• Nenhum resultado encontrado

Feira Arvore. Data Veículo Editoria Tamanho Versátil News.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Feira Arvore. Data Veículo Editoria Tamanho Versátil News."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

27.04.13

Versátil News

Feira Arvore

É hoje (27), e amanhã (28), que ocorre mais uma edição da Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis, promovida pela Organização Potiguar para o Desenvolvimento Sustentável (OPDS), com produção cultural deste jornalista, Toinho Silveira. O evento será realizado na Praça das Flores, às 10h, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Prefeitura de Extremoz, Fecomércio, SESC, FIERN e SESI.

Na programação, apresentação de objetos de artes e antiguidades, produção de artesanatos, exposição de flores e plantas ornamentais, peculiaridades da gastronomia do Estado e apresentações culturais. O projeto continua durante todo este ano sempre no último final de semana de cada mês. Dentro do projeto, hoje à noite, às 20h, acontecerá o show “Luiz Gonzaga na Praça” com o cantor Chico Acari e o flautista Carlos Zen. Eles serão acompanhados por Kleiber Viana (bateria), Bruno Cirilo (sanfona), Edney Galvão (teclado) e Raimundo Nonato (violão). A apresentação será somente com músicas de Gonzagão, em homenagem ao seu centésimo aniversário.

(2)

27.04.13

De Fato.com

Dia do Trabalhador será comemorado com grandes eventos no RN

No dia 1º de maio, data em que se comemora o Dia do Trabalhador, o Sistema Fecomércio/RN, por meio do Sesc, promete mais uma grande celebração – considerada a maior do Estado. Para todas as idades, a programação gratuita envolve esportes (como a tradicional Corrida do Comerciário), lazer, cultura, beleza, oficinas, recreação infantil, emissão de documentos e shows. As atividades acontecem das 8h às 19h em quatro polos: Natal (Praça Cívica), Sesc Mossoró e Sesc Seridó (Caicó). O Sesc Ponta Negra também terá programação.

Em sintonia com a missão do Sesc, o evento pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários e da população potiguar, com a oferta de serviços gratuitos em várias áreas. "A tradicional programação do Sistema Fecomércio RN no primeiro de maio é a nossa melhor forma de homenagear aqueles que são a força-motriz da pujança do setor de Comércio e Serviços deste estado. Nada melhor portanto que, no dia dedicado a eles, reunirmos tudo isto em uma programação para todas as famílias potiguares", enfatiza o presidente do Sistema Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz.

Para a diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral, o evento reflete a preocupação do Sesc em estimular a participação dos comerciários e da população em geral em atividades que contribuem para o seu bem estar. “O social é o foco do Sesc. As atividades desenvolvidas no dia 1º de maio são uma amostra do que o Sesc realiza no dia a dia em suas 14 unidades”.

Esportes e Corrida do Comerciário

Um dos destaques da programação é a tradicional Corrida do Comerciário. Devido à grande demanda em 2012, a quarta edição da Corrida ampliou o número de vagas: foram oferecidas 1.500, distribuídas nas categorias adulto e portadores de necessidades especiais (5 e 10 km) e infantil (recreativa). A largada da Corrida Infantil será às 16h, e a da Corrida do Comerciário acontece às 16h30.

As vagas foram preenchidas em apenas uma semana, prova do sucesso da atividade. Os primeiros lugares serão premiados com kits esportivos, bicicletas, diárias nas hospedagens Sesc RN, entre outros prêmios. Todos os participantes receberão medalha.

Serão promovidos ainda torneios esportivos (Sesc Mossoró, Seridó e Ponta Negra) e aulões de ginástica. Saúde

Os polos de Natal, Mossoró e Caicó oferecerão uma vasta gama de serviços e orientações na área de saúde. Aferição do índice glicêmico e da pressão arterial, exames para detecção de doenças como HIV e tracoma e vacinação estão entre as atividades promovidas.

