• Nenhum resultado encontrado

Guia de Pós-Graduação IPUSP 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Pós-Graduação IPUSP 2018"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Universidade de São Paulo

Instituto de Psicologia

Comissão de Pós-Graduação

Guia de Pós-Graduação

IPUSP

2018

Instituto de Psicologia

Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária Portal: http://www.ip.usp.br

(2)

REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Prof. Dr. Vahan Agopyan

Reitor da Universidade de São Paulo Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes Vice-Reitor da Universidade de São Paulo PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Prof. Dr. Marcio de Castro Silva Filho Pró-Reitor de Pós-Graduação INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Profa. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza Diretora do Instituto de Psicologia

Prof. Dr. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez Vice-Diretor do Instituto de Psicologia COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Prof. Dr. Alessandro de Oliveira dos Santos (alos@usp.br) Presidente da Comissão de Pós-Graduação

Docente do Programa de Pós-Graduação Psicologia Social

Profa. Dra. Maria Thereza Costa Coelho de Souza (mtdesouza@usp.br) Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação

Docente do Programa de Pós-Graduação Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

Prof. Dr. Leopoldo Fulgêncio (leopoldo.fulgencio@gmail.com) Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano Prof. Dr. Gilberto Safra (iamsafra@uol.com.br)

(3)

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

1

Universidade de São Paulo

Instituto de Psicologia

Comissão de Pós-Graduação

XII Encontro de Alunos Ingressantes nos Programas de

Pós-Graduação em Psicologia

(4)

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

Prezados Discentes,

É com grande satisfação que apresentamos o Guia de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Com este Guia, damos as boas vindas a todos vocês, esperando que possam construir uma trajetória de estudo, pesquisa, inserção social de muito sucesso e dedicação.

Esperamos que participem ativamente das atividades da Pós-Graduação, que muito contribuirá para a formação de cada um de vocês enquanto docente e pesquisador no Ensino Superior. Este Guia oferece informações básicas para os discentes ingressantes, visando apresentar alguns dos principais aspectos do funcionamento da Pós-Graduação e que precisam ser considerados durante todo o tempo de formação tanto em nível de Mestrado, quanto de Doutorado.

As Comissões Coordenadoras dos Programas de Pós-Graduação - CCP’s, e a Comissão de Pós-Graduação - CPG do IPUSP e suas

Informações Gerais

O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo conta com cinco Programas de Pós-Graduação: Psicologia Clínica, Social, Experimental, Escolar e do Desenvolvimento Humano, Neurociências e Comportamento.

A Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo é constituída por dois Órgãos Colegiados: a Comissão Coordenadora de cada um dos Programas e a Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Nos dois Órgãos Colegiados é regimental a representação discente. Participem!

A Graduação do IPUSP se reporta à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo e a um conjunto de Legislações centradas no Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo e nos Regulamentos dos Programas de Pós-Graduação.

(5)

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

4

5

INFORMAÇÕES AO ALUNO INGRESSANTE

1. COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA COM A PÓS-GRADUAÇÃO

É fundamental ter o e-mail com a extensão USP. Caso o aluno queira manter outro e-mail, deverá entrar no siste-ma de e-siste-mails da USP para solicitar encaminhamento das mensagens para o seu próprio e-mail em uso.

É obrigatório o uso do e-mail com extensão USP para o aluno receber todos os comunicados referentes à Pós-Graduação.

Para obter seu endereço eletrônico (e-mail USP)

Entrar no site “pedidoemail.usp.br”e siga as instruções.

Para ter acesso ao sistema JANUS/WEB

Acessar o site www.sistemas.usp.br, clicar em sistema Janus e depois clicar em “primeiro acesso” para solicitar sua senha. A senha será enviada para o e-mail do aluno. Neste site, o aluno poderá verificar o deferimento de matrículas, notas e freqüência em disciplinas, ficha do aluno, créditos, prazos etc., ou seja, acompanhar toda sua “vida acadêmica”. Cabe ao aluno acompanhar todos os

(6)

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

Matrícula semestral

Você deverá fazer matrícula semestralmente, no site www.sistemas.usp.br, nos períodos informados por meio de e-mail, mesmo quando tiver cumprido todos os

créditos (neste caso efetuar “matrícula de

acompanha-mento”). Não fazer matrícula semestralmente implica em

desligamento automático do curso.

