• Nenhum resultado encontrado

Transcrição da Entrevista

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Transcrição da Entrevista"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

Transcrição da Entrevista

Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva

Entrevistada: Ex Praticante Iago Local: Núcleo de Arte Copacabana Data: 29.11.2013

Horário: 9h25

Duração da entrevista: 1h.

Estamos aqui no Núcleo de Arte Copacabana, hoje é dia 29 de Novembro são 9h25 minutos estou aqui com o Iago, Iago é um praticante que já seguiu a carreira ele é um monitor do núcleo de arte aqui no Copacabana. Igor qual o significado da dança na sua vida? O que significa a dança para você?

O que a Dança significa para você? A dança para mim significa tudo, entendeu? Desde que eu olhei para ela, que eu não sabia dançar, olhava assim manero fartei de pensar “ pô nunca vou conseguir fazer aqueles passos” mas aí apareceu um professor meu que é o Zé, o nome dele é Tito ele sempre me ensinou a dançar (..) e tal e eu comecei a me apaixonar pela dança de tal forma que eu fui treinando fui treinando que quis seguir carreira e as minhas ambições sempre foram ir dançar lá fora entendeu?! Expandir pelo Brasil para representar o nosso país dançando

Muito bem, e você dança todos os estilos? O Hip Hop contemporâneo?

É dancei estilos na verdade contemporâneo como a senhora falou, hip hop dance e Beat Boy mas a minha especialidade que gosto mesmo é Beat Boy

Você percebe se a dança te ajudou a modificar a sua vida? De que forma?

Já sim, transformou sim porque antigamente eu era um Zé-ninguém na verdade eu nunca fazia nada nas aulas quando eu comecei aqui a dançar os problemas e eu ia treinar e de certa forma, me acalmava entendeu?! Então eu levo a dança de uma certa forma para desestressar e me tranquiliza muito. Eu segui a carreira, danço num grupo de Hip Hop, sou sindicalizado e faço trabalhos ganhando dinheiro, é muito bom!

COR PRETA - Relatos do Entrevistado

(2)

2

Você percebe que fazer dança mudou em alguma coisa na sua relação com o seu corpo?

O que mudou no meu corpo? (risos) É ...o seu corpo está igual?

Não está diferente e ...dá mais definições entendeu?! Dá mais força na verdade o Beat na verdade trabalha com força e resistência e todas as definições é força só estica mais o teu corpo entendeu?! É ...porque a gente na dança alonga e fica mais flexível Tá, e a parte da movimentação? O que é que você acha? Hoje você domina montes de movimentos como é que é isso para você?

É a sensação de você dominar o movimento que parece que torna fácil é uma coisa tranquila, já domino o movimento, entendeu?! Porque antigamente era estranho hoje o movimento de cabeça é só encontrar abdómen é só é uma questão de treino preparo o físico, antes de treinar qualquer movimento aí já preparo o físico para treinar não é difícil aí graças a Deus ...

Dançar no núcleo trouxe sensações de melhor convivência com as pessoas que frequentaram o Núcleo de Arte na sua época? Sim, sim, sim, claro porque você tira o relacionamento na verdade no Break você encontra tem uma batalha ou apresentações onde você interage com as pessoas e chegam e “pô quero aprender a dançar e tal” isso me ensinou a fazer amigos e tal pessoal à maneira chama dali chama daqui do alto que a gente chama do alto da Barra da Tijuca (..) entendeu?! Então fiz contacto muito grande não é só a dança

Você acha que a experiência de dançar possibilitou em você novas formas de sentir e expressar seus sentimentos e emoções? De exemplos?

Sim na verdade eu faço isso quando eu vou dançar a dança tem que ter uma historia para contar entendeu?! Eu falo qualquer dança Ballet, Break, Hipo Hop entendeu!? Você tem que contar uma história entendeu?! Estou dançando aqui feliz (..) posso ter um ar triste entendeu?! Então me dá uma certa um certo pano na coisa então as pessoas que olham a pessoa dançando fazendo expressão ela fica muito emocionada fica ali na expectativa dá um pouco mais de fala

Entendi agora me diz uma coisa você... em relação a você enquanto pessoa né!? você passou a se conhecer melhor? Porque é assim você começou a perceber mais o seu corpo como você se sentia os seus estádios de emoção você começou a perceber isso ao longo da dança? Porque a dança dá essa consciência

Sim

(3)

3

Sim, sim toda a pessoa é assim quando está dançando ela pára se conhece um pouco nem não sei explicar assim... Mas você começou ...você quando dança você se emociona? Você consegue se emocionar?

Consigo me emocionar através da galera (...) está aquela multidão ali você tem mais responsabilidade na mão (...) no estádio do Rio de Janeiro na minha final (...) foi o momento dos mais eufóricos (...)

