seu ponto mais alto ou momento mais característico. No entanto, essa dissertação é o resultado de múltiplas experiências pessoas estas talvez mais significativas e relevantes que o próprio objeto da pesquisa.

Sem dúvidas, o texto que segue carrega muito da reflexão pessoal de quem o escreveu. Mas quem a escreveu, por sua vez, carrega ainda mais dos caminhos pelos quais andou percorrendo. Isso posto, o que então poderia soar, à primeira vista, como um isolamento, dá lugar à verdadeira natureza de uma experiência intelectual: a persistente presença do Outro. As manifestações concretas desse outro variam de figuras, fruto da próp ria caminhada – que deve ser constante – mas que, independente da noção de tempo e espaço que nos persegue e ora nos afastam, sempre estão presentes de alguma forma. Embora diretamente esta Dissertação tenha sido escrita por duas mãos, indiretamente ela é obra de um coletivo. Cada olhar, cada gesto, cada abraço, cada palavra, a cada toque desse elenco de pessoas este trabalho se transformou do que passará a ser apresentado.

Sob essa perspectiva, os agradecimentos são ressignificados. Assim, esta seção tem por função não compartilhar responsabilidades, como quase sempre parece sugerir a parte inicial dos trabalhos acadêmicos. De nada escrito nesta dissertação tenho como ou por que me desresponsabilizar, ainda que saiba de suas deficiências e limitações (e são muitas). Apenas pretendo distribuir, afetuosamente, os reconhecimentos que entendo devido às pessoas que, cada uma a sua maneira, deram contribuições decisivas para que eu chegasse até aqui, com essas ideias e com este trabalho.

(7)

contribuída por vocês me forma por completa no que sou e ainda almejo ser, a vocês meu amor e agradecimentos eternos. Ao Tácio, que é “Souza” e “Grossi” tal como eu, porém, com a mistura infinitamente melhor e maior (na bondade, generosidade, inteligência, alegria) que a minha. Você proporciona o título que mais me orgulho de possuir: o de ser sua irmã.

Ao meu Thor, verdadeiro “cãopanheiro” das tardes de escrita que entre um afago e uma bronca para que lhe dispensasse a atenção que lhe é devida, mostra que o bom da vida acontece ao nosso lado. Obrigada por me ensinar a amar por completo, sem nada em troca.

Ao meu orientador, professor Roberto Brocanelli Corona, por ter confiado a mim a realização do mestrado e, consequentemente, deste trabalho. Ainda que distante fisicamente, o senhor sempre se mostrou gentil e solícito as minhas necessidades mesmo que, por vezes, angustiadas e repletas de ânsia. Tenha a certeza que nada disso teria sido possível sem a sua intervenção. Espero ter correspondido as suas expectativas a despeito de, reconhecidamente, possuir tantas limitações.

À professora Yvete Flávio da Costa, orientadora de graduação e amiga desde então. Agradeço pela acolhida sempre tão maternal em Franca, pela supervisão no estágio de docência na pós-graduação e pela contribuição (ainda que indireta) a este trabalho. Seja em nossas conversas em sala de aula ou virtualmente, em momentos de descontração pela Faculdade ou na Estrela, o seu carinho e cuidado pessoal comigo já fazem parte de minha trajetória.

Ao professor Alexandre Walmott, durante os anos da graduação infelizmente não tive sequer uma aula com o senhor. Se estes anos impediram uma orientação acadêmica em qualquer sentido, todas às redenções foram feitas durante a banca de qualificação. Seus apontamentos, suas críticas e indagações me levaram a refletir profundamente sobre o trabalho, traçando um norte novo e revigorante para esta pesquisa, mostrando que para provar uma ideia precisamos sim recuar a fim de que o trabalho possa atingir seu propósito.

Ao professor Diovani Vandrei Alvares que gentilmente aceitou o convite para compor a banca de defesa. Dio, sua perseverança, competência e didática são exemplos acadêmicos para mim; para, além disso, tenho em você igualmente um exemplo para a vida.

Ao professor Paulo César Correa Borges, guia Mestre deste Programa de Pós-Graduação, cujos esforços e dedicação não foram medidos a fim de que o Mestrado da UNESP – Franca galgasse mais um degrau na consagração da eficiência que tanto merece.

(8)

Aos funcionários da UNESP – Franca, verdadeiros protagonistas da Universidade e sem os quais as dificuldades para concretização deste projeto teriam sido demasiadamente insuportáveis: ao Ícaro, um verdadeiro “anjo” na Pós-Graduação pronto a salvar todos nós desesperados mestrandos, obrigada pela paciência, gen tileza e solicitude com as quais sempre fui atendida; a Laura, pela correção deste e tantos outros trabalhos de forma precisa e segura, sempre com ternura e generosidade, a Daniela (a Dani), pelo sorriso simpático a cada retirada (e posterior atraso na entrega) de livros.

Este trabalho igualmente não seria possível sem a presença de pessoas pontuais e que devem ser lembradas nominalmente pela importância que tiveram nesta caminhada, por ausência de palavras que venham a traduzir de forma adequada meu amor e gratidão pela amizade de cada um de vocês, a sensibilidade literária dirá por mim: "Um bicho igual a mim, simples e humano/ Sabendo se mover e comover/ E a disfarçar com o meu próprio engano./ O amigo: um ser que a vida não explica/ Que só se vai ao ver outro nascer/ E o espelho de minha alma multiplica." (Vinicius de Morais. Soneto do Amigo). Vocês são insubstituíveis na minha vida. Saibam disso, meus amores.

À Taila Schalch, a Saralee, companheira desde os primeiros dias de graduação, acima de tudo sinto que essa conquista é tão minha quanto sua já que, pensando em outras pequenas conquistas que tive para poder chegar até aqui, bastava olhar para o lado para ver e ouvir sua torcida por mim. Sou mais completa com a nossa amizade, me faço uma pessoa melhor como fruto da nossa convivência à distância e espero compartilhar tantos outros momentos com você ao meu lado. Nas palavras de Zeca Baleiro: “Você me faz sentir menos só, menos sozinho; você me faz sentir menos pó, menos pozinho”. Amo você.

À Talita Rampin, mineira-batataense-brasiliense, minha inspiração na vida acadêmica, amiga-professora (não nessa ordem, originariamente) que tem um coração de ouro e que, de tão precioso prefere revelá-lo só pra alguns. A minha empatia por você foi imediata, talvez por isso fiz questão de impor minha presença na sua vida – desde às dúvidas quanto a pesquisa até as festas mais inusitadas – e ainda bem que assim o fiz. Obrigada por me ensinar o Direito como instrumento de luta, a nunca desistir, a procurar ser melhor sempre. "Não há como substituir um velho companheiro. [...] É inútil plantar um carvalho na esperança de poder,em breve, se abrigar sob a sua sombra." (SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. Terra dos homens. In: SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. Felicidade, amor e amizade. RJ: Sextante, 2003. p.23). Você é insubstituível nos meus dias.

(9)

certo graças a minha desenvoltura (risos). Edy, obrigada pelas risadas, pelos bons momentos, por compartilhar alegrias e tristezas comigo. Nossa convivência diária me faz muita falta.

