• Nenhum resultado encontrado

Reunião Anual dos Parceiros PAINT 2017 Resumo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reunião Anual dos Parceiros PAINT 2017 Resumo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Reunião Anual dos Parceiros PAINT 2017 – Resumo

Aconteceu de 29 a 30/08/2017 a Reunião Anual dos Parceiros PAINT (RAPP). Nosso encontro foi realizado no Hotel JP em Ribeirão Preto e contou com a participação de mais 140 pessoas, entre parceiros, técnicos e convidados. Seguem os principais pontos para conhecimento.

1) Mudanças Estruturais: durante a apresentação comunicamos os parceiros sobre algumas mudanças que aconteceram na estrutura do PAINT. Um novo técnico, o Lucas Sales, foi contratado para atender o estado de Goiás e Nordeste, pois, pretendemos ampliar os negócios em Goiás, um Estado onde temos pouca participação e que possui um grande rebanho de vacas. Este técnico atenderá também o Nordeste, região que sofreu demais por condições climáticas e muitos parceiros saíram do PAINT. Assim que reestabelecer o volume de parceiros que justifique a colocação de um técnico, iremos fazê-lo. Outra mudança na estrutura é o desligamento da Herica Prado. Ainda no início do ano ela nos informou que após a RAPP iria seguir novos rumos, então, apresentamos o seu substituto, Rafael Bruno, que assume a regional do MS, Paraguai e Bolívia.

(2)

2) Calendário PAINT 2018: um ponto abordado na RAPP e de grande impacto diz respeito ao nosso calendário de avaliações genéticas. Anteciparemos a rodada de indicação de CEIP, que neste ano foi no dia 02 de maio, com resultados no dia 16 maio, para o dia 02 de abril e 16 de abril, respectivamente. Com isso, antecipamos em 30 dias o fechamento da rodada. Por que antecipar? Queremos com isso antecipar a rodada de indicação ao teste de progênie, para trazer estes animais ao Centro de Performance (CP CRV Lagoa), onde passarão pelo teste de eficiência alimentar.

Ao final da prova, teremos os melhores animais por Índice PAINT e também os melhores para eficiência alimentar. Destes, escolheremos os touros que irão participar do teste de progênie, os demais estão automaticamente convidados para o Leilão Anual dos Parceiros PAINT, que será alguns dias depois do final da prova de eficiência alimentar. Faremos, então, um leilão presencial ao final da RAPP, com todos os animais do mesmo padrão, pois eles receberam o mesmo tratamento no CP CRV Lagoa. O frete para a entrega dos touros será facilitado, pois todos sairão do mesmo lugar.

Para efeito de avaliação genética, com este procedimento criaremos um grande banco de dados, de características de difícil mensuração, como AOL (Área de Olho de Lombo), EGS (Espessura de Gordura Subcutânea), Marmoreio e Eficiência Alimentar. A formação desse banco de dados será um grande diferencial do programa PAINT, pois de posse destas informações, chegaremos às DEPs Genômicas para estas características e num futuro breve, com um simples teste genômico, ofereceremos todas estas características em forma de DEP’s para que você parceiro PAINT, junto à CRV Lagoa, possa fazer seleção de forma muito mais eficiente, agregando mais valor ao seu negócio.

3) Novas Implementações Técnicas: uma implementação técnica importante apresentada foi o teste de verificação de paternidade, que tem o objetivo de diminuir o número de produtos filhos de Reprodutores Múltiplos (RM). Com isso, melhoramos a qualidade da avaliação genética e ajustamos corretamente os pedigrees dentro do nosso banco de dados. Esta implementação será feita da seguinte maneira: todos os bezerros (as), sem paternidade identificada, terão material biológico (pelos) coletados e enviados para a CRV Lagoa, juntamente com amostra do material biológico dos touros de monta que trabalharam no repasse. Estas amostras serão enviadas para o laboratório e teremos a identificação correta dos pais de cada produto. Estudos realizados pelo GenSys, mostram que esta ação também pode gerar um incremento no número de animais candidatos ao CEIP. Os touros pais terão DEP Genômica completa subsidiada pela CRV Lagoa para o parceiro PAINT ao custo unitário por touro de R$ 50,00. Além disso, o parceiro PAINT pagará R$ 55,00 por animal referente ao custo do teste de verificação de paternidade.

