• Nenhum resultado encontrado

DESIGN THINKING COMO A CRIATIVIDADE PODE APOIAR NO DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESIGN THINKING COMO A CRIATIVIDADE PODE APOIAR NO DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

COMO A CRIATIVIDADE PODE APOIAR NO

DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO

(2)

E - B O O K | H O T M I L K - E C O S S I S T E M A D E I N O VA Ç Ã O P U C P R

Como um Ecossistema de Inovação, possuímos as ferramentas necessárias para gerar

conhecimento, inovação e tecnologia com o respaldo de uma das instituições mais renomadas do país, a PUCPR.

Geramos inovação através da pesquisa por meio de P&D+i, com uma estrutura que conta com mais de 300 laboratórios e 2.400 pesquisadores.

Prestamos consultoria para o desenvolvimento da Inovação Aberta em grandes empresas por meio da cultura de inovação e conexões com soluções inovadoras, onde desenvolvemos e aceleramos startups.

Conheça a Hotmilk e as nossas áreas de atuação e venha gerar inovação, empreendedorismo e tecnologia conosco.

Sobre a HOTMILK

(3)

Inovar, ser criativo e promover a

transformação dentro das empresas têm se tornado um grande diferencial dos colaboradores, desde a contratação até o desempenho profissional durante o dia a dia. Mas como é possível inovar? O que é preciso fazer para ser um agente transformador dentro de uma companhia (ou até fora dela)? Existem ferramentas ou metodologias para desenvolver a criatividade e inovar do zero?

Se você ainda não tem respostas para essas perguntas, fique tranquilo! Nós fizemos esse e-book para você entender um pouco mais sobre esse processo de inovação, criatividade e ainda, vamos explicar sobre uma metodologia muito importante e que vai lhe ajudar muito durante esse processo, que é o Design Thinking. Pronto para imergir nesse mundo criativo e inovador?

Boa leitura!

A criatividade move o mundo

(4)

E - B O O K | H O T M I L K - E C O S S I S T E M A D E I N O VA Ç Ã O P U C P R

Coragem, ousadia, criatividade e inovação são qualidades fundamentais para que um negócio tenha sucesso. Porém, é importante enfatizar que tanto a criatividade quanto a inovação precisam de estímulos para serem implementadas dentro de uma empresa.

Lembre-se que, para o sucesso de um negócio, a criatividade e a inovação são essenciais. Mas sem a criatividade, esse sucesso será muito improvável.

A criatividade vai muito além daquilo que é relacionado à profissão artística propriamente dita, como o pintor, ator, músico, dançarino...

Dentro do contexto empresarial, Murilo Gun, palestrante, professor de criatividade e fundador da Keep Learning School foi direto ao ponto ao dizer que:

Ou seja, usamos a criatividade para criar ferramentas que resolvam um determinado problema.

“A CRIATIVIDADE É A

IMAGINAÇÃO APLICADA PARA RESOLVER

PROBLEMAS.”

Criatividade e Inovação de Mãos Dadas

Definindo a Criatividade

(5)

Esse termo pode ser associado a algo para obter lucro, o que não é uma mentira, mas vai além disso. Segundo Tim Brown, um dos pioneiros do Design Thinking e fundador da IDEO, inovação é a habilidade de gerar e executar novas ideias - incrementais, evolucionárias, ou revolucionárias - que começam com criatividade.

Já a criatividade é a habilidade de olhar através do óbvio para transceder a maneira tradicional de ver o mundo e criar algo novo.

Ainda de acordo com Murilo Gun, “a inovação pode ser definida como a criatividade empacotada e é oferecida a um grupo de pessoas que percebe valor nisso e está disposto a oferecer algo em troca”.

Basicamente, quanto maior for sua base de conhecimento e nível de

curiosidade em resolver o problema, diferentes ideias e maiores chances de combinações criativas e inovadoras você terá a sua disposição.

Com base nisso tudo que foi explicado, pode- se concluir que a criatividade é o alicerce da inovação. Enquanto a criatividade é a

habilidade de produzir ideias novas e únicas, a inovação é a capacidade de implementá-las.

Em processos empresariais, a criatividade é o ponto chave por trás da inovação. É

necessário olhar as coisas de uma perspectiva diferente e não se apegar às regras e normas comuns. Esse é o principal passo para colocá- los em prática.

Confira um exemplo prático de como a criatividade e a inovação são aplicadas na resolução de um problema:

Definindo a Inovação

A Criatividade é a base da Inovação

(6)

Quando o elevador foi criado, muitas pessoas começaram a reclamar do tempo gasto no processo de chamar o elevador, aguardar a chegada, entrar no equipamento e chegar ao local desejado. A partir daí, surgiram alguns pontos a serem discutidos:

VELOCIDADE: como aumentar a velocidade do elevador para chegar mais rápido do que X segundos?

ANSIEDADE: como reduzir a ansiedade das pessoas durante aqueles X

segundos no elevador?

EXPERIÊNCIA: como gerar uma experiência nas pessoas durante aqueles X segundos no elevador?

Com base nesses possíveis problemas, surgiu uma solução: o ESPELHO

NO ELEVADOR. A velocidade do elevador não mudou, mas com uma nova experiência de usabilidade, o espelho trouxe a sensação de redução de tempo dentro do equipamento, reduzindo assim a ansiedade, que era de fato o que incomodava. Incrível, não?

Este é um exemplo clássico de que, muitas vezes, nós temos que mudar o problema para enxergar a solução.

Espelho no Elevador

(7)

Desenvolvendo a Criatividade

INPUT

COMBINAÇÃO

OUTPUT

Existem 3 passos importantes para desenvolver a criatividade: o Input, a Combinação e o Output.

O indivíduo precisa estudar as técnicas de ideação e dessa forma, conseguirá processar os inputs e combiná-los de maneira lógica. Um exemplo interessante de combinação que surgiu nessa etapa do processo é o skate, que surgiu da junção da prancha de surf com patins.

Nesta etapa, é possível colocar as ideias em prática, validar e

experimentar. Aqui o indivíduo precisa arriscar, sobreviver às críticas e

colocar em prática tudo aquilo que foi criado.

O indivíduo precisa desenvolver técnicas voltadas para o olhar

criativo, pois os inputs (curiosidade, observação, repertório,

experimentação e atenção aos detalhes) podem fortalecer o seu processo de criação.

| Modo focado

| Modo difuso

(8)

E - B O O K | H O T M I L K - E C O S S I S T E M A D E I N O VA Ç Ã O P U C P R

Metodologias

Design Thinking na Prática

Existem algumas metodologias importantes no processo de

desenvolvimento da criatividade e inovação, mas vamos trazer uma que está diretamente relacionada: o Design Thinking.

O Design Thinking é uma metodologia que irá ajudar a destravar e a trazer a criatividade à tona, tirando-a do papel. Ele nada mais é do que uma

abordagem de pensamento criativo, onde é possível gerar e organizar ideias, assim como soluções para os problemas enfrentados por uma empresa.

Se é preciso resolver um problema, esse problema deve ser analisado detalhadamente, desde o seu surgimento.

Após isso, vem a análise das possíveis soluções e aí, a definição da melhor delas. Por fim, a aplicação da solução que se encaixa perfeitamente para aquele problema.

No Design Thinking, isso pode ser dividido em 4 etapas.

(9)

2 1

Nesta etapa, será necessário produzir ideias relevantes para realizar as melhorias necessárias. Portanto, é fundamental trazer insights obtidos com a utilização de dados concretos e estruturados, que aumentam as chances de eficiência do processo.

Aí é só reunir as equipes envolvidas e adotar técnicas como o brainstorming, que incentiva e valoriza o compartilhamento de muitas ideias.

Ideação | Ideias em mente

Esse é o momento de fazer perguntas e buscar o foco inicial do problema. Será interessante mapear as ameaças, oportunidades, fraquezas e pontos fortes da empresa, tanto do ponto de vista interno quanto da perspectiva externa.

Por isso, é de extrema importância entrevistar e coletar feedbacks de clientes, observar o desempenho dos colaboradores, buscar tendências e muito mais.

Essa fase de imersão pode ser dividida em duas partes:

Preliminar: quando há um primeiro contato com o problema;

Profundidade: pesquisa das necessidades e oportunidades que irão nortear a geração de soluções na fase seguinte do projeto, que é a Ideação.

Imersão | Descobrindo a origem do problema

(10)

E - B O O K | H O T M I L K - E C O S S I S T E M A D E I N O VA Ç Ã O P U C P R

Desenvolvimento | Mão na massa

Agora é a hora da famosa “mão na massa”. Aqui será necessário tirar tudo do papel e colocar para funcionar. Se o foco aqui for um lançamento de produtos, neste caso a missão será vender a solução ao público, com o intuito da aprovação do mesmo.

É muito importante manter um monitoramento constante a fim de identificar pontos de melhorias e avaliar o sucesso da operação.

Quando todas as ideias tiverem sido expostas, é hora de filtrar e escolher quais delas são consideradas as melhores soluções possíveis. Para minimizar o surgimento de falhas, é recomendado criar protótipos dessas ideias antes de realmente investir em sua execução.

Por exemplo: no caso de produtos, este é o momento de arriscar e investir em uma versão beta (aquela que não é a principal/

permanente) e utilizar os dados dos testes para definir se a ideia cumpre o que promete e soluciona o problema ou se serão necessários mais ajustes.

Já se for um serviço, é possível elaborar representações gráficas que simulem ações reais.

Prototipação | É hora de validar suas ideias

3

4

(11)

Motivos para investir no Design Thinking

É de praxe toda empresa avaliar seus investimentos de acordo com o retorno que pode ser obtido através deles, e é aí que se destaca o Design Thinking.

