• Nenhum resultado encontrado

GADOTTI, Moacir. “Diálogo e intimidade”. In: COELHO, Edgar Pereira.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GADOTTI, Moacir. “Diálogo e intimidade”. In: COELHO, Edgar Pereira."

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

GADOTTI, Moacir. “Diálogo e intimidade”. In: COELHO, Edgar Pereira. Pedagogia da correspondência: Paulo Freire e a educação por cartas e livros. Brasília: Liber Livro, 2011.

Prefácio

Diálogo e intimidade Caro Edgar,

Durante o período em que você estava elaborando sua tese de doutorado, eu lhe enviei diversas mensagens, que continham orientações para o melhor andamento do seu trabalho. Agora, mais do que uma mensagem eletrônica, envio-lhe uma carta, no sentido mais profundo de que você trata na sua tese, para agradecer seu convite e destacar o prazer de escrever a um amigo humilde, generoso e dialógico.

Com a leitura atenta que fez das cartas de Paulo, você entrou na intimidade dele e da sua pedagogia: educar-se por meio das relações que estabelecemos. Quando há confiança, cumplicidade, querer bem, amizade, o cognitivo não se dissocia do afetivo.

Paulo Freire dava muita importância à forma, ao método, à relação, para além dos conteúdos. Isso significa que ele descuidasse dos conteúdos, do saber científico. Muito pelo contrário. Ele queria, justamente, que os conteúdos fossem devidamente tratados, com o cuidado da linguagem. O gênero carta é intencionalmente pedagógico, na obra essencialmente autobiográfrica de Freire. Não há como escrever carta sem forte envolvimento pessoal.

O gênero carta pessoaliza, expõe a intimidade. Uma carta pode dirigir-se a um grande público, mas, em princípio, ela se dirige a cada um em particular. Uma carta convida a uma aproximação entre quem escreve e quem lê; ela possibilita a cumplicidade entre eles. Quem escreve cartac convida ao diálogo, à resposta, à continuidade, ao estabelecimento de uma relação pessoal.

Paulo Freire usou o gênero carta também como um suporte novo da educação popular, como uma poderosa ferramenta pedagógica de diálogo. O gênero carta não se presta ao discurso autoritário. As cartas se destinam muito mais para fazer um convite às pessoas, um convite ao diálogo. Paulo Freire chama a atenção para o conteúdo das formas. O que ele disse por meio das formas é muito importante para a formação do educador.

Ao escrever pedagogias, Paulo Freire sentia-se próximo dos educadores, de seus leitores e leitoras, e eles também se sentiam e sentem-se implicados, tocados, pelos seus escritos. Os leitores de Paulo podem até discordar do que ele escreve, mas seus escritos não deixam de ressoar neles.

Em Sócrates, o diálogo dá-se entre quem sabe – o filósofo – e o que não sabe, o ignorante, o

(2)

escravo. Em Paulo Freire há uma relação de reciprocidade e de igualdade na relação dialógica. Ele valoriza o diálogo como processo de humanização de ambos os sujeitos. E isso aparece também nos seus escritos. Podemos dizer que, nas cartas de Paulo Freire, existe uma espécie de “co- respondência”, e uma “co-perguntância”, isto é, não é só um que responde à pergunta do outro: os dois perguntam e respondem.

Edgar, você deu uma contribuição original não só aos estudos freirianos, mas também à educação popular. A partir do seu trabalho, os educadores em geral e os educadores de adultos em particular vão valorizar ainda mais o gênero carta no processo de alfabetização. Parabéns.

Um abraço amigo.

Moacir Gadotti, primavera de 2008.

Referências

Documentos relacionados

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Agradecemos a todos os artistas e sábios que nos legaram as obras de arte

O desenvolvimento desses projetos tem como premissa uma abordagem multidisciplinar que converge, além do instrumental mencionado, os conteúdos das disciplinas de

Além da proficiência, da distribuição dos estudantes pelos padrões de desempenho e da participação, nos resultados da avaliação do SAETHE, você pode conferir quais foram

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo