• Nenhum resultado encontrado

O Nosso Chamado O Propósito de Deus para Nós Gideão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Nosso Chamado O Propósito de Deus para Nós Gideão"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

O Nosso Chamado – O Propósito de Deus para Nós – Gideão

Deus quer Realizar os Seus Propósitos em Nossas Vidas (Juízes: 6, 7 e 8)

1. Em Juizes 6:11:14 “Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, que era da família de Abiezer. O seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os

midianitas não o encontrassem. 12 Então o Anjo do Senhor apareceu a ele e disse: Você

é corajoso, e o Senhor está com você! 13 Gideão respondeu: Se o Senhor Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o Senhor costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas. 14 Então o

Senhor Deus ordenou a Gideão: Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos

midianitas. Sou Eu quem está mandando que você vá”.

O chamado de Jeremias 1:4-8 “O Senhor Deus me disse: 5 Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações. 6 Então eu disse: Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois

sou muito jovem. 7 Mas o Senhor respondeu: Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com

as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. 8 Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando.

2. Mas Porque o povo sofria:

Juízes 6:1 “O povo de Israel pecou contra Deus, o Senhor e por isso ele deixou que o povo de

Midiã os dominasse durante sete anos.”

Os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor:

3. O que os filhos de Israel fizeram: clamaram ao Senhor.

Juízes 6:6b “Então os israelitas pediram socorro a Deus, o Senhor.”

4. O anjo do Senhor apareceu e falou com Gideão. Juízes 6:12 e 14 “Então o Anjo do Senhor apareceu a ele e disse: “O Senhor é contigo homem valente (varão valoroso)”. Então o Senhor

(2)

2

Deus ordenou a Gideão: Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou

Eu quem está mandando que você vá.

5. Gideão falou ao anjo do Senhor: Juízes 6:13 “Se o Senhor Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o Senhor costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas.” (inimigos, adversários).

6. Naquela noite o Senhor disse a Gideão: Juízes 6:25 “Leve o touro que pertence a seu pai e outro touro de sete anos e derrube o altar do deus Baal que é do seu pai e também o Poste-ídolo que está ao seu lado.”

Muito Importante!

7. A Primeira providência que Deus pediu para Gideão foi retirar o que estava impedindo as bênçãos de Deus sobre a sua família e o seu povo: O Pecado de idolatria, o nosso Deus não divide a Sua glória.

8. Qual é o motivo pela qual as bênçãos de Deus não chegam até nós hoje? Idolatria: Adorar ou se curvar diante de outros deuses, imagens ou o dinheiro, trabalho, carro, casa, cargo, fama, carreira, profissão, religião - santos, músicas, filmes mundanos, bebidas, Jogos, Vícios, Internet, TV, Filhos.

9. Características de Gideão, que levou Deus a confiá-lo uma responsabilidade maior:

Humildade: Juízes 6:15b “Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.

Confiança no Senhor: Juízes 6:23 “Mas o Senhor respondeu: Não fique com medo. Tudo

está bem. Você não morrerá.”

(uma palavra de segurança do Senhor não morrerás). O Senhor quer que tenhamos confiança absoluta nEle.

(3)

3

Juízes 6:27 “Gideão levou dez dos seus empregados e fez o que o Senhor tinha dito. Porém, como estava com medo da sua família e do povo da cidade, em vez de fazer isso de dia, fez

de noite.”

10. Gideão Obedeceu a Deus e sofreu retaliação da Família e dos amigos: Juízes 6:30 “Então disseram a Joás: Traga o seu filho aqui para ser morto porque ele derrubou o altar de Baal e o Poste-ídolo.”

11. Gideão passou no teste da Fé e da obediência ao chamado de Deus. Veja o que diz Juízes

6:34b “E o Espírito do Senhor dominou Gideão. Ele tocou uma corneta feita de chifre de

carneiro, e os homens do grupo de famílias de Abiezer foram juntar-se a ele.”

12. Gideão: ainda queria mais provas de que ele não estava Louco e que ele deveria libertar sua família e o povo de Deus das mãos dos inimigos.

1ª prova de que Deus estava com ele Juízes 6:36-38 “Então Gideão disse: Ó Deus, tu

disseste que queres me usar para libertar o povo de Israel. 37 Pois bem. Vou pôr um pouco de lã no lugar onde malhamos o trigo. Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu realmente me usarás para libertar Israel. 38 O que ele disse aconteceu. Na manhã seguinte Gideão se levantou, espremeu a lã, e dela saiu água que deu para encher uma tigela.”