Formulários

No site www.ip.usp.br – pós-graduação – formulários, você encontrará todos os formulários de que necessitará durante o curso de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto.

No site www.usp.br/prpg em “Regimento e Regula-mentos” você encontrará o Regimento da Comissão de Pós-Graduação(CPG), os Regulamentos das Comissões Coordenadoras de Programas (CCPs) do IPUSP e o Regi-mento Geral da Pós-Graduação-USP.

2. ETAPAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

2.1. CURSAR DISCIPLINAS

Disciplinas

O aproveitamento em cada disciplina será avaliado a cri-tério de cada docente, por meio de provas, seminários, trabalhos e projetos, bem como pela participação e inte-resse demonstrado pelo aluno expresso pelos seguintes níveis de conceito:

A – Excelente, com direito a crédito B – Bom, com direito a crédito C – Regular, com direito a crédito R – Reprovado, sem direito a crédito

O Aluno de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto de-verá ter 75% de freqüência nas disciplinas de Pós-Graduação.

(7)

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

8

9

A disciplina Preparação Pedagógica do PAE é obrigatória para alunos Bolsistas CAPES e optativa para os demais. Alunos estrangeiros deverão renovar o RNE (Registro Na-cional de Estrangeiro) nos prazos em que a Polícia Fede-ral solicitar (180 dias ou um ano) e entregar uma cópia do protocolo na Secretaria de Pós-Graduação (SPG), a cada renovação. Permanecer irregular no país, por

qual-quer período de tempo, resulta em desligamento.

Créditos Minímos exigidos

O número minímo de créditos em disciplinas, para obtençâo do grau de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto deverá ser consultado no regulamento do respectivo programa de Pós-Graduação do Aluno.

Créditos Cursados como aluno Especial

A critério do orientador, poderão ser aproveitados crédi-tos em disciplinas cursadas como aluno especial, nos 36 (trinta e seis) meses anteriores à data da matrícula inicial como aluno regular.

Créditos Especiais

Publicações de artigos, trabalhos completos, livros e ca-pítulo de livros, resumos em Anais e estágio PAE serão

convalidados mediante solicitação ao Programa, em for-mulário próprio. http://www.ip.usp.br → Pós-Graduação → Formulários → Concessão de créditos

2.2. REALIzAR ExAME DE QUALIFICAÇÃO

O Exame de Qualificação é obrigatório para o aluno de pós--graduação, de acordo com regras e critérios estabelecidos nas Nor-mas / Regulamentos do Programa, respeitadas as norNor-mas fixadas no Regimento Geral da Pós-Graduação.

O Exame de Qualificação deverá, preferencialmente, ser realizado nas etapas iniciais dos trabalhos de Dissertação ou Tese e tem como objetivo avaliar a maturidade do can-didato na sua área de investigação e é obrigatório para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. A inscrição no Exame de Qualificação segue o prazo estipulado nas Normas / Regulamentos do Programa e consta em sua ficha de aluno. Independente do progra-ma, o exame deverá ser realizado em até cento e vinte dias após a data de inscrição.

A documentação do Exame de Qualificação deverá ser entregue à Coordenação do Programa com 40 dias de antecedência da data limite (18 meses para Mestrado) e (24 meses para o Doutorado ou Doutorado Direto),

(8)

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

porque de acordo com o Regimento da Pós-graduação - USP (Artigo 78, parágrafo 3º), “o aluno que for reprovado no Exame de Qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez. Persistindo a reprovação, o aluno será desligado do Pro-grama e receberá certificado das disciplinas cursadas”.

Para realizar o Exame de Qualificação de Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto, o orientador encaminhará solicitação à Coordenação do Programa, acompanhada de quatro cópias do projeto de pesquisa e o formulário de proposta da Banca Exa-minadora. http://www.ip.usp.br → pós-graduação →

formulá-rios → documentos para o Exame Geral de Qualificação (EGQ).

