• Nenhum resultado encontrado

GUIA DE PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO INDIVIDUAL POR BIBLIOTECAS - RIBI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DE PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO INDIVIDUAL POR BIBLIOTECAS - RIBI"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Universidade de São Paulo

Sistema Integrado de Bibliotecas

Projeto RIBi – Aprimorar o Relatório Individual por Bibliotecas – RIBi

GUIA DE PREENCHIMENTO DO

RELATÓRIO INDIVIDUAL POR BIBLIOTECAS - RIBI

Equipe:

Dorotéa Maris Estela Fill – DT – (Coordenador)

Diva Carraro de Andrade – FFLCH

Eliana Rotolo - MAE

Glaucia Maria Saia Cristianini - ICMC

Manuela Gea Cabrera Reis – EP

Maria Helena Souza Ronchesel - FOB

Nelci Ramos Aguila - IO

Roberto Barsotti - DT

São Paulo

2006

(2)

SUMÁRIO INTRODUÇÃO _____________________________________________________________4 1 IDENTIFICAÇÃO _________________________________________________________5 2 DADOS ADMINISTRATIVOS _______________________________________________6 2.1 Estrutura Organizacional _______________________________________________6 2.2 Informações Complementares____________________________________________6 2.3 Horário de Funcionamento ______________________________________________7 2.4 Área Física____________________________________________________________8 2.5 Recursos Humanos _____________________________________________________8 2.6 Capacitação de Recursos Humanos _______________________________________9 2.6.1 Cursos/Eventos e Outros Promovidos/Fomentados pela Biblioteca e/ou Unidade 9 2.6.2 Cursos/Eventos e Outros Promovidos/Fomentados pelo DT/SIBi ____________10 2.7 Produção Científica da Equipe do SIBi/USP _______________________________11 3 AQUISIÇÃO _____________________________________________________________11 4 ACERVO________________________________________________________________12 4.1 Acervo de Títulos de Periódicos _________________________________________14 5 USUÁRIOS ______________________________________________________________14 6 FREQÜÊNCIA DE USUÁRIOS _____________________________________________15 7 CIRCULAÇÃO ___________________________________________________________16 8 COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA ___________________________________________16 9 CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS ____________________________________________17 10 ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO _____________________________________________18 11 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA _____________________________________________19 12 EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA ______________________________________19 13 INCLUSÃO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS ______________________20 13.1 DEDALUS __________________________________________________________20 13.2 Dissertações e Teses no Portal do Conhecimento __________________________20 13.3 Outras Bases ________________________________________________________21 14 PUBLICAÇÕES DA BIBLIOTECA _________________________________________21 15 PUBLICAÇÕES OFICIAIS DA UNIDADE COM PARTICIPAÇÃO DA BIBLIOTECA22

(3)

16 PROJETOS DA BIBLIOTECA _____________________________________________22 17 EVENTOS PROMOVIDOS PELA BIBLIOTECA E/OU COM PARTICIPAÇÃO DA

BIBLIOTECA ___________________________________________________________24 ANEXO

(4)

RELATÓRIO INDIVIDUAL POR BIBLIOTECAS - RIBi

GUIA DE PREENCHIMENTO

INTRODUÇÃO

O presente Guia tem por finalidade nortear o preenchimento do Relatório Individual por Bibliotecas - RIBi, possibilitando a padronização dos resultados apresentados pelas Bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo - SIBi/USP. Os dados a serem apresentados no RIBi devem abranger o período de coleta de 1o. de dezembro a 30 de novembro.

(5)

1 IDENTIFICAÇÃO

Responsável: nome do(a) bibliotecário(a) responsável pela Biblioteca. Biblioteca: nome da Biblioteca.

Registro no CRB/8: número do registro da Biblioteca no CRB/8. Endereço: endereço da Biblioteca.

Fone: DDD local, telefone(s) e ramal(is) da Biblioteca. Fax: DDD local e o número do fax da Biblioteca. E-mail: endereço eletrônico da Biblioteca.

Home Page: endereço da Home Page (URL) da Biblioteca/Unidade na Internet.

1 IDENTIFICAÇÃO Responsável: __________________________________________________ Biblioteca: __________________________________________________ Registro no CRB/8 - N.: __________ Endereço: __________________________________________________ Fone: ____________________ Fax: ____________________ E-Mail: ____________________ Home Page: ____________________

(6)

2 DADOS ADMINISTRATIVOS 2.1 Estrutura Organizacional

Tipo: selecionar o nível em que a Biblioteca está classificada. Opções disponíveis: Seção, Serviço, Divisão ou Outro (especifique neste item se a estrutura estiver em estudo e/ou em andamento).

Aprovada: data de aprovação do processo RUSP. Processo: número do processo RUSP.