Sua implementação tem um custo extremamente baixo, em contrapartida, sua vantagem competitiva é enorme.

Levando este aspecto em consideração, a primeira razão para investir nesta metodologia é o fato que ela pode ser o diferencial necessário para sua empresa estar à frente das concorrentes e assim, adquirir uma fatia maior do mercado e potencializar os lucros.

Este é um processo que engloba diversos pontos de vista e por isso, irá construir uma espécie de teia com os colaboradores de todas as áreas. O resultado disso? Os profissionais se sentirão muito mais valorizados e aí, todos já sabemos: a produtividade será incrivelmente mais satisfatória.

E vai além disso: os colaboradores, que irão se sentir mais integrados uns com os outros, também irão estimular o senso de empatia e colaboração que traz diversos impactos positivos para o andamento do negócio.

Ou seja, a grande e maior vantagem do Design Thinking é a sua eficiência em encontrar respostas para as questões mais importantes do negócio, e este é um ponto fundamental para o sucesso.

(12)

E - B O O K | H O T M I L K - E C O S S I S T E M A D E I N O VA Ç Ã O P U C P R

Para ir direto ao ponto: o passo mais importante é garantir que a empresa possa ter acesso à uma cultura onde seja possível desenvolver o Design Thinking.

Para isso, é preciso que os colaboradores trabalhem em um ambiente em que se sintam

confortáveis. Após isso, é importante adotar uma estratégia baseada na coleta e análise de dados, afinal de contas, grandes soluções não nascem de achismos, não é mesmo? Dados e estatísticas são essenciais para guiar qualquer processo criativo.

Por isso, o Design Thinking depende muito mais da cultura organizacional da empresa.

Design Thinking na Empresa

(13)

Brainstorm

Mapas Mentais

A tradução literal de Brainstorm é “tempestade de ideias” e é exatamente assim que funciona na prática: é uma dinâmica de grupo que estimula o compartilhamento de ideias sem nenhum julgamento. Mesmo que as ideias pareçam ruins, elas devem ser mantidas, já que podem servir de alavanca para o surgimento de outras.

Todo brainstorm deve ser encabeçado por um líder, que vai mostrar o problema que precisa ser solucionado e vai orientar toda a dinâmica, para que os colaboradores usem e abusem da criatividade.

Os mapas mentais têm um propósito excelente.

Eles ajudam a organizar e desenvolver ideias e pensamentos, proporcionando uma visão mais clara e completa do processo criativo, o que é fundamental para o surgimento de outros insights.

Nesta ferramenta, é importante focar em uma ideia e a inserir em um ponto de destaque. Logo após, é criada uma espécie de fluxograma, possibilitando a ramificação e exibição de ideias secundárias.

Nesse processo, é muito importante usar recursos gráficos, como figuras, desenhos, quadros etc.

Algumas ferramentas são determinantes para o sucesso da abordagem.

Confira algumas:

Ferramentas Úteis no Processo de Design Thinking

(14)

E - B O O K | H O T M I L K - E C O S S I S T E M A D E I N O VA Ç Ã O P U C P R

Os consumidores estão cada vez mais envolvidos no processo criativo e isso tem sido uma prática bastante comum entre empresas, especialmente na era do marketing 4.0. Mas qual o motivo?

Bem, o público moderno enxerga as marcas como iguais e dá extremo valor à personalização. Portanto, conduzir um processo como esse enriquece a experiência.

Cocriação com clientes

(15)

contato conosco através das nossas redes.

Estamos ansiosos para te conhecer!

hotmilk.pucpr.br/academy hotmilk.academy@pucpr.br 41 9 9251 4122

mouse-pointer envelope whatsapp

facebook-square instagram linkedin

Referências

Documentos relacionados

(Coleção Melhores poemas). Olavo Bilac, mais conhecido como poeta parnasiano, expressa traços românticos em sua obra. No soneto apresentado observa-se o seguinte traço romântico:..

Founded in Southern of Brazil, Riva conquered the world and has become an international reference in luxury design in stainless steel and silver objects.. In addition to the

Inicialmente, destacamos três aspectos observados na escrita das palavras: a dificuldade com a escrita do dígrafo NH, também manifestada por outros alunos, a palavra amor (AMO)

Assim, o estudo de estruturas para a transposição de peixes pode ser considerado como um instrumento de mitigação dos efeitos negativos sobre a ictiofauna,

[r]

- Material adequado aos alunos - Participação de todos os alunos - Registo fotográfico - Trabalhos realizados 0 € Atividades Calendarização Objetivos Áreas Prioritárias

Para a sinalização através de alarme, também pode ser utilizado um algoritmo de deteção de movimento na imagem de vídeo.. Gerenciamento de gravação e armazenamento O gerenciamento

que trabalhem com essa população. Essas informações possibilitarão uma visão sobre a situação atual das pesquisas desenvolvidas sobre o tema, além de servirem como base para