• Nenhum resultado encontrado

Composição do chocolate caseiro de amêndoas de cupuaçu (Theobroma grandiflorum (Willd ex Spreng) Schum).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Composição do chocolate caseiro de amêndoas de cupuaçu (Theobroma grandiflorum (Willd ex Spreng) Schum)."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

COMPOSIÇÃO D O CHOCOLATE CASEIRO D E AMÊNDOAS D E CUPUAÇU (Theobroma grandiflorum(WILLD EX SPRENG) S C H D M ) . (*)

Giorgini Augusto Venturieri (**) Jaime Paiva Lopes Aguiar (**)

RESUMO

Vo cupuaçu, uma da& maio ptiomi&Aohaò e poputaxeò {fwJjxt> da Amazônia, podem Λ0Λ

ob

tidob díveAòoò produto*,, ent/ie o& quaü, o chocolate.. kpn.et>entk &e neste tnabalho uma tüt

ceiXa ca&eita de como ^abnÁcafi tat pfioduto, além da anãtUe química doi

ACUA

component

tá.

dados obtidos confirmam que o chocolate de cupuaçu possui elevado teoh. de

QOH-du/ια e Hazoável quantidade de proteína.

INTRODUÇÃO

0 cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) é uma árvore frutffera, da famf1 Ia das ster culiaceas, tipicamente amazônica, encontrada em estado silvestre na parte Sul e Sudeste da Amazônia Oriental e Noroeste do Estado do Maranhão. Atualmente está disseminada por toda a bacia Amazônica e ocasionalmente é encontrada em outros pafses como a Colômbia, Venezuela, Equador e Costa Rica. Plantado inicialmente como "cultura de quintal" o cupu apuzeiro desponta hoje como uma das melhores e mais promissoras fruteiras amazônicas, jã existindo nos Estados do Pará e Amazonas algumas plantações consideráveis(Venturieri et • 1 . , 1985).

0 fruto do cupuaçuzeiro; também chamado de "cupu", pesa em média 1 . 2 0 0 g (46,^7% de

casca, 36,79¾ de polpa e 16,~}k% de amêndoas), calculados em relação ao peso fresce (San_ tos & Conduru, 1 9 7 2 ) . A polpa, que se encontra aderida às sementes, pode ser utilizada ao natural ou no fabrico de nectar enlatado, sorvetes, licores, compotas, geléias, io-gurt, etc. (Calzavara et a l. , 198*4; Venturieri et a l . , 1 9 8 5 ) . As amêndoas, no entanto, hão têm seu valor reconhecido, sendo na maioria das vezes usado como adubo ou simplesmen te encaradas como resíduos, apesar de possuir uma gordura fina de alta digestibi1ídade ,nuito semelhante a manteiga de cacau (Vasconcelos et a l . , 1 9 7 5 ; Le Cointe, 1 9 ^ 7 ; Pesce, 1 9 ^ 1 ) . Uma comparação entre as gorduras de cacau e cupuaçu, são nostradas na Tabela 1 .

(*) Projeto financiado pelo CNPq/POLAMAZÔNIA.

(**) Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Manaus - A M .

(2)

O aproveitamento das amêndoas do cupuaçu para a fabricação de chocola te, já foi ci tado por diversos autores, entre os quais (Ca 1zavara , 1970; P e s c e , 1 3 h 1; Le  C o i η t e , 1 9^ 7 ;  Venturieri et  a l . , 1 3 3 5 ;  C u a t r e c a z e s , Ι 9 6 Ό . Mesmo  a s s i m , o uso do chocolate de cupua­

çu na dieta regional é bastante restrito, tendo-se conhecimento deste hãbito apenas en-tre antigos caboclos do rio Solin-oes, Madeira e Tocantins. Na atualidade, provavelmen-te devido a perda de suas tradições e valores que são geralmenprovavelmen-te 1 igados aos hãbitos a I i-nientares, quase nao se consome ira i s o chocolate de cupuaçu,

Com a intenção de subsidiar cientificamente o restabelecimento de mais uma fonte de alimento para. o caboclo regional e reforçar a sua importância como al ternat i va para a

industria foi elaborado este trabalho,

MATERIAL Ε MÉTODOS

As a m ê n d o a s , após serem despolpadas manualmente com auxílio de tesouras, foram po_s tas para fermentar por 5 dias em uma caixa de madeira (Figura 1) de 30 x 30 χ 'idem, com 

furos de 3/8 de polegadas no  f u n d o , para escorrer eventuais excessos 1' q u i d o s e x u d a d o s e 

cobertas por um saco de aniagem. Após o primeiro d i a , efetuou-se um revolvimento para ho/nog-ene i za r a fermentação. Por mais duas vezes {2h e 72hs apos o 19 revolvimento) re-petiu-se a operação. As amêndoas foram então postas a secar ao sol por 3 dias e, a seguir torradas em um tacho de fazer farinha de mandioca. Depois de torradas foram descascadas manualmente e api loadas até formai uma massa homogênea, noldada em bastões semelhantes

ao de guaraná (Figura 2) que postas a secar a sombra, adquiriram em 2^hs uma consistên-cia semelhante a de uin chocolate duro,

£m valores aproxI rtótíoa, para cada quilo de amêndoas frescas de cupuaçu, obteve-se 3 S de; de choc lato bruto em bastão, que ralado pode ser usado a r.M-^l fiança do chocolate an-.argo dç cacau.

