• Nenhum resultado encontrado

DIREÇÃO ADMINISTRATIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIREÇÃO ADMINISTRATIVA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

DIREÇÃO ADMINISTRATIVA

Para que a Empresa funcione adequadamente ela precisa ser dirigida.

Em outros termos, ela precisa ser governada e orientada para os objetivos pretendidos. Sem a Direção, a Empresa fica à deriva, sem rumo certo. A Direção relaciona-se diretamente com a maneira pela qual o objetivo deve ser alcançado através das atividades que devem ser realizadas.

Estabelecidos os objetivos, definido o Planejamento, Organizados os trabalhos, cabe à Direção fazer executar as coisas. Todo trabalho deve ser dirigido para o alcance dos objetivos. Se as pessoas que trabalham numa empresa não conhecem os objetivos que elas devem alcançar, os seus esforços serão feitos ao acaso. A Administração se baseia no trabalho de muitas pessoas em conjunto

(3)

e torna-se necessário orientar o comportamento dessas várias pessoas, integrá-las e dirigi-las rumo aos objetivos empresariais.

CONCEITO E CARACTERÍSTICAS

A Direção constitui a terceira etapa do processo administrativo, depois do Planejamento e da Organização. Enquanto o Planejamento e a Organização são etapas anteriores à execução dos trabalhos, a Direção é a etapa concomitante ou simultânea a ela. “Direção é a função administrativa que conduz e coordena o pessoal na execução das atividades planejadas e organizadas”. Significa orientar e coordenar os trabalhos dos subordinados. No fundo, dirigir significa interpretar os objetivos e os planos para os outros e dar as instruções de como executá-los. Trata-se de atuar diretamente sobre pessoas para conseguir que executem as suas atividades.

PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE

EXECUÇÃO

ANTES DURANTE DEPOIS

A importância da Direção está em que nada adianta um bom Planejamento e uma boa Organização, se as pessoas trabalham sem uma orientação coordenação adequadas. Daí, a Direção ser considerada a mais importante das funções administrativas, a essência do trabalho do bom Administrador.

(4)

A Direção deve basear-se em quatro princípios básicos, a saber: a) PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO

Cada subordinado deve subordinar-se a um e apenas um superior. A recíproca deste princípio é a de que deve haver uma autoridade única sobre cada pessoa na Empresa, para evitar a duplicidade de ordens.

b) PRINCÍPIO DA DELEGAÇÃO

É preciso que todas as atividades necessárias à realização dos objetivos empresariais sejam delegadas a um nível que possa executá-las adequadamente. A delegação significa a designação de tarefas, a transferência de autoridade e a exigência de responsabilidade pela execução daquelas tarefas.

c) PRINCÍPIO DA AMPLITUDE DE CONTROLE

Também chamado Princípio de Âmbito de Controle, refere-se ao número ideal de subordinado que cada chefe pode supervisionar diretamente. Seu enunciado é o seguinte: Cada Chefe deve ter um número adequado de subordinados para poder supervisioná-los adequadamente.

d) PRINCÍPIO DA COORDENAÇÃO

Também chamado Princípio das Relações Funcionais. Diz ele: Todas as atividades devem ser coordenadas e integradas tendo em vista um objetivo comum..

(5)

Para dirigir os subordinados, a Administrador - em qualquer nível que esteja situado - deve dar ordens ou instruções, comunicar, motivar, liderar e coordenar. Por isso, falaremos de ordens ou instruções, de comunicação, de motivação, de liderança e de coordenação, que são os principais meios de Direção.

O talento do bom Administrador reside em saber utilizar todos esses meios de Direção.

Vejamos cada um dos meios de Direção à disposição do Administrador:

INSTRUÇÕES E ORDENS

Para dirigir os subordinados, o Administrador deve dar ordens ou instruções, para que estes saibam o que devem fazer e quando fazer. Tanto a ordem quanto a instrução servem para fazer iniciar, modificar e cessar uma tarefa ou atividade. Porém, a ordem se refere ao que fazer e quando, enquanto a instrução se refere ao como fazer alguma tarefa ou atividade. Enquanto a ordem é um imperativo de fazer algo, a instrução é uma orientação sobre a maneira de fazer algo.