Obs.: Caso tenha havido alteração no período, anexar o respectivo organograma para atualização do cadastro no DT/SIBi.

2 DADOS ADMINISTRATIVOS

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Tipo: (Seção, Serviço, Divisão ou Outro) __________ Aprovada: __________

Processo: __________

2.2 Informações Complementares

Subordinação Administrativa: indicar o tipo de subordinação da Biblioteca à administração da Unidade. Opções disponíveis: Diretor da Unidade ou Outro.

Comissão de Biblioteca: indicar se a Biblioteca possui Comissão de Biblioteca. Opções disponíveis: Possui ou Não possui.

Regimento da Comissão de Biblioteca: indicar se a Comissão de Biblioteca possui Regimento. Opções disponíveis: Possui ou Não possui.

Regimento de Biblioteca: indicar se a Biblioteca possui Regimento de Biblioteca. Opções disponíveis: Possui ou Não possui.

Regulamento de Serviços: indicar se a Biblioteca possui Regulamento de Serviços. Opções disponíveis: Possui ou Não possui.

Obs.: Caso tenha havido alteração no período, anexar o respectivo regimento e/ou

(7)

2.2 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Subordinação Administrativa: (Diretor da Unidade ou Outro)

Comissão de Biblioteca: (Possui ou Não possui)

Regimento da Comissão de Biblioteca: (Possui ou Não possui)

Regimento de Biblioteca: (Possui ou Não possui)

Regulamento de Serviços: (Possui ou Não possui)

2.3 Horário de Funcionamento

Período Letivo: horário de atendimento (abertura e encerramento) da Biblioteca de 2ª a 6ª feira e no sábado, durante o período letivo.

Férias Escolares: horário de atendimento (abertura e encerramento) da Biblioteca de 2ª a 6ª feira e no sábado, durante as férias escolares.

Se houver necessidade de informações complementares, utilizar o campo “Observação”.

2.3 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Abertura Encerramento Período Letivo 2a. a 6a. feira: ___:___ ___:___ Sábado: ___:___ ___:___ Observação: ____________________ Férias Escolares 2a. a 6a. feira: ___:___ ___:___ Sábado: ___:___ ___:___ Observação: ____________________

(8)

2.4 Área Física

Indicar o total de área física da Biblioteca, em metros quadrados, do ano anterior ao presente RIBi. Informar as alterações da área física nos respectivos campos (ampliação e redução). Se houver necessidade de informações complementares sobre novas instalações, reformas etc., utilizar o campo “Observação”.

2.4 ÁREA FÍSICA (em m2)

Total do RIBi no ano anterior: __________

Ampliação no período: __________

Redução no período: __________

Observação: ________________________________________

2.5 Recursos Humanos

Superior: número de funcionários do Grupo Superior da Biblioteca, que possuem somente o nível de graduação em Biblioteconomia.

Superior com Especialização: número de funcionários do Grupo Superior da Biblioteca, com especialização concluída na área, tendo o nível de graduação em Biblioteconomia.

Superior com Mestrado: número de funcionários do Grupo Superior da Biblioteca, com título de mestre (não necessariamente na área), tendo o nível de graduação em Biblioteconomia.

Superior com Doutorado: número de funcionários do Grupo Superior da Biblioteca, com título de doutor (não necessariamente na área), tendo o nível de graduação em Biblioteconomia.

Obs. 1: Caso o profissional tenha mais de um título, indicar somente o de maior grau.

O campo “Grupo Superior” é fornecido de forma automática pelo programa. Grupo Técnico: número de funcionários do Grupo Técnico da Biblioteca. Grupo Básico: número de funcionários do Grupo Básico da Biblioteca.

Obs. 1: Considerar todos os funcionários ativos, incluindo também aqueles em LS (licença

saúde); LG (licença gestante); F (férias); A (afastados) ou exercendo atividades em outro setor.

(9)

Vagas não preenchidas na Biblioteca: de acordo com informações fornecidas pelo setor de pessoal da Unidade, indicar o número de vagas não preenchidas de funcionários dos Grupos Superior, Técnico e Básico.

2.5 RECURSOS HUMANOS

Quantidade

Superior: __________

Superior com Especialização: __________

Superior com Mestrado: __________

Superior com Doutorado: __________

Grupo Superior: __________

Grupo Técnico: __________

Grupo Básico: __________

Vagas não preenchidas

Grupo Superior: __________

Grupo Técnico: __________

Grupo Básico: __________

2.6 Capacitação de Recursos Humanos

2.6.1 Cursos/Eventos e Outros Promovidos/Fomentados pela Biblioteca e/ou Unidade Indicar o número de participações dos funcionários das categorias: Superior, Técnico e Básico da Biblioteca, capacitados por atividades no período. As iniciativas particulares podem ser computadas quando a Diretoria da Biblioteca dispensar o funcionário durante o horário do expediente para realização de atividades na área de atuação do profissional ou naquelas que contribuam para o aprimoramento das rotinas desenvolvidas na Biblioteca. Não incluir os cursos/eventos promovidos/coordenados pelo DT/SIBi.