Você acha que a experiência de dançar possibilitou melhoras no seu comportamento junto a família e a comunidade? De exemplos.

Sim refletiu para pior mas depois foi começando a melhorar entendeu?! Porque é assim antigamente a minha família era meio que (..) da dança dizia “ah deixa essa dança vai procurar uma faculdade” e tal eu dizia “ não mãe mas eu posso estudar estando na dança e tal” aí o que é que acontece aí quando eu comecei a crescer na dança começou a dar dinheiro quando comecei a ficar melhor a minha mãe começou já a estar feliz ela ficou outra coisa ela viu a dança de um outro mundo né?! então as pessoas dizem “a dança assim vale a pena”

Eles reconhecem hoje então (...) assistem (...) vêm assistir você ? Já apresentação

Acompanham né?

É acompanham, hoje até vou fazer uma apresentação às cinco horas daqui a pouco Ah dentro do (...) que legal, é hoje né? eu tenho um evento aí Senão eu ia ver, o Diego dança contigo? Ah pois eu tenho entrevista com ele também

Você percebe se a dança pode ser um caminho para as pessoas terem uma profissão e serem reconhecidas na vida em sociedade?

Para quem gosta que é de verdade na sua vida sim tem grande chance, entendeu?! É aqui no Brasil vou dizer que está começando a ter oportunidade, mas lá fora a dança começou a ser muito forte há muito tempo, entendeu?! Mas isso é nos Estados Unidos não é na Europa né?!

Isso é ...

O Núcleo de Arte é importante para você? Por quê? De exemplos de algumas experiências que foram muito importantes para o seu crescimento?

É importante quando eu cheguei aqui especialmente a professora Carla porque quando entrei no núcleo de arte ela me abraçou, é como uma mãe para mim foi quem me deu dica de contemporânea foi (...) até do núcleo de arte mesmo entendeu?! As criancinhas e com o pessoal aí da (...) aí a gente aprende também com eles, aí faz muita diferença na minha vida mesmo, eu cresci no núcleo de arte.

(4)

4

Você acha que o fato de dançar no núcleo de arte contribuiu para melhorar sua convivência em sociedade?

Foi num dia em que a gente teve de apresentar uma coreografia numa semana não estava nada pronto e aí a professora Carla pegou no nosso pé e tal e a gente começou a fazer o espectáculo e antes o concorrente tinha um concorrente novo o concorrente foi um grupo de teatro na verdade e a gente antes de a gente se apresentar fez uma reunião a cada um ali contou da nossa vida e tal (...) foi emocionante que cada pessoa contou a historia e começou a chorar eu vi que aquilo era tão importante para ela e importante para mim também e aí a gente conseguiu apresentar de uma forma legal e fomos campeões e ai fomos escolhidos e me emocionou mesmo ter recebido o troféu e com a professora Cláudia (...) entendeu?! Foi muito importante isso

O concurso de quê da mostra de dança? Não? Ah da mostra de dança?! Ah legal. Esse agora da UEF?

Não foi um do primeiro ano Ah de 89

O Núcleo de Arte é considerado um local que te ajudou a você se modificar? Ou seja, você viu nele novas possibilidades de desenvolvimento artístico e profissional? De que forma?

Artístico como desenvolvimento do conhecimento da arte e profissional diz respeito a seguir a carreira, especializando-se em algo, aqui no caso é a Dança.

Aqui há espaço para eles?

Sim, porque quando a gente faz apresentações, fica muito bonito fica muito o cara (...) companhia e quando eu apresentei aqui no núcleo de arte quando apresentaram em Campo aberto a Ingrid com a companhia aí dela chegou, entendeu?! Então até a parte da Ingrid (...) então dá grandes possibilidades dá grande foco entendeu?! E como aprendizado a gente abre muito a visão e já sai sabendo o que vai fazer da vida

Você acha que a sua comunidade ou comunidade local na sua época estava envolvida com os eventos do núcleo? Se a resposta foi negativa o que você acha que faltava para ela participar mais das atividades e apresentações do Núcleo de Arte?

Sim e também com as pessoas aqui dentro o convívio então como saber como tratar e . E melhora lá fora?

Está melhor! Melhora, melhora!

(5)

5 Não

(...) mas isso melhorou?

Melhorou, você solta mais você fica mais tranquilo Então melhora

Melhora na realidade

Não na verdade (...) a gente tenta fazer a aula (..) entendeu?!

E a escola? Você acha que a escola tem entrosado com o trabalho do núcleo de arte aqui? Você conhece essa escola aqui se tem entrosado? ou outras escolas que você conhece participam sabem do trabalho do núcleo viviam vindo para cá

Às vezes não (...) sempre andavam junto ali todo mundo sabia nas artes nas coisas sobre a dança aqui eu não si direito mesmo mas pelo que eu percebo é assim cada vez que a gente faz a apresentação aqui veio todo mundo para nos ver (...)

