• Nenhum resultado encontrado

Método do EDTA na determinação do cálcio e magnésio "trocável" do solo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Método do EDTA na determinação do cálcio e magnésio "trocável" do solo."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Método do EDTA na Determinação do Cálcio e

Magnésio "trocável" do Solo

N. A. D A G L Ó R I A , R . A. C A T A N I , T . M A T U O (*)

(2)

1 — INTRODUÇÃO

A determinação do teor "trocável" de cálcio e magnésio do solo é executada na maioria dos laboratórios que se de-dicam à análise de solos, em virtude da importância que esses dois elementos apresentam tanto para a nutrição ve-getal, como para o conhecimento de determinadas proprie-dades químicas do solo.

O método analítico mais empregado para a determina-ção do cálcio é o permanganométricô, que apesar de preciso *e exato, é moroso. A determinação do magnésio pode ser

feita por diversos métodos, (volumétrico baseado no uso da 8-hidroxiquinolina; colorimétrico que emprega tiazol amare-lo; fotometria de chama, etc.) apresentando, porém, diver-sos inconvenientes.

SCHWARZENBACH (1946) sugeriu o método complexo-métrico- baseado no uso do ácido etileno-diamino-tetraacético

(EDTA) para a determinação da "dureza" de águas. Esse foi o trabalho original de determinação do cálcio e magnésio pelo EDTA.

CHENG & BRAY (1951) parece terem sido os primeiros autores a usarem o EDTA na determinação do cálcio e mag-nésio em solos e plantas.

WELCHER (1957) apresenta uma revisão bastante am-pla das técnicas utilizadas na determinação do cálcio e mag-nésio pelo EDTA, em inúmeros materiais. Esse mesmo autor comenta alguns trabalhos efetuados até aquela data, visando a determinação dos mencionados cations em extratos de solos.

A existência de ferro, alumínio, manganês, fosfato e outros íons nos extratos do solo, pode ser considerada como a causa das interferências que surgem na aplicação do mé-todo em apreço.

É conhecido também que em muitos solos do Estado de São Paulo, qualquer que seja a extração efetuada (acetato de amônio, nitrato de sódio, ácido nítrico, etc.) a quanti-dade de manganês solubilizada é relativamente grande

(CA-TANI & GALLO, 1951).

(3)

àqueles fornecidos quando a extração é realizada com solu-ção de acetato de amônio pH 7 (CATANI & KUPPER, 1949).

Em geral, a eliminação dos interferentes já menciona-dos pode ser feita com hidróxido de amônio e água de bromo

(SAIZ DE RIO & BORNEMISZAS, 1961), porém essa téc-nica tem se mostrado morosa e necessita ser feita cuidado-samente a fim de se obter completa separação do manga-nês. Outras técnicas de separação têm sido propostas, tal como a complexação dos interferentes com dietilditiocarba-mato e posterior extração dos compostos formados com sol-ventes (CHENG, MELSTED & BRAY, 1953) .

Nos trabalhos preliminares que foram efetuados, foi ob-servado que a eliminação de ferro, alumínio e fosfato, me-diante, o uso do hidróxido de amônio era satisfatória. Po-rém, a eliminação da interferência do manganês só foi pos-sível mediante o uso de água de bromo e hidróxido de amô-nio, mas a operação exigiu muito cuidado e foi bastante morosa.

Baseando-se no que já haviam sugerido outros pesqui-sadores (ITO & INAMATSU, 1955), os autores do presente trabalho determinaram o teor "trocável" de cálcio e de mag-nésio do solo, pelo método do EDTA, após eliminação dos principais interferentes com hidróxido de amônio e sulfato de amônio em uma única operação. Além disso, foi feito um estudo a respeito da precisão e exatidão oferecidas pelo método quelatométrico, quando empregado conforme a téc-nica proposta.

2 — MATERIAL E MÉTODOS

O material foi constituído de 9 amostras de solos, cujas características químicas são apresentadas no quadro 1. Os valores do quadro 1 foram obtidos, conforme métodos já descritos (CATANI, GALLO & GARGANTINI, 1955) .

Reativos

Dos reativos utilizados, merecem menção especial os se-guintes :

Solução de EDTA dissódico 0,01 M. O sal dissódico

(4)

transferidos para balão volumétrico de 1000 ml e o volume foi completado com água destilada.

