• Nenhum resultado encontrado

DEPARTAMENTO MÚSICA POPULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DEPARTAMENTO MÚSICA POPULAR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

D

EPARTAMENTO

M

ÚSICA

POPULAR

ENQUADRAMENTO

A música, entendida como linguagem universal, tem vindo a desenvolver estilos e linguagens próprias da diferenciação dos povos e das culturas tradicionais e urbanas no encontro de géneros e abordagens distintas da música clássica. O CRBA, tendo como ponto de partida o ensino da música clássica, reconhece o valor dessa diferenciação de estilos e géneros musicais intrínsecos ao desenvolvimento da comunidade onde se insere, como ponto de encontro à fruição da música entendida como linguagem universal. É neste sentido que o CRBA promove esta nova abordagem formativa, direccionada para as origens e tendências culturais da actualidade, desenvolvendo programas e competências específicas, fundamentada pela necessidade de diversificação e alargamento da oferta formativa como resposta aos jovens que ambicionam desenvolver a sua vocação e interesses no estudo de outros géneros para além da música clássica, nomeadamente na música portuguesa de tradição oral e na música popular do séc. xx

CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS DO DMP MATRIZ CURRICULAR

Os Cursos do DMP integram as seguintes componentes de formação:

a) Formação geral que visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos;

b) Formação científica que visa a aquisição e o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos e aptidões de base do respectivo curso;

c) Formação técnico-artística que visa a aquisição e o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos e aptidões de base do respectivo curso e contempla a formação em contexto de trabalho.

FUNCIONAMENTO

Regime Livre, de complemento à formação pessoal, alargando as oportunidades e contactos com distintas realidades artísticas.

(2)

ESTRUTURA DOS CURSOS DMP

MÚSICA TRADICIONAL PORTUGUESA

No âmbito da música tradicional, pretende-se criar uma oferta formativa que vá de encontro ao saber da tradição oral da região, com base nas recolhas efectuadas, dando-lhe a oportunidade de transmissão por via do uso de saberes científicos e pedagógicos, e encontrando formas e roupagens distintas tendo como denominador comum a base de tradição oral.

CURSOS √GUITARRA PORTUGUESA

√BAIXO ACÚSTICO

√ACORDEÃO

√VIOLA CAMPANIÇA

√CANTE ALENTEJANO

MÚSICA POPULAR DO SÉC. XX

Nesta área, a oferta formativa tem como objectivo o desenvolvimento das capacidades na interpretação e improvisação sobre harmonias tradicionais do repertório do jazz e da música moderna, com abordagens a distintos estilos: Blues; Pop/ Rock; Rhythm and Blues; Soul; Funky; Jazz (Bossa Nova, Standard, Fusion...); Musicais Broadway

CURSOS √VOZ

√GUITARRA ELÉCTRICA

√BAIXO ELÉCTRICO/CONTRABAIXO

√SAXOFONE

√TROMPETE

√PIANO/TECLADOS

(3)

DISCIPLINAS

Descrição e objectivos gerais das disciplinas

INSTRUMENTO

Tem como objectivos trabalhar a técnica instrumental, improvisação e repertório específico e adequado a cada género musical.

COMBO

Aula colectiva ligada à música moderna, com grupos instrumentais, composta por alunos de níveis idênticos que abordam o repertório específico de cada género e onde é desenvolvida a capacidade de improvisação.

MÚSICA DE CONJUNTO

Aula colectiva ligada à música tradicional, com grupos instrumentais tradicionais, com repertório específico de cada área instrumental.

CANTE ALENTEJANO

Aula de cante alentejano e ensaio de grupo.

SEMINÁRIOS E WORKSHOPS

Com calendarização regular, cujo conteúdo aborda temas de ordem técnica e teórica relativamente aos vários géneros musicais e respectivos instrumentos.

