• Nenhum resultado encontrado

Projeto de Recuperação Final - 2ª Série (EM)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto de Recuperação Final - 2ª Série (EM)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Projeto de Recuperação Final

-

Série (EM)

GEOGRAFIA

MATÉRIA A SER ESTUDADA

VOLUME

CAPÍTULO

ASSUNTO

Adaptação

16

Blocos Econômicos

Adaptação

17

Comércio e transporte

Adaptação

18

Indústria e industrialização

Adaptação

23

Movimentos migratórios mundiais

Adaptação

24

Urbanização e problemas urbanos

LISTA DE EXERCÍCIOS

Texto para as próximas duas questões:

O modelo de formação do bloco regional europeu sofreu mudanças, ao longo da segunda metade do século XX, de acordo com os caminhos traçados pela geopolítica mundial no período. Apesar de todos os seus problemas, esse modelo se mantém como referência para outros processos de regionalização no mundo de hoje.

01. Diferencie o objetivo de formação do Mercado Comum Europeu (MCE), pelo Tratado de Roma, de 1957, do da União Europeia (UE) pelo Tratado de Maastricht, em 1992.

02. Identifique dois processos geopolíticos geradores de grandes mudanças territoriais e políticas ocorridos na Europa, entre 1989 e 1991, que impulsionaram a expansão da UE para outras regiões.

03. Uma das características geopolíticas e econômicas do mundo atual é a existência de um grande número de associações regionais de países, a exemplo da União Europeia e do Mercosul. Caracterize esses dois blocos, evidenciando as diferenças entre eles.

04.

As figuras acima ilustram a importância do sistema internacional de circulação. As longas distâncias a serem vencidas representam altos custos, calculados em função do tempo de deslocamento. Por isso foram construídos dois importantes canais de comunicação interoceânicos, hoje já centenários. São eles o Canal de Suez e o Canal do Panamá, que completou cem anos em agosto.

(2)

a) Associe corretamente cada figura ao respectivo Canal mencionado no texto, e apresente, com base nas figuras, características da paisagem que permitem identificar a localização correta de cada Canal.

b) Até 1999, quando a administração do Canal Panamá foi entregue ao Governo do Panamá, o Canal esteve sob controle de outro país. Qual é esse país e qual foi seu interesse no controle do Canal?

05. Os avanços tecnológicos nos meios de transporte e os grandes adensamentos urbanos alteraram as relações espaço-tempo. Hoje em dia, nem sempre o meio de transporte mais veloz é aquele que minimiza o tempo de deslocamento entre os centros urbanos. Por exemplo: a distância entre Paris e Lyon é de cerca de 550 km. O tempo médio de deslocamento entre as áreas centrais das duas cidades é de 2 horas quando se utiliza o trem de alta velocidade e de 3 horas quando a viagem é feita de avião.

Explique por que, em relação ao uso do avião, o trem de alta velocidade permite uma redução no tempo médio de deslocamento entre grandes cidades como Paris e Lyon.

06. Observe o gráfico, que contém a distribuição das cargas entre diversas modalidades de transporte em três países com grande extensão territorial.

(Ministério dos Transportes, Empresa Brasileira de Planejamento de Transporte - Geipot, Confederação Nacional dos Transportes - CNT) a) Identifique a principal modalidade de transporte utilizada em cada um dos países, analisando-as em termos de custos.

b) Como cada país complementa sua principal opção de transporte? Considerando os custos de cada um dos meios de transporte, em qual dos três países a opção é mais adequada?

07. A localização de uma indústria está relacionada à busca de vantagens que lhe confiram melhores condições em relação à concorrência. Assim, quanto menores os custos envolvidos, maiores as possibilidades de lucros. Os principais fatores levados em conta para a instalação de uma fábrica são: mercado consumidor, matéria-prima, rede de transportes, água, energia e mão de obra. A ação do Estado também pode influenciar na localização das indústrias.