Solução de sulfeto de amônio ± 6N. Duzentos mililitros

de NH4OH densidade 0,91 (conservado no gelo)) foram

saturados com H2S, a seguir acrescentados mais 200 ml de

NH4OH sendo o volume completado a 1000 ml com água destilada.

Solução "tampão" pH 10. Foram adicionados 70 g. de

cloreto de amônio a 580 ml de NH4OH densidade 0,91 e

com-pletado o volume a 1000 ml com água destilada.

Solução de Eriocromo Azul Negro R (CALCON) a 1%.

Foram dissolvidos 0,100 g. do sal em 10 ml de álcool me-tílico.

Solução padrão de magnésio. Preparada a partir de

MgCO* p . a . , dissolvido em ácido clorídrico. A concentração da solução "estoque" contendo aproximadamente 1 mg por ml, foi determinada mediante titulação com EDTA 0,01M.

Métodos

(5)

durante 15 minutos (CATANI, GALLO & GARGANTINI, 1955).

O material foi filtrado e retirada uma aliquota de 50 ml, que foi transferida para Erlenmeyer de 250 ml. A seguir acrescentadas 2 gotas de solução alcoólica de vermelho de metila a 0,1% e NH40H ( 1 + 3 ) até viragem do indicador. A

solução assim preparada foi aquecida até permanecer em ebulição durante 5 minutos.

À solução, depois de fria, foi juntado 1 ml de solução de sulfeto de amônio 6 N e transcorridos 10 minutos da adição desse reativo, o material foi filtrado para balão vo-lumétrico de 100 ml., através de papel de filtro Whatman n.° 1, sendo o Erlenmeyer e filtro, lavados com água desti-lada.

O volume foi completado, e após homogeneização da solução foi tomada uma alíquota de 50 ml e transferida para outro Erlenmeyer de 250 ml. A seguir foi adicionado água destilada até obter-se um volume de aproximadamente 100 ml e foram acrescentados pela ordem e seguidos de

agitação os seguintes reativos: 2 ml de solução de NaOH a 20%, 10 gotas de trietanolamina, 2 ml de solução de KCN a 5 % e 5 gotas de solução de calcon a 1 % . A seguir foi feita a titulação com solução de EDTA dissódico 0,01 M até obtenção de uma côr azul puro estável.

O volume de solução de EDTA gasto na titulação, quan-do multiplicaquan-do pelo fator 0,8, forneceu o número de equi-valentes miligramas de cálcio por 100 g de solo.

Outros 50 ml do filtrado da solução tratada com NH4OH

e (NH4).S, foram transferidos para Erlenmeyer de 250 ml.,

adicionados mais ou menos 50 ml de água destilada e mais os seguintes reativos, pela ordem: 0,5 ml de solução de NaOH a 20%, 10 gotas de trietanolamina, 5 ml de solução tampão pH 10, 2 ml de solução de KCN a 5% e 6-7 gotas de solução de Eriocromo Negro T a 0,5%. A titulação foi também realizada com solução de EDTA dissódico, 0,01M até a obtenção de côr azul puro estável.

(6)

o número de equivalentes miligramas de magnésio por 100 g. de solo.

Dessa forma foi possível a obtenção do teor "trocável" de cálcio e magnésio do solo, fazendo-se apenas uma ex-tração .

Para o estudo comparativo entre os resultados fornecidos pelo método quelatométrico, conforme é proposto e o método permanganométrico de acordo com o descrito por CATANI, GALLO & GARGANTINI (1955), foram realizadas 10 pesa-gens da mesma amostra de cada um dos solos analisados sendo que, cinco delas foram utilizadas para a determinação de cálcio e magnésio pelo método do EDTA e as outras cinco para a determinação pelo método permanganométrico.

Quando foi realizado o estudo da recuperação oferecida pelo método quelatométrico de determinação do magnésio, procedeu-se de forma similar ao que já foi descrito, somente que foram tomados outros 25 ml do extrato do solo, tra-tados com Ntt,0H e (NH4)2S, da forma já mencionada e

o material foi filtrado. A solução assim obtida, foi acrescen-tada uma quantidade de solução padrão de magnésio equi-valente a 0,6 mg do elemento e a seguir prócedeu-se à adição dos reativos conforme já descrito e afinal procedida a titu-lação com solução de EDTA dissódio 0,01M.

