• Nenhum resultado encontrado

Regras de aposentadoria INSS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regras de aposentadoria INSS"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)Regras de aposentadoria INSS Guia para você entender o que mudou com a reforma da previdência.. Aposentadoria Digital Tecnologia Ltda - Todos os direitos reservados. 1.

(2) Índice. Vamos começar? 1.. Regras antigas. 2.. Regra nova de aposentadoria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 08. 3.. Regras de transição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10. 4.. Tradutor previdenciário . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16. 5.. Outras dúvidas sobre aposentadoria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18. 6.. Você não está sozinho ;) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20. Se você precisar de ajuda para solicitar sua aposentadoria online,. 2.

(3) Importante. Aviso legal Este material é um compilado das regras de aposentadoria (regras antigas, regra nova e regras de transição) com o objetivo de auxiliar você a entender o que mudou com a reforma da previdência. Vale ressaltar que este documento é apenas um guia informativo em relação ao direito de aposentadoria, baseado nas informações dispostas no site oficial do INSS e não configura consulta especializada em direito previdenciário e nem garante o direito ao benefício ou o protocolo do pedido de aposentadoria junto ao INSS. Algumas informações e regras podem ter sido incluídas ou alteradas após a emissão deste relatório, devendo o contribuinte consultar a novamente a viabilidade no momento do protocolo do pedido de aposentadoria.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 3.

(4) Parte 1. Regras antigas Vigentes até 13/11/2019, antes da reforma da previdência.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 4.

(5) Parte 1 - Regras antigas. Aposentadoria por idade Benefício devido ao segurado que preencher dois requisitos: idade mínima e carência (número mínimo de contribuições indispensáveis para ter direito à aposentadoria). O valor a ser pago corresponde a 70% da média salarial + 1% para cada grupo de 12 contribuições até o limite de 100%. Resumindo: Idade mínima: 60 anos para a mulher e 65 anos para o homem. Carência: 180 contribuições.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 5.

(6) Parte 1 - Regras antigas. Aposentadoria por tempo de contribuição Benefício devido ao segurado que preencher dois requisitos: tempo de contribuição (período considerado pelo INSS para conceder uma aposentadoria - requisito legal) e carência (número mínimo de contribuições indispensáveis para ter direito à aposentadoria). O valor a ser pago corresponde à média salarial multiplicada pelo fator previdenciário (percentual obtido por meio de fórmula própria, que incide sobre a média salarial que define o valor da aposentadoria). Resumindo: Idade mínima: não exigida. Tempo de contribuição: 30 anos para a mulher e 35 anos para o homem. Carência: 180 contribuições. Com aplicação do fator previdenciário.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 6.

(7) Parte 1 - Regras antigas. Aposentadoria por tempo de contribuição regra da pontuação Benefício devido ao segurado que preencher três requisitos: tempo de contribuição, carência e a pontuação necessária. Tempo de contribuição é o período considerado pelo INSS para conceder uma aposentadoria - requisito legal. Carência é o número mínimo de contribuições indispensáveis para ter direito à aposentadoria e, pontuação é a soma da idade do segurado com o tempo de contribuição. O valor a ser pago corresponde à média salarial sem a aplicação do fator previdenciário. Esta regra é válida a partir de 18/06/2015. Resumindo: Idade mínima: não exigida. Tempo de contribuição: 30 anos para a mulher e 35 anos para o homem. Carência: 180 contribuições. Pontuação necessária: 85 pontos para a mulher e 95 pontos para o homem até 30/12/2018. 86 pontos para a mulher e 96 pontos para o homem a partir de 31/12/2018; Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 7.

(8) Parte 2. Regra nova Vigente a partir da reforma da previdência.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 8.

(9) Parte 2 - Regra nova. Aposentadoria programável Benefício devido ao segurado que preencher três requisitos: idade mínima, tempo de contribuição mínimo (período considerado pelo INSS para conceder uma aposentadoria requisito legal) e carência (número mínimo de contribuições indispensáveis para ter direito à aposentadoria). O valor a ser pago corresponde a 60% da média salarial acrescida de 2% para cada ano de contribuição que exceder o 15º para a mulher e o 20º para o homem. Resumindo: Idade mínima: 62 anos para a mulher e 65 anos para o homem. Tempo de contribuição mínimo: 15 anos para a mulher e 20 anos para o homem. Carência: 180 contribuições.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 9.

(10) Parte 3. Regras de transição Regras legais aplicáveis àqueles segurados que não atingiram os requisitos para se aposentar até a reforma da previdência (13/11/2019), mas estavam próximos.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 10.

(11) Parte 3 - Regras de transição. Aposentadoria por idade Benefício devido ao segurado que preencher três requisitos: idade mínima, tempo de contribuição mínimo (período considerado pelo INSS para conceder uma aposentadoria requisito legal) e carência (número mínimo de contribuições indispensáveis para ter direito à aposentadoria). O valor a ser pago corresponde a 60% da média salarial acrescida de 2% para cada ano de contribuição que exceder o 15º para a mulher e o 20º para o homem. Resumindo: Idade mínima: 60 anos para a mulher e 65 anos para o homem. Importante: o requisito de idade para as mulheres: aumenta em 06 meses por ano, a partir do ano de 2020, até o limite de 62 anos de idade. Tempo de contribuição mínimo: 15 anos para ambos os sexos. Carência: 180 contribuições.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 11.