4) Manual Operacional do PAINT: foi apresentada também a remodelação do Manual Operacional do PAINT. Ele será atualizado com todas as informações relativas ao programa PAINT e, como regra, enviado a todo novo parceiro PAINT para que o mesmo tenha na fazenda todas as informações para consulta em caso de dúvidas.

5) Manual do Usuário PAINT: junto ao Manual Operacional, desenvolveremos um Manual do Usuário PAINT. Será um material mais sucinto, para consultas rápidas e que ficarão disponíveis aos parceiros e seus colaboradores para esclarecimentos corriqueiros do dia a dia.

(3)

6) Sumário PAINT Consolidado 2017: houve também o lançamento do Sumário PAINT Consolidado 2017 apresentando os principais líderes, bem como novidades, dentre elas, a inclusão do RMat na apresentação gráfica, visto que esta característica aparecia apenas na tabela de líderes e não nos gráficos. Isso ajudará o entendimento e facilitará a consulta dos touros.

7) Aplicativo Parceiro PAINT e Sumário PAINT: outra novidade apresentada foi o aplicativo do parceiro PAINT, onde será possível consultar todas as informações do rebanho, bem como relatórios de avaliação genética, informações de pedigree e demais informações. Tudo de forma muito prática e clara, neste mesmo aplicativo será possível consultar o Sumário PAINT Consolidado em formato eletrônico, o que facilitará muito a consulta dos touros.

8) Parceria UNESP X PAINT: atendendo ao nosso convite, a Professora Lucia Galvão Albuquerque fez um apanhado dos trabalhos desenvolvidos em parceira com o PAINT. Focamos na área de genômica ligados a qualidade de carne, rendimento de carcaça e demais características relacionadas ao abate. Também apresentou dados de genômica para a característica Idade ao Primeiro Parto (IPP), que é de difícil mensuração. Assim, a genômica pode nos ajudar muito conseguindo identificar animais com este perfil mesmo jovens.

9) Genômica PAINT: César Franzon, gerente de Inovação e Rebanho da

CRV Lagoa, apresentou dados da aplicação da genômica dentro do PAINT, como estamos utilizando, quais são os planos para a genômica dentro do programa PAINT e apresentou o novo lançamento da CRV Lagoa, o HerdOptimizer, marca comercial do teste genômico que será comercializado pela empresa. Esta ferramenta estará disponível para os parceiros PAINT com um custo muito mais acessível que um teste comum do mercado. Mais uma ferramenta de relevância fornecida pela CRV Lagoa para parceiros PAINT.

(4)

10) Case de Sucesso I: Rancho Rochael – nosso parceiro Rodrigo Guerra fez uma apresentação do seu histórico no PAINT, compartilhando com todos quais os caminhos percorridos, as dificuldades enfrentadas e os acertos. Ele contou com a ajuda do técnico do PAINT Max Pereira para apresentar alguns dados obtidos pelo seu rebanho. Este tipo de ação serve para ajudar os parceiros novos e enfrentar as dificuldades, evitando que cometam erros já cometidos por outros parceiros.

11) Programa de Touros Jovens: foi apresentado um histórico sobre o programa de teste de progênie e a importância do uso dos touros jovens no ganho genético do rebanho. O grande risco desta categoria é que apresentam acurácia baixa, mas quando utilizamos um número maior de touros num volume pequeno de doses por touro, conseguimos minimizar o efeito da baixa acurácia. Isso mostra que podemos utilizá-los e que não teremos prejuízos. Foi apresentado um resumo da utilização dos touros jovens no PAINT mostrando que vem sendo baixa o uso dentro do programa. Para finalizar foram apresentados os touros de Teste de Progênie de 2017.

12) Retrato PAINT: ficou a cargo do GenSys fazer a apresentação dos dados genéticos do PAINT. Foram apresentados: Tendência Genética, Ganho Pós-Desmame, Conectabilidade, Precocidade Sexual, Peso de Vaca, Escolha de Reprodutores, Teste de Progênie e dados sobre o Sumário PAINT Consolidado. Explicações foram feitas para cada um dos assuntos abordados.

