• Nenhum resultado encontrado

Prof. Dr. José Luís Bizelli

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Prof. Dr. José Luís Bizelli"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Curso de aperfeoamento emLicitação e Contratação P

Prof. Dr. José Luís Bizelli

(2)

e aperfeoamento emLicitação e Contratação P

Pensamento Sistêmico

(3)

Curso de aperfeoamento emLicitação e Contratação P

O pensamento sistêmico exige uma visão do todo, o que significa que para se ter uma visão sistêmica é necessário compreender o sistema por completo e não apenas seus fragmentos. Um bom exemplo dessa visão é o dilema dos sete cegos e o elefante, velha parábola hindu, a qual possui algumas variações já que transmitida através da oralidade, método que permite sempre reinterpretações das informações.

(4)

e aperfeoamento emLicitação e Contratação P

Em uma cidade da Índia viviam sete sábios cegos. Certa noite após uma discussão sobre a vida, o sétimo sábio ficou aborrecido e resolveu morar sozinho nas montanhas. Ao se afastar disse aos companheiros: – Somos cegos para que possamos ouvir e entender melhor o que outras pessoas pensam sobre a vida! Em vez disso, vocês ficam discutindo como se estivessem participando de uma competição. Não aguento mais isso, vou embora!

Alguns dias depois os sábios foram convidados a descrever um elefante, animal que eles não conheciam e nunca tinham tocado.

(5)

Curso de aperfeoamento emLicitação e Contratação P

O primeiro sábio apalpou a barriga do elefante e falou:

– Trata-se de um ser gigantesco e muito forte, posso tocar seus músculos e eles não se movem, parecem paredes.

Que idiotice, disse o segundo sábio, tocando as presas do elefante, este animal é pontiagudo como uma lança, uma verdadeira arma de guerra.

Ambos estão enganados, retorquiu o terceiro sábio, que apertava a tromba do elefante, este animal é idêntico a uma serpente! Mas não morde por que não tem dentes na boca. É uma cobra mansa e macia ...

Vocês estão totalmente alucinados, gritou o sábio que mexia nas orelhas do elefante, este animal é diferente de todos os outros, seus movimentos são ondulantes. Ele se parece com uma grande cortina ambulante.

(6)

e aperfeoamento emLicitação e Contratação P

Vejam só! Todos vocês estão totalmente errados, irritou-se o sexto sábio, tocando a pequena calda do elefante. Este animal é como uma rocha com uma corda presa no corpo. Posso até me pendurar nele.

Assim os seis sábios permaneceram debatendo, por horas. Até que apareceu o sétimo sábio, conduzido por uma criança. Ouvindo a discussão, pediu ao menino que desenhasse no chão a figura do elefante.

Quando tateou a figura, percebeu que todos os outros estavam certos e errados ao mesmo tempo.

Agradeceu o menino e afirmou:

(7)

Curso de aperfeoamento emLicitação e Contratação P

Literalmente a fábula nos mostra que não é apenas estudando uma parte e juntando esses pedaços que conseguiremos entender o todo. Quanto mais se estudam os problemas de nossa época, mais se percebe que eles não podem ser entendidos isoladamente. São problemas sistêmicos, o que significa que estão interligados e são interdependentes, devemos sempre partir do principio que o todo é mais que a soma das partes. O sistema é um todo integrado cujas propriedades essenciais surgem das inter-relações entre suas partes.

Visão sistêmica consiste na habilidade de compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, conhecer o todo, de modo a poder analisar ou interferir no seu funcionamento.

Exige a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares ao sistema como um todo.

(8)

e aperfeoamento emLicitação e Contratação P

A ciência sistêmica mostra que os sistemas não podem ser compreendidos por meio da análise das partes separadas. As propriedades das partes não são necessariamente propriedades extrínsecas, mas precisam ser vistas e entendidas dentro do contexto.

Nessa perspectiva o pensamento cartesiano, o pensamento holístico e o pensamento sistêmico – apesar de possuírem identidade, método e história próprios – não são opostos, apenas tomam caminhos diferentes para chegar ao mesmo objetivo: o todo (CAPRA, 1996, p. 51).

Infelizmente, o ser humano e a própria ciência criam preconceitos para com a visão sistêmica, estabelecendo divergências difíceis de serem superadas. É necessário, porém, uma ruptura nesse modo de pensar, a qual deve superar os– velhos paradigmas e abrir nossas mentes em direção ao novo.

(9)

Curso de aperfeoamento emLicitação e Contratação P

Equipe Licitação e Contratação Pública

Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/visao-sistemica/4020/

Referências

Documentos relacionados

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

É o nome usado para descrever empresas que prestam serviços financeiros, tendo na tecnologia seu grande diferencial — muitas delas, inclusive, não têm agências para atender

Antes de mostrarmos a rela¸ c˜ ao entre regularidade de uma curva e existˆ encia de reparametriza¸c˜ oes por comprimento de arco dessa curva, notemos uma propriedade sim- ples

thread corrente em estado de espera até que outra thread chame os métodos notify ou notifyAll liberando o

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Celso Antonio Pacheco Fiorillo & Beatriz Gomes da Silva Violardi, “O Uso dos Créditos de Carbono no Âmbito do Direito Empresarial Ambiental como Instrumento para a Retomada da

Mesmo que nem sempre possam ser significativos os valores de IMI que incidem sobre as áreas florestais, torna-se necessário incentivar uma melhoria na gestão florestal, generalizando