(12) Parte 3 - Regras de transição. Pontuação progressiva Benefício devido ao segurado que preencher três requisitos: tempo de contribuição (período considerado pelo INSS para conceder uma aposentadoria - requisito legal), carência (número mínimo de contribuições indispensáveis para ter direito à aposentadoria) e pontuação necessária (soma da idade do segurado com o tempo de contribuição). O valor a ser pago corresponde a 60% da média salarial acrescida de 2% para cada ano de contribuição que exceder o 15º para a mulher e o 20º para o homem. Resumindo: Tempo de contribuição: 30 anos para a mulher e 35 anos para o homem. Pontuação necessária: 86 pontos para a mulher e 96 pontos para o homem, aumentando 1 ponto por ano, a partir do ano de 2020, até o limite de 100 pontos para a mulher e 105 pontos para o homem; Carência: 180 contribuições.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 12.

(13) Parte 3 - Regras de transição. Idade mínima progressiva Benefício devido ao segurado que preencher três requisitos: idade mínima, tempo de contribuição (período considerado pelo INSS para conceder uma aposentadoria - requisito legal) e carência (número mínimo de contribuições indispensáveis para ter direito à aposentadoria). O valor a ser pago corresponde a 60% da média salarial acrescida de 2% para cada ano de contribuição que exceder o 15º para a mulher e o 20º para o homem.. Resumindo: Idade mínima: 56 anos para a mulher e 61 anos para o homem. Importante: o requisito de idade aumenta em 06 meses por ano, a partir do ano de 2020, até o limite de 62 anos para a mulher e 65 anos para o homem. Tempo de contribuição: 30 anos para a mulher e 35 anos para o homem. Carência: 180 contribuições. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 13.

(14) Parte 3 - Regras de transição. Pedágio de 50% Benefício devido ao segurado que preencher três requisitos: tempo de contribuição mínimo em 13/11/2019 (período considerado pelo INSS para conceder uma aposentadoria - requisito legal), tempo de contribuição com pedágio e carência (número mínimo de contribuições indispensáveis para ter direito à aposentadoria). Pedágio é o acréscimo de tempo de contribuição ao tempo de contribuição mínimo necessário exigido para se aposentar. O valor a ser pago corresponde à média salarial multiplicada pelo fator previdenciário. Resumindo: Tempo de contribuição mínimo em 13/11/2019: 28 anos para a mulher e 33 anos para o homem. Tempo de contribuição com pedágio: 30 anos + 50% do tempo de contribuição que faltava para preencher os 30 anos de contribuição em 13/11/2019 para a mulher e 35 anos + 50% do tempo de contribuição que faltava para preencher os 35 anos de contribuição em 13/11/2019 para o homem; Carência: 180 contribuições.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 14.

(15) Parte 3 - Regras de transição. Pedágio de 100% Benefício devido ao segurado que preencher três requisitos: tempo de contribuição com pedágio, idade mínima e carência (número mínimo de contribuições indispensáveis para ter direito à aposentadoria). O tempo de contribuição é o período considerado pelo INSS para conceder uma aposentadoria - requisito legal, e o pedágio é o acréscimo de tempo de contribuição ao tempo de contribuição mínimo necessário exigido para se aposentar. O valor a ser pago corresponde a 100% da média salarial, sem aplicação do fator previdenciário. Resumindo: Tempo de contribuição com pedágio: 30 anos + 100% do tempo de contribuição que faltava para preencher os 30 anos de contribuição em 13/11/2019 para a mulher e 35 anos + 100% do tempo de contribuição que faltava para preencher os 35 anos de contribuição em 13/11/2019 para o homem; Idade mínima: 57 anos para a mulher e 60 anos para o homem. Carência: 180 contribuições. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 15.

(16) Parte 4. Tradutor previdenciário Entenda os principais termos técnicos da previdência social.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 16.

(17) Parte 4 - Tradutor previdenciário. Principais termos • Alíquotas: percentual sobre o salário de contribuição que define o valor a ser recolhido ao INSS. • Carência: número mínimo de contribuições indispensáveis para ter direito à aposentadoria. • Coeficiente da regra de cálculo: percentual aplicado sobre a média salarial, que definirá o valor da aposentadoria. • Contribuição: valor pago ao INSS que valida o mês como tempo de contribuição. • Fator previdenciário: percentual obtido por meio de fórmula própria, que incide sobre a média salarial que define o valor da aposentadoria. • Idade mínima: idade necessária para a concessão de aposentadoria - requisito legal. • Pedágio: acréscimo de tempo de contribuição ao tempo de contribuição mínimo necessário exigido para se aposentar. • Regras de transição: regras legais aplicáveis àqueles segurados que não atingiram os requisitos para se aposentar até a reforma da previdência (13/11/2019), mas estavam próximos. • Tempo de contribuição: período considerado pelo INSS para conceder uma aposentadoria - requisito legal. • Pontuação: soma da idade do segurado com o tempo de contribuição. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 17.