Do chocolate de cupuaçu, preparado segundo a metodologia acima descrita, foram ρ re 

paradas amostras para determinações bromatolõgicas.

Apôs a secagem, ainda na forma de baí-tão, cm estufa a 1 10°C até peso constante para determinação d e umidade, σ chocolate foi roacerado em gral de porcelana. A! i quota em t r_i_ 

plicatas de  a m o s t r a s foram analisadas quanto ao teor de prote'na, gordura (Hory/itz, 1 9 7 5 )

cinzas (Isaac £.  J o h s o n , 1975) ca rboi d ratos (por d i f e r e n ç a ) . Zinco, Cálcio e Ferro fo-ram analisados por espectrofotometria atômica {Perkin-Eliner, 1 9 7 6 ). A energia foi caleu lada empregando-se os fatores de conversão de k calorias por grama de proteína; 9 calo-rias por grama de gordura e 4 calocalo-rias por grama de ca rboi d ra to.

RESULTADOS β DISCUSSÕES

Os dados obtidos sao mostrados na Tabela 2.

As analises confirmam que o chocolate de cupuaçu possui u/n alto teor de gordura

(3)

( 5 8 , 5 Ύ ) ,  q u e sγo valores muito próximos aos dados por Carvalho et al., 1380 em sementes nao fermentadas de cupuaçu. A sua capacidade energética total., também é el evada, com um potencial de 672,1 c a l , das quais 7,8¾ são devidos a protefnas. Em comparação com o li quor de cacau, base semelhante a usada na confecção do "cupulate" (Tabela 2 ) , alimento já consagrado como um dos mais ricos, o chocolate de cupuaçu mostrou-se superior em todos os principais componentes. Com esses dados conclui-se que é produto com grande potenci al para enriquecimento da dieta humana.

AGRADECIMENTOS

A o S r . Vitor Alves C r u z , caboclo nascido no rio M a d e i r a , atualmente trabalhando no INPA - M a n a u s , pela gentileza de preparar-nos as amostras analisadas.

SUMMARY

Cupuaçu, one ο& the moòt popular and piomlòlng Amazonian {yfi.uA

.t6,

can be. VianA^onmed

Into &<LvznaZ ptioductA, one, them chocolate.

r

hlt> publication pnej>e.ntt> a home sieclpe

{)0Ί cupuaçu chocolate and the analtjòeÁ o I i£t> chemical components. The. data obtaneld

con^lnm that cupuaçu chocolate ncu> a, hlght ^at conttnt., and a ^alAly good amount o& pAottln.

Tabela 1 . Composição percentual da mistura de ácidos graxos liberados de gorduras de sementes de cupuaçu e cacau.

Ácidos Graxos Cupuaçu Cacau

PaImftico C 1 6 / 0

*

5 , 8

*

3 2 , 8

Esteátíco C 1 8 / 0

*

3 8 , 3 Λ  3 5 , 5

Oléico C  1 8/ 1 4 2, 8

2 9 , 6

Araqufdico C 2 0 / 0 A  ^ , 8 1 ,0

Linoléico C 1 8 / 2 Λ  8 , 3 Λ  1 J 

Rendimento de gorsura na semente 

** 

5 8 , 0 p.s  Λ * *  5 7 , 3 ¾

Vasconcelos et a l. (1975). Carvalho et al. (1980). Purceglove (1976).

(4)

Tabela 2 . Composição química do chocolate de amêndoas de cupuaçu, compara do com a de amêndoas de cacau f e m e n t a d a s , torradas,descascadas e iroídas ( l i q o u r ) , base semelhante a usada para confeccionar o chocolate de cupuaçu.

Composição Chocolate de cupuaçu p . s , •·•••••

Licor de Cacau Λ

p . s . 

Unidade g/100 g  2 , 7 2,0 

Proteína g/100 g  1 3 , 1 10,8

Gordura g/100 g  5 8 , 5 55,0 

C i nzas g/100 g  2.Ί  2 , 6 8 - 3,09 

Carboidratos g/100 g  2 3 , 3 8,9 

Energia cal ,/100 g  6 7 2 , 1 573 ,8

ΖInco mg/100 g  3 6, 6

Cálcio mg/100 g  26,0 

Ferro mg/100 g  6 , 7 3

Fincke, H, ­ in  C h a a t , Ε. Μ. , 1 9 5 3 .

p . s . ­ peso seco. 

(5)

F i g .  2 . Chocolate de amęndoas de cupuaçu em b a s t ã o .