À República Tropicana e todas suas filhas: à Anna De Ruijter (Tranco) e à Emmanuele Nasser (Fifi), queridas bixetes que sempre me receberam com ternura e alegria; à Bruna Peneluppi Melo (Yoko), dona do sorriso mais fraterno e acolhedor de toda a UNESP que de “filha” se tornou “mãe” e cujo gingado é capaz de sacudir qualquer tristeza, à Fernanda Antonioli Cardoso (Fura), linda no sentido mais puro da palavra porque traz a beleza que emana de dentro pra fora, à Giuliana Trefiglio (Giu) a quem sempre admirei e nominei “bixete-orgulho”, acima de tudo agradeço a confiança que você tem em mim, verdadeiramente ao longo deste trabalho você foi uma companheira – seja de dúvidas e angustias acadêmica ou para dar a volta no trio durante o carnaval. Amada, você é uma grata surpresa que a vida trouxe sigo te admirando e torcendo pelos seus passos; à Luciana de Freitas (Gole), que me conquistou na meiguice, alguém que de pequena só revela o tamanho, pois é imensa sua dedicação, solicitude e amizade por todos a sua volta e à Nathalia Ito (Shoyo), por compartilhar comigo o desejo de um Direito mais humano, por ser um ponto de equilíbrio na minha vida, obrigada pelas gargalhadas (em casa, nas festas, no carro, nos corredores da faculdade) sem elas não teria renovado as forças para continuar essa pesquisa. Agradeço também agregadas-oficiais: Luciana Bravo Guerreiro (a Minds) e Gabriela Guilhermitti (a Gabi,), que completam essa família de forma ímpar. Meninas, obrigada pela hospitalidade semanal, pelo carinho e alegria com os quais sempre fui recebida, por me adotarem (ainda que não mais bixete) e me mostrarem que o significado da amizade transcende tempo e espaço. A República Tropicana seria minha escolha se ingressasse na UNESP hoje. Que vocês encontrem sucesso em cada passo que derem.

Ao Lucas Poianas, pelas risadas, pelas mensagens noturnas, pelo carinho e confiança, pelas “puxadas de orelha”, por ser tão ansioso quanto eu e só assim poder compreender com tamanha sensibilidade a fragilidade que carrego e ao Victor Serra, cujo caráter e leveza invadiram o meu rol de amigos amados. Queridos, vocês são as mais gratas surpresas da UNESP e que agora já carrego para a vida toda, com o maior prazer.

Aos amigos que, ainda distante fisicamente desta caminhada se fizeram presentes da minha vida: Catherine Faraguthi, Juliana Buosi, Lívia Scrignoli, Paulo Fávari, Tainara Schiavo e Tássia Scrignoli.

(10)

assim como deixo um pouco de mim a alguns que ainda ficam: aos pedaços que carreguei da Turma-2009: à Lillian Ponchio e Silva, à Nicole Gonzáles e ao Gladstone Leonel Júnior pelas risadas, malemolências, companheirismo e “apadrinhagem” nas escolhas acadêmicas; aos companheiros da Turma-2010: Jorge Luis Serretti, Lívia Liboni e Taylisi Leite por compartilhar tantos momentos de angustia, ansiedade da forma mais doce e revigorante possível, aos que ficam Turma-2012/2013: Daiene Garcia , Henrique, Vinicius Lins Maia e Larissa Soldate que são a esperança e a certeza da grandiosidade que esse PPGD carrega consigo, obrigada pelas palavras amigas, companheirismo em viagem, por confiarem em mim e dividir as incertezas e alegrias desta caminhada.

Aos queridos e queridas da minha Turma de Mestrado, fazendo, especialmente: à Júlia Lenzi Silva (a Jú), grata surpresa desta pós-graduação: “Sonho que se sonha só/ É só um sonho que se sonha só/ Mas sonho que se sonha junto é realidade”, obrigada por construir este sonho em realidade junto comigo.

À Michelle Cunha Melo, amizade ímpar que Franca (e o italiano) me proporcionou. Obrigada pela presença, por sempre me acolher (e socorrer), por compartilhar sorrisos e trocas de carinho e admiração de forma peculiar (risos).

À Inaiê Melo, por possuir a cor, o ritmo e a poesia tão próximos a mim e dessa forma conseguir me compreender melhor que a mim mesma. Obrigada por ser ainda mais presente quando mais longe: “Enquanto houver você do outro lado/ Aqui do outro eu consigo me orientar

Aos amigos de longa data: à Ana Elisa Adelino, a “Nê”, à Isabel Diniz, a “Bebel”,

Natália Sonoda, à “Japa”, à Larissa Rosa, a “Lari”, à Sara Calastro, à Patrícia Bueno

Francisco Penariol, a “Paty”, à Pamela Moreira Jordão, a “Pam: vocês são as flores mais

lindas que a vida já me proporcionou conhecer e conviver. Saudades sempre.

Ao Tarcísio, cuja competência e solicitude sempre foram referência nas horas mais aflitas, que de funcionário do STAEPE se tornou amigo e com suas piadas e gostos musicais continua a se fazer presente ainda que longe. E ao João Paulo Capelloti, veterano querido, que me socorreu em tantos momentos de dúvidas sempre com tamanha paciência e generosidade.

Igualmente devo agradecimento à outra gama de pessoas, as “jurídicas” que contribuíram com suas perspectivas e sujeitos para reflexão e desenvolvimento desta pesquisa.

À Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), pela bolsa concedida, financiamento que permitiu minha dedicação exclusiva ao Mestrado e sem o qual a conclusão deste trabalho seria quase impossível.

(11)
(12)
(13)

Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça É preciso ter sonho sempre

Quem traz na pele essa marca

Possui a estranha mania de ter fé na vida

(Maria Maria. Milton Nascimento)

Vou mostrando como sou E vou sendo como posso, Jogando meu corpo no mundo, Andando por todos os cantos E pela lei natural dos encontros Eu deixo e recebo um tanto E passo aos olhos nus

(Mistério do Planeta. Novos Baianos)

A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.

Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.

(14)

GROSSI, Naiara Souza. Análise dos precedentes judiciais a partir do projeto de novo Código de Processo Civil brasileiro. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2014.

RESUMO

O presente trabalho busca analisar o tratamento dispensado aos precedentes judiciais no projeto de novo Código de Processo Civil (Lei n. 8.046). Passados mais de quarenta anos da edição do Código de Processo Civil vigente, datado de 1973, é inevitável constatar que a sociedade sofreu profundas mudanças que, por sua vez, refletiram diretamente na forma de compreender determinados conceitos, valores, linguagens e igualmente modificando a maneira de relacionamento dos próprios sujeitos sociais. A partir de uma compreensão do processo civil enquanto fator cultural é possível constatar que essas mudanças sócio-culturais influenciam na sua própria compreensão. É dizer, se o processo civil é técnica para realização do direito a medida que a sociedade se altera em maior ou menor medida será possível observar uma adequação da técnica processual. O Estado é identificado como elemento com maior número de vasos comunicantes com o processo civil. A partir da Constituição Federal de 1988, passamos a falar em Estado democrático de direito um modelo que se diferencia dos anteriores na medida em que não apenas busca proclamar direitos e garantias, mas efetivamente assegurá-los, dessa forma o próprio preceito “democrático” passa a imantar todos os demais elementos que o compõem, com o processo civil não é diferente. Nessa medida, o diploma processual de 1973 começa a apresentar uma dissintonia com o ordenamento jurídico, sua edição ocorre em outro contexto e, por mais louváveis que tenham sido as tentativas de reforma na guisa por adequação era chegado o momento de assumir o compromisso com o futuro sem que o passado fosse ignorado. O projeto de novo Código de Processo Civil floresce nessa perspectiva, não propugna por uma mudança de paradigma busca enfrentar problemas que eram perceptíveis por diversos setores da sociedade. Dentre as mudanças propostas, a que ganha maior destaque é a tentativa de adoção de uma teoria de precedentes judiciais com o objetivo de solucionar a dispersão jurisprudencial existente entre os tribunais superiores, tratar casos iguais de maneira desigual afronta a igualdade e compromete a segurança jurídica princípios inerentes em um Estado que se quer de Direito.

(15)

GROSSI, Naiara Souza. Análise dos precedentes judiciais a partir do projeto de novo Código de Processo Civil brasileiro. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2014.

