• Nenhum resultado encontrado

PRINCIPIOSBASICOSDAONDULATORIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRINCIPIOSBASICOSDAONDULATORIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ONDULATÓRIA

1. (Ita) A faixa de emissão de rádio em frequência modulada, no Brasil, vai de, aproximadamente, 88 MHz a 108 MHz. A razão entre o maior e o menor comprimento de onda desta faixa é:

a) 1,2 b) 15 c) 0,63 d) 0,81

e) Impossível calcular não sendo dada a velocidade de propagação da onda

2. (Unesp) Pesquisadores da UNESP, investigando os possíveis efeitos do som no desenvolvimento de mudas de feijão, verificaram que sons agudos podem prejudicar o crescimento dessas plantas, enquanto que os sons mais graves, aparentemente, não interferem no processo. CIÊNCIA E CULTURA 42 (7) supl: 180-1, Julho 1990. Nesse experimento o interesse dos pesquisadores fixou-se principalmente na variável física: a) velocidade b) umidade c) temperatura d) frequência e) intensidade

3. (Unesp) Um turista, observando o mar de um navio ancorado, avaliou em 12 metros a distância entre as cristas das ondas que se sucediam. Além disso, constatou que se escoaram 50 segundos até que

passassem por ele 19 cristas, incluindo nessa contagem tanto a que passava no instante em que começou a marcar o tempo como a que passava quando ele terminou. Calcule a velocidade de propagação das ondas.

4. (Unicamp) Pesquisas atuais no campo das comunicações indicam que as "infovias" (sistemas de comunicações entre redes de computadores como a INTERNET, por exemplo) serão capazes de enviar informação através de pulsos luminosos transmitidos por fibras ópticas com a frequência de 1011 pulsos/segundo. Na fibra óptica a luz se propaga com velocidade de 2 x 108 m/s.

a) Qual o intervalo de tempo entre dois pulsos de luz consecutivos? b) Qual a distância (em metros) entre dois pulsos?

5. (Unesp) Numa experiência clássica, coloca-se dentro de uma campânula de vidro onde se faz o vácuo, uma lanterna acesa e um despertador que está despertando. A luz da lanterna é vista, mas o som do despertador não é ouvido. Isso acontece porque

a) o comprimento de onda da luz é menor que o do som. b) nossos olhos são mais sensíveis que nossos ouvidos. c) o som não se propaga no vácuo e a luz sim.

d) a velocidade da luz é maior que a do som.

e) o vidro da campânula serve de blindagem para o som mas não para a luz.

6. (Ufmg) Para se estudar as propriedades das ondas num tanque de água, faz-se uma régua de madeira vibrar regularmente, tocando a superfície da água e produzindo uma série de cristais e vales que se propagam da esquerda para a direita.

(2)

Se a régua passar a tocar a água 20 vezes em cada 5,0 segundos, então essa mudança provocará uma alteração

a) na frequência da onda e em seu comprimento de onda. b) na velocidade e na frequência da onda.

c) na velocidade da onda e em seu comprimento de onda.

d) no comprimento de onda, na velocidade e na frequência da onda. e) somente na frequência da onda.

7. (Ufes) A onda mostrada na figura a seguir é gerada por um vibrador cuja frequência é igual a 100 ciclos/segundo. A amplitude, o comprimento de onda e o período dessa onda são, respectivamente:

a) 2 mm; 2 cm; 102 s b) 2 mm; 4 cm; 10-2 s c) 2 mm; 4 cm; 102 s d) 4 mm; 2 cm; 102 s e) 4 mm; 4 cm; 10-2 s

8. (Unesp) Nas últimas décadas, o cinema tem produzido inúmeros filmes de ficção científica com cenas de guerras espaciais, como "Guerra nas Estrelas". Com exceção de "2001, Uma Odisseia no Espaço", estas cenas apresentam explosões com estrondos impressionantes, além de efeitos luminosos espetaculares, tudo isso no espaço interplanetário.

a) Comparando "Guerra nas Estrelas", que apresenta efeitos sonoros de explosão, com "2001, uma Odisseia no Espaço", que não os apresenta, qual deles está de acordo com as leis da Física? Justifique. b) E quanto aos efeitos luminosos, que todos apresentam? Justifique.

9. (Ufmg) As ondas de rádio têm frequência muito menor do que a luz azul. Considere ondas de rádio e luz azul que se propagam no vácuo. As ondas de rádio têm velocidade Vor e comprimento de onda λor enquanto a luz azul tem velocidade Vazul e comprimento de onda λazul.