Quanto a sua AMPLITUDE, as ordens podem ser GERAIS e ESPECÍFICAS.

• ORDENS GERAIS - são aquelas destinadas as pessoas da Empresa, indistintamente. Ex.: marcação do ponto, horários, crachás, etc. MEIOS DE DIREÇÃO INSTRUÇÕES E ORDENS COMUNICA ÇÃO LIDERANÇA COORDE NAÇÃO MOTIVAÇÃO

(6)

• ORDENS ESPECÍFICAS - são aquelas destinadas a determinadas pessoas. Ex.: relatório sobre o veículo (motorista), etc.

Quanto à FORMA pela qual são transmitidas, as ordens podem ser VERBAIS (ORAIS) ou ESCRITAS,

• ORDENS VERBAIS - são aquelas transmitidas de viva voz.

• ORDENS ESCRITAS - são aquelas transmitidas por escrito, através de alguma correspondência ou documento.

COMUNICAÇÃO

A Comunicação na empresa representa um dos maiores desafios para o Administrador. Para algumas empresas, a Comunicação representa o recurso mais importante no alcance dos objetivos. COMUNICAÇÃO é o processo de transmissão de informação e compreensão de uma pessoa para outra. Toda comunicação envolve sempre duas ou mais pessoas, pois é um processo de interação de pessoas. A comunicação realiza uma ponte de significados entre duas ou mais pessoas.

Assim, comunicar não é somente transmitir uma mensagem. É sobretudo, fazer com que a mensagem seja compreendida pela outra pessoa. Se não houver essa compreensão do significado, não há comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetiva.

Como a comunicação é um processo de transmissão e compreensão de uma pessoa para a outra, existem cinco etapas que ela deve percorrer:

A) EMISSOR : é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem.

(7)

B) TRANSMISSOR : é a etapa que codifica a mensagem. Ex.: a voz humana em língua portuguesa, o telefone da pessoa que está comunicando a mensagem, etc.

C) CANAL : é o espaço situado entre o emissor e o destinatário. Ex.: a sala onde as duas pessoas se encontram, a central telefônica etc.

D) RECEPTOR : é a etapa que decodifica a mensagem. Ex.: o ouvido da outra pessoa, o telefone da pessoa que recebe a mensagem, etc.

E) DESTINATÁRIO : é a pessoa a quem a mensagem é destinada. Contudo, a Comunicação geralmente sofre ruídos e interferências. Ruídos é uma perturbação em qualquer uma das etapas do processo acima, que pode provocar perdas ou desvios na mensagem. Ex.: o emissor fala mal a língua portuguesa ou tem problema de prolação, o telefone apresenta linhas cruzadas, etc. Interferência é uma perturbação externa que interfere no processo, provocando distorções ou distúrbios. Ex.: muito barulho devido à presença de outras pessoas, intempéries ou trovoadas que interferem no sistema telefônico.

Isto significa que nem sempre aquilo que o emissor pretende comunicar é exatamente aquilo que o destinatário interpreta e compreende. E é este o desafio das comunicações nas nossas empresas. Além dos desvios, distorções e perdas, a que nos referimos, as comunicações podem sofrer acréscimos, como é o caso do boato.

EMISSOR TRANS

MISSOR CANAL RECEP TOR DESTINO

(8)

Quanto ao TIPO, a comunicação pode ser:

A) FORMAL - é a comunicação endereçada através dos canais de comunicação existentes no organograma da empresa. A mensagem é transmitida e recebida dentro dos canais de comunicação formalmente estabelecidos pela empresa na sua estrutura organizacional. É basicamente a comunicação veiculada pela estrutura formal da empresa. Quase toda a comunicação formal é feita por escrito e devidamente documentada através de correspondência ou formulários.

B) INFORMAL - é a comunicação desenvolvida espontaneamente através da estrutura informal da empresa e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma da empresa. Geralmente, a comunicação informal veicula mensagens que podem ou não ser referentes às atividades da empresa.