Adaptado de SUCENA, I. S.; SAMPAIO, S. F. Geografia: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2010. Ao longo do tempo, os fatores que interferem na escolha da localização de uma indústria variam de importância, podendo inclusive surgir novos fatores.

Explique a diminuição da importância, nos dias de hoje, da localização das indústrias nas proximidades de recursos energéticos.

08. Indique uma ação do Estado que pode exercer influência na instalação de uma unidade fabril.

09. Uma das questões principais no processo produtivo capitalista é a agregação de valor ao produto, condição essencial para uma melhor distribuição de renda na relação entre capital e trabalho. Considerando-se o exposto, a) indique como um produto/mercadoria pode ter alto valor agregado;

b) cite dois exemplos de produtos com alto valor agregado; c) cite dois exemplos de produtos com baixo valor agregado.

(3)

10. As figuras ilustram dois modelos de organização da produção industrial que revolucionaram o mundo do trabalho durante o século XX.

Identifique esses modelos e discorra sobre duas características de cada um deles. Texto para as próximas três questões:

Com relação ao destino dos bens produzidos, as indústrias podem ser classificadas como indústrias de bens de produção. Sobre este tipo de indústria, responda ao que se pede.

11. Nomeie duas das suas principais características. 12. Cite os dois principais grupos.

13. Cite dois exemplos para cada grupo de indústria. Texto para as próximas três questões:

Com relação ao destino dos bens produzidos, as indústrias podem ser classificadas como indústrias de bens de consumo. Sobre este tipo de indústria, responda ao que se pede.

14. Nomeie duas das suas principais características. 15. Cite os dois principais grupos.

16. Cite dois exemplos para cada grupo de indústria.

17. Considere a relação entre a industrialização e o desenvolvimento tecnológico para fazer o que se pede a seguir:

a) O que diferencia, na atualidade, os "países desenvolvidos" dos "países subdesenvolvidos"? b) Cite três ramos industriais da chamada nova revolução tecnológica.

18. Por que países como o Brasil apresentam dificuldades em avançar no desenvolvimento de ramos industriais de alta tecnologia?

(4)

20. As novas formas de organização da produção industrial foram chamadas por alguns autores de pós-fordismo, para diferenciá-las da produção fordista.

a) Apresente dois aspectos do processo industrial fordista e dois do pós-fordista. b) Caracterize o espaço industrial no fordismo e no pós-fordismo.

21. Os casos de mortes de imigrantes ilegais que tentam chegar à Europa por via marítima têm ocupado os noticiários. Na figura abaixo, os pontos indicam os locais onde ocorreram essas mortes, de janeiro de 2000 a julho de 2015.

Identifique os dois continentes de procedência da maior parte desses imigrantes. Em seguida, apresente duas justificativas socioeconômicas que têm levado essas pessoas a deixar os continentes de origem em direção à Europa.

22. O entendimento dos processos sociais envolvidos nos fluxos de pessoas entre países, regiões e continentes passa pelo reconhecimento de que sob a rubrica migração internacional estão envolvidos fenômenos distintos, com grupos sociais e implicações diversas. A migração internacional, no contexto da globalização, é inevitável e deve ser entendida como parte das estratégias de sobrevivência, de impulso para alcançar novos horizontes, e a globalização, nesse contexto, age como fator de estímulo.

(Neide L. Patarra. “Migrações internacionais: teorias, políticas e movimentos sociais”. Estudos Avançados, 2006. Adaptado.)

Explique por que a globalização é um estímulo à migração internacional. Cite dois aspectos ou “fenômenos distintos” motivadores das migrações.

23. Se não conseguirmos uma distribuição justa dos refugiados, muitos vão questionar Schengen e isso é algo que não queremos. [Declaração da chanceler alemã, Angela Merkel.]

O Estado de S. Paulo, 01/09/2015.

A Europa vive uma das mais graves crises migratórias de sua história recente. Segundo a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), são esperados ao menos 1,4 milhão de refugiados entre 2015 e 2016.

O Estado de S. Paulo, 19/10/2015.