ESPECIFICIDADES

Durante o curso serão desenvolvidas competências práticas e teóricas, de caracter multidisciplinar, com o objectivo final de oferecer ao aluno uma formação que se pretende completa e abrangente.

Disciplina Carga Horária

Instrumento 1 hora semanal

½ hora semanal Combo/

Música de conjunto 2 horas mensais

Seminários e workshops temáticos

Regularmente (calendarização própria)

(4)

DOCENTES CONVIDADOS

Os docentes apresentam um curriculum com uma vasta e notável experiência artística. Em comum tem também uma longa experiência no ensino, tanto nos níveis iniciais como a nível superior, apresentam uma grande versatilidade como músicos e como professores.

Voz Helena Lourenço

Guitarra Eléctrica João Baião

Baixo Eléctrico/Contrabaixo Carlos Menezes

Saxofone/Classe de Combo Corrado Floriddia

Trompete/Classe de Combo Johannes Krieger

Piano/Teclados José Liaça

Bateria e Percussões Mário Lopes

Cante Alentejano Paulo Colaço

Viola Campaniça Paulo Colaço

Pedro Mestre

Guitarra Portuguesa Henrique Leitão

Baixo Acústico Carlos Menezes

Acordeão Jorge Caeiro

Seminários e Workshops António João César

CURRÍCULOS

HELENA LOURENÇO (Canto)

É licenciada em Canto pela Universidade de Évora. Fez os seus estudos, a nível de conservatório, na Academia de Música Eborense e na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha). Estudou com as professoras Joana Levy, Maria Repas Gonçalves e Ana Paula Russo. Foi professora de Canto no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, de Coro na Escola Profissional de Música de Évora, de técnica vocal e orientadora de estudo no Coro Gregoriano de Évora e de Educação Musical no Conservatório de Música de Sintra. Colabora há vários anos nos cursos de verão da Caisl (Carlucci American Internacional School of Lisbon) como professora de expressão musical e expressão dramática. Vasta experiência como docente, em diversas áreas musicais. Participou em concursos internacionais e

(5)

JOÃO BAIÃO (Guitarra Eléctrica)

Frequenta a Licenciatura em música pela Universidade de Évora (área especifica de Jazz). Estudou guitarra na Academia de Música Eborense e Escola de Música Jazz "JB Jazz", em Lisboa. Realizou o curso de multimédia (na escola EPCI), no qual desenvolveu colaborações na realização de bandas sonoras para curtas-metragens e documentários. Colaborou em diversos projectos de música e teatro (Valdez e as Piranhas Douradas, do encenador Pedro Wilson, e Os Figuinhos da Mina, com Zeto Feijão, dos Orquestrada), e com os grupos Ortigões, Pedro Pinto & Gandins, Bossa Morna, entre outros. Membro fundador do grupo Amanita Ponderosa, que cruza diversos géneros e privilegia o improviso.

CARLOS MENEZES (Baixo Acústico/Baixo Eléctrico/Contrabaixo)

Frequência da Licenciatura em Contrabaixo pela Universidade de Évora. Licenciado em Educação Musical pelo IESC. Leccionou na Academia de Musica Eborense, na Escola Profissional de Música de Évora e no Conservatório Regional do Algarve “Maria Campina”. É convidado regularmente como reforço na Orquestra Metropolitana de Lisboa e na Orquestra Gulbenkian. Desenvolve e integra trabalhos em vários estilos de música (Jazz, Fado, Étnica, Tradicional Popular Portuguesa e Africana). Integra o projecto de Custodio Castelo Trio, com quem realiza concertos um pouco por todo o mundo.

CORRADO FLORIDDIA (Saxofone)

De nacionalidade italiana, licenciado em Saxofone pelo Conservatório Statale di Musica Antonio Vivaldi di Alessandria (Itália) e pela Escola Superior de Música de Lisboa. Foi professor de saxofone, música de câmara e classe de combo nos Conservatórios Regional de Portalegre, no Eborae Musica, na Escola Profissional de Música de Évora, e na Escola Music Land (Mafra). Participou em concursos internacionais, onde foi distinguido com vários prémios. Orientou workshops e laboratórios musicais. Integrou diversas formações orquestrais em Itália e Portugal. É elemento de várias formações ligadas ao Jazz. Mentor dos projectos Directum e Popular Ensemble.