As comunicações formais fluem dentro da empresa através dos seguintes canais de comunicação:

1- CANAIS VERTICAIS - podem ser descendentes(de cima para baixo) e se referem à comunicação entre o superior e subordinados, veiculando ordens ou instruções. Podem ser ascendentes (de baixo para cima) e se referem à comunicação entre o subordinado e o superior, veiculando informações a respeito do trabalho executado. 2- CANAIS HORIZONTAIS - referem-se às comunicações laterais entre dois órgãos (dois departamentos ou duas seções, por exemplo) ou dois cargos (dois gerentes ou dois auxiliares administrativos) no mesmo nível hierárquico.

E

E

X

X

E

E

M

M

P

P

L

L

O

O

D

D

E

E

BO

B

OA

A

C

C

O

O

M

M

U

U

N

N

I

I

C

C

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

N

N

A

A

S

S

E

E

M

M

P

P

R

R

E

E

S

S

A

A

S

S

O OPPRREESSIIDDEENNTTEEDDIIZZAAOOGGEERREENNTTEE::

(9)

Na próxima 6ª feira, às 17:00hs, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 78 anos. Assim, por favor, reúnam os

funcionários no pátio da fábrica, todos de capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o espetáculo a olho nú. Nesse caso, todos deverão ir para o refeitório, onde

será exibido um documentário sobre o cometa.

O

OGGEERREENNTTEEFFAALLAAPPAARRAAOOSSUUPPEERRVVIISSOORR::

Por ordem do Presidente, na 6ª feira, às 17:00hs, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúnam os funcionários, todos de capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde o fenômeno

terá lugar, o que acontece a cada 78 anos a olho nú.

O

OSSUUPPEERRVVIISSOORRPPAARRAAOOCCHHEEFFEEDDEEPPRROODDUUÇÇÃÃOO: :

A convite do nosso querido Presidente, o cientista Halley, de 78 anos, vai aparecer nú e usando capacete no refeitório da fábrica, na 6ª feira, às 17:00hs, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na

segurança. O Presidente levará a demonstração para p pátio.

O

OCCHHEEFFEEDDEEPPRROODDUUÇÇÃÃOOFFAALLAAPPAARRAAOOMMEESSTTRREE::

Na 6ª feira, às 17:00hs, o Presidente, pela primeira vez em 78 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica para filmar o Halley nú, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois será apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Presidente levará a banda para o pátio

da fábrica..

F

FIINNAALLMMEENNTTEE,,OOMMEESSTTRREEDDIIZZPPAARRAAOOSSFFUUNNCCIIOONNÁÁRRIIOOSS::

Todo mundo nú, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio na próxima 6ª feira, às 17:00hs, pois o manda-chuva (o Presidente) e o Sr. Halley,

guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme “Dançando na Chuva”. Caso comece a chover mesmo, é para ir para o refeitório de

capacete. O show será lá, o que ocorre a cada 78 anos.

A

AVVIISSOOAATTOODDOOSS

Na 6ª feira, o Chefe da Diretoria vai fazer 78 anos e liberou geral para a festa, às 17:00hs, no refeitório. Vai estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nú e de capacete, porque a banda é

muito louca e o Rock vai rolar no pátio, mesmo com chuva !!!

MOTIVAÇÃO

(10)

qualquer coisa que leva uma pessoa a praticar uma ação. Um motivo é a causa, a razão de algum comportamento. Como as pessoas são diferentes entre si e reagem individualmente a uma mesma situação, a Direção deve levar em conta essas diferenças individuais e tratar as pessoas adequadamente.

Na prática, toda essa teoria pode ser aplicada através dos fatores de Motivação. Os fatores de Motivação mais importantes são:

 Trabalho interessante e que propicie desafios para a pessoa;  Remuneração adequada ao trabalho executado;

 Oportunidades de progresso na Empresa;

 Projeção e prestígio social decorrente do trabalho feito; Reconhecimento pelo superior e colegas de trabalho.