Eventos: considerar seminários, simpósios, congressos, palestras etc.

Cursos Pós-Graduação: considerar os cursos de pós-graduação concluídos no período.

Cursos Extensão/Atualização: cursos com carga horária menor que 360 horas, nas categorias: gerencial, capacitação para serviços e tecnologia de informação e comunicação (TIC).

(10)

2.6.1 CURSOS/EVENTOS E OUTROS PROMOVIDOS/FOMENTADOS PELA BIBLIOTECA E/OU UNIDADE

Tipo de Capacitação Número de Funcionários por Categoria

Superior Técnico Básico

Eventos _______ _______ _______ Pós-Graduação: Especialização _______ _______ _______ Mestrado _______ _______ _______ Doutorado _______ _______ _______ Cursos: Gerencial _______ _______ _______

Capacitação para serviços _______ _______ _______

Tecnologia de informação

e comunicação (TIC) _______ _______ _______ 2.6.2 Cursos/Eventos e Outros Promovidos/Fomentados pelo DT/SIBi Dados fornecidos pelo DT/SIBi.

2.6.2 CURSOS/EVENTOS E OUTROS PROMOVIDOS/FOMENTADOS PELO DT/SIBi

Tipo de Capacitação Número de Funcionários por Categoria

Superior Técnico Básico

Eventos _______ _______ _______ Cursos:

Gerencial _______ _______ _______

Capacitação para serviços _______ _______ _______

Tecnologia de informação

(11)

2.7 Produção Científica da Equipe do SIBi/USP Dados fornecidos pelo DT/SIBi.

2.7 PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EQUIPE DO SIBi/USP

Procedência Itens Cadastrados Itens Acumulados Até

no Ano Novembro deste Ano Nacional: ______________ ______________

Internacional: ______________ ______________

Total: ______________ ______________

3 AQUISIÇÃO

Indicar o total de itens (unidades físicas) adquiridos por compra, permuta e doação no período, conforme classificação de material informacional (Anexo 1), e se aquisição nacional ou internacional. Considerar itens adquiridos aqueles efetivamente incorporados ao acervo.

• livros; • teses;

• títulos de periódicos correntes (considerar os títulos novos e as renovações de assinaturas que continuam sendo recebidas pela Biblioteca. No caso de duplicação do título em suportes diferentes, considerar apenas um deles);

• multimeios (considerar cada unidade documentária como um item); • outros tipos.

Obs. : Considerar o local da edição do documento para definir se a procedência é nacional

(12)

4 ACERVO

3 AQUISIÇÃO

Tipo de Material Nacional Internacional Total

Livros Compra __________ __________ __________ Permuta __________ __________ __________ Doação __________ __________ __________ Teses Compra __________ __________ __________ Permuta __________ __________ __________ Doação __________ __________ __________

Periódicos - Títulos Correntes

Compra __________ __________ __________ Permuta __________ __________ __________ Doação __________ __________ __________ Multimeios Compra __________ __________ __________ Permuta __________ __________ __________ Doação __________ __________ __________ Outros Tipos Compra __________ __________ __________ Permuta __________ __________ __________ Doação __________ __________ __________

Os itens a seguir detalham a situação da Biblioteca relativa à incorporação ao acervo de livros, teses, fascículos de periódicos, multimeios e outros tipos de materiais.

Materiais Cadastrados no DEDALUS até o Ano Anterior: total de itens cadastrados no DEDALUS até o ano anterior, separados por tipo de material (Anexo 1).

Materiais Cadastrados no DEDALUS no Ano: total de itens cadastrados no DEDALUS no ano, separados por tipo de material (Anexo 1).

(13)

OBS.: Para os fascículos de periódicos:

• indicar o total de fascículos cadastrados no DEDALUS no ano;

• fascículos acumulados (exemplo: v.1, n.1/4, publicados em um documento impresso), indicar a quantidade de fascículos da unidade física (no caso do exemplo, indicar 4 fascículos);

• periódicos em formato não impresso (CD-ROM, microfichas etc.), indicar a unidade física, mesmo que esta contenha mais de um fascículo.

Baixas Efetuadas no Ano de Materiais Cadastrados no DEDALUS: total de itens que constam de processo(s) jurídico(s) de baixa patrimonial no ano em questão, também separados por tipo de material (Anexo 1).

Materiais Não Cadastrados no DEDALUS: total de itens já selecionados e que aguardam cadastramento no DEDALUS, separados por tipo de material (Anexo 1).