RIASSUNTO

Questo studio si propone di analizzare la gestione dei precedenti giudiziari nel progetto di nuovo codice di procedura civile (legge n . 8046 ) . Più di quarant'anni di corrente edizione del Codice di procedura civile , datato 1973 , è inevitabile constatare che la società ha subito profondi cambiamenti , a loro volta , si riflette direttamente nel modo di intendere certi concetti , valori, linguaggi , e modificando anche il modo rapporto dei soggetti sociali stesse . Da una comprensione della procedura civile come fattore culturale, è possibile vedere che questi cambiamenti socio-culturali influenzano la loro comprensione . Cioè, se la causa civile è realizzazione tecnica del diritto nella misura in cui la società è alterata in misura maggiore o minore possibile osservare una adeguatezza procedurale della tecnica . Lo stato è identificato come un elemento con il maggior numero di vasi comunicanti attraverso il processo civile . Dalla Costituzione federale del 1988 , abbiamo iniziato a parlare di Stato di diritto democratico un modello che è diverso dal precedente in quanto mira non solo a proclamare i diritti e le garanzie , ma efficacemente garantire , in questo modo la regola "democratica " si comincia per magnetizzare tutti gli altri elementi che lo compongono , con il caso civile non è diverso . In questo senso , il diritto processuale 1973 comincia a fare un dissintonia con il sistema giuridico , il suo problema si verifica in un altro contesto , e comunque lodevole che sono stati tentativi di riforma della idoneità veste per il tempo di impegnarsi per era arrivato futuro senza il passato sono state ignorate . Il progetto di nuovo codice di procedura civile fiori che prospettici , non gli avvocati per cercare paradigma di cambiamento affrontare i problemi che sono stati percepiti da molti settori della società . Tra le modifiche proposte , che diventa ancora più importante è il tentativo di adottare una teoria di precedenti giudiziari al fine di risolvere la dispersione giurisprudenza esistente tra le giurisdizioni superiori , trattare come casi irregolarmente affronto alla uguaglianza e mina il principio di certezza del diritto insito in uno stato che o di diritto.

(16)

LISTA DE ABREVIATURAS

AgRg Agravo Regimental

Art. Artigo Min. Ministro

Resp Recurso Especial

(17)

LISTA DE SIGLAS

CC Código Civil

CF Constituição Federal

CPC Código de Processo Civil DPE Defensoria Pública do Estado

FCHS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

MC Medida Cautelar

MG Minas Gerais

MP Ministério Público

MS Mandado de Segurança

NCPC Novo Código de Processo Civil

PL Projeto de Lei

RE Recurso Extraordinário

RJ Rio de Janeiro

STJ Superior Tribunal de Justiça STF Supremo Tribunal Federal TJ Tribunal de Justiça

(18)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 18

CAPÍTULO 1 ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO BRASILEIRO E O PROCESSO CIVIL ... 27

1.1Considerações introdutórias ... 27

1.2 A organização do processo civil e os modelos estatais ... 35

1.2.1 A organização do processo civil e o Estado Liberal ... 37

1.2.2 A organização do processo civil e o Estado Social ... 41

1.2.3 A organização do processo civil e o Estado Democrático de Direito ... 45

1.3 Uma nova fase metodológica: o deve de colaboração no processo civil ... 51

CAPÍTULO 2 ACESSO À JUSTIÇA E JURISDIÇÃO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO ... 56

2.1O Direito na perspectiva social: premissas para uma justiça efetiva ... 63

2.2Estado democrático, processo civil e acesso à justiça: uma convergência necessária 65 2.2.1 Ondas renovatórias do acesso à justiça... 66

2.2.2 O desafio do acesso à justiça ... 69

2.3 A Jurisdição no Estado Democrático de Direito ... 72

2.3.1 As transformações do judiciário em face de suas responsabilidades sociais ... 76

2.3.2 Juiz, judiciário e decisões: análise de algumas problemáticas ... 80

CAPÍTULO 3 PROJETO DE NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E OS PRECEDENTES JUDICIAIS ... 86

3.1 Precisamos de um novo Código de Processo Civil? Análise do contexto da proposta de um novo Código de Processo Civil ... 89

3.2 Da lei como garantia única às cláusulas gerais: a superação do paradigma da completude ... 95

3.3 Cláusulas gerais e conceitos jurídicos indeterminados ... 99

3.4 Razões para observar os precedentes judiciais: a questão da segurança jurídica e da igualdade no processo ... 105

3.4.1 Análise crítica da segurança jurídica ... 105

(19)

3.4.3 Análise do princípio da igualdade ... 110 3.5 O projeto de novo CPC e a valorização da jurisprudência: a guisa de uma teoria de

respeito aos precedentes judiciais ... 113

CONCLUSÃO ... 124

REFERÊNCIAS ... 130

ANEXOS

(20)

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por escopo analisar os precedentes judiciais a partir do projeto de novo Código de Processo Civil (PL n. 8.046)1. A partir de um estudo contextualizado, buscamos analisar as bases que motivaram as mudanças propostas pelo novo Código de Processo Civil (NCPC) de maneira geral, centrando nossa análise, posteriormente, na relevância que é dada às jurisprudências dos Tribunais Superiores (precedentes judiciais). Embora a redação do trabalho tenha sido realizada primordialmente com respaldo na doutrina, esta pesquisa não se desenvolver afastada da realidade. Buscamos analisar as hipóteses de modo a promover reflexões, mas também em auxiliar no avanço da forma de pensar e reagir às mudanças propostas pelo novo Código de Processo Civil, alvo de muitas críticas durante todo seu processo de pesquisa, elaboração e votação.

Para tanto, partimos de uma análise contextual do processo civil2, ou seja, adotamos ao longo do trabalho a percepção de que o processo guarda uma relação mútua e direta com o desenvolvimento sociocultural de determinada época. Em outras palavras, a pesquisa compreende o processo civil como um fenômeno cultural. Nesse sentido, um dos elementos culturais que mais dialoga com o processo é o próprio Estado de forma que é possível observar a influência direta existente entre a forma de concepção dominante do processo em um momento histórico com o papel desempenhado pelo Estado.3

Nesse rasteio, não haveria como problematizar a edição de um projeto de novo Código de Processo Civil distante da ideia de Estado democrático de direito, inaugurado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (nosso marco temporal).

O novo Código de Processo Civil, quando aprovado, terá o condão de substituir o texto em vigor, elaborado por Alfredo Buzaid que foi aprovado no ano de 1973 durante a

1 BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Projeto de lei 8.046, de 22 de dezembro de 2012 para

revogar o Código de Processo Civil vigente. Diário da Câmara dos Deputados, Brasília, DF, 22 dez. 2010. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=490267>. Acesso em: 2 abr. 2014.

2“O direito processual, ramo do direito público, é regido por normas que se encontram na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional. Existem, também, institutos processuais cujo âmbito de incidência e

procedimento para sua aplicação se encontram na própria Constituição.” NERY JÚNIOR, Nelson. Princípios do processo na Constituição Federal: processo civil, penal e administrativo. 9. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2005. p. 41.

3“O processo civil, nesta vereda, assume a estatura de um instrumento ético, informado pela vivencia do povo, repudiando o rótulo de mera técnica, alheia a estes ou aqueles valores. A concepção da relação jurídica processual em contraditório, destinada a buscar a justiça no caso concreto, parece-nos um bom exemplo desta realidade, uma vez que constituída em um autentico ambiente democrático [...].” MITIDIERO, Daniel.

(21)

Ditadura Civil e Militar4, após seis meses tramitando no parlamento brasileiro. O regramento processual anterior ao de 1973, o Código de 1939, foi instituído no chamado “Estado Novo”, por meio do Decreto Lei n. 1.608/1939, sem que houvesse qualquer debate ou mesmo votação parlamentar. Dessa forma, é possível perceber ressalvado o respeito que deve ser registrado quanto a qualidade de ambos os Códigos, nenhum deles foi precedido de qualquer tipo de consulta pública ou mesmo a oitiva dos operadores jurídicos do ordenamento. Os diplomas refletiam a sociedade da época: um Estado centralizador, pouca (ou quase nenhuma) participação popular, restrições de garantias etc.

Passados os anos, nossa sociedade mudou. É fato consumado. Novos direitos e garantias foram incorporados, novas tecnologias operacionalizadas, novas organizações foram criadas e/ou reestruturadas, a economia sofreu seus influxos, a cultura avançou e também a própria área das ciências. O Direito não perpassa alheio e equidistante dessas alterações, menos ainda o processo civil. Vetores metodológicos que antes sustentavam a ciência processual são ressignificados, novos olhares e interpretações são lançados a fim de adequar o direito material ao processual e, dessa forma, primar pela efetividade. A doutrina, a jurisprudência, os operadores do direito e a comunidade científica como um todo revolucionou até onde foi possível. Mas era chegado o momento da mudança.