JOHANNES KRIEGER (Trompete)

De nacionalidade alemã, é um dos fundadores da Tora Tora Big Band e dirige os seus grupos Chibanga Groove e Jungle Jazz Orchestra. Tem participado em projectos com cantores como Orquestra Todos, Amélia Muge, Tito Paris, André Cabaço, Danae & Os Novos Crioulos e La Macchina Volante, e em projectos instrumentais como Wishful Thinking, Interlúnio, Mo´Francesco Quintetto, Tumbala e Quarteto de Yuri Daniel. É dirigente da Reunion Big Jazz Band e docente de trompete na Universidade de Évora.

(6)

JOSÉ LIAÇA (Piano/Teclados)

Curso geral de piano pelo Conservatório Nacional de Lisboa. Frequência do Curso de Jazz da Escola do Hot Club de Portugal (Lisboa). Diversos workshops Roland: Novas tecnologias aplicadas à música; Sistemas para o ensino da música; Sintetizadores e Samplers; Sistemas Digitais de Gravação Profissional. Vasta experiência como professor. Acompanha vários artistas de renome no panorama musical português.

MÁRIO LOPES (Bateria/Percussões)

Finalista da Licenciatura em Música (Ramo bateria Jazz), na Universidade de Évora. Diversas participações em workshops e estágios de orquestra. Foi membro de várias formações musicais. Docente no Conservatório Regional de Évora (Eborae Musica) e no Musicentro da Fundação Salesianos de Évora.

PAULO COLAÇO (Viola Campaniça/ Cante Alentejano)

Estudou Guitarra no Conservatório do Baixo Alentejo, no Conservatório de Música de Évora e na escola de Jazz do Hot Club Portugal. Participou em vários workshops internacionais, dos quais se destacam a Academia da Remsheid (Alemanha), em 1990, com o Prof. Werner Engler, e na fundação Caloust Gullbenkien, com o Prof. Frank Kölges. Em 1998 conhece a Viola Campaniça e, desde então, dedica-se ao estudo da Viola do Alentejo, instrumento em torno do qual cria o Grupo Adiafa. Fundador dos grupos AL-Bravia, Os Tocadores e o Modas à (Moda) Campaniça. Faz parte do Grupo Vozes da Cal projeto que envolve os contos orais e a música de imaginário mediterrânico (luso-árabe). Ensina, nas turmas do 1º ciclo do Agrupamento Nº2 de Beja Cante Alentejano, no âmbito do Projeto Herança com Raízes-

cante na escola.

PEDRO MESTRE (Viola Campaniça)

É sócio gerente da empresa Pedro Mestre – Viola Campaniça Produções Culturais, que actua na área da preservação e promoção da cultura e património material e imaterial. É animador de música tradicional/cante alentejano nas escolas do 1º ciclo do ensino básico no âmbito do projecto Cante nas Escolas em Serpa. É construtor de viola campaniça. Foi ensaiador e fundador de grupos corais e etnográficos nos concelhos de Castro Verde, Mértola e Serpa, é membro de vários grupos corais e etnográficos no concelho de Castro Verde, “4quatro ao sul”, “Rastolhice”, entre outros. Fez parte do projecto musical “les Voix du 7sois”. Fundou o projecto “Campaniço Trio”. Integra o projecto “Encontro de Violas – viola caipira e viola campaniça”, tendo editado o trabalho discográfico “De Minas ao Alentejo” em 2006 e 2012.