4 ACERVO

Tipo de Materiais Materiais Baixas Materiais Total

Material Cadastrados Cadastrados Efetuadas Não

no DEDALUS no DEDALUS de Materiais Cadastrados Até o Ano no Ano Cadastrados no DEDALUS

Anterior no DEDALUS Livros __________ __________ __________ __________ __________ Teses __________ __________ __________ __________ __________ Periódicos (fascículos) __________ __________ __________ __________ __________ Multimeios __________ __________ __________ __________ __________ Outros Tipos __________ __________ __________ __________ __________

(14)

4.1 Acervo de Títulos de Periódicos

Dados fornecidos pelo DT/SIBi.

4.1 ACERVO DE TÍTULOS DE PERIÓDICOS

Tipo Impresso CD-ROM On-line Acesso On-line Corrente Compra Nacional __________ __________ __________ __________ Internacional __________ __________ __________ __________ Permuta Nacional __________ __________ __________ __________ Internacional __________ __________ __________ __________ Doação Nacional __________ __________ __________ __________ Internacional __________ __________ __________ __________ Não Corrente Nacional __________ __________ __________ __________ Internacional __________ __________ __________ __________

5 USUÁRIOS

Reúne informações sobre o número total de usuários inscritos e potenciais da Biblioteca, conforme categorias relacionadas a seguir:

Usuários USP: (docentes/pesquisadores; discentes de graduação; discentes de pós-graduação e outros usuários da USP). Na categoria “outros usuários da USP” devem ser considerados os funcionários, estagiários, alunos especiais e professores visitantes.

Usuários Externos à USP: deve ser preenchido com o total de usuários inscritos somente nos casos em que a Biblioteca inscreva como usuários pessoas ou entidades externas à comunidade USP. Considerar os ex-alunos como usuários externos à USP.

Para usuários inscritos considerar o total de usuários que fizeram inscrição na Biblioteca, com direito a retirar material por empréstimo e/ou utilizar os serviços oferecidos.

Para usuários em potencial considerar somente o total de usuários da Unidade, sem levar em conta o cadastramento e/ou registro na Biblioteca.

OBS.: No caso das bibliotecas que tenham como política aceitar a inscrição de docentes, discentes e outros usuários da USP, o número de usuários inscritos poderá ser maior que o número de usuários potenciais.

(15)

5 USUÁRIOS Usuários Usuários em Inscritos Potencial da Unidade Usuários USP Docentes/Pesquisadores __________ __________ Discentes de Graduação __________ __________ Discentes de Pós-Graduação __________ __________ Outros __________ __________

Usuários Externos à USP __________

6 FREQÜÊNCIA DE USUÁRIOS

Usuários USP: número de usuários USP, que freqüentaram a Biblioteca no período. Para obter a freqüência de usuários da USP, proceder da seguinte forma:

1) verificar o total de usuários registrados pela catraca ou portão magnético no período. Caso estes mecanismos registrem tanto a entrada como a saída de usuários, dividir o total obtido por dois;

2) subtrair a freqüência de usuários externos à USP do total de usuários registrados pela catraca ou portão magnético.

Obs.: Lembramos que para a contagem ser real é preciso zerar o contador da catraca ou do

portão magnético no início de cada período de coleta, tomando o cuidado para não mais zerá-lo até o fim do período.

Usuários Externos à USP: número de usuários externos à USP, que freqüentaram a Biblioteca no período. Para o cálculo utilizar o formulário de freqüência de usuários externos à USP.

6 FREQÜÊNCIA DE USUÁRIOS

Total

Usuários USP: __________

(16)

7 CIRCULAÇÃO

Empréstimo: número total de empréstimos efetuados pela Biblioteca, durante o ano a que se refere o presente RIBi.

Consulta: número total de materiais utilizados pelos usuários (consulta/reprodução), e recolocados no acervo, durante o ano a que se refere o presente RIBi, excluindo as devoluções de empréstimos.

Empréstimo-entre-Bibliotecas (como Biblioteca Fornecedora): número total de empréstimos-entre-Bibliotecas fornecidos pela Biblioteca, durante o ano a que se refere o presente RIBi.

Empréstimo-entre-Bibliotecas (como Biblioteca Solicitante): número total de empréstimos-entre-Bibliotecas solicitados pela Biblioteca e efetivamente atendidos durante o ano a que se refere o presente RIBi.

OBS.: Indicar o total de unidades físicas para empréstimo, consulta e empréstimo entre bibliotecas. Exemplo: Um volume encadernado contendo 10 fascículos, considerar uma unidade física. 7 CIRCULAÇÃO Total Empréstimo: _________ Consulta: _________ Empréstimo-entre-Bibliotecas

Como Biblioteca Fornecedora: _________

Como Biblioteca Solicitante: _________

8 COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Pedidos de comutação nacional (SIBi/USP, COMUT, BIREME e Outros) e de comutação internacional durante o ano a que se refere o presente RIBi, devendo ser contabilizados independentemente da forma de envio (Ariel, fax, correio, e-mail etc.)