Com o ímpeto de elaborar um diploma processual civil idealizado completamente em um contexto democrático, foi formada uma Comissão de Juristas, presidida pelo Min. Luiz Fux que durante longo período5 primou pela coleta de sugestões e debates com a participação ativa dos mais diversos segmentos da sociedade: estudantes, professores de direito, juristas especializados em processo civil, magistrados, membros do Ministério Público, Defensores Públicos, advogados que militam tanto na área pública quanto privada, tabeliães, registradores, economistas, leiloeiros, oficiais da justiça, etc., todos com o ímpeto que norteia toda a construção do NCPC: fomentar o diálogo.

4“Muitos dos elogios decorrem do fato de o Código de 1973 ter sido elaborado em consonância com o que de mais moderno havia na legislação de outros países. Isso é algo marcante entre nós. Não raro, consideramos modelos normativos de outros países melhores que os nossos. Já não nos assustamos ao ler estudos sobre

temas do direito brasileiro realizados quase que exclusivamente à luz de modelos jurídicos estrangeiros.”

MEDINA, José Miguel Garcia. Do golpe a democracia, ambiente influencia a concepção de novo CPC.

Consultor Jurídico, São Paulo, 31 mar. 2014b. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2014-mar-31/processo-golpe-democracia-ambiente-influencia-concepcao-cpc>. Acesso em: 4 abr. 2014.

5 Além do período de elaboração prévia, o novo Código de Processo Civil tramitou no Senado Federal por seis

(22)

Destacamos a observação da relatora do projeto, Teresa Arruda Alvim Wambier6, ao afirmar que o objetivo na elaboração do novo Código de Processo Civil nunca foi a promoção da ruptura com o passado nem mesmo de revolucionar a ciência processual propugnando por uma quebra paradigmática. Nesse sentido, o projeto nunca se colocou algo novo, nunca observado antes ou mesmo negando o que até o presente momento foi construído historicamente. Entretanto, buscou-se sim um avanço, mais do que isso, buscou-se a aceitação das problemáticas denunciadas diuturnamente e mais ainda, buscou-se, primordialmente, a solução de problemas.

Dessa forma, evidenciamos uma primeira justificativa para escolha do tema: o projeto de novo Código de Processo Civil, na medida em que se desenvolve em um ambiente verdadeiramente democrático, fomenta o debate por todos os setores do ordenamento jurídico. Por óbvio que a comunidade acadêmica não estaria à margem dessas reflexões. A atualidade do debate justifico por si só, a necessidade de diálogo é igualmente evidente: um dispositivo legal não é capaz de operar, por si só, uma mudança efetiva na atitude dos operadores do Direito e do processo muito menos no que tange a cultura jurídica ainda atrelada a litigiosidade das partes. Por esta razão, ou seja, para que essas mudanças sejam concretamente operadas, é necessário um esforço coletivo traduzido pelos cursos de Direito, por obras didáticas, pela própria prática cotidiana, mas também pela pesquisa.

De outro lado, esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da cidade de Franca. A área de concentração “Sistemas Normativos e Fundamentos de Cidadania” revela o eixo central de pesquisa e fundamentação teórica do Programa de Mestrado a circundar em torno do desenvolvimento de uma abordagem crítica, logrando a compreensão dos fenômenos do mundo jurídico, especialmente aqueles relacionados ao conhecimento sobre o papel dos espaços normativos para a construção da cidadania e, portanto, para a conformação de um Estado Democrático de Direito.

Nossa vinculação à Linha de Pesquisa III: “Efetividade e Tutela dos Direitos Fundamentais” revela a proposta deste eixo específico de pesquisa no sentido de, a partir do estudo do sistema jurídico, procuramos realizar a construção de condições processuais efetivas a proporcionar a concretização da tutela jurídica e o acesso a uma ordem jurídica

6 WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. O projeto para um novo código de processo civil: o código possível.

(23)

mais justa. Pois bem. Se for certo que a cabeça pensa onde os pés pisam7 a justificativa específica do objeto da nossa pesquisa encontra respaldo neste contexto retro apresentado. Entre as alterações propostas pelo NCPC, o estudo dos precedentes judiciais vai ao encontro dessas inquietações. Assim, na esfera de fundamentação do nosso trabalho buscamos revelar que a via judiciária ainda se coloca como arena apta a efetivação de direitos não apenas no seu sentido formal, mas verdadeiramente potencializando a sua concretização no seu aspecto material. Todavia, a crescente recorrência ao Poder Judiciário não o isentou de certas problemáticas. A mais sensível delas é justamente a questão da controvérsia entre as decisões judiciais, ou seja, observamos hoje em nossos Tribunais situações semelhantes sendo decididas de forma desconexas8. Este problema além de criar um obstáculo para o acesso efetivo à justiça, vez que cada vez mais são colocadas condições para análise do mérito objeto da ação processual sob o argumento de não “sobrecarregar” as instancias superiores, estimula a própria ética da litigiosidade uma vez que as partes “escolhem” a arbitragem, a mediação ou a conciliação não por saberem que estas são vias legítimas para solução das controvérsias, onde estarão dialogando em busca de um objetivo em comum, a solução da controvérsia, mas sim por um descrédito no judiciário frente a sua morosidade.

Portanto, como objetivo geral, procuraremos analisar o contexto em que a mudança do novel dispositivo processual se enquadra. A partir disso, nossos objetivos específicos serão (a) compreender o processo civil enquanto fenômeno cultural; (b) relacionar o Estado enquanto principal expressão do processo civil a fim de demonstrar de que forma o processo é compreendido de acordo com modelos estatais específicos; (c) analisar especificamente o Estado Democrático de Direito, modelo estatal vigente a partir da Constituição Federal de 1988 evidenciando as principais características que o modelo impõe na compreensão do processo civil para superação dos outros paradigmas; (d) verificar em que medida o acesso à justiça é efetivamente promovido assim como identificar sua reinterpretação ante esse contexto; (e) destacar o papel do judiciário como via de efetivação da tutela processual apta a

7Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.” BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. 38. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

8 “A sociedade é um organismo vivo, e, como acontece com os organismos vivos, as mudanças pelas quais passa, ocorrem lentamente. Não há alterações sociais bruscas. Portanto, já que o direito muda quando precisa adaptar-se, nada justifica que as alterações ocorram da noite para o dia, em situações de normal

(24)

concretizar o direito material; (f) contextualizar a proposta de alteração do Código de Processo Civil nesse contexto emergente e, por fim, (g) compreender a proposta de criação de uma cultura de respeito aos precedentes judiciais.

Nesse sentido, nosso trabalho passou a ser estruturado em três capítulos: no primeiro capitulo, tomando como premissa o processo civil enquanto fenômeno cultural buscou-se relacionar o seu desenvolvimento com a própria noção de Estado predominante em cada época e, a partir do modelo vigente com o marco temporal da Constituição Federal de 1988, qual seja o Estado democrático de direito, analisou-se a necessidade de avançar na compreensão do processo civil como instrumento apto a receber novas influencias da realidade social9 assegurando a participação dos cidadãos; no segundo capítulo avançamos a análise para compreender o acesso à justiça no contexto de um processo civil democrático, outrossim, destacamos os entraves ainda preponderantes na temática lançando os desafios que deverão ser enfrentados a fim de superar a questão, igualmente nossa análise não poderia ignorar o campo que a problemática da pesquisa aflora. Portanto, nesse sentido, analisamos a jurisdição enquanto arena promotora da efetividade de direitos evidenciando os fatores sociais que passam a imantá-la; finalmente, no terceiro capítulo após contextualizado o cenário no qual aflora, buscamos trazer a perspectiva que motivou os próprios integrantes da comissão de juristas responsável pela elaboração do novo Código de Processo Civil demonstrando a confluência de anseios para, finalmente, adentrar a problemática das decisões destoantes fator propulsor a uniformização da jurisprudência dos Tribunais Superiores.

