• Nenhum resultado encontrado

O g-32883 no tratamento sintomático da trigeminalgia.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "O g-32883 no tratamento sintomático da trigeminalgia."

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

O G-32883 NO TRATAMENTO SINTOMÁTICO DA TRIGEMINALGIA

A L V A R O DE L I M A C O S T A *

A neuralgia essencial do t r i g ê m e o , uma das m a i s freqüentes m a n i f e s t a -ções da p a t o l o g i a nervosa, caracteriza-se c l i n i c a m e n t e p o r dores p a r o x í s t i c a s i n t e r m i t e n t e s , c o m l o c a l i z a ç ã o no t e r r i t ó r i o de um ou m a i s r a m o s do V n e r v o craniano. É a m a i s c o m u m das algias cranianas, atingindo de p r e f e r ê n c i a pessoas de idade m e ã , ou avançada, c o m l e v e p r e f e r ê n c i a para o s e x o f e m i -nino. A s dores são de feitio e x p l o s i v o e i n t e r m i t e n t e , c o m típica distribui-ção numa m e t a d e da f a c e ; os acessos, de freqüência variada, às v ê z e s c e d e m e s p o n t â n e a m e n t e p o r semanas ou meses. B a s t a n t e s i g n i f i c a t i v a é a c o m p r o -v a ç ã o de áreas cutâneas ou mucosas capazes de d e f l a g r a r e m o p a r o x i s m o p e l o simples e s t í m u l o t á t i l ( z o n a s a l g ó g e n a s ) . O e x a m e físico dos pacientes nada o f e r e c e d e o b j e t i v o . O simples r e l a t o do s o f r i m e n t o e a a p r e c i a ç ã o do acesso b a s t a m para a f o r m u l a ç ã o diagnòstica. N ã o se conhece, a t é o p r e -sente, a e t i o l o g í a da condição a que Trousseau denominou j u s t a m e n t e d e neuralgia e p i l e p t i f o r m e . D o m e s m o passo, não se pôde ainda v e r i f i c a r lesões anatômicas uniformes, capazes de esclarecer a p a t o g e n i a .

O t r a t a m e n t o m é d i c o t e m sido p r à t i c a m e n t e i n o p e r a n t e . Os analgésicos habituais m o s t r a m - s e insuficientes e os opiáceos d e v e m ser proscritos, e m v i s t a dos riscos do hábito. E n t r e as d r o g a s r e c e n t e m e n t e utilizadas, c o m discreta eficácia, d e v e m ser l e m b r a d a s a l e v o m e p r o m a z i n a , a t r i m e p r i m a , a i m i p r a m i n a e a c l o r p r o t i x e n o .

Discutindo o p r o b l e m a do c o n t r ô l e s i n t o m á t i c o da neuralgia, declara B l o m que a substância ideal d e v e possuir a ç ã o inibidora sôbre a transmissão sináptica ao nível do núcleo sensitivo do V n e r v o craniano, ser b e m t o l e r a d a e m doses adequadas e suprimir e f e t i v a m e n t e a dor. A difenilidantoína, l a r g a m e n t e usada na t e r a p ê u t i c a das epilepsias, satisfaz e m p a r t e estas e x i g ê n -cias; todavia, par a tal, necessita e m p r ê g o e m doses elevadas, p r ó x i m a s d o l i m i a r t ó x i c o . N ó s m e s m o s j á u t i l i z a m o s êste m e d i c a m e n t o e m c o n s i d e r á v e l n ú m e r o de casos, c o m resultados inconstantes.

R e c e n t e m e n t e , foi introduzido no arsenal t e r a p ê u t i c o da t r i g e m i n a l g i a poderoso a g e n t e q u í m i c o (G-32883), de propriedades m a r c a n t e m e n t e anticonvulsivas. E m p r e g a d o i n i c i a l m e n t e por B l o m , este p r e p a r a d o t e m e v i d e n c i a do c o m p r o v a d a eficácia na t e r a p ê u t i c a do tique doloroso, c o n f o r m e t e s t e m u -n h a m o citado i -n v e s t i g a d o r1 , 2

, B o n d u e l l e e c o l .3 , 4

, G e r a u d e c o l .5

, S o u l a i r a c e C h a r p e n t i e r6

, e n t r e outros.