Como Biblioteca Fornecedora: número de pedidos recebidos e efetivamente atendidos, número de pedidos não atendidos e número de cópias fornecidas pela Biblioteca.

Como Biblioteca Solicitante: número de pedidos solicitados e efetivamente atendidos e número de pedidos não atendidos.

(17)

8 COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Tipo Como Biblioteca Fornecedora Como Biblioteca Solicitante

N. Pedidos N. Pedidos N. Cópias N. Pedidos N. Pedidos

Atendidos Não Atendidos Atendidos Não Atendidos

Comutação Nacional SIBi/USP __________ __________ __________ __________ __________ COMUT __________ __________ __________ __________ __________ BIREME __________ __________ __________ __________ __________ OUTROS __________ __________ __________ __________ __________ Comutação Internacional __________ __________ __________ __________ __________ 9 CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS

Informações sobre capacitação de usuários realizada de forma planejada pela Biblioteca. A orientação e/ou instrução momentânea ao usuário sobre o uso e recursos oferecidos pela Biblioteca devem ser registradas no item “Assistência ao usuário”. Cada capacitação deve ser cadastrada tantas vezes quantas forem as vezes que ela foi oferecida no período.

Tipo: indicar o tipo de capacitação, utilizando as opções disponíveis:

• Disciplina na Unidade: curso ou programa de instrução orientada constando como disciplina cadastrada nos Bancos: Júpiter (Graduação), Fênix (Pós-Graduação) ou Apolo (Extensão), ministrado integralmente por bibliotecário (pertencente ao quadro de funcionários da Biblioteca) responsável pela disciplina ou em parceria com docente da Unidade. Obrigatório indicar a sigla da disciplina nos bancos corporativos. As aulas ministradas em disciplinas de demais docentes da Unidade devem ser cadastradas no tipo “Aulas a convite da Unidade”.

• Palestra: conferência ou discussão sobre assunto científico/cultural. • Visita Orientada: apresentação organizada pela Biblioteca para visitantes.

• Curso/Treinamento: adota-se como definição de curso uma série de aulas, conferências ou palestras sobre um ou vários temas, conexos ou não.

• Aulas a convite da Unidade: aulas/palestras ministradas em disciplinas de demais docentes da Unidade.

• Outros: outros tipos de capacitação não previstos. Especificar o tipo para permitir categorização dos mais freqüentes.

Nome: indicar o nome da capacitação ou conteúdo principal da mesma. Carga horária: indicar a carga horária total da capacitação.

Alunos matriculados: indicar o número de alunos matriculados/inscritos ou constantes em listas de presença.

(18)

Data de término: indicar a data de termino da capacitação.

Informações sobre o DEDALUS: indicar se o conteúdo da capacitação apresenta alguma informação sobre o DEDALUS, selecionando “X” em caso afirmativo; e espaço em branco em caso negativo.

Informações sobre a SIBiNet: indicar se o conteúdo da capacitação apresenta alguma informação sobre a SIBiNet, selecionando “X” em caso afirmativo; e espaço em branco em caso negativo.

Ministrante: indicar o nome do responsável pela capacitação.

Período: indicar o período da capacitação. Opções disponíveis: manhã, tarde, noite ou período integral.

9 CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS

Tipo de capacitação: ______________ Sigla da disciplina: ________________ Especificar o tipo “Outros”: ________________

Nome: ____________________________________________________________ Carga horária: ________ N. de alunos matriculados/inscritos: _____________ Data de inicio: __/__/____ Termino: __/__/____

Apresenta informações sobre: DEDALUS: __ SIBiNet: __

Ministrante: _________________________ Período: _____________________

10 ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO

Assistência ao usuário compreende todas as transações de referência, requisitadas por usuários da Biblioteca pessoalmente, por telefone, fax, correio, e-mail ou página web, que envolvam conhecimento, uso, recomendações, interpretações ou instruções de uso de quaisquer fontes de informação, efetuadas local ou remotamente pela equipe da Biblioteca, possibilitando ou garantindo, ao usuário, o acesso à informação.

Exemplos de transações de referência:

orientação sobre o uso e recursos oferecidos pela Biblioteca (catálogos impressos, bases de dados, coleções especiais etc.);

elaboração de buscas bibliográficas; suporte ao desenvolvimento de pesquisa; pesquisa em bases de dados;

respostas às questões de referência.