2ª prova (Gideão achou que sua prova não era convincente Juízes 6:39-40 “Então ele

pediu a Deus: Não fiques zangado comigo. Mas deixa que eu fale só mais uma vez. Deixa, por favor, que eu faça mais uma prova com a lã. Que desta vez a lã fique seca, e que haja orvalho somente no chão em volta dela! 40 E Deus fez isso naquela noite. A lã ficou seca, e o chão em volta ficou coberto de orvalho.”

“Então Gideão se convenceu de que estava obedecendo a vontade de Deus”.

(4)

4

Juízes 7:1-2 “Então, Jerubaal, que é Gideão, se levantou de madrugada, e todo o povo que

com ele estava, e se acamparam junto à fonte de Harode, de maneira que o arraial dos midianitas lhe ficava para o norte, no vale, defronte do outeiro de Moré. 2 Disse o Senhor a Gideão: É demais o povo que está contigo (32 mil homens), para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou.”

14. O Senhor escolhe só os corajosos Juízes 7:3 “Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.”

15. O Senhor nos põe à prova Juízes 7:4 “Disse mais o Senhor a Gideão: Ainda há povo demais, faze-os descer às águas, e ali tos provarei, aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá, porém todo aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá.”

16. O Senhor dá as estratégias à Gideão para escolher os soldados Juízes 7:5-7 “Fez Gideão descer os homens às águas. Então, o Senhor lhe disse: Todo que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás à parte, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. 6 Foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber a água. 7 Então, disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar.”

17. O Senhor avisa a hora de agir devemos ter Paciência Juízes 7:9 “Sucedeu que, naquela mesma noite, o Senhor lhe disse: Levanta-te e desce contra o arraial, porque o entreguei nas tuas mãos.”

18. O Senhor sempre coloca alguém p/ liderar seu exército e passa suas estratégias Juízes

7:17-18 “disse-lhes: Olhai para mim e fazei como eu fizer. Chegando eu às imediações do

arraial, como fizer eu, assim fareis. 18 Quando eu tocar a trombeta, e todos os que comigo estiverem, então, vós também tocareis a vossa ao redor de todo o arraial e direis: Pelo Senhor e por Gideão!”

(5)

5

19. O Senhor é que Luta e Peleja por nós, é o Senhor que vence os inimigos Juízes 7:22 “Ao soar das trezentas trombetas, o Senhor tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, que fugiu rumo de Zererá, até Bete-Sita, até ao limite de Abel-Meolá, acima de Tabate. com apenas 300 soldados foram derrotados os inimigos.”

20. O Exército foi atrás dos que fugiram e mataram a todos,

Juízes 8:10-12 “Zeba e Salmuna estavam em Carcor com seu exército. De todo o exército dos

povos do deserto, restavam apenas quinze mil homens. Cento e vinte mil tinham sido mortos. 11 Gideão foi pelo caminho que rodeava o deserto, a leste de Noba e Jogbeá, e atacou de surpresa o exército inimigo. 12 Zeba e Salmuna, os dois chefes midianitas, fugiram. Mas ele os perseguiu e os prendeu. E o exército inteiro foi derrotado.”

Juízes 8:28 “Os midianitas foram derrotados pelos israelitas e por muito tempo deixaram de

ser uma ameaça para eles. E a terra ficou em paz durante quarenta anos enquanto Gideão viveu.”

CONCLUSÃO:

- Você está disposto a ser o Gideão de sua Família?

- Você está disposto a retirar o Pecado de dentro de sua Casa? - Você está disposto a retirar o Pecado de dentro de seu Coração? - Você está disposto a Obedecer as Instruções de Deus e Obedecê-Lo? - Ter confiança absoluta em Deus?

Referências

Documentos relacionados

Para atingir seus objetivos o FUNDO deverá manter, no mínimo 80% (oitenta por cento) da carteira em ativos relacionados diretamente, ou sintetizado via derivativos, à exposição

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Em nosso último boletim dominical trouxemos algumas orientações de como deveríamos nos preparar para o culto que oferecemos ao Senhor.. Nossa intenção é trazer

Animador: Ante a sábia resposta do Verdadeiro Mestre, assim como o mestre da Lei, no diálogo com Jesus, enxergou e afirmou que o amor a Deus e ao próximo supera todos

Tomamos a pesquisa “A Passagem do Ensino Médio ao Ensino Superior: acesso e inclusão de alunos da rede Pública na cultura acadêmica da universidade pública”

Visando o conhecimento detalhado da vegetação do local, foi realizado um levantamento quali-quantitativo das árvores e palmeiras da praça, observando suas principais

Proprietário de veículo que possue a caderneta de deficiente físico e de acordo com o conteúdo da deficiência, poderá obter redução ou insenção do imposto, e para isso

A história de João fala-nos, em primeiro lugar, de um Deus que ama os homens e que tem para lhes oferecer um projecto de salvação e de vida plena; é por isso que Ele inventa