3 — RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSSÃO

Os dados obtidos na determinação de cálcio ''trocável" de 9 amostras de solo de diversos tipos, pelo método baseado no uso do EDTA e com a técnica conforme é proposta, são apresentados no quadro 2. Nesse quadro pode ser feito um confronto entre os resultados fornecidos pelo método des-crito e o método clássico, ou seja o permanganométrico.

(7)

Os dados do quadro 2 permitem uma comparação entre os valores do teor "trocável" de cálcio do solo, quando de-terminado por quelatometria e permanganometria. Convém frizar que o método quelatométrico se eqüivale ao método permanganométrico quanto à precisão dos resultados, porém supera-o quanto à rapidez e simplicidade da técnica de aná-lise .

Os inconvenientes dos métodos já preconizados para a determinação do magnésio "trocável" do solo, fizeram com que não fosse procedida a uma comparação de resultados, de maneira similar ao que foi feito na determinação do cálcio.

Para servir de fundamento na avaliação da precisão ofe-recida pelo método de determinação do magnésio, foi feito um estudo da recuperação fornecida pelo método conforme a técnica proposta. Com essa finalidade, foi feita a deter-minação da maneira já descrita, tendo sido adicionada so-lução de magnésio às soluções a serem titulares, conforme anteriormente foi esclarecido.

(8)

A observação dos dados do quadro 3 evidenciam a boa precisão oferecida pelo método, enquanto que o exame dos valores alinhados nas colunas 3 e 4 do citado quadro, mos-tra ser satisfatória a recuperação obtida.

É de se salientar que os dados do quadro 2 e 3 referem-se à média de 5 repetições, que conforme já foi ressaltado foram realizadas procedendo-se 10 pesagens diferentes de cada amostra de solo. Portanto esse é mais um fator a com-provar a satisfatória precisão que oferece não só o método em si, como toda a técnica proposta.

4 RESUMO E CONCLUSÕES

O presente trabalho descreve a determinação do teor "trocável" de cálcio e magnésio do solo, pelo método do EDTA.

A extração dos citados íons mediante agitação de certa quantidade de solo com solução de HN03 0,05N, acarreta a

presença de quantidades variáveis de ferro, alumínio, man-ganês e fosfato na solução, na qual devem ser determinados cálcio e magnésio. A eliminação dos íons interferentes ci-tados é fundamental para uma boa aplicação do método que-latométrico.

(9)

ofere-cida pelo método, quando se emprega os dois citados reativos na eliminação dos íons interferentes.

A comparação dos resultados obtidos com a determina-ção do cálcio pelo método quelatométrico e permanganotrico e a recuperação do magnésio estudada através do mé-todo quelatométrico, permitem algumas conclusões que são expostas a seguir:

a) O método de determinação do cálcio e magnésio "trocável" do solo, mediante titulação desses íons com so-lução de EDTA, pode ser empregado desde que se faça a eliminação dos interferentes, fazendo o tratamento da solu-ção com NH4OH e (NH.O2S conforme o descrito.

b) A determinação do magnésio "trocável" pode ser fei-ta, procedendo-se a uma titulação dos íons cálcio e magné-sio da alíquota do extrato e subtraindo-se a quantidade de cálcio existente nessa alíquota e previamente determinado. Essa técnica é rápida, possibilita a análise conjunta dos dois íons em apreço e fornece ainda resultados satisfatórios quan-to à precisão dos resultados.

c) A determinação do cálcio "trocável", de acordo com o método conforme é proposto, é rápida, simples e de pre-cisão equivalente ao método permanganométrico.

5 — SUMMARY

This paper describes the determination of exchangeable calcium and magnesium in soil by using ethylenediamine tetracetic acid, after the separation of the principals inter¬ ferents (iron, aluminum, manganese and phosphate) by using both ammonium hidroxide and ammonium sulfide in only one operation.

In order to compare the chelometric and the perman¬ ganometric methods for determining exchangeable calcium, five replications of nine soils were analysed by both methods.

The accuracy of the determination of exchangeable mag-nesium in soil was evalueted by means of the recovered magnesium, when the proposed method was applied.