(18) Parte 5 - Dúvidas. Dúvidas mais comuns… Quais são os tipos de aposentadoria? Até a reforma da previdência, as aposentadorias comuns urbanas eram de dois tipos: por idade (65 para homens e 60 para mulheres) e por tempo de contribuição (35 para homens e 30 para mulheres). Com a reforma, temos apenas a aposentadoria programada para homens e mulheres com 65 e 62 anos de idade, e com 20 e 15 anos de contribuição respectivamente (ressalvado aos homens já segurados antes de 13/11/2019 o direito de ainda se aposentarem com apenas 15 anos de contribuição e às mulheres já seguradas na data da reforma o direito de se aposentarem com idade inferior à da nova regra geral, de modo progressivo, partindo de 60 anos em 2019 e aumentando 6 meses por ano até 2023, quando a progressão atinge seu limite em 62 anos de idade). Como a aposentadoria é calculada? Com base na média de todos os salários de contribuição do trabalhador existentes entre julho de 1994 e a data de entrada do requerimento. Com isso atinge-se a média que servirá de base para o valor final da aposentadoria.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 18.

(19) Parte 5 - Dúvidas. Como saber se tenho direito à aposentadoria? A partir do implemento da idade mínima é preciso verificar se possui o tempo mínimo de contribuição necessário. Com os requisitos cumpridos a aposentadoria deverá ser concedida. Preciso de um profissional para solicitar minha aposentadoria? A lei não exige a intervenção de qualquer profissional específico para isso. O segurado ou alguém que o represente podem requerer esse benefício. O que acontece depois que envio meu pedido de aposentadoria online? O INSS pode abrir exigência quando entender que precisa esclarecer algum ponto ou que a documentação é insuficiente. Se não precisar, o processo é encaminhado para análise de condições para o benefício. O que mudou com a reforma da previdência? Houve o fim das aposentadorias urbanas por tempo de contribuição sem idade mínima e todas as aposentadorias comuns passaram a exigir pelo menos 65 anos de idade dos homens e 62 anos de idade das mulheres.. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 19.

(20) Parte 6 - Simplu. Você não está sozinho :) A Simplu existe para tirar todas as suas dúvidas sobre aposentadoria. Acreditamos que a aposentadoria do trabalhador brasileiro não deve ser uma conquista obtida por um caminho longo, obscuro, repleto de dúvidas, receios e incerteza. E o procedimento para a obtenção desse benefício jamais pode representar um obstáculo ao segurado do INSS. Nossa expertise, conhecimento e alta propriedade no assunto, aliadas à tecnologia de ponta, permitem com que entreguemos aos segurados a tranquilidade para atravessar esta fase tão burocrática, eliminando a insegurança e proporcionando, de forma clara, compreensível e satisfatória, o colhimento dos seus frutos previdenciários. Como podemos observar ao longo do nosso guia, o pedido de aposentadoria não é algo simples e demanda muitas etapas a serem cumpridas. Nosso propósito maior é trazer transparência e facilidade para esse momento que deveria ser de alegria e realização pessoal, afinal o pedido de aposentadoria representa muitas vezes um marco importante de uma vida de dedicação ao trabalho. Faça sua aposentadoria digital em www.simplu.com.br. 20.

(21) Parte 6 - Simplu. Somos seu guia e condutor virtual, para juntos transformarmos o atualmente complexo e tortuoso procedimento administrativo do INSS em uma simples reta final para a sua aposentadoria. Para mais conteúdos e dicas sobre sua aposentadoria, acesse simplu.com.br. Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato por e-mail conosco, através do endereço ola@simplu.com.br. Aposentadoria Digital Tecnologia Ltda - Todos os direitos reservados. 21.

(22)

Referências

Documentos relacionados

A aposentadoria por tempo de contribuição é um benefício devido ao segurado que por excelência comprovar o tempo total de contribuição, sendo 35 anos para

Nos casos em que uma interpretação temporal de posterioridade é explicitamente favorecida, como acontece em frases contemplando verbos introdutores que, de alguma forma,

Neste período, segundo Tafner (2015), o número de brasileiros recebendo benefícios afetados pela transição demográfica no INSS (aposentadoria por tempo de

Para que o segurado especial possa ter direito à aposentadoria por idade, ele deve procurar uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para pleitear a concessão do

Quanto aos elementos teóricos: na categoria concepções infinitesimais, destacamos situações em que foram utilizadas ideias da Análise Não-Standard para

De acordo com o INSS, a concessão de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição para pessoas com deficiência é inédita, por isso, não é possível calcular o número

Interposto recurso administrativo – Após longo prazo, o INSS não se manifestou pela concessão ou indeferimento do benefício – Inércia do INSS – Caso específico de

É um benefício pecuniário concedido ao servidor que implementar todos os requisitos previstos nas regras permanentes de aposentadoria por tempo de contribuição, mas optar