Considerando o contexto da União Europeia (UE), as informações acima e as respectivas datas de publicação, responda:

a) O que é o Espaço Schengen?

(5)

c) Explique qual foi o posicionamento da UE e o papel da Alemanha frente à intensificação desse fluxo migratório. 24. A Alemanha disse que poderá receber até 500 mil refugiados por ano nos próximos anos, mas voltou a pedir que outros países também recebam imigrantes e refugiados, diante da pior crise desde a Segunda Guerra Mundial. Sigmar Gabriel, vice-chanceler alemão (equivalente ao cargo de vice-primeiro-ministro), disse que a economia alemã é forte e, assim, o país poderia aceitar um número desproporcional de imigrantes.

Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150908_europa_refugiados_hb> Acesso em: 17 de fev. 2016.

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, responda:

a) Por que a Alemanha está disposta a receber grandes levas de refugiados oriundos do norte da África e do Oriente Médio?

b) Por que, ao contrário da Alemanha, alguns países da Europa, como Hungria, Irlanda e Dinamarca, estão impondo restrições para a entrada de imigrantes?

25. Leia o fragmento abaixo:

“A agência humanitária da ONU disse nesta terça-feira (19), que vai lançar uma grande operação de ajuda humanitária para enviar suprimentos a mais de meio milhão de pessoas deslocadas pelo conflito no norte do Iraque. Centenas de milhares fugiram de suas casas desde que os confrontos provocados por militantes do grupo Estado Islâmico varreram grande parte do norte e oeste do Iraque em junho, representando uma ameaça de fragmentação do país. (...) o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Adrian Edwards estima que um total de 1,2 milhão de pessoas deixaram suas casas por todo o Iraque neste ano.

Fonte: Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/08>. Acesso em: 12 out. 2014.

O fragmento evidencia um fenômeno migratório diretamente relacionado a conflitos de natureza étnica, religiosa e ideológica.

a) Caracterize esse fenômeno.

b) Apresente uma causa e uma consequência do referido fenômeno.

26. A urbanização corresponde ao processo de transformação dos espaços rurais em espaços urbanos, com o crescimento das cidades e das práticas inerentes a elas, como as atividades industriais e comerciais. O urbano não se restringe à cidade, mas é principalmente nela que ele se materializa, fato que associa o processo de urbanização ao crescimento das cidades em relação ao campo.

Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/urbanizacao.htm> Acesso em: 18 de fev. 2016.

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede.

a) Diferencie o processo de urbanização ocorrido nos países desenvolvidos e nos emergentes.

b) A formação de metrópoles é considerada um fator comum na urbanização dos países desenvolvidos e nos emergentes. Nesse sentido, explique como ocorreu tal processo nesses dois grupos de países.

27. Dez maiores megacidades no mundo em 1990 e em 2030

1990 2030

1. Tóquio (Japão) 1. Tóquio (Japão) 2. Osaka (Japão) 2. Délhi (Índia) 3. Nova Iorque (E.U.A.) 3. Xangai (China)

4. Cidade do México (México) 4. Mumbai/Bombaim (Índia) 5. São Paulo (Brasil) 5. Beijing/Pequim (China) 6. Mumbai/Bombaim (Índia) 6. Daca (Bangladesh) 7. Kolkata/Calcutá (Índia) 7. Karachi (Paquistão) 8. Los Angeles (E.U.A.) 8. Los Angeles (E.U.A.) 9. Seul (Coreia do Sul) 9. Cairo (Egito)

(6)

O conceito de megacidade contribui para o entendimento do processo de urbanização em diferentes países do mundo. Na tabela, mostram-se dados passados e projeções de ocorrência no mundo desse tipo específico de aglomeração urbana.

Apresente o critério demográfico que define megacidade. Comparando as duas colunas, identifique uma tendência da distribuição espacial das megacidades no mundo.

28. Observe as charges:

As imagens retratam duas situações relacionadas a problemas comuns e atuais das grandes cidades. Considerando que a crítica existente nas mesmas refere-se aos problemas enfrentados pela população urbana, crie uma situação para cada imagem, que demonstre o fenômeno implícito nelas.

