• Nenhum resultado encontrado

Rev. bras. ortop. vol.49 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. bras. ortop. vol.49 número2"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

r e v b r a s o r t o p . 2014;49(2):101–102

w w w . r b o . o r g . b r

Editorial

O

que

nos

leva

a

aceitar

essa

forma

de

trabalhar?

Talvez

o

prazer

de

exercer

a

medicina!

What

makes

us

accept

the

way

we

work?

Maybe

the

pleasure

of

practicing

medicine!

Anossaatividadeprofissionaltem umlado desatisfac¸ãoe prazer,queéoexercíciodanossaespecialidade:operar,fazer diagnóstico,avaliarresultados.Aortopediaéuma especiali-dadedediagnósticosobjetivosetratamentosque,emgeral, trazemresultadosfavoráveisnaanálisedospacientes.

Aremunerac¸ãodonossotrabalhoéonossogrande pro-blema,somosmuitomalremuneradosquandocomparadosa outrosprofissionaiseassumimosumaresponsabilidadeque nãotemparemqualqueroutraatividade.Adesvalorizac¸ãodo atomédicoéabsurdaemtodosossentidos,éatéestranhoque asociedadeaceiteessasituac¸ão.

Peranteospacienteshácertaauradedignidadena ativi-dadedomédicoquetornaaremunerac¸ãoalgoquestionável. Sempresurgeapergunta:“Massenãotiverdinheiroapessoa ficacomadoenc¸a?”

A maioria das profissões liberais tem sua remunerac¸ão relacionadaaocustodotrabalho;assimtrabalhamarquitetos, engenheiroseadvogados,quecobramseushonorários base-adosempercentuaisdocustodotrabalhoaserexecutado.Se omédicorecebesseumpercentualdacontahospitalar,essa atitudeseriaconsideradaindigna.

Oquenoslevaaaceitaressaformadetrabalhar?Talvezo prazerdeexerceramedicina.

Paralelaaessaatividadecomplexadeatenderpacientes, tratá-loseserremuneradodeformainadequada,temosade educac¸ãocontinuadanoscongressos,nasjornadas,leiturase hojetransmissõesviainternet,quesemdúvidaalgumaéuma atividadeintensa,queconsomemuitotempo,masagradável. Nessaatividadeanossavocac¸ãodetrabalharporpouco dinheirooupagarparaaprenderatingeoseuápice.

Fazer cursos, estágios, assistir a congressos, fazer uma apresentac¸ão,participardeumexame,escreverourevisarum trabalho,gravarumvídeosãoatividadesmuitodesgastantes e,emalgunscasos,dispendiosas,feitassemremunerac¸ãoe muitodisputadasemcertasocasiões.

OExamedeObtenc¸ãodoTítulodeEspecialistaem Orto-pediaeTraumatologia(TEOT)temmaisde300examinadores,

quesedeslocamparaCampinaseportrêsdiasavaliam os possíveisnovoscolegas.Nemconsidereiosorganizadorese osmembroseex-membrosdaComissãodeEnsinoe Treina-mento(CET),quepassamoanonamontagemdoexame.

No Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT)temos300a400participantesquedãoaulas, organi-zamsalas,orientamtrabalhos.Maisumaveznãoconsiderei osorganizadores,colegasdacidadequerecebeocongressoe daCEC,quepassamanosnaorganizac¸ãodoencontro.

Se considerarmos os congressos regionais e das espe-cialidades, esse número de colegas que trabalham sem remunerac¸ãoecomalgumprejuízoduplicaoumesmotriplica. ARBO,apartirdosúltimoscincoanos,tevemaisde900 trabalhosanalisados,semcontarosrejeitados.Se considerar-mostrêsautoresportrabalhoedoisavaliadores,tivemosmais de4.500colegasenvolvidosemnossaspublicac¸ões,sónaRBO, semconsiderarasoutrasrevistas.

Sem dúvida há um número expressivo de colegas que fazem várias dessas atividades de forma simultânea, mas mesmoassim,seconsiderarmosporatividadenão remune-rada,onúmerochamaaatenc¸ão.