(3)

a) Vor < Vazul ; λor = λazul. b) Vor < Vazul ; λor > λazul. c) Vor = Vazul ; λor < λazul. d) Vor = Vazul ; λor> λazul. e) Vor > Vazul ; λor < λazul.

10. (Ufmg) A figura a seguir mostra parte de duas ondas, I e II, que se propagam na superfície da água de dois reservatórios idênticos.

Com base nessa figura, pode-se afirmar que

a) a frequência da onda I é menor do que a da onda II, e o comprimento de onda de I é maior que o de II. b) as duas ondas têm a mesma amplitude, mas a frequência de I é menor do que a de II.

c) as duas ondas têm a mesma frequência, e o comprimento de onda é maior na onda I do que na onda II. d) os valores da amplitude e do comprimento de onda são maiores na onda I do que na onda II.

e) os valores da frequência e do comprimento de onda são maiores na onda I do que na onda II.

11. (Fuvest) Uma fonte emite ondas sonoras de 200 Hz. A uma distância de 3400 m da fonte está instalado um aparelho que registra a chegada das ondas através do ar e as remete de volta através de um fio metálico retilíneo. O comprimento dessas ondas no fio é 17 m. Qual o tempo de ida e volta das ondas? Dado: velocidade do som no ar = 340 m/s

a) 11 s b) 17 s c) 22 s d) 34 s e) 200 s

12. (Cesgranrio) Uma estação de rádio transmite seus programas em ondas curtas de 40 m. Sabendo que a velocidade de propagação das ondas é igual a 300.000 km/s, a frequência será de:

a) 7,5 × 105 Hz b) 7,5 × 106 Hz c) 750 × 106 Hz d) 1200 × 106 Hz e) 7,5 × 109 Hz

13. (G1) Observando o mar, de um navio ancorado, um turista avaliou em 12 m a distância entre as cristas das ondas que se sacudiam. Além disso, constatou que se escoaram 50s até que se passassem por ele vinte e uma cristas, incluindo a que passava no instante em que começou a marcar o tempo e a que passava quando terminou de contar. Calcule:

a) o comprimento de onda (λ) b) a frequência (f)

c) o período (T)

(4)

14. (Ufmg) As ondas eletromagnéticas, ao contrário das ondas mecânicas, não precisam de um meio material para se propagar. Considere as seguintes ondas: som, ultrassom, ondas de rádio, micro-ondas e luz.

Sobre essas ondas é correto afirmar que

a) luz e micro-ondas são ondas eletromagnéticas e as outras são ondas mecânicas. b) luz é onda eletromagnética e as outras são ondas mecânicas.

c) som é onda mecânica e as outras são ondas eletromagnéticas.

d) som e ultrassom são ondas mecânicas e as outras são ondas eletromagnéticas.

15. (Ufmg) O diagrama apresenta o espectro eletromagnético com as identificações de diferentes regiões em função dos respectivos intervalos de comprimento de onda no vácuo.

É correto afirmar que, no vácuo,

a) os raios γ se propagam com maiores velocidades que as ondas de rádio. b) os raios X têm menor frequencia que as ondas longas.

c) todas as radiações têm a mesma frequencia.

d) todas as radiações têm a mesma velocidade de propagação.

16. (Ufrs) A figura mostra uma partícula P de um determinado meio elástico, inicialmente em repouso. A partir de um determinado instante ela é atingida por uma onda mecânica longitudinal que se propaga nesse meio; a partícula passa então a se deslocar, indo até o ponto A, depois indo até o ponto B e finalmente retornando à posição original. O tempo gasto para todo esse movimento foi de 2s. Quais são,

respectivamente, os valores da frequência e da amplitude da onda?

a) 2 Hz e 1 m b) 2 Hz e 0,5 m c) 0,5 Hz e 0,5 m d) 0,5 Hz e 1 m e) 0,5 Hz e 4 m

(5)

17. (Uerj) A velocidade de propagação de uma onda ou radiação eletromagnética, no ar, é cerca de 3,0×105km/s. A tabela a seguir mostra, em metros, a ordem de grandeza do comprimento de onda (λ), associado a algumas radiações eletromagnéticas.

Uma onda eletromagnética de frequência 2,5×109Hz, que se propaga na atmosfera, corresponderá à radiação classificada como:

a) raios X b) luz visível c) micro-onda d) onda de rádio

18. (Fuvest) Uma roda, contendo em sua borda 20 dentes regularmente espaçados, gira uniformemente dando 5 voltas por segundo. Seus dentes se chocam com uma palheta produzindo sons que se propagam a 340 m/s.

a) Qual a frequência do som produzido?

b) Qual o comprimento de onda do som produzido?

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.