A pesquisa jurídica ora desenvolvida se caracteriza por ser uma pesquisa teórico-científica (ao estudar teorias e conceitos) na mesma medida em que nos propomos a realizar uma pesquisa metodológica porque nos propomos a estudar os caminhos, os instrumentos e a “[...] produzir técnicas de tratamento da realidade, ou a discutir abordagens teóricas-práticas [...]”10 do problema e das hipóteses destacados. O tipo de pesquisa utilizado na elaboração da presente dissertação científica ou exercitação11 é, predominantemente, a pesquisa

9 Deveras, o processo instrumental deve estar sempre disposto a receber novas influencias da realidade social e dos novos

perfis do direito material, mudando sua feição conforme esses novos influxos. Essa permeabilidade do processo a tais informações externas é o que lhe permite manter-se moderno e hábil a lidar com as necessidades sociais. Dessa necessária mutabilidade dos institutos processuais deve o jurista estar consciente, pois aí reside o real coração do movimento em prol da efetividade do processo e de seu caráter instrumental. Deve o processualista estar sempre sensível à realidade material, capaz de compreender os anseios da sociedade e as peculiaridades de cada situação carente de tutela. ARENHART, Sérgio Cruz. Perfis da tutela inibitória coletiva. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2003. (Temas atuais de direito processual civil, v. 6). p. 39.

10 DEMO, Pedro. Metodologia das ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995. p. 13.

(25)

bibliográfica tendo por “[...] finalidade conhecer as diferentes formas de contribuição científica que se realizaram sobre diverso assunto ou fenômeno.”12

Para isso utilizaremos como métodos científicos principais o dialético13 14 – mediante enfrentamento discursivo frente à processualidade das estruturas históricas estatais – e o método hipotético-dedutivo. A dogmática jurídica também se faz presente em nosso trabalho vez que se revela como metodologia específica das pesquisas jurídicas. Assim, fazendo uso precipuamente da análise de leis, livros, artigos, revistas, periódicos, publicações científicas, apresentações de trabalhos, anais, congressos e debates acadêmicos; além de sites e domínios da internet especializados sobre este assunto é que o tema busca se desenvolver. Valemo-nos ainda como referenciais teóricos os estudos e concepções atuais trazidos à discussão pelas teorias, doutrinas, estudiosos e pesquisadores da atualidade sem jamais nos esquecermos das contribuições clássicas e essenciais para o estudo de nosso objeto. Dessa forma procuramos tratar de temas científicos caros como: a instrumentalidade e eficiência processuais, o desafio do enfrentamento do acesso à justiça e do papel do judiciário; dentre outras.

Trata-se de pesquisa de proeminência metodológica de revisão bibliográfica e, sendo nossa fundamentação lastreada no constitucionalismo contemporâneo15 e no direito processual constitucional16. O referencial teórico adotado17 é predominantemente composto por doutrinas

12 OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia cientifica. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. p. 119. 13 Para Pedro Demo a dialética é a metodologia mais conveniente para a realidade social, objeto de nosso estudo

e não a realidade natural carente do fenômeno histórico subjetivo das relações sociais. DEMO, Pedro.

Metodologia das ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995. p. 88.

14“[...] parece-nos que apenas o método dialético, na dinâmica relacional que estabelece entre sujeito e objeto, levando em conta todos os fatores históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais – que interferem no processo de conhecimento do direito – será capaz de proporcionar uma compreensão adequada do fenômeno jurídico em suas manifestações concretas, condicionadas pela base material da sociedade, onde ele se manifesta como um processo relacional, historicamente vivenciado, e em constante ‘devir’.” MACHADO,

Antônio Alberto. Ensino jurídico e mudança social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 36.

15 Compreendemos por “constitucionalismo” o movimento juspolítico embasador de uma ordem estatal específica, fundamentada em princípios democráticos garantidores dos direitos fundamentais do homem, da limitação, da participação popular e da alternância do poder. ROCHA, Carmen Lúcia Antunes. Princípios constitucionais dos servidores públicos. São Paulo: Saraiva, 1999. p. 1-2.

16 A compreensão do processo civil à luz dos direitos e garantias constitucionais é algo balizado por grande parte

da doutrina. Sendo o processo civil ramo do direito público, é regido por normas que se encontram na Constituição Federal e na legislação infraconstitucional. Na mesma sorte, existem institutos processuais cujo âmbito de incidência e procedimento para sua aplicação estão contidos na própria Constituição. NERY JÚNIOR, Nelson. Princípios do processo na Constituição Federal: processo civil, penal e administrativo. 9. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2005. p. 41. Todavia, quando falamos em processo constitucional desejamos ir além. Por esta razão, coadunamos com Gregório Assagra de Almeida na proposta por um método pluralista na compreensão processual como contraposição ao método técnico-jurídico tradicional. Segundo o autor, este método incorpora vários elementos alem do tecnico-juridico, são eles o elemento social, histórico, econômico, político, ético. ALMEIDA, Gregorio Assagra de. Direito processual coletivo brasileiro: um novo ramo do direito processual. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 7-8.

17 Não pretendemos realizar neste momento uma enumeração exaustiva dos referenciais adotados nessa pesquisa,

(26)

brasileiras18 com destaque para a análise constitucional da teoria do processo proposta por Luiz Guilherme Marinoni19; a análise do processo civil enquanto fenômeno cultural assim como a problematização por um processo cooperativo realizada por Daniel Mitidiero20, a sistematização processual feira por Gregório Assagra de Almeida21, a análise das transformações operadas sobre o poder judiciário em face de suas responsabilidades sociais feita por José Eduardo Faria22 e os apontamentos e críticas ao projeto de novo Código de Processo Civil pontuados por José Miguel Garcia Medina e Teresa Arruda Alvim Wambier.

Por se tratar de um trabalho de pós-graduação em nível stricto sensu, buscou-se não apenas efetuar uma mera transmissão de conhecimento, mas sim (re)construir o conhecimento sobre o tema, forjando as condições estruturais para a ocupação de um espaço científico próprio e sedimentando esta construção em um questionamento sistemático crítico e criativo de modo a melhor intervir na realidade do fenômeno processual a partir da análise dos precedentes no novo Código de Processo Civil, apresentando como norte uma temática recorrente mas que demanda esforços sobre sua problematização: o acesso à justiça e efetividade da tutela jurídica.

Em boa parte a “mentalidade brasileira” sobre o objetivo da pós-graduação stricto sensu (Mestrados e Doutorados) está em processo mudança. Enquanto para alguns a titulação advinda da pesquisa acadêmica objetivaria tão somente uma ascensão hierárquica em sua carreira ou área de atuação, para outros a pesquisa tem como função principal o avanço científico na área do Direito, contribuindo na tríplice função das universidades no contexto da sociedade: pesquisa, ensino e extensão. Se for certo, conforme afirmado anteriormente nesta introdução que um paradigma normativo não tem, por si só, o condão de transformar toda

18 Procuramos utilizar arcabouço teórico brasileiro por ser expressão cultural desta realidade histórica. Ademais,

não e excessivo ressaltar a relevância de prestigiar autores brasileiros e latino-americanos. Nesse sentido, nossa pesquisa buscou romper com a postura processual tradicional que importa teorias europeias hegemônicas e as aplica a hipótese latino-americana como sendo expressão do “moderno”, do “racional”, do “evoluído”. O eurocentrismo não se justifica, ainda mais em um ramo cientifico cuja técnica não pode ser

encarada como um fim em si mesma. E preciso analisar nosso contexto geopolítico, inverter a perspectiva polarizadora de norte-desenvolvido-dominante e sul-subdesenvolvido-subjugado. No mesmo sentido, afirma

Eduardo Galeano: “La causa nacional latinoamericana es, ante todo,uma causa social: para que América Latina pueda nacer de nuevo, habrá que empezar por derribar a sus dueños, país por país. Se abren tiempos de rebelión y de cambio. Hay quines creen que el destino descansa en lãs rodillas de los dioses, pero la verdad es que trabaja, como um desafio candente, sobre las conciencias de los hombres.” GALEANO, Eduardo. Las venas abiertas de América Latina. 10. ed. Montevideo: Del Chanchito, 2010a. p. 414.