Não devem ser consideradas como assistência ao usuário, as seguintes transações:

informações administrativas sobre o uso da Biblioteca ou seus serviços (ex.: Qual o horário de funcionamento da Biblioteca?);

(19)

informações sobre o regulamento ou políticas da Biblioteca (ex.: Qual o prazo de empréstimo das fitas de vídeo?);

informações sobre a localização de itens específicos nas estantes ou nos catálogos da Biblioteca (ex.: Onde encontro as separatas da Biblioteca?);

solicitações de empréstimo-entre-bibliotecas (computadas em circulação do acervo);

transações realizadas diretamente pelos usuários sem o auxílio da equipe da Biblioteca (ex.: pesquisas nos catálogos, buscas bibliográficas etc.);

informações pessoais recebidas pela equipe da Biblioteca ou sobre a equipe da Biblioteca (ex.: Onde fica a sala da Diretoria da Biblioteca?).

Número de Assistências Efetuadas: número total de assistências efetuadas aos usuários. Considerar como uma nova assistência o retorno do usuário ao Serviço de Referência para esclarecimentos de dúvidas ou formulação de novas questões. No entanto, se esse retorno for muito imediato (até 10 minutos após o primeiro questionamento), deve-se computar apenas uma assistência.

10 ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO

N. de Assistências Efetuadas __________

11 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA

Informações sobre as normalizações técnicas efetuadas pela Biblioteca, conforme categorias relacionadas a seguir:

Documento como um Todo: número de publicações normalizadas para os usuários da Biblioteca.

Referência Bibliográfica: número de referências bibliográficas normalizadas para usuários da Biblioteca.

11 NORMALIZAÇÃO TÉCNICA

Documento como um Todo __________

Referências Bibliográficas __________

12 EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Número de Equipamentos/Usuários: número de equipamentos, por tipo, disponíveis aos usuários. Não considerar os equipamentos disponíveis nas salas “Pró-alunos”.

Número de Equipamentos/Funcionários: número de equipamentos, por tipo, disponíveis aos funcionários.

(20)

12 EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Tipo N. Equipamentos N. Equipamentos

Usuários Funcionários

Microcomputador __________ __________

Impressora __________ __________

Scanner __________ __________

Outros (Especificar) __________ __________

13 INCLUSÃO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS 13.1 DEDALUS

Dados fornecidos pelo DT/SIBi.

13.1 DEDALUS

Base Itens Cadastrados Itens Acumulados Até

no Ano Novembro deste Ano

Livros __________ __________

Seriados __________ __________

Teses USP __________ __________

Produção USP __________ __________

Programas Conjuntos __________ __________

13.2 Dissertações e Teses no Portal do Conhecimento Dados fornecidos pelo DT/SIBi.

13.2 DISSERTAÇÕES E TESES NO PORTAL DO CONHECIMENTO Tipo Itens Acumulados Até

Novembro deste Ano

Dissertações (mestrado) __________

Mestrado Profissionalizante __________

Teses Doutorado __________

Livre Docência __________

(21)

13.3 Outras Bases

Informações sobre bases de dados mantidas pelas Bibliotecas, disponíveis para consulta. Não incluem bancos de dados com fins administrativos gerenciados pela Biblioteca e nem as bases de dados do OCLC, CCN e DEDALUS

Nome: nome da base de dados.

Tipo: indicar o tipo da base de dados, considerando como: • Base Local: bases mantidas pela própria Biblioteca;

• Base Nacional: bases mantidas pela própria Biblioteca com a participação de outras instituições nacionais ou mantidas por outras instituições nacionais com a participação da Biblioteca;

• Base Internacional: bases mantidas pela própria Biblioteca com a participação de outras instituições internacionais ou mantidas por outras instituições internacionais com a participação da Biblioteca.

Registros Cadastrados no Ano: indicar apenas os registros cadastrados pela Biblioteca na base de dados, no ano a que se refere o presente RIBi.

13.3 OUTRAS BASES

Nome Tipo Registros

Base Local Base Base Cadastrados

da Biblioteca Nacional Internacional no Ano

__________________ ( ) ( ) ( ) _______

14 PUBLICAÇÕES DA BIBLIOTECA

Informação sobre publicações elaboradas pela Biblioteca, tais como: revistas, boletins, manuais, catálogos, home page, etc.

Título: título da publicação elaborada pela Biblioteca, no decorrer do ano a que se refere o presente RIBi.

Periodicidade: periodicidade da publicação, quando houver.

Formato: em caso positivo, indicar com “X”; em caso negativo, deixar o espaço em branco. Opções disponíveis: impressa e/ou on-line.

Distribuição: em caso positivo, indicar com “X”; em caso negativo, deixar o espaço em branco. Opções disponíveis: compra, permuta ou doação.