13) Ferramentas de Seleção e Resultados do Programa PAINT: antes da RAPP fizemos um levantamento de dúvidas apresentadas pelos parceiros no decorrer do ano e pedimos ao GenSys que fizesse uma apresentação com objetivo de esclarece-las. A maioria delas estava relacionada aos “ajustes” que são feitos e que explicam as diferenças das DEPs de animais de mesmo grupo de contemporâneo.

14) Case de Sucesso II: Fazenda Flamboyant – nosso parceiro Charles Adolfo Timm compartilhou conosco a história da Fazenda Flamboyant, desde sua aquisição, entrada no PAINT e resultados alcançados. Ele relatou também sobre as dificuldades enfrentadas, os erros e acertos. A técnica do PAINT Hérica Prado ajudou na apresentação trazendo dados da avaliação genética da Fazenda Flamboyant.

15) Como a Nutrição pode auxiliar na Precocidade Reprodutiva de Fêmeas Bovinas: convidamos o técnico Emanuel Oliveira, que é consultor da área de nutrição do CP CRV Lagoa, para falar sobre este importante tema, que afeta diretamente os índices de produção de toda fazenda de cria e, a cada dia está se tornando mais rotineiro entre as fazendas parceiras ao PAINT. Emanuel nos apresentou dados que justificam os investimentos na fase de recria principalmente das fêmeas, afinal elas somente irão deixar retorno financeiro na propriedade a partir do momento que parirem/desmamarem pela primeira vez. E, quanto mais cedo isso acontecer, mais cedo a fazenda começa a ter retorno. Apresentou, também, que hoje temos tecnologias suficientes para potencializar o desempenho da genética que produzimos no PAINT.

(5)

16) Liderança e Formação de Equipes/Gestão Orientada ao Lucro: para este tema, convidamos o zootecnista Antonio Chaker Neto, do Instituto Inttegra, que iniciou fazendo um balanço de todas as mudanças ocorridas nos últimos anos e as muitas que ainda irão acontecer num futuro breve. Devemos estar atentos a estas mudanças, afinal, elas irão impactar diretamente no nosso negócio. Destacou os pontos chaves para atingir os nossos resultados e quais as variáveis envolvidas e que devemos ter atenção. A importância do líder no desenvolvimento das atividades e como identificar o perfil de cada um deles. Finalizou com a apresentação dos aspectos para a formação de um “time” de alta performance. Muitas vezes para se chegar nele mudanças são necessárias, e muitas delas são culturais, o que não é nada fácil.

17) Leilão Virtual Parceiros PAINT: para encerrar mais uma edição da nossa RAPP, o fechamento foi com a entrega de prêmios aos parceiros destaque do ano e também o nosso tradicional Leilão dos Parceiros PAINT. No leilão foram comercializados 80 touros, 42 novilhas com CEIP e 1 touro do Teste de Progênie (Janon da Peça Rara), que foi comercializado 33% de sua cota. Médias: R$ 5.914,29 para fêmeas e R$ 9.700,74 para machos. E com 100% de liquidez, mas uma vez o PAINT mostrou a qualidade da sua produção.

Referências

Documentos relacionados

A partr da elaboração do PAINT – Plano Anual de Auditoria Interna – é necessário que se verifique com a equipe responsável pela execução do plano quais são

5.2 - Quando o cliente solicita os serviços de garantia a ser realizado no local de instalação do produto: neste caso são de responsabilidade da Progás e Braesi as despesas

Localizada em Criciúma, Santa Catarina, um dos estados com maiores índices de desenvolvimento econômico e social do Brasil, a empresa possui, atualmente, uma equipe

Com as ressalvas de que os resultados em relação às medidas de eficiências obtidas pelas modelagens DEA são função das próprias unidades produtivas e também das variáveis

O Turismo nos Territórios de Fronteira no Oeste Paranaense: Um Olhar Sobre Barracão e Foz do Iguaçu Autores: Mauro José Ferreira Cury; Rafael Carlos Prieto Fernandes; Nilson

Desse modo, o objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da desinfecção química e da armazenagem sobre a resistência à flexão de duas resinas

Admire a paisagem espetacular de dois patrimônios da UNESCO famosos mundialmente, incluindo a Frontenac Arch Biosphere (Biosfera Frontenac Arch) e a Rideau Heritage Route

O trabalho investiga, através de simulação numérica, a formação de poluentes e suas concentrações, em um processo de combustão do gás do lixo no interior de uma