19 MARINONI, Luis Guilherme. Técnica processual e tutela dos diretos. 2. ed. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2008a; Id. Teoria geral do processo. 3. ed. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2008b.

20 MITIDIERO, Daniel. Processo e cultura: praxicismo, processualismo e formalismo em direito processual civil.

Gênesis: Revista de Direito Processual Civil, Curitiba, v. 33, p. 484-510, jul./set. 2004.

21 ALMEIDA, Gregório Assagra de. Direito processual coletivo brasileiro: um novo ramo do direito processual. (princípios, regras interpretativas e a problemática de sua interpretação e aplicação). São Paulo: Saraiva, 2003. 22 FARIA, José Eduardo Campos de Oliveira. Retórica política e ideologia democrática: a legitimação do

(27)

uma realidade processual de cunho individualista, lastreado em uma ética da litigância e da conflituosidade, igualmente certo é que este esforço somente é possível se realizado coletivamente. A única revolução possível é dentro de nós23.

Nesse sentido, a preparação nos bancos escolar superiores demanda profissionais (professores) habilitados a desenvolver nos alunos a vontade de aprender na medida em que ensina aquilo que já conhecem enquanto disseminam os primeiros passos no processo de pensamento, crítica e, sobretudo, iniciativa para o estudo. A extensão, como produto obtido a partir da pesquisa e do ensino deve devolver à sociedade e ao país o incentivo, o financiamento e principalmente as esperanças depositadas na formação de profissionais especializados e de pesquisadores capacitados.

A ciência como vocação e a pesquisa como dedicação especialmente no âmbito das Ciências do Direito não exclui a possibilidade de capacitar o profissional jurídico para um melhor exercício de sua atividade nas práticas jurídicas dos tribunais e dos poderes do Estado; entretanto, a nosso ver24 devem ser realizadas preferencialmente para a formação de professores, educadores, pesquisadores e pensadores que possam efetiva e verdadeiramente contribuir em seu exercício acadêmico e profissional nas lides forenses para a crítica aos modelos estruturais vigentes, propondo reformulações e inclusive novas teorias e práticas para pensar e fazer o Direito25.

Ademais, acreditamos ser inerente a função de todo pesquisador que busca a partir do seu trabalho desvendar problemáticas, apresentando respostas ou ainda levantando novos questionamentos, o comprometimento com o objeto de sua pesquisa logrando precipuamente contribuir com a sociedade. A pesquisa por si só descompromissada e escamoteada no manto da neutralidade não é capaz de romper paradigmas, de inquietar o leitor, de fomentar outros debates. Somente um trabalho comprometido com a amenização das injustiças, dos sofrimentos humanos, pulsante pela construção de outra realidade possível – e quesível – é verdadeiramente propício a revolucionar qualquer cenário. Nesse sentido, mais do que

23 GANDHI, Mahatman. A única revolução possível é dentro de nós. (e-book). Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/gandhi.html>. Acesso em: 1 abr. 2014.

24 VIEIRA, André Luiz Valim. Direito social à alimentação: tutela jurisdicional e efetividade do direito fundamental. 2012. 301 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais,

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2012. p. 18.

25 “Por isso, é importante verificar se há condições objetivas (históricas) para a emergência de novos paradigmas que apontem uma concepção processual e construtiva [...] que proporcionem o conhecimento concreto [...] que indiquem as funções e os objetivos capazes de assegurar a dignidade humana pela efetividade dos direitos básicos, bem como a partilha e até a transferência de poder que assegura as diversas formas de dominação na sociedade capitalista (socialismo); e que, por fim, consiga incorporar a realidade histórica de que a construção dos direitos fundamentais se dá a partir da ação prática e das lutas sociais

(28)
(29)

CAPÍTULO 1 ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, PROCESSO CIVIL E JUDICIALIZAÇÃO DE DIREITOS

“O senhor... Mire e veja: o mais importante e bonito, do

mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando.

Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me

ensinou. Isso que me alegra, montão.”

(Guimarães Rosa. Grande Sertão: Veredas)

1.1Considerações iniciais

Com a devida vênia poética, iniciamos a reflexão do presente capítulo a partir do excerto exposto acima. O trecho é retirado da obra Grande Sertão: Veredas do escritor brasileiro Guimarães Rosa, por meio dela o sertão é retratado e vivido de maneira profunda e não meramente estática tal qual uma paisagem a ser descrita. Utilizando-se de idioma próprio, encontramos em Grande Sertão: Veredas dimensões universais da própria condição humana. Pois bem. Se for certo que, nos apontamentos de Albert Camus em seu ensaio O mito de Sísifo26 de que certos textos clássicos possuem a vantagem de possibilitar diversas releituras, as palavras traduzidas pelo jagunço Riobaldo, narrador-protagonista do romance, querem apresentar inúmeras possibilidades de interpretação. Para o presente trabalho, servem, outrossim, como introdutor do contexto paradigmático sobre o qual o presente capítulo se desenvolverá: o Estado Democrático de Direito, o desenvolvimento do processo civil e, consequentemente, o processo de judicialização de direitos.

O romance “Grande Sertão: Veredas” é considerado uma das obras mais significativas do cenário literário brasileiro. A obra chama atenção já pela sua extensão, são mais de seiscentas páginas sem qualquer capítulo. A eloquência da linguagem, a originalidade no relato do estilo sertanejo, além do experimentalismo linguístico típico da primeira fase do modernismo, são utilizados em abundância por Guimarães Rosa para relatar as lutas, medos e

26 CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Lisboa: Livros Brasil, 1988. p. 119-130. Apêndice : A esperança e o absurdo na obra de Franz Kafka - “Toda a arte de Kafka consiste em obrigar o leitor a reler. Seus desenlaces, ou suas faltas de

desenlace, sugerem explicações, mas que não são reveladas com clareza e exigem, para nos parecerem fundadas, que a história seja relida sob um novo ângulo. Às vezes há uma dupla possibilidade de interpretação, donde aparece a necessidade de duas leituras. É o que pretendia o autor. Mas não estaríamos certos se quiséssemos, em Kafka, interpretar tudo minuciosamente. Um símbolo está sempre expresso no sentido geral e, por mais precisa que seja a tradução, um artista só pode recuperar, através dela, o movimento: não há literalidade. Além disso, nada é mais difícil de entender do que uma obra simbólica. Um símbolo ultrapassa sempre quem faz uso dele e o leva a dizer mais, na realidade, do que tem intenção de dizer. Nesse caso, o meio mais seguro de dominar a situação é não o

(30)

o amor reprimido de Riobaldo por Diadorim. Já na primeira parte da obra, o narrador em primeira pessoa, Riobaldo, realiza um relato de diversos fatos aparentando, em um primeiro momento, como desconexos entre si. Versam sobre suas inquietações sobre a vida. Os temas giram em torno das clássicas questões filosóficas ocidentais, tais como: a origem do homem, reflexões sobre a vida, o bem e o mal, Deus e o diabo. Contudo, Riobaldo não consegue organizar suas ideias e expressá-las de modo satisfatório, o que gera um relato bastante caótico. Pontualmente no excerto inaugural do presente capítulo, Riobaldo admira a incompletude do ser humano que, em um movimento quase secular, está sempre voltando para si a fim de transformar-se, completar-se vez que é inacabado. Destarte, a possibilidade vislumbrada é a de constante (re) interpretação, a depender do contexto vislumbrado, desvelando, outrossim, permanentes e inúmeras (re) leituras.

Nos dizeres de José Eduardo Campos Oliveira de Faria27:

Elas podem mostrar, de maneira metafórica, o homem como um ser social que age em função dos estímulos recebidos de seus semelhantes e, vice-versa, das reações de seus semelhantes à sua própria ação. Daí a ideia de complexidade social, ou seja, de um conjunto aberto e infinito de possibilidades de interações. Pode mostrar, também as contradições in adjecto nas referencias ao homem isolado e independente, portador de direitos anteriores à sociedade. Daí a idéia de que todo direito implica, por definição uma relação entre dois sujeitos, expressando, como decorrência, uma redução seletiva – e sua consequente imposição – daquela complexidade. Pode mostrar, igualmente, que as formas de organização social, são, ao mesmo tempo, formas de distribuição de poder. Daí a ideia de estrutura político-jurídica como garantia contra a contingência das possibilidades efetivamente escolhidas e impostas como obrigatórias.