14 PUBLICAÇÕES DA BIBLIOTECA

Título da Publicação Periodicidade Formato Distribuição

I O C P D

(22)

15 PUBLICAÇÕES OFICIAIS DA UNIDADE COM PARTICIPAÇÃO DA BIBLIOTECA

Título: título da publicação oficial da Unidade, editada com participação da Biblioteca, no decorrer do ano a que se refere o presente RIBi.

Periodicidade: periodicidade da publicação, quando houver.

Formato: em caso positivo, indicar com “X”; em caso negativo, deixar o espaço em branco. Opções disponíveis: impressa e/ou on-line.

Distribuição: em caso positivo, indicar com “X”; em caso negativo, deixar o espaço em branco. Opções disponíveis: compra, permuta ou doação.

Nível de Participação da Biblioteca: em caso positivo, indicar com “X”; em caso negativo, deixar o espaço em branco. Opções disponíveis: Comissão responsável pela publicação, Editoração, Normalização técnica, Infra-estrutura administrativa, Produção gráfica, Distribuição ou Divulgação.

15 PUBLICAÇÕES OFICIAIS DA UNIDADE COM PARTICIPAÇÃO DA BIBLIOTECA Título da Publicação Periodicidade Formato Distribuição

I O C P D ______________________ __________ ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Participação: ( ) ______________________ __________ ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Participação: ( ) 16 PROJETOS DA BIBLIOTECA

Informações sobre projetos aprovados, em execução ou concluídos no período, gerenciados pela Biblioteca, com ou sem obtenção de recursos financeiros. Não devem ser relacionados os projetos do Planejamento Estratégico do SIBi/USP.

”Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com inicio, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade” (1)1

1

(23)

Nome do projeto: denominação atribuída ao projeto. Descrição: resumo informando a temática do projeto.

Data de início: indicar a data oficial em que o projeto foi aprovado. Data de finalização: indicar a data de término do projeto.

Patrocinador(es): relacionar o(s) patrocinador(es) do projeto (agência de fomento, fundações, empresas comerciais, órgãos da USP, etc.).

Recursos recebidos do(s) patrocinador(es): indicar os recursos financeiros, materiais e humanos recebidos diretamente do patrocinador e não aqueles que venham a ser adquiridos com a utilização dos recursos financeiros dados pelo patrocinador.

Pessoal da Biblioteca envolvido: indicar o número de funcionários da Biblioteca envolvidos no projeto (no período e no total).

Resultados obtidos: descrever de forma resumida os resultados obtidos no projeto e quantificar, se for o caso (no período e no total).

URL do projeto: caso o projeto tenha um Website, indicar a URL.

OBS.: “No período”, significa o período ao qual se refere o presente RIBi; “No total”, significa o período desde o início do projeto até o momento. 16 PROJETOS DA BIBLIOTECA

Nome: _____________________________________________________ Descrição: ____________________________________________________ Data de início: __/__/____ Data de finalização: __/__/____

Patrocinador(es): _____________________________________________________ _____________________________________________________

Tipo No período No total

Financeiros Materiais Recursos recebidos de patrocinadores: Humanos No período No total Pessoal da Biblioteca envolvido: Resultados obtidos: ___________________________________________________ No período No total Quantificação URL: _____________________________________________________

(24)

17 EVENTOS PROMOVIDOS PELA BIBLIOTECA E/OU COM PARTICIPAÇÃO DA BIBLIOTECA

Nome do evento: denominação do evento e nome do expositor (se houver). Período: data inicial e final do evento.

Patrocinador(es): relacionar o(s) patrocinador(es) do evento (se houver).

Tipo de evento: indicar o tipo de evento. Opções disponíveis: Apresentação em teatro, Comunicação, Concerto, Conferência, Congresso, Convenção, Exposição, Grupo de estudos, Mesa Redonda, Mostra, Palestra, Seminário, Simpósio, Workshop, Coletiva de autores, Lançamento de livros, Lançamento de produtos/serviços, Outros.

Nível de participação da Biblioteca: indicar o tipo de participação, conforme opções disponíveis, selecionando “X” em caso afirmativo; e espaço em branco em caso negativo. Opções disponíveis: Evento totalmente realizado pela Biblioteca, Participação na Comissão Organizadora ou Divulgação.

17 EVENTOS PROMOVIDOS PELA BIBLIOTECA E/OU COM PARTICIPAÇÃO DE BIBLIOTECA

Nome: ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ Tipo de evento: ____________________________________________________ Nível de participação da Biblioteca: ___________________________________ Período do evento de: __/__/____ até: __/__/____

(25)
(26)

ANEXO 1 - CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAL INFORMACIONAL

FONTE: Universidade de São Paulo. Sistema Integrado de Bibliotecas. Grupo de Estudos de Estatística em Bibliotecas e Elaboração de Relatórios. Estatística em Bibliotecas da USP: procedimentos para coleta de dados e elaboração de relatórios. São Paulo: SIBi/USP, 1996. 123 p. (Série Manual de Procedimentos SIBi, 12).