TEORIA DA MOTIVAÇÃO DE HERZBERG

Segundo Herzberg , quando as pessoas sentem-se insatisfeitas com seus serviços , preocupavam-se com o ambiente que estavam trabalhando e quando sentem-se bem no serviço isso se liga ao trabalho propriamente dito. Para melhor explicar isso Herzberg dividiu em fatores de Higiene e Motivadores.

Fatores de Higiene (AMBIENTE) - Programa de administração

- Supervisão

- Condições de trabalho - Relações interpessoais

- dinheiro , status , segurança

Fatores Motivadores (O SERVIÇO) - Reconhecimento por realização - Trabalho que é desafio

- Maior responsabilidade

- Crescimento e desenvolvimento

A pesquisa motivação-higiene serviu a todos os níveis da organização , servindo para aumentar sentimentos de competência , auto-estima , auto-confiança e autonomia.

(11)

QUESTÕES REFLEXIVAS

- DIANTE DO CONTEÚDO ANTERIOR, FAÇA UMA BREVE ANÁLISE E CITE O QUE VOCÊ(S) ENTENDE(M) O QUE SEJA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NAS EMPRESAS ATUAIS.

- O QUE MAIS MOTIVA OS FUNCIONÁRIOS NO TRABALHO? - E O QUE MAIS DESMOTIVA?

TEORIA DA MOTIVAÇÃO “ X” E TEORIA “Y” .

Apresentada por Douglas McGregor.

Teoria X : Nela supõem-se que a maioria das pessoas preferem ser dirigidas , não se interessam por responsabilidades e desejam a segurança acima de tudo , acredita-se que as pessoas são motivadas por dinheiro vantagens de emprego e ameaças de castigo. Com o uso desta teoria segundo os administradores admite-se controlar , supervisionar rigorosamente admite-seus empregados que não merecem confiança , são irresponsáveis e imaturas.

Após a utilização da hierarquia estabelecida por Maslow , McGregor conclui que a Teoria X são de modo geral imprecisas e que os métodos de administração criados a partir delas muitas vezes deixavam de motivar os indivíduos para trabalhar na busca dos objetivos da organização.

Teoria Y: Nela supõem-se que as pessoas não são preguiçosas e merecedoras de confiança , podendo o homem se motivar adequadamente governar-se e ter criatividade no trabalho , despertando a potencialidade.

A realização dos objetivos do funcionário é direcionado seus esforços para realização dos objetivos da organização.

(12)

FATORES PESSOAIS E RENDIMENTO NO TRABALHO A) Frustração no contexto motivacional; frustração: Pessoa motivada em relação a um objetivo e este é interferido. Diz-se que esta frustrada.

Podem existir três tipos principais de barreiras ou bloqueios que causam frustrações:

1- Barreiras situacionais: Pode ser de natureza física e de ambigüidade , que impedem o indivíduo de realizar um objetivo.

2- Barreiras interpessoais: São entre as pessoas ou grupos que impedem a satisfação do motivo. Acontece geralmente quando em uma organização um indivíduo criativo é punido ou barrado por seu chefe superior.

3- Barreiras intrapessoais: Observados quando o indivíduo não atinge seus objetivos devido a alguma deficiência física ou mental , e também caracterizada pela existência de motivos conflitantes da própria pessoa.

B) Frustração e improdutividade:

Quando o indivíduo não atinge um objetivo inicialmente pretendido , coloca-se a perseguir outro , tornando-se necessário optar em ficar insistindo no objetivo inicial ou ceder a um outro mais viável , e quando levado a assumir uma das posições atender apenas a uma delas , passa a viver uma sensação interior de grande tensão que lhe será desconfortável e infelicitante, ficando em um estado psicológico conhecido como ansiedade.

Todos esses fatores , conflito , ansiedade e tensão geram no indivíduo a frustração e improdutividade.