Ao desenvolver sua tese de livre docência do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo, José Eduardo Campos de Oliveira28 Faria, interpreta o clássico da literatura de forma a conformar as ideias desenvolvidas ao longo de seu trabalho. No presente momento, diante da proposta metodológica e do objeto de pesquisa a ser desenvolvido ao longo desta dissertação (sentido amplo) e, mais especificamente, no presente capítulo (sentido restrito), interessa-nos apresentar ao leitor a (re) leitura apta a conduzir considerações iniciais que alicerçarão o desenvolvimento do tema ao longo da pesquisa.

27 FARIA, José Eduardo Campos de Oliveira. Retórica política e ideologia democrática: a legitimação do discurso jurídico liberal. 1982. 442 f. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982. p. 6-7.

(31)

Desta forma, o objeto em sentido amplo, da presente pesquisa, logra analisar as modificações que o Projeto do Novo Código de Processo Civil (PL do Senado n. 166/2010) propõe acerca do tratamento conferido a jurisprudência (precedentes judiciais) e mais, analisar o papel a ser desempenhado pelo judiciário enquanto face conformadora29 de realização e efetivação da tutela jurisdicional, para então, por fim, observar em que medida o tratamento jurisprudencial proposto aproxima-se ou não de uma tentativa de adoção e respeito aos precedentes judiciais.

Para isso, em um primeiro momento, é necessário tecer algumas considerações e realizar algumas premissas sob as quais o presente trabalho é pautado. Cumpre salientar, que a adoção de tais premissas ou paradigmas30 para desenvolvimento da pesquisa, deseja tão somente, estabelecer um norte sob o qual se sustentará. É dizer, não ignoramos a existência de outros paradigmas que, por sua vez, possam traduzir outros posicionamentos distintos – e, talvez, até conflitantes – ao adotado. Tão somente como forma de estabelecer um corte temático e metodológico e, assim, proporcionar uma clarificação do objeto a ser estudado, é que se adota tal postura.

Outrossim, cumpre-nos evidenciar de plano, que a presente abordagem que será conferida ao longo deste trabalho confluirá com o posicionamento de José Eduardo Campos de Oliveira Faria31 ao dizer que, muito embora “[...] discurso científico tenha de ser aberto”, este não pode ser apresentado de forma desinteressada ou até mesmo neutra, uma vez que “[...] o discurso científico está relacionado com o modo de produção material e compromissado com o sistema social.” Quer dizer, muito embora o se revelará nas próximas páginas seja uma pesquisa efetivamente científica no que se refere à pesquisa bibliográfica

29O termo “conformador” possui diferentes significados. Segundo o Dicionário Aurélio da língua portuguesa:

“Conformar. V.t.d. 1. Formar, configurar. 2. Conciliar, harmonizar. T.d.i. 3. Conformar (2). p. 4. Acomodar-se, resignar-se” (FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 7. ed. Curitiba: Positivo, 2008. p. 256). No presente trabalho, adotamos a significação expressa na primeira designação. Outrossim, para além de um papel harmonizador do processo, o judiciário se coloca enquanto órgão de efetivação da tutela jurisdicional. A medida então passa a ser analisar se o seu papel, no cenário do processo civil atual é desempenhado de forma concretamente satisfativa e mais, observar se o próprio processo civil está adequado às demandas da sociedade.

30 Explicitando sobre a obra de Thomas Kuhn, A estrutura das revoluções científicas, Antônio Alberto Machado, durante exposição em aula da disciplina Teoria dos Direitos Fundamentais, 23 set 2012, revela: “Para Thomas Kuhn, as ciências naturais assim se definem porque são capazes de criar o que ele chama de ‘comunidade científica’, que seria formada a partir do consenso entre os pesquisadores, estudiosos e cientistas de uma dada ciência sobre qual é seu objeto, qual é seu métodos, etc. Portanto, o paradigma seria algo sobre o que as pessoas se referem coincidentemente, de forma uníssona. Paradigma é parâmetro, é horizonte, é o ponto em

comum para onde uma comunidade cientifica olha e se identifica, se reconhece.” Esta também é a posição

adotada no presente trabalho ao cunhar a expressão.

31 FARIA, José Eduardo. A noção de paradigma na ciência do direito: notas para uma crítica ao idealismo

(32)

(livros e artigos), jurisprudencial, disciplinas cursadas32, debates em sala de aula33, trabalhos apresentados34, artigos publicados etc., e, nesse sentido possa despertar a expectativa do seu

32 A discente, em respeito ao cronograma estabelecido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais deveria cursar um total de oito disciplinas distribuídas da seguinte forma: duas disciplinas classificadas como obrigatórias três disciplinas intituladas “comuns” e três disciplinas denominadas “específicas”. Assim,

cumprindo a exigência e avançado nos créditos mínimos exigidos em razão da pertinência temática de outras

disciplinas com o presente trabalho, foram cursadas as seguintes: “Fundamentos Metodológicos de Pesquisa

Jurídica” lecionada pelo prof. Carlos Eduardo de Abreu Boucaul; “Tópicos especiais: Direitos Humanos: fundamentos e desafios” lecionada pelo prof. David Sanchez Rubio (Universidad de Sevilla), “Direito e

Políticas Públicas de Sustentabilidade”, lecionada pela profa. Elisabete Maniglia, “Direito da Sociedade Tecnocrática”, lecionada pelo prof. Jorge David Barrientos Parra, “Tópicos especiais: Estudos de bioetica e direito” lecionada pelo prof. Salvador Darío Bergel (Unviersidad de Buenos Aires) e pela profa. Patrícia Borba

Marchetto; “Tutela Penal dos Direitos Humano” lecionada pelo prof. Paulo César Correa Borges; Tópicos

Especiais - Hans Kelsen: para além dos limites da "Teoria Pura do Direito": as vertentes constitucionais,

internacionais e a defesa da democracia”; “Tópicos Especiais - Historia da Lei” ambas lecionadas pelo prof. Carlos Eduardo de Abreu Boucault; “Transformações da Constituição: as Reformas e as Mutações

Constitucionais enquanto expressões da tensão entre os Princípios do Estado de Direito e da Democracia” lecionada pelo prof. José Duarte; “Tutela dos Direitos Coletivos: Fundamentos e Pressupostos” tendo como professores responsáveis Yvete Flávio da Costa e Nelson Nery Júnior e “Teoria dos Direitos Fundamentais”

ministrada pelo professor Antônio Alberto Machado.

33 Ao longo do mestrado, foram apresentados trabalhos e seminários nas disciplinas cursadas, lastreados em temas e

bibliográficas pré-estabelecidos pelo docente responsável na respectiva matéria. Cumpre ressaltar que a discente buscou adequar as escolhas das disciplinas e, consequentemtente, dos temas apresentados em cada trabalho de forma a aprofundar algum aspecto que, futuramente, fosse desenvolvido na pesquisa. Dessa forma, nenhuma das escolhas temáticas aqui apresentada se deu de forma desinteressada com esta pesquisa. Na modalidade “texto”, elaboramos

os seguintes trabalhos: O veneno está na mesa: reflexões a partir do conceito de segurança/ soberania alimentar; As veias abertas do terrorismo na América Latina: percepções sobre o uso dos “direitos humanos” no vilipendio aos Direitos Humanos – Chile, Brasil e Argentina; Ação coletiva e controle de constitucionalidade: o processo coletivo especial enquanto instrumento potencializador do Estado Democrático de Direito brasileiro; Os meios de comunicação (manipulação) das massas no sistema técnico; O guardião da democracia: o poder judiciário enquanto arena para efetivação de direitos fundamentais; Lua e estrelas: a transexualidade analisada sob uma perspectiva de (des) construção de gênero. Na modalidade “seminário”, apresentamos os seguintes trabalhos: Atores da sociedade civil, Política ambiental no Brasil, As veias abertas do terrorismo na América Latina: percepções sobre o uso dos “direitos humanos” no vilipendio aos Direitos Humanos – Chile, Brasil e Argentina; Os meios de comunicação (manipulação) das massas no sistema técnico; Ação coletica e controle de constitucionalidade; A tradição do cnostitucionalismo; A garantia da Constituição: o controle de constitucionalidade; O uso dos precedentes judiciais e o duplo grau de jurisdição.