(3)

27.04.13

De Fato.com

A saúde bucal também foi lembrada: tendas serão montadas para aplicações de flúor, orientações sobre higiene bucal e prevenção do câncer de boca em idosos, teatro de fantoches para educar crianças e muito mais será oferecido. Além de tudo isso, serão promovidas ações na área de nutrição, como oficina de preparação de tortas com reaproveitamento de alimentos e distribuição de sucos refrescantes.

Cultura

A rica programação cultural oferecida abrange todas as idades. Destaque para a Alvorada Sinfônica, que abrirá simultaneamente os eventos nos quatro polos – uma homenagem ao centenário da valsa Royal Cinema, do compositor potiguar Tonheca Dantas. As atividades na área incluem também contação de histórias, grafitagem, oficinas e os projetos fixos BiblioSesc, CineSesc e Sesc Dramaturgia.

Nada melhor que um show musical para encerrar uma comemoração. Na Praça Cívica, em Natal, é o som de Luizinho Nobre que fecha o evento; em Mossoró, a animação fica por conta da banda Fator Positivo e, em Caicó, Max e Banda Estelar sobem ao palco.

Demais atividades

As crianças não saberão por qual brincadeira começar. Tendas de recreação infantil serão montadas nos polos, com brinquedos infláveis, oficinas jogos de salão, brinquedoteca e banho de piscina (Sesc Ponta Negra) prometem fazer a alegria dos pequenos.

Para os vaidosos e vaidosas, a dica é visitar o Espaço Beleza Senac. Lá, serão oferecidos serviços como corte de cabelo, design de sobrancelha e limpeza de pele.

O Pavilhão da Cidadania disponibilizará emissão gratuita de documentos, como carteirinha do Sesc, CPF e título eleitoral, além de promover orientações nas áreas jurídica e previdenciária.

Serviço:

O quê? Evento em comemoração ao Dia do Trabalhador

Quando? 1º de maio (quarta-feira), das 8h às 19h – FERIADO NACIONAL Onde?

NATAL: Praça Cívica (Petrópolis) e Sesc Ponta Negra (balneário) MOSSORÓ: Sesc Mossoró

CAICÓ: Sesc Seridó ENTRADAS GRATUITAS

(4)

27.04.13

Portal JH

Feira de Artes promove mix de expressões culturais

Exposição acontece das 10h às 22h, na Praça das Flores, e conta com 40 profissionais. Um deles é Joaquim Hélio, que desenvolve técnicas de produção com cerâmicas. Foto: Wellington Rocha

Antiguidades, artesanato, literatura, plantas ornamentais, shows culturais e gastronomia regional. Tudo que remete à cultura potiguar estará em exposição na Feira de Artes de Petrópolis, evento que visa estimular o turismo de Natal e Região Metropolitana. A Feira será realizada neste sábado e domingo, na Praça das Flores, sendo estendido durante todo este ano sempre no último final de semana de cada mês. O projeto é desenvolvido pelo jornalista Toinho Silveira, com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Fecomércio, SESC, FIERN e SESI.

Os visitantes poderão desfrutar do rico artesanato produzindo no Rio Grande do Norte, podendo contribuir com o fortalecimento do mercado. Cerca de 40 profissionais entre artistas plásticos, artesãos, produtores individuais de flores e plantas ornamentais e literatos têm a oportunidade de apresentar o seu produto com visibilidade.

“Queremos que os nossos visitantes conheçam a arte e o artesanato potiguar”, disse Graça Queiroga, coordenadora do evento.

Para este sábado, haverá atrações de entretenimento das crianças e depois shows dos artistas potiguares Chico Acari, que apresentará o show “Luiz Gonzaga na Praça”, e Carlinhos Zen, acompanhado de vários outros músicos. As exposições acontecerão sempre das 10h às 20h. As programações dos outros meses serão divulgadas com a proximidade do evento.

Para Graça Queiroga, uma das maiores conquistas foi conseguir inserir o evento no calendário turístico de Natal. “Diante do nível da organização e da receptividade do povo, o secretário municipal de Turismo, Fernando Bezerril, oficializou a inserção da nossa Feira de Artes no calendário turístico. É um orgulho muito grande para nós, pois sabemos das dificuldades de organizar um evento de grande porte como esse”, afirmou.