(2)

Química e farmacologia — O G-32883 é um d e r i v a d o da iminodibenzila,

de f ó r m u l a e s t r u t u r a l vizinha à do c l o r i d r a t o de i m i p r a m i n a . I s o l a d o por

Schindler, o 5-carbamoil-5-H-dibenzo ( b . f . ) - a z e p i n a foi, no início, considerado

por suas propriedades anticomiciais, r e v e l a n d o s e útil no c o m b a t e às d i f e

rentes f o r m a s de epilepsia, e x c e t o no pequeno m a l . U l t e r i o r m e n t e , B l o m e x

-p e r i m e n t o u a substância n u m g r u -p o de -pacientes c o m neuralgia idio-pática

d o t r i g ê m e o , obtendo resultados p r o m i s s o r e s ; e m trabalho publicado mais

tarde, a l a r g o u sua e x p e r i ê n c i a pilôto, c o n f i r m a n d o a eficácia da d r o g a .

A l é m do e f e i t o anticonvulsivante, e s p e c i a l m e n t e nas convulsões e l è t r i c a

m e n t e induzidas, o G32883 atua sôbre os r e f l e x o s polissinápticos b u l b o m e

dulares, abolindoos. O r e f l e x o l í n g u o m a n d i b u l a r do g a t o é s i g n i f i c a t i v a

-m e n t e inibido, não agindo a substância s õ b r e os r e f l e x o s -monossinápticos

m e d u l a r e s . É sabido que certos anticonvulsivantes, c o m o os hindantoinatos,

t ê m a ç ã o inibitória sôbre os r e f l e x o s bulbares polissinápticos; t a l v e z seja

idêntico o e f e i t o do G-32883, bloqueando a transmissão sináptica ao nível

do r o m b e n c é f a l o . T o d a v i a , o p r e p a r a d o n ã o produz qualquer distúrbio

sen-s i t i v o d e f i c i t á r i o , havendo, apenasen-s, na l i t e r a t u r a , alusen-são à d o r m ê n c i a no sen-

seg-m e n t o facial p r e v i a seg-m e n t e c o seg-m p r o seg-m e t i d o .

O G-32883 p a r e c e n ã o t e r propriedades analgésicas. S p i l l a n e

7

e x p e r i

-mentou-o e m 110 v a r i e d a d e s de algias, nenhum resultado obtendo e m casos

de enxaqueca, n e u r a l g i a pós-herpética, a l g i a f a c i a l atípica, dores lancinantes

da tabes, siringomielia, causalgia, s í n d r o m e t a l â m i c a e t r i g e m i n a l g i a

sinto-m á t i c a .

Os resultados f a v o r á v e i s do f á r m a c o são patentes nas p r i m e i r a s 24 horas

e subsistem enquanto o paciente e s t i v e r usando o m e d i c a m e n t o ; a suspensão

dêsté a c a r r e t a o p r o n t o r e t ô r n o da dor, circunstância de que nos v a l e m o s

para o d i a g n ó s t i c o diferencial c o m a r e m i s s ã o espontânea.

O s efeitos colaterais se r e s u m e m e m v e r t i g e m , náuseas, anorexia,

sono-lência e e x a n t e m a . N ã o há sintomas de p r i v a ç ã o , n e m f o r a m observadas

a l t e r a ç õ e s renais, hepáticas ou h e m a t o l ó g i c a s ( e x c e t o um caso de discrasia

s a n g ü í n e a ) .

M A T E R I A L E M É T O D O

A p r e s e n t a m o s os r e s u l t a d o s c l í n i c o s da a ç ã o do m e d i c a m e n t o (Tegretol * ) n u m g r u p o d e 21 p a c i e n t e s c o m n e u r a l g i a e s s e n c i a l do t r i g ê m e o , r e g i s t r a d o s no I n s t i t u t o d e N e u r o l o g i a d a U n i v e r s i d a d e do B r a s i l e e m nossa c l í n i c a p a r t i c u l a r : 9 são d o s e x o m a s c u l i n o ; as idades v a r i a m de 43 a 74 a n o s . O c r i t é r i o p a r a o d i a g n ó s t i c o foi e x c l u s i v a m e n t e c l í n i c o . O t e m p o d e o b s e r v a ç ã o e s t e n d e u - s e por 6 meses, s e n d o q u e u m p a c i e n t e e s t á sob nosso c o n t r o l e h á 8 m e s e s .