(7)

HENRIQUE LEITÃO (Guitarra Portuguesa)

Está envolvido em projectos musicais como À Margem, Terras de Rayo e Notas ao Vento (tradicional), Entrelinhas (guitarra portuguesa e piano), Adventum (musica portuguesa, brasileira e africana), KAYA (luso-africana), Rio Lisboa (musica brasileira, fado e jazz). No fado, é guitarrista dos músicos Carlos Leitão, Carolina, Duarte e Mara. Trabalha com regularidade em diversas casas de fado de Lisboa. Faz parte do elenco artístico do Clube de Fado em Alfama e do Marquês da Sé. Colabora com frequência nos projectos musicais do guitarrista Custódio Castelo.

JORGE CAEIRO (Acordeão)

Frequentou a Licenciatura de Música (Ramo instrumental Piano) na Universidade de Évora. Actualmente, frequenta a Licenciatura de Música (Ramo instrumental Acordeão) na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco. Fez várias Masterclass de acordeão, com Paulo Jorge Ferreira e Vladimir Zubitsky. Ganhou o 2º prémio com o Impromptu Duo no Concurso Nacional de Acordeão FoleFest. Lecionou piano no Conservatório de Música de Reguengos de Monsaraz, e acordeão na MusiClass (Montemor-o-Novo) e na Associação 4D (Évora). Colaborou em projectos de tributo a Astor Piazzolla com o PorTango (quinteto) e o TripTango (quarteto).

ANTÓNIO JOÃO CÉSAR (Seminários)

Professor e investigador. Estudou percussão com Carlos Voss. Formou-se em Ciências Musicais na Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da UNL, com Salwa Castelo Branco, Mário Vieira de Carvalho, Rui Vieira Nery, entre outros. Foi consultor no Instituto Português das Artes do Espectáculo e investigador no Instituto de Etnomusicologia da UNL, onde integrou a equipa editorial da Enciclopédia da Música em Portugal no séc. XX (Lisboa: Circulo de Leitores, 2010), colaborou na obra Vozes do Povo: a folclorização em Portugal (Oeiras: Celta, 2003). Como docente leccionou História da Música, Sociologia da Música, Produção de Espectáculos, História da Música Portuguesa, História do Fado, Acústica, Novas Tecnologias Aplicadas à Música, Expressão Vocal e Instrumental, Harmonização ao teclado (Escola Profissional da Graciosa, Escola Superior de Educação de Beja, nos Conservatórios de Vila Real de Sto. António e do Baixo Alentejo, Instituto Superior Dom Afonso III, na Musibéria). Colaborou com Coral de Linda-a-Velha, Coro de Câmara de Setúbal, Coro Opus 21, Coro Polifónico de Castro Verde que dirige desde a sua fundação (2010).

Referências

Documentos relacionados

A enxada respondeu: de fato eu vivo no chão, Pra poder dar o que comer e vestir o seu patrão Eu vim no mundo primeiro quase no tempo de Adão Se não fosse o meu sustento ninguém

Combo de Música Brasileira Iniciação ao Oboé Pratica de Conjunto Música Latina Contrabaixo na linguagem popular Iniciação ao Violão Prática de Música Popular Contemporânea

Por outro lado analisando a música como a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por

Entre os direitos morais de autor e os patrimoniais não existe independência, ou seja, o momento da criação intelectual está intimamente ligado ao direito

A forma de transcurso do sis- tema da filosofia em Schopenhauer, que vai da liberdade absoluta da vontade – e, com isto, da não-liberdade dada do intelecto – para a

para as coisas, de escrever música, que ele tenha adquirido algumas habilidades musicais intuitivas básicas, como cantar afinado, adquirir o tempo musical, porque cada música propõe

Clinical efficacy, safety and tolerability of collagenase clostridium histolyticum for the treatment of peyronie disease in 2 large double-blind, randomized, placebo

Mais de 700 jornalistas de todo o mundo viajaram para cobrir o festival que levou para Lisboa o conceito de ser um evento de música e entretenimento que é realizado