(..)

é Quase tudo E lá fechou né?!

Na época que você dançava ou saiu do NAPRJ percebeu se seus amigos interessados ou seguiram à carreira de dança?

Sim, alguns. A maioria não seguiu. Os que seguiram foram aqueles como eu, que gostavam muito de dançar, se identificaram com a dança e foram se aperfeiçoando em aulas.

Na sua percepção, a sua ex-professora de dança do NAPRJ teve papel importante no seu crescimento pessoal e artístico? Por quê?

A mim sempre ajudou, às vezes você quer fazer uma coisa mas você não entende. É a tua experiencia é outra e ela sempre está ali para preencher e ela fala “olha (..) um apontamento” e ela sabe desde que a gente chegou no núcleo ela pegou a gente como se fosse nosso filho para a gente crescer na vida então essa (..) foi ela que arranjou para nós mesmos fazer a apresentação.

(6)

6

Tipo agora faz laboratório para descobrir movimento?

Não a gente treina normal então gira de cabeça como todo o mundo sabe o que é girar de cabeça (...) então eu digo para todo mundo que é para girar de cabeça e vamos criar outras coisas que as pessoas vão querer gira de cabeça eh pá se eu criar um gira de cabeça com um giro de mão junto é uma criatividade entendeu? Aí a gente cria através do básico eles dão o básico e a gente cria

O que menos lhe agrada nas aulas de dança e por quê?

O que menos você gosta nas aulas de dança? (..) alguma coisa que não te agrada tem alguma coisa que você não goste nas aulas de dança? Ou em relação às pessoas? Tem, quando as pessoas vão lá aprender a dançar, elas já começam a ser humildes ela está ali para aprender, está ali para desenvolver, ela está aprendendo a fazer o movimento está a ver que está crescendo ela levanta o nariz ela é o melhor ela diz (...) entendeu?! Já tive casos desses muitos casos desses e é chato né?! Que quando fico orgulhoso dou a mão à frente ou então me arrependo antes (...) mas essa coisa (...) Tá fechado! Você acha que a dança transformou a sua vida?

Transformou, sim transformou Como?

Que antigamente eu era um...uma pessoa assim eu só estudava na verdade não fazia nada de bom quer dizer eu jogava à bola minha mãe (...) e tal e ai quando eu comecei a fazer a dança na verdade ela transformou a minha vida hoje em dia eu represento esses amigos que é um grupo que interagimos no campeonato (...) representou também lá fora eu já ganhei um campeonato em Minas Gerais

É um grupo que um menino (...) É Universal.

Ah tá!

Então com esse grupo a gente viaja dançando lá fora em shopping faculdades e tal então a minha vida mudou entendeu?! Estou começando a ficar conhecido através da dança entendeu?! Estou começando a viajar daqui a pouco estamos.

O que te motivou a seguir à carreira de Dança?

É a gente dá mais maturidade o que eu gosto mais na dança são os movimentos, o movimento é minha paixão mesmo, mas te ajuda como pessoa sim a ficar mais humilde quando se eleva com a sua dança, você se relaciona bem com as pessoas a tratar como amiga, entendeu?! E muita gente te chama para vingar para te “se apresenta na minha festa” e você vai tendo muitos contactos entendeu?! Então isso foi uma coisa

(7)

7

marcante na minha vida e eu dou aula durante a parte de aqui tenho grandes amigos entendeu?! E o movimento é a minha paixão.

Referências

Documentos relacionados

Em relação à faixa etária, os jovens realizam mais a variante semáforo enquanto os idosos preferem sinaleiro, mantendo o mesmo direcionamento dos demais estados

riscos e dos controles internos para uma organização gerida

Os exemplos de proteção aos cadáveres e, conseqüentemente, às armas do guerreiro abatido são inúmeros: Ájax, Telamônio, ao matar Ânfio, corre para despojá-lo, mas os troianos

- A medida da pena do concurso no caso concreto é determinada dentro da mol- dura penal abstracta, entre um mínimo e um máximo, com a mesma liberdade com que se determina a

Este estudo avaliou a condição periodontal de gestantes acompanhadas em dois municípios, um com PSF e outro sem, mostrando que apenas a idade e o fumo foram os fatores de risco

O evento teve como objetivo expor para o público em geral os conceitos do PIR relacionados à dimensão social, abordando todos os impactos sociais atrelados à

Desça a motobomba dentro do poço tomando cuidado para não danificar os cabos elétricos ou o cabo do eletrodo de nível (figura 10).. Em caso de tubulação com flange, as mesmas

(Adaptado de: OLIVEIRA, A. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/o-caos-e-a-ordem>. Sistemas químicos que exploram reações químicas de