A p o s o l o g i a o s c i l o u d e 400 a 600 m g / d i a , sendo os c o m p r i m i d o s (200 m g de G32883) a d m i n i s t r a d o s c o m i n t e r v a l o s de 8 a 12 h o r a s . E m 2 casos h o u v e n e c e s s i d a d e d e suspensão do m e d i c a m e n t o , p o r f o r ç a de a c e n t u a d a s m a n i f e s t a ç õ e s v e r t i -g i n o s a s e d i -g e s t i v a s ( n á u s e a s e v ô m i t o s ) . C o m a e x p e r i ê n c i a o b t i d a n o c u r s o da o b s e r v a ç ã o , p a s s a m o s a r e c o m e n d a r u m c o m p r i m i d o nos d o i s p r i m e i r o s d i a s , su-b i n d o p a r a d o i s ou t r ê s nos s u su-b s e q ü e n t e s , c o n f o r m e a r e s p o s t a c l í n i c a .

(3)

D u r a n t e o p e r i o d o d e i n v e s t i g a ç ã o , n ã o f o i e m p r e g a d o q u a l q u e r o u t r o a g e n t e t e r a p ê u t i c o .

É d e n o t a r q u e n ã o se p ô d e e v i t a r " e f e i t o p l a c e b o " , v i s t o a d r o g a n ã o se e n -c o n t r a r à v e n d a e m nosso país, n ã o t e n d o o t e m p o d e t r a t a m e n t o ( e x -c e t o e m u m c a s o ) u l t r a p a s s a d o 90 d i a s de uso s e g u i d o .

R E S U L T A D O S

P a r a a v a l i a ç ã o d o s r e s u l t a d o s , u t i l i z o u - s e c r i t é r i o e x c l u s i v a m e n t e c l í n i c o . A l é m da i m p r e s s ã o s u b j e t i v a r e c o l h i d a p e l o e x a m i n a d o r , c o n s i d e r o u s e f u n d a m e n t a l a o p i -n i ã o d o s p a c i e -n t e s e d a f a m i l i a , p e d i -n d o - s e c o -n f r o -n t o e -n t r e o s e f e i t o s d a s u b s t a -n c i a e m i n v e s t i g a ç ã o e o s m e d i c a m e n t o s a n t e r i o r m e n t e usados.

O s r e s u l t a d o s f o r a m a r b i t r a r i a m e n t e c a t a l o g a d o s e m : bom ( d e s a p a r i ç ã o t o t a l da d o r d e n t r o d e 24 h o r a s ) , o b t i d o e m 16 casos ( 8 4 , 2 % ) ; regular ( d i m i n u i ç ã o a c e n t u a d a da d o r ) , o b t i d o e m 2 casos ( 1 0 , 5 % ) ; fraco ( d i m i n u i ç ã o d a f r e q ü ê n c i a d a s crises d o l o r o s a s , p e r s i s t ê n c i a d a z o n a a l g ó g e n a ) , o b t i d o e m u m c a s o ( 5 , 2 % ) ; nulo ( i n a l t e r a -b i l i d a d e d a s i n t o m a t o l o g i a ) . E m 2 c a s o s f o m o s o -b r i g a d o s a i n t e r r o m p e r o uso da d r o g a e m r a z ã o d e e f e i t o s c o l a t e r a i s . A s s i m e m t o d o s os 19 casos e m q u e o m e -d i c a m e n t o p ô -d e ser u t i l i z a -d o s e m i n c o n v e n i e n t e s , o b t i v e m o s r e s u l t a -d o s f a v o r á v e i s i m e d i a t o s .

D u r a n t e o c u r s o d o t r a t a m e n t o , p e r s i s t i r a m os r e s u l t a d o s a c i m a a s s i n a l a d o s ; nos casos e m q u e a r e s p o s t a i n i c i a l f o i regular o u fraca, o a u m e n t o d a s doses n ã o a l t e r o u a s i n t o m a t o l o g i a . U m d e nossos p a c i e n t e s , c o m g r a v e f e n o m e n o l o g i a m a -x i l o - m a n d i b u l a r e e -x t e n s a á r e a a l g ó g e n a , e s t á s o b uso c o n t í n u o d o m e d i c a m e n t o h á 8 m e s e s ( t r ê s c o m p r i m i d o s / d i a ) , c o m r e s p o s t a boa e e x c e l e n t e t o l e r â n c i a .

C O N C L U S Ã O

O G-32883 e x e r c e definido e f e i t o t e r a p ê u t i c o na n e u r a l g i a essencial do t r i g ê m e o , a b o l i n d o os f e n ô m e n o s dolorosos, na m a i o r i a dos casos, e m p r a z o c u r t o ( c ê r c a d e 24 h o r a s ) . E m b o r a a e f i c á c i a do p r e p a r a d o não seja absoluta, p o d e ê l e ser considerado c o m o a m a i s p o t e n t e d r o g a a t é a g o r a e m p r e -g a d a no t r a t a m e n t o m é d i c o da c i t a d a a l -g i a . E n t r e t a n t o , t r a t a - s e de subst â n c i a c o m e f e i subst o subst e m p o r á r i o , pois a i n subst e r r u p ç ã o d o seu uso d e subst e r m i n a i m e -d i a t o r e t ô r n o -da -dor.