1 - Livros

Álbuns, almanaques, anais de eventos não numerados, anuários, apostilas, atlas, cartilhas, códigos, diretórios, tratados, folhetos, guias, legislação (leis/decretos/portarias), manuais, monografias, obras de referência e séries monográficas em qualquer suporte físico. 2 - Teses

Dissertações de mestrado, teses de doutorado, teses de livre-docência e de professor titular em qualquer suporte físico.

3 - Periódicos

Anais de eventos com numeração própria, boletins, índices publicados em separado, jornais, publicações seriadas, revistas, suplementos publicados em separado, periódicos de referência em qualquer suporte físico.

4 - Multimeios

4.1 - Arquivos de Computador:

Considerar apenas os programas que permitem a criação e operação de arquivos eletrônicos.

4.2 - Artefatos Tridimensionais e “Realia”:

Objetos fabricados à mão ou industrialmente pelo homem, tais como: jogos, modelos, esculturas, máquinas, medalhas, protótipos etc., e também os objetos reais e autênticos que se encontram na natureza, como espécimes botânicos, zoológicos etc.

4.3 - Gravações de Som:

Gravações em que as vibrações sonoras são registradas por processo mecânico ou eletrônico, sob um suporte no qual o som possa ser reproduzido posteriormente, tais como: discos, fitas cassetes, CDs etc.

4.4 - Imagens em Movimento:

Materiais com imagens visuais que, ao serem projetados, criam uma ilusão de movimento, tais como: filme cinematográfico (35 mm, 16 mm etc.), vídeo cassete, compact disc de vídeo e áudio etc.

(27)

4.5 - Materiais Cartográficos:

Qualquer material que representa a terra ou algum corpo celeste, no todo ou em parte, em qualquer escala. Inclui mapas e plantas, em duas e três dimensões; cartas aeronáuticas, náuticas e celestes; globos, diagramas de bloco, seções; fotografias aéreas, de satélite e espaciais; fotografias panorâmicas.

4.6 - Material Iconográfico:

Documentos cuja informação é a imagem bidimensional (representação pictórica), que pode ser opaca (original e reprodução de arte, gravuras, desenhos técnicos ou artísticos, fotografias, cartazes, ilustrações, selos, cartões postais), ou transparente (destinada à projeção - transparências, diapositivos, diafilmes, radiografias etc.)

4.7 - Multimídias:

Documento que abrange várias informações que combinam simultânea ou seqüencialmente, diversas técnicas num mesmo equipamento. Reúne áudio, texto e imagem de vídeo. O acesso é exclusivo através de computador e, em geral, apresentam-se como CD. 5 - Outros Tipos

Arquivos de recortes, cartas, catálogos comerciais ou não, convênios, laudos técnicos, memoriais, memórias técnicas e científicas, normas técnicas, panfletos, partituras musicais, patentes, peças de teatro, plantas, projetos, publicação provisória ou preliminar, relatórios técnicos e científicos, relatórios de viagem, resenhas, resumos, separatas, testes psicológicos, trabalhos de graduação, formatura e/ou conclusão de cursos e outros.

Referências

Documentos relacionados

A estrutura do dossel de plantas de café mais velhas diminui a deposição e penetração de calda e o ajuste do IV nos estádios fenológicos da cultura do café possibilita

Diferenças no vigor das sementes continuaram atuando em plantas isoladas de aveia preta após a emergência no campo, afetando a produção de matéria seca e área foliar devido

No caso dos BENS IMÓVEIS, após a arrematação, ao licitante vencedor será enviada uma comunicação (carta ou e-mail) pela ONEFIX-LEILOEIROS, LDA., dando nota da adjudicação e de

A todos os usuários (alunos, ex-alunos, professores, funcionários, estagiários e contratados) são aplicadas as mesmas sanções. a) O atraso na devolução acarreta

Esta fase é crucial para o processo, já que na Licença Prévia (LP) o órgão ambiental deve, segundo a Resolução CONAMA nº 237/97, “atestar a viabilidade ambiental” e, em

A população consistiu em pacientes com registro de câncer de próstata com metástases ósseas, ou procedimentos relacionados, que foram registrados em entradas hospitalares

A aplicação de fosfitos de potássio e de cloretos de benzalcônio, um dia antes da colheita, não é eficiente no controle de podridões em maçãs ‘Fuji’, após seis meses

Inicialmente introduzido na versão japonesa do Portrait Miner na versão 7.0A, os dados de string Unicode (dois bytes) são agora suportados como padrão em todo o Portrait Analytics