2.3.DEPOSITAR TESES OU DISSERTAÇÕES

Mediante aprovação do orientador, os exemplares da disserta-ção ou tese devem ser depositados pelo aluno na Secretaria de Pós-Graduação, obedecendo-se aos prazos regimentais, sendo um exemplar definitivo para a Biblioteca que deverá ser em

A Banca Examinadora deverá primeiramente ser propos-ta e analisada e aprovada pela Comissão Coordenadora do Programa, para homologação da CPG.

Após aprovação da Banca Examinadora pela CPG, o alu-no terá o prazo máximo de 90 dias para a defesa da dis-sertação ou tese.

A versão digital da tese ou dissertação é obrigatória e deve ser idêntica ao da impressa (inclusive número de páginas e anexos).

O site da Biblioteca Digital de teses e dissertações - www. teses.usp.br. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo foi criada para disponibi-lizar na Internet o conhecimento produzido pelos tra-balhos defendidos na Universidade de São Paulo, per-mitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações. A Biblioteca Digital foi inaugurada em 2001 juntamente com o Portal do Conhecimento.

(9)

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

12

13

A Biblioteca é a responsável pela elaboração da Ficha Catalográfica, item obrigatório para as teses e disserta-ções. Para solicitar a Ficha, o aluno deverá entrar no site do IP, ícone da Biblioteca/Ficha catalográfica e preen-cher o formulário e enviar. A Biblioteca terá o prazo de até 48 hs para sua elaboração. A Ficha deverá ser impres-sa no verso da página de rosto. Recomenda-se consul-tar as terminologias indicadas no site para a escolha das palavras-chave.

Contato: (11) 3091-4394 – E-mail: bibip@usp.br

3. ATENÇÃO AOS PRAzOS

Data da Matrícula semestral, mesmo que tenha concluí-do os créditos cursaconcluí-dos nas disciplinas.

Data limite de inscrição no Exame de Qualificação. Data limite de Depósito de Teses e Dissertações.

O não cumprimento destes prazos pode resultar em desligamento do Programa conforme Regimento de Pós-Graduação da USP no:

Artigo. 52 - O aluno matriculado poderá ser desliga-do desliga-do curso nos seguintes casos:

I. se for reprovado duas vezes na mesma disciplina ou re-provado em três disciplinas distintas;

II. se não efetuar a matrícula regularmente em dois pe-ríodos letivos consecutivos dentro do prazo previsto no calendário escolar fixado pelo CoPGr (Conselho de Pós--Graduação);

III. se não for aprovado no exame de qualificação nos prazos estabelecidos no Regimento;

IV. ausência de justificativa circunstanciada do aluno, com anuência do orientador, quando a maioria dos pa-receres considerar a Dissertação ou Tese não apta para defesa, nos termos do que rege o § 4º do art. 96 do Re-gimento Geral;

V. se não cumprir as atividades ou exigências nos prazos regimentais;

VI. a pedido do interessado

Parágrafo único - A CCP poderá estabelecer, nas normas do Programa, critérios para desligamento baseados em desempenho acadêmico e científico insatisfatórios.

(10)

G

uia de P

ós-G

raduaç

ão P

sic

o - 2018

SERvIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Ari Bismarck Aliaga Betti

Chefe do Serviço de Pós-Graduação bismarck@usp.br

Ronaldo Correa de Assis

Secretário do Serviço de Pós-Graduação rcassis@usp.br

Gustavo Carneiro da Silva

Secretário do Serviço de Pós-Graduação gustavo.carneiro.silva@usp.br

Horário de atendimento ao público:

10:00 às 12:00 e 13:30 às 16:00 horas

Referências

Documentos relacionados

Para além desta visão geral que conseguimos extrair da investigação efectuada para concretizar a Parte I, foi também possível chegar a algumas conclusões

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

firmada entre o Sinduscon-AL e Sindticmal e que não tiver nenhuma ausência em cada período de aferição, bem como contar com 3 (três) meses ou mais de vigência de contrato de

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

O padre veio para eles e abraçou-se também, subitamente perturbado por uma analogia, assim dissera o italiano, Deus ele próprio, Baltasar seu filho, Blimunda

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

e CPF n.°..., ciente e de acordo com o conteúdo do Edital que divulga as normas do Processo Seletivo para Aluno Especial 2018/2, do Programa de Pós-Graduação em Zoologia, do

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..