34 A discente ao longo do curso do Mestrado no PPGD da UNESP teve oportunidade de apresentar alguns

trabalhos em eventos locais, regionais e internacionais que contribuíram com seus debates e reflexões para as

percepções que serão desenvolvidas no trabalho. São eles: “Lei 6.683/79 e a guerrilha do Araguaia: uma análise ante a (in) eficácia dos direitos humanos no ordenamento brasileiro” apresentado pela discente no

evento Marcadores sociais da diferença e repressão; “As múltiplas facetas da violência: a mulher idosa”,

apresentado pela discente em co-autoria com Lillian Ponchio e Silva e professor João Bosco Penna no evento

IV Fórum Sociojurídico: políticas públicas para a efetivação de direitos no processo de envelhecimento; “A atuação da Defensoria Pública na efetivação do direito dos idosos: uma análise a partir do Estatuto do Idoso”,

apresentado pela discente em co-autoria com o orientador deste trabalho Roberto Brocanelli Corona no evento

IV Fórum Sociojurídico: políticas públicas para a efetivação de direitos no processo de envelhecimento; “Equipe multidisciplinar: um imperativo em situações de violência doméstica.”, apresentado pela discente

conjuntamente com Talita Tatiana Dias Rampin e com a profa. Yvete Flávio da Costa no evento IV Fórum Sociojurídico: políticas públicas para a efetivação de direitos no processo de envelhecimento; “Lei de

Falência e Recuperação de Empresas (Lei n. 11.101/2005): uma análise ante a função social e a hierarquia de

credores” apresentado pela discente juntamente com prof. Roberto Brocanelli Corona no evento Conferências – Jornadas Preparatórias para o VII Congresso Iberoamericano de Direito Concursal; “A Tutela do Direito

Transidividual à Probidade Administrativa: Ação de Improbidade”, apresentado pela discente com o prof.

(33)

desenvolvimento em um campo neutro, racionalizado e metódico, o tratamento dispensado no desenvolver deste trabalho não pode ser traduzido de forma cartesiana, isolada, fria e hiática.

O campo das ciências humanas não pode ser (e não é) um simples transpasse ou reflexo paradigmático do campo das ciências naturais.35 Isso porque, no seu objeto de estudo, também se encontra o Homem (ser-pesquisador) que confronta sua cultura, crenças, ideologias com seu objeto-científico, a Norma. Outrossim, enquanto seres humanos, estamos impedidos de dissociar nossa existência da problematização do tema proposto. Tratar do processo civil enquanto meio para efetivação de direitos e mais, analisar esta efetivação a partir da atuação do Poder Judiciário, na prestação da tutela jurisdicional, é tratar de uma dimensão normativa que nos afeta diretamente enquanto sujeitos demandantes pela efetivação de direito. Não por outra razão, não apresentaremos o excerto de forma indiferente, como se fosse possível dissecar o objeto cognoscente do sujeito cogniscível/investigador.36

Pois bem.

desafio do enfrentamento do mérito no âmbito dos juizados especiais cíveis”, apresentado pela discente em

co-autoria com Talita Tatiana Dias Rampin e profa. Yvete Flávio da Costa; “Entraves ao efetivo acesso à justiça: o valor da causa no Juizado Especial Cível”, apresentado pela discente juntamente com Vinicius Fernandes

Ormelesi e prof. Roberto Brocanelli Corona no evento: Ciclo de Palestras Juizado Especial Cível; “Linguagem e direito: notas sobre a marginalização do sujeito no JEC. 2011”, apresentado pela discente em

co-autoria com Talita Tatiana Dias Rampin e a profa. Yvete Flávio da Costa; “Transexualidade e (des)

construção de gênero: a importância das equipes multidisciplinares”, apresentado pela discente em co-autoria com Talita Tatiana Dias Rampin e Lillian Ponchio no evento: III Congresso Serviço Social - A Ética na Formação e no Trabalho Profissional do Assistente Social; “A tutela coletiva como arena de luta dos movimentos sociais”, apresentado pela discente em co-autoria com Talita Tatiana Dias Rampin e Lillian Ponchio e Silva no evento: III Congresso Serviço Social - A Ética na Formação e no Trabalho Profissional do Assistente Social;“(Bio) ética feminista, direitos humanos e saúde: uma necessária relação” apresentado pela

discente em co-autoria com Lillian Ponchio e Silva e Talita Tatiana Dias Rampin no evento: III Congresso Serviço Social - A Ética na Formação e no Trabalho Profissional do Assistente Social; “O papel do magistrado na efetividade de direitos e mudança paradigmática cultural: a questão da união homoafetiva”

apresentado pela discente em co-autoria com prof. Roberto Brocanelli Corona no evento: 4ª Semana Jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto; “Infanticídio, bioética e punições (in) formais: a pedagogia de condutas femininas” apresentado pela discente em co-autoria com Lillian Ponchio e Silva e Talita Tatiana Dias Rampin no evento: XXII Semana Jurídica; “Gender and human rights: in search of female otherness”,

apresentado pela discente no evento: 2nd ISA Fórum of Sociology SOCIAL JUSTICE & DEMOCRATIZATION – Buenos Aires, Argentina e “Public justice policy” apresentado pela discente em co-autoria com Roberto

Brocanelli Corona no evento: 2nd ISA Fórum of Sociology SOCIAL JUSTICE & DEMOCRATIZATION – Buenos Aires, Argentina.

35 Em discussões durante a disciplina Teoria dos Direitos Fundamentais, ministrada pelo professor Antônio

Alberto Machado, questionou-se se, as ciências humanas constituíram verdadeiramente um campo científico ou, ao contrário, por não conformar os mesmos paradigmas das ciências naturais, traduziriam apenas narrativas, persuasões, discursos, argumentações acerca do real, da realidade histórica, não revelando, portanto, qualquer verdade científica, passível de comprovação ou verificação. Compreendemos ser esta uma reflexão já superada, adotamos no presente trabalho a noção de que é possível também estudar os fenômenos históricos de uma forma sistemática, com algum rigor metodológico que, de uma forma, nos faça ser considerados uma comunidade científica (Cf. KHUN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998). Pois o fato de não se pautar pelos mesmos paradigmas das ciências naturais não descaracteriza, portanto, as ciências do homem como tal.

36 GROSSI, Naiara Souza; CORONA, Roberto Brocanelli. Mito e encantamento: os direitos humanos no

Referências

Documentos relacionados

Ser digital é o primeiro passo para tentar se aproximar dele, mas não basta estar no mesmo meio de consumo do jovem se o produto não conversa com ele.. Os próximos anos parecem

Resumo - o Novo Código de Processo Civil de 2015 trouxe o sistema de precedentes judiciais para o ordenamento jurídico brasileiro, vinculando todos os processos judiciais a um mesmo

O presente trabalho monográfico tem como objeto umas das principais inovações trazidas pelo Novo Código de Processo Civil: a incorporação dos precedentes vinculantes no

q) - DEMANDA CONTRATADA - demanda relativa a cada segmento Horo-Sazonal a ser disponibilizada, por parte da CEB, obrigatoriamente e a qualquer tempo, colocada no ponto de entrega

Já em relação as águas superficiais e tratadas, assim como o bisfenol A, a concentração de estrona detectada na água potável foi da mesma ordem de grandeza que aquela observada

No Novo Código de Processo Civil (NCPC), vemos a valoração dos precedentes judiciais. Com a Lei 13.105/2015, o legislador disciplina a utilização dos precedentes nos

Diante do exposto, verificou-se que, com a previsão legal dos precedentes, os operadores do Direito, sobretudo, o juiz, deverão se atentar, muito mais, às decisões do

Este trabalho tem como objetivo medir a distância média entre braços interdendríticos secundários (SDAS-secondary dendritic arm spacing) para a liga Al9Si3Cu