Referências bibliográficas

Calzavara,  Β .  B . G. ­  1 9 7 0 .  F r u t e i r a s :  a b a c a x i z e i r o ,  c a j u e i r o ,  m a r a c u j a z e i r o , murici ­ zeiro. Belém,  I P E A N . Culturas da  A m a z ô n i a ,  1 ( 2 ) : 1 ­ 4 2 . 

Calzavara, Β.  Β . G.;  M u l l e r ,  Η .  Μ . ;  K a h w a g e , 0.  Μ . da C. ­  1 9 8 4 . Fruticultura  T r o p i c a l :  0 cupuaçuzeiro, cultivo, beneficiamento e utilização do fruto. EMBRAPA/CPATU - Bélem. Documento, 32:1-110.

Carvalho, J. R. de C ; F i l h o , G. M. da R.; Serruya, H. - 1980. Análise de óleos de trls frutos comestíveis da região Amazônica. Cupuaçu (Theobroma grandiflorum Spreng,Ster c u l i a c e a e ) , Mari (Poraqueiba p a r a e n s i s , Icacinadeae) e Uxi (Endopleura u x i , Humirina c e a e ) . I Encontro de P r o f , de Q u í m i c a . Belém, PA. [datilografado].

Cuatrecazas, J. 1964. Cacau and its alliens a taxonomic revision of the genus T h e o -broma. United State National Herbarium, 35(6):1-613.

F i n c k e , H. - 1953. Handbuck der Kakaoerzeugnisse. Spring, Berlin (1936). In:Cocoa cul_ tivation processing a n a l y s i s , C h a a t ,  Ε .  M .  ( e d . ) .  Ν .  Y . Iptercienre  P u b l i s h e r s .  302  p . 

H o r w i t z ,  W . ­  1 9 7 5 .  A s s o c i a t i o n of official  A n a l y t i c a l  C h e m i s t s .  W a s h i n g t o n , D . C . lOp. 

I s a a c , R.  A . &  J o h n s o n ,  W . C. ­  1 9 7 5 . Collaborative study of  w e t and dry sahing for the  elemental abalysis of plant tissue. A . A . S. J. A . O . A . C , 58:436­440. 

L e  C o i n t e , P. ­  1 9 7 4 .  A r v o r e s e plantas ú t e i s . Companhia Editora Nacional (ed.).v.251. 506 p.

Perkin & Elmer - 1976. Analytical methods for atomic absorption Spectroscopy. Norwalk. The Perkin Elmer Corporation, Conm.

P e s c e , C. - 1941. Oleaginosas da A m a z ô n i a . G r a f , da Revista da Veterinária,Belém - P A . 128p.

Purceglove, J. W. 1976. Tropical Crops Discotyledons. Longman Group Limited 4th L o n -don. 719 p.

(6)

de duas variedades de cupuaçuzeiro (Theobroma grandif lorum) Schutn. Ministério da Agri cultura - IPEAN. Comunicado n 9 3 1 .

Vasconcelos, Μ. Ν.  C ;  S i l v a ,  M . L.;  M a l a , J. G. Ξ. &  G o t t l i e b ,  O .  R . ­ 1986. Estudo  Q u ^  mico das sementes  d e cupuaçu. Acta Amazônica, Manaus - A M , , 5(3):293-295.

Venturieri, G. Α.;  A l v e s ,  M . L.  B . ;  N o g u e i r a , M.  Q , ­ 1985. 0 cultivo do cupuaçuzeiro. Informativo, S. Β . F. ano IV, n<? 1. 

(Aceito para publicação em 28.06.1988)

Imagem

Tabela  2 . Composição química do chocolate de amêndoas de cupuaçu, compara  do com a de amêndoas de cacau  f e m e n t a d a s , torradas,descascadas  e iroídas  ( l i q o u r ) , base semelhante a usada para confeccionar o  chocolate de cupuaçu

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho se propõe a realizar testes e avaliações estatísticas, tomando como base diversas séries de dados macroeconômicos nacionais, para aferir se houve

proteinase-resistant prion protein in a naturally occurring spongiform encephalopathy of free- ranging mule deer (Odocoileus hemionus) with those of chronic wasting disease

“Aparecem de forma direta ou indireta, ou seja, em figuras humanas de raças variadas ou elementos que identificam raças e/ou culturas de origem, tais como um determinado

Para esta última característica, foi necessária a implantação de tecnologias farmacêuticas, como a formação de complexos de inclusão, na tentativa de aumentar a sua solubilidade;

OS EFEITOS DA TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO SOBRE RESPOSTAS PRESENTES NOS QUADROS DE PÂNICO E AGORAFOBIA / Valentina Ferreira Santos de Almada Lima.. Orientadora:

RESP: Para as propriedades que já possuem georreferenciamento, é necessário fazer apenas o geoprocessamento, não necessário fazer trabalho de campo nessas

Através do Business Intelligence, todos os dados presentes na empresa, em suas diversas bases de informação, sejam elas informatizadas como bancos de dados e sistemas ou não cultura

Este trabalho tem como objetivo relatar os ensaios realizados para a viabilização de análise comparativa de marcas de mordidas de alimentos, em ambiente virtual, com auxílio