29.

Segundo dados da ONU (2013), em 2011, 51% da população mundial (3.6 bilhões) passou a viver em áreas urbanas, em contraste com pouco mais de um terço registrado em 1972. Essa mudança tem implicado grandes metamorfoses do espaço habitado, levando à formação de megacidades (aglomerados urbanos com mais de 10 milhões de habitantes) em todos os continentes.

a) Indique os fatores que impulsionam a urbanização mundial, levando à formação de megacidades nos países menos desenvolvidos.

b) Aponte, ao menos, três problemas relacionados à dinâmica do espaço urbano das megacidades em países menos desenvolvidos.

(7)

a) Nesse esquema, está representado um fenômeno urbano denominado:

b) Cite um fator responsável pela expansão das áreas adensadas dos municípios.

c) Cite e explique uma consequência socioeconômica originada a partir do crescimento desordenado das áreas A e B.

31. Explique o que significa cidade global e, em seguida, cite três exemplos de cidades globais. Texto para as próximas quatro questões:

A urbanização tem gerado uma série de problemas de degradação dos recursos naturais repercutindo na qualidade de vida das populações. Em relação às influências da urbanização sobre o clima, observa-se uma série de alterações nos diferentes atributos do sistema climático. Sobre esse tema, responda o que se pede a seguir. 32. Identifique o fenômeno térmico que se forma sobre as cidades.

33. Cite dois fatores que causam o aumento da temperatura na cidade.

34. Identifique um elemento da natureza que ameniza as condições térmicas nas cidades. 35. Mencione uma consequência da poluição da atmosfera nas cidades.

Texto para as próximas cinco questões:

As cidades cresceram muito, concentrando milhões de pessoas que se encontram em busca de sobrevivência. Hoje, no mundo, a população urbana supera a população rural. As megacidades alcançam cifras impensáveis. A população de Tóquio em 2007 era superior a trinta e cinco milhões de habitantes. São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as maiores cidades do mundo.

SILVA, José Borzacchiello. Megacidades. "O Povo". 17/08/2008, p. 5. O rápido crescimento das cidades amplia a necessidade de estabelecer conceitos que definam de forma clara os fenômenos urbanos, assim como de desenvolver teorias que expliquem e/ou orientem a prevenção de problemas decorrentes desse crescimento. As questões abaixo versam sobre os fenômenos urbanos, a forma como a urbanização se processa no mundo e as consequências da urbanização.

36. Defina sítio urbano: 37. Defina rede urbana: 38. Defina conurbação:

39. Apresente duas características do processo de urbanização em cidades de países: a) Desenvolvidos

b) Subdesenvolvidos

40. Cite dois problemas de ordem social e econômica que afetam os jovens ocupados na economia informal, fenômeno crescente nas cidades brasileiras.

Referências

Documentos relacionados

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

No prazo de 10 dias contada da deliberação, para os condóminos presentes, ou contada da sua comunicação, para os condómino ausentes, pode ser exigida ao administrador a convocação

Sabiamente, a nova lei vai contemplar a prorrogação sucessiva desse prazo nas hipóteses excepcionais de impedimento de acesso à área de pesquisa ou de falta de

The association between it and gastrointestinal symptoms was demonstrated to be statistically significant (‰2=7.981; p=0.005), and people who did not have gastrointestinal

A Figura 4.1 demonstra a situação de um problema que pode ser abordado através da metodologia TPS. Se considerarmos a dinâmica do sistema através de uma simulação MD ou MC comum,

Na avaliação da satisfação sexual e qualidade de vida das seis mulheres investigadas as quais compuseram a amostra, observou-se que estas se consideravam

Fundamento: A dislipidemia secundária à terapia antirretroviral potente nos pacientes com HIV está associada à significativa elevação da morbimortalidade cardiovascular por

Os valores calculados de seções de choque para efeito de comparações foram obtidos por análise de estrutura molecular, conformação e composição química dos materiais, e os