Amaioria dossóciosda SBOT temgrandesatisfac¸ãoao fazer essastarefas,asquais,alémdenãoserpagas,geram despesas.

Oquenoslevaaaceitaressaformadetrabalhar?Talvezo prazerdeexerceramedicina.

Emcertoscasosaatividadedeeducac¸ãomédicaé financi-adaporalgumdosfornecedoresdematerialoumesmopela indústriafarmacêutica,oqueminimizaoprejuízodocusto do aprimoramento profissional. Inscric¸ões em congressos, viagensde aperfeic¸oamento, auxílioa publicac¸ões, patrocí-nio de fóruns de discussão científica e de congressos são contribuic¸õessemasquaisessasatividadesnãoseriam viá-veisparaumgrandenúmerodecolegas.

ONewEnglandJournalofMedicinepublicanasuaedic¸ãode

(2)

102

r e v b r a s o r t o p . 2 0 1 4;49(2):101–102

obrigaomédico aexpor emumsite públicoqualquertipo deauxílioquesupere10dólares.Aleisugerefortementeque essesauxílios,sejaparaoquefor,sãodesonestos.Omédico seráconsideradoindignoedeveráexporpublicamenteovalor desuaindignidade.

Essaéaanáliseeaavaliac¸ãodeumasociedadequecolocao consumoacimadequalquerregra,mascondenaasubvenc¸ão daeducac¸ão médica,semfalarnaremunerac¸ãodomédico pelosservic¸osdeconsultoriaàsempresasquemilitamnaárea dasaúde.Atéopovo,quevivedosdescontos,dasliquidac¸ões fantásticas,queveneraodinheiroacimadequalquervalor, vêomédicocomoumprofissionalquedeveviversemauxílio paraassuasatividadesacadêmicasdeatualizac¸ão.

Segundoessavisão,devemosnosaprimorarsempre,pois somos julgados severamente quando erramos, mas nunca aceitarqualquerformadeauxíliofinanceiroaessenosso pro-gramadeaperfeic¸oamento.

A esse conjunto de regras, formado pela baixíssima remunerac¸ãodoatomédico, pelobaixíssimo salárioepela abdicac¸ãodequalquerauxílioexterno,chamamdedignidade domédico.

Oquenoslevaaaceitaressaformadetrabalhar?Talvezo prazerdeexerceramedicina.

GilbertoLuisCamanho RevistaBrasileiradeOrtopedia E-mail:gilbertocamanho@uol.com.br

0102-3616/$–seefrontmatter ©2014SociedadeBrasileiradeOrtopediaeTraumatologia. PublicadoporElsevierEditoraLtda.Todososdireitos reservados.

Referências

Documentos relacionados

-colocação dos elementos com a marca IGLU’ ® ventiladed roof e setas equivalentes e escritas legíveis (seta para o lado externo do operador) partindo do ângulo esquerdo

3.000 kW (três mil quilowatts) e aqueles com base em fontes solar, eólica e biomassa cuja potência injetada nos sistemas de transmissão ou distribuição seja menor ou igual a 50.000

com a parede do frasco.. - Substâncias mortíferas: éter, clorofórmio, acetato de etila. b) Não acumular muitos insetos no vidro para estes não serem danificados uns pelos outros.

Esta observação se baseia em amostras de insetos coletados de botões florais e pequenos frutos de pimentão, com sintomas de ataque da praga no Núcleo Rural de Taquara, no ano

6) Há um grande número de empresas de pesquisa de mercado familiarizadas com a economia da Nova Zelândia, que podem fornecer a brasileiros detalhes sobre o consumo local de

5.14 *Experiência: comprovada de, pelo menos, 6 (seis) meses de atuação profissional em atividades relacionadas ao mapeamento e à modelagem de processos administrativos, mediante

A pesquisa bibliográfica elaborada segundo “[...] um conjunto ordenado de procedimentos de busca por soluções, atento ao objeto de estudo e que, por isso, não pode ser

c) Tão logo o aluno tenha em mãos as três vias do termo de compromisso de estágio assinadas por ele e pela concedente, deverá entregá-lo no protocolo da FTESM para