(10)

that the technique proposed is good and the accuracy is satisfactory.

6 — LITERATURA CITADA

C A T A N I , R . A . & A . K U P P E R , 1 9 4 9 — A s f o r m a s " t r o c á v e i s " e " f i x a " d o s c á t i o n s K , C a e M g n o s s o l o s d o E s t a d o d e S ã o P a u l o , . B r a g a n t i a , 9 : 1 8 5 - 1 9 2 .

C A T A N I , R . A . & J . R . G A L L O , 1 9 5 1 — A e x t r a ç ã o d o m a n g a n ê s e s u a s f o r m a s d e o c o r r ê n c i a e m a l g u n s s o l o s d o E s t a d o d e S ã o P a u l o . B r a g a n t i a 1 1 : 2 5 5 - 2 6 6 .

C A T A N I , R . A . , J . R O M A N O G A L L O & H . G A R G A N T I N I , 1 9 5 5 — A m o s t r a g e m d e s o l o , m é t o d o s d e a n á l i s e , i n t e r p r e t a ç ã o e i n d i c a ç õ e s g e r a i s p a r a f i n s d e f e r t i l i d a d e . S ã o P a u l o , I n s t i t u t o A g r o -n ô m i c o d e C a m p i -n a s ( B o l e t i m -n , ° 6 9 ) .

C H E N G , K . L . & R . H . B R A Y , 1 9 5 1 — D e t e r m i n a t i o n o f C a l c i u m a n d M a g n e s i u m i n S o i l a n d P l a n t M a t e r i a l . S o i l S c i . 7 2 : 4 4 9 - 5 5 8 . C H E N G , K . L . , S . W . M E L S T E D & R . H . B R A Y , 1 9 5 3 — R e m o v i n g I n t e r f e r i n g M e t a l s i n t h e V e r s e n a t e D e t e r m i n a t i o n o f C a l c i u m a n d M a g n e s i u m . S o i l S c i . 7 5 : 3 7 - 4 0 .

I T O , M . & K . I N A M A T S U , 1 9 5 5 — T h e D e t e r m i n a t i o n o f E x c h a n -g e a b l e C a l c i u m a n d M a -g n e s i u m i n s o i l s b y t h e u s e o f V e r s e n e , J . S c i . S o i l , M a n u r e J a p a n , 2 5 : 1 9 7 . 2 0 2 ( o r i g i n a l n ã o c o n s u l t a d o , c i t a d o e m C h e m i c a l A b s t r a c t s 4 9 : 7 1 6 5 — 1 9 5 5 ) .

S A I Z D E L R I O , J . F . & E . B O R N E M I S Z A S , 1 9 6 1 — A n a l i s i s Q u í m i c o d e S u e l o s . T u r r i a l b a , C o s t a R i c a . C e n t r o T r o p i c a l d e I n v e s t i g a c i ó n y E n s e ñ a n z a . I n s t i t u t o I n t e r a m e r i c a n o d e C i ê n c i a s A g r í c o l a s d e l a O E A . 9 5 p p .

Referências

Documentos relacionados

The presence of cellulose acetate contributed considerably to the increase of specific surface area in carbonized samples comparing with HPC derived samples.

O desafio apresentado para o componente de Comunicação e Percepção Pública do projeto LAC-Biosafety foi estruturar uma comunicação estratégica que fortalecesse a percep- ção

Correção da acidez do solo com incorporação do calcário antes da adoção do sistema plantio direto. Neutralização de

É um fertilizante Nitrogenado, desenvolvido pela Fertilizantes Heringer S/A, que reduz as perdas de Nitrogênio por volatilização, fornecendo Boro e Cobre altamente solúveis...

Em síntese, são solos constituídos por material mineral com 350 g/kg ou mais de argila, com horizonte subsuperficial imediatamente abaixo do horizonte A, com pouca

- Solo deve ser considerado do ponto de vista multifuncional- solo é vida e afeta a vida de todos os segmentos sócias sob diversos aspectos- a sociedade é que vai

A dispensa de MSRM é um procedimento que requer rigor e cautela, visto que, um erro a este nível poderá por em risco a saúde do utente e também trazer

Este trabalho consistiu na colheita de amostras de água superficial do rio Douro, com o objetivo de identificar a presença de espécies do género Staphylococcus, com perfis