19. (Ufsc) Verifique quais das proposições a seguir são CORRETAS. 01) O som é constituído por ondas mecânicas longitudinais.

02) As ondas mecânicas propagam-se nos meios sólidos, líquidos e gasosos. 04) Uma onda sonora não se propaga no vácuo.

.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos.

20. (Ufba) De acordo com a teoria do movimento ondulatório, é correto afirmar: 01) O som é uma onda mecânica longitudinal.

02) A distância entre duas cristas consecutivas de uma onda que se propaga num meio material independente da frequência da fonte que a produziu.

04) Quando uma das extremidades de uma corda sob tensão passa a vibrar verticalmente, produz ondas transversais.

(6)

Gabarito: Resposta da questão 1: [A] Resposta da questão 2: [D] Resposta da questão 3: 4,3 m/s Resposta da questão 4: a) 1 . 1011 s b) 2 . 103 m Resposta da questão 5: [C] Resposta da questão 6: [A] Resposta da questão 7: [B] Resposta da questão 8:

a) O filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço, pois no vácuo não há propagação de ondas mecânicas como o som.

b) Ambos os filmes estão corretos porque a luz é onda eletromagnética que se propaga no vácuo. Resposta da questão 9: [D] Resposta da questão 10: [A] Resposta da questão 11: [A] Resposta da questão 12: [B] Resposta da questão 13: a) 12 m b) 0,4 Hz c) 2,5 s Resposta da questão 14: [D] Resposta da questão 15: [D] Resposta da questão 16: [D] Resposta da questão 17: [C] Resposta da questão 18: a) f = 100 Hz b) λ = 3,4 m Resposta da questão 19: 01 + 02 + 04 = 7 Resposta da questão 20: 7

(7)

Resumo das questões selecionadas nesta atividade Data de elaboração: 17/02/2011 às 15:16

Nome do arquivo: PRINCIPIOS BÁSICOS DA ONDULATÓRIA

Origem/Doc: Server INTERBITS Legenda:

Q/Prova = número da questão na prova

Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®

Q/prova Q/DB Matéria Fonte Tipo

1 772 Física Ita/1995 Múltipla escolha

2 3525 Física Unesp/1991 Múltipla escolha

3 3546 Física Unesp/1991 Analítica

4 3679 Física Unicamp/1996 Analítica

5 4911 Física Unesp/1989 Múltipla escolha

6 4982 Física Ufmg/1994 Múltipla escolha

7 5215 Física Ufes/1996 Múltipla escolha

8 5240 Física Unesp/1996 Analítica

9 5346 Física Ufmg/1995 Múltipla escolha

10 5365 Física Ufmg/1995 Múltipla escolha

11 11315 Física Fuvest/1989 Múltipla escolha

12 11875 Física Cesgranrio/1993 Múltipla escolha

13 13032 Física G1/1996 Analítica

14 21500 Física Ufmg/1997 Múltipla escolha

15 21519 Física Ufmg/1997 Múltipla escolha

16 25406 Física Ufrs/1996 Múltipla escolha

17 25694 Física Uerj/1997 Múltipla escolha

18 11464 Física Fuvest/1989 Analítica

19 9808 Física Ufsc/1996 Somatória

20 10153 Física Ufba/1996 Somatória

Referências

Documentos relacionados

• Duplicar as linhas férreas com descida para Santos (SP), possibilitando aumentar o fluxo de cargas frigorificadas, que hoje concorrem com as commodities; • Construção de

thread corrente em estado de espera até que outra thread chame os métodos notify ou notifyAll liberando o

Como a direção de propagação da onda é perpendicular, ou seja, forma um ângulo de 90º com a direção de oscilação de qualquer ponto sobre a corda, dizemos

A implementação da pesquisa como prática de formação é difícil, mais pela concepção restrita dada à pesquisa pelas “comunidades científicas” do que pela

Antes de mostrarmos a rela¸ c˜ ao entre regularidade de uma curva e existˆ encia de reparametriza¸c˜ oes por comprimento de arco dessa curva, notemos uma propriedade sim- ples

Para tal desafio, escolhemos como principais fontes as obras História Romana de Dion Cássio e História do Império Romano depois de Marco Aurélio de Herodiano.. Essas

Na Tabela 1 são apresentados os números médios de macrófagos, neovasos e fibroblastos contados de lâminas histológicas de fragmentos de lesão de ratos

VARA DA COMARCA DE SAPIRANGA, RS, - FALÊNCIA DE CALÇADOS LIDESE LTDA. ESCALAS DIEMES LTDA.. DE COUROS LTDA.. MÍNIMOS DA ÉPOCA DA.. DA FALÊNCIA); PROC.. ERNESTO FLOCKE HACK