R E S U M O

A p ó s b r e v e r e f e r ê n c i a à clínica da t r i g e m i n a l g i a , o a u t o r e x p õ e a quí-m i c a e a f a r quí-m a c o l o g i a do G-32883, passando depois à análise dos e f e i t o s do m e d i c a m e n t o e m 19 pacientes, de u m a casuística inicial d e 21 casos. C o n -clui r e c o n h e c e n d o a p r o c e d ê n c i a da o p i n i ã o de o u t r o s estudiosos s ô b r e os resultados f a v o r á v e i s da d r o g a no c o m b a t e à n e u r a l g i a t r i g e m i n a l .

S U M M A R Y

Treatment of trigeminal neuralgia with G-32883.

(4)

an i n i t i a l casuistics of 21. O n concluding, t h e a u t h o r a c c e p t e d t h e scientists f a v o u r a b l e o p i n i o n on t h e b e n e f i c i a l e f f e c t s of t h e d r u g a g a i n s t t r i g e m i n a l n e u r a l g i a .

R E F E R Ê N C I A S

1. B L O M , S. — T r i g e m i n a l n e u r a l g i a : i t s t r e a t m e n t w i t h a n e w a n t i c o n v u l s a n t d r u g . L a n c e t 1:839-840, 1962. 2. B L O M , S. — T i c d o u l o u r e u x t r e a t e d w i t h a n e w a n t i c o n v u l s a n t . A r c h . N e u r o l . , 9:285-290, 1963. 3. B O N D U E L L E , M . ; H O U D A R T , R . & B O U Y G U E S , P . — T r a i t e m e n t d e l a n é v r a l g i e du t r i j u m e a u p a r un d è r i v é d e l ' i m i n o s t i l b è n e , l e G32883. R e v . N e u r o l . , 108:6165, 1963. 4. B O N D U E L L E , R . ; H O U -D A R T , J.; S I G W A L -D , P . ; B O U Y G U E S & L O R M E A U — T r a i t e m e n t m e d i c a l e f f i c a c e de l a n é v r a l g i e f a c i a l e . P r e s s e m e d . , 72:1905-1908, 1964. 5. G E R A U D , J.; R A S C O L A , A . ; G E I Z E S , L . & B É N A Z E T , J. — T r a i t e m e n t d e la n é v r a l g i e du t r i j u m e a u p a r l e G-32883. P r e s s e m e d . , 72:1392, 1964. 6. S O U L A I R A C , A . & C H A R P E N T I E R , J. — É t u d e e x p é r i m é n t a l e d e l ' a c t i o n d'un d e r i v é d e 1'iminostilbène, l e G-32883, s u r l a d o u l e u r t r i g é m i n a l e . R e v . N e u r o l . , 111:463-468, 1964. 7. S P I L L A N E , J. D . — T h e t r e a t m e n t o f t r i g e m i n a l n e u r a l g i a . P r a c t i t i o n e r 192:71-77, 1964.

Referências

Documentos relacionados

A pouca atenção dada aos princípios de uma boa incisão leva, como no caso clínico descrito anteriormente (onde a incisão foi feita sobre a fístula presente durante a

In this context, the present study aimed to identify the effects of chronic stress and the practice of physical exercise on the global DNA methylation profile in rat lung

Diante do exposto, esta pesquisa visa investigar de que forma competências requeridas dos aprendizes na atualidade podem ser exploradas no ensino médio no processo de

Desde 2003 o Instituto de Neurologia de Goiânia (ING) é referência no tratamento da doença na fase aguda – momento em que ocorre o AVC – dispondo de uma equipe treinada

Compreendemos que a inclusão escolar poderá se concretizar pelo desenvolvimento de culturas, políticas e práticas (SANTOS, 2003) que permitem o

O CONFAZ, por intermédio do Convênio ICMS nº 52/ 1991, além de tratar sobre benefícios fiscais para saídas internas e interestaduais de máquinas, aparelhos e equipamentos

Os resultados de co-inoculação de sementes com as bactérias dos gêneros Bradyrhizobium e Azospirillum, embora abundantes na literatura, ainda são inconsistentes

Devido aos resultados obtidos nos ensaios da amostra A2-P3 após a diminuição da velocidade do deslocamento horizontal e o aumento no tempo de duração do ensaio,