LIDERANÇA

Para dirigir as pessoas, não basta apenas dar ordens e instruções, comunicar e motivar. É preciso ainda, Liderar. E aí está outro desafio para o Administrador. Liderança é a capacidade de influenciar as pessoas. Para dirigir pessoas, deve-se influenciar os seus comportamentos. Durante muito tempo, achava-se que a Liderança era uma qualidade pessoal determinada por

(13)

características de personalidade. Atualmente, aceita-se a existência de três fatores de liderança, isto é, três fatores que influem na capacidade de liderar pessoas:

POSIÇÃO HIERÁRQUICA - decorrente da autoridade em relação aos subordinados. Quanto mais alta a posição hierárquica, maior força de liderança oferecida pela estrutura organizacional ao Administrador.

COMPETÊNCIA PROFISSIONAL - é resultante dos

conhecimentos gerais (cultura geral) e específicos (cultura técnica) que o Administrador possui. Quanto maior a competência profissional, maior a força de liderança que o próprio Administrador possui.

PERSONALIDADE - decorrente das qualidades pessoais do Administrador, como o seu temperamento, caráter, relacionamento humano, inteligência, compreensão etc. A Personalidade constitui uma base importante para a liderança. Se não houver facilidade no tratamento com as pessoas, de nada valem a posição hierárquica e a competência profissional. Convém lembrar que liderar é influenciar o comportamento das pessoas.

Existem três tipos de Liderança, a saber:

AUTOCRÁTICA - Também chamada liderança “Autoritária”. Sua principal característica é a de que o Líder é quem toma as decisões e impõe as ordens aos subordinados, sem sequer explicá-las ou justificá-las. Os subordinados não têm liberdade de atuação, pois o líder autocrático controla rigidamente a sua atividade e não lhes explica o objetivo de seu trabalho.

LIBERAL - Também chamada “Laissez-faire”. O Líder se omite e não se impõe, enquanto os subordinados se tornam os donos da situação. Há uma completa e total liberdade de atuação para os subordinados. Nenhum controle sobre o seu trabalho. Todavia, os objetivos do trabalho não são explicados.

DEMOCRÁTICA - é o tipo de liderança que fica no meio-termo entre os dois já citados, evitando as desvantagens de ambos. O

(14)

diversas alternativas de execução e os objetivos que devem ser alcançados. O assunto é debatido com os subordinados que fazem sugestões, as quais, se viáveis, são aceitas pelo Líder.

COORDENAÇÃO

Para dirigir os subordinados, o Administrador deve dar ordens ou instruções, comunicar, motivar, liderar e, além disso, também coordenar as diferentes atividades dos diversos subordinados.

Coordenar significa unir e harmonizar todas as atividades e esforços de diferentes pessoas ou órgãos da Empresa, tendo em vista um objetivo comum.

A importância da Coordenação reside no fato de que todas as atividades de uma empresa precisam ser integradas e sincronizadas para que os seus objetivos sejam alcançados plenamente. Se apenas algumas pessoas ou órgãos funcionam bem, os objetivos empresariais podem ser sacrificados. Torna-se necessário que a Empresa - como um todo - funcione integralmente para o pleno sucesso. Este é o papel da Coordenação.

PODE FICAR

TRANQÜILO,

O FURO

(15)

Referências

Documentos relacionados

O Projeto Integração criado pela fábrica consiste uma total organização dos cadastros relacionados ao faturamento , principalmente o cadastro de produtos, principal assunto do

[r]

•  As salas limpas e os am?ientes controlados associados proporcionam o controle da contaminaço por part$culas em suspenso no ar em n$'eis apropriados para

Assim, os resultados iluminam os contributos da investigação, enquanto ferramenta de formação de professores, para a promoção do seu desenvolvimento pessoal e

Para ajustar a velocidade do motor em baixa e alta rotação, ajuste o conduíte do cabo e a parada do controle do acelerador; consulte Ajustando a velocidade do motor em baixa

11 Tabela 7 Resultados da Anova comparando os pesos estimados pelas diferentes equações em cada classe de tamanho, bem como para o peso total das amostras, das ordens

Figura 3 – TC de região abdominal (nível de L4) demonstrando acúmulo de gordura parietal em paciente com lipodistrofia (Ambulatório de Lipodistrofia, Hospital

Assim também as estratégias centradas na emoção envolvem esforços para regular o estado emocional associado ao estresse, ou seja, utiliza-se este tipo de enfrentamento para