Ainda segundo Graça Queiroga, o projeto também objetiva revitalizar a Praça das Flores, que está inserida em uma área nobre de Natal. “Mesmo assim, precisa de mais atenção e cuidado. A praça tem que receber mais movimentação para que os serviços locais sejam beneficiados. Por isso, nossa Feira de Artes se encaixa como uma ação multifocal, um mix de expressões culturais, que dá visibilidade aos artesãos e artistas do estado, além de dar movimento à área”, afirmou.

(5)

27.04.13

Portal JH

Particularidades

As exposições chamam atenção dos visitantes pelos trabalhos desenvolvidos. Joaquim Hélio e Edna Estevam, com o apoio da Associação de Orientação aos Deficientes (Adote), desenvolveram técnicas de produção com cerâmicas e expõe suas artes na Feira. “Aqui é uma grande oportunidade, pois abre portas para divulgação do nosso trabalho. As pessoas passam por aqui direto e, de alguma forma, ficam conhecendo nossa atividade”, disse Edna.

Segundo Joaquim, são poucas as pessoas no Estado que trabalham com a cerâmica. “É um trabalho muito detalhado, que requer tempo e paciência. Que eu saiba, nós somos pioneiros aqui nessa técnica. As poucas pessoas que fazem, vieram de fora. Não é que técnica seja difícil, mas tem que ter uma dedicação e criatividade para formar esses mosaicos”, afirmou.

A Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú, de Extremoz vai levar artesanatos produzidos a partir da fibra da bananeira, que inclui até a produção de papel A4. De acordo com informações de Leda Medeiros, presidente da instituição, após a retirada do cacho da banana, é feita a extração das bainhas, obtendo-se vários tipos de fibra que variam de tom e cor conforme a espécie da bananeira. “Da riqueza natural e pelas mãos criativas dos artesãos ocorre à transformação das fibras em belos e úteis objetos”, informou Leda Medeiros.

Quem visitar a Feira, também poderá contribuir com o bazar da Comunidade Cristã Nova Esperança, igreja inclusiva de Natal. “Tudo que estamos expondo veio de doações da comunidade. O valor arrecadado é para a manutenção da igreja e outras ações sociais. Nossa igreja não remunera pastor, nem atividades. O dinheiro vem da realização de bazar, dízimos e ofertas”, afirmou a organizadora do bazar, Marília Seabra.

http://jornaldehoje.com.br/feira-de-artes-promove-mix-de-expressoes-culturais/

Referências

Documentos relacionados

475-N, I do CPC, segundo o qual é título executivos judicial 'a sentença proferida no processo civil que reconheça a existência da obrigação de fazer, não

Para ser mais específico, o estudo não foi escrito em um estilo autobiográfico completo, mas sim, usando elementos do relato da pesquisadora por meio de registros em diário

subaracnóide, para drenar o líquor.A subaracnóide, para drenar o líquor.A subaracnóide, para drenar o líquor.A subaracnóide, para drenar o líquor.A derivação lombar externa

OBJETIVOS: O presente trabalho constitui parte de uma análise mais ampla cujo objetivo geral consiste em contribuir para a compreensão a respeito das características dos itens

Com relação à freqüência de consumo de pescado nas três cidades em questão, observou que 49,69% dos paulistanos consomem pescado mais que 3 vezes por mês, ou seja, pelo menos uma

O objetivo deste trabalho é a caracterização da situação da piscicultura na bacia do alto Taquari pertencente ao estado do Mato Grosso do Sul, a fim de se propor melhorias no

O Participante tem uma garantia de devolução do dinheiro (sujeita às condições) se o Produto HP não tiver satisfeito O Participante tem uma garantia de devolução do dinheiro

Agora que a playlist já está planificada e criada é interessante separar um bom tempo para atualizar as músicas seguindo todos